Pensão por morte 2024
Pensão por Morte ISNS
A pensão por morte é um beneficio que a família do contribuinte recebe, através da previdência social, e é cedida ao conjunto dos dependentes do segurado que faleceu, aposentado ou exercendo sua função.
Para fazer o requerimento da pensão por morte o beneficiário tem que provar o óbito do contribuinte até 30 dias, ou caso a pessoa tenha sumido por mais de trinta dias o juiz pode presumir o falecimento do individuo por ordem judicial.
A pensão indenizatória por morte é mais um benefício do INSS, que é paga aos familiares e dependentes dos segurados que venham a falecer por motivo de doença ou acidente. Desta maneira a Previdência Social garante que os dependentes diretos do segurado não ficarão desprotegidos financeiramente com a perda do ente querido.
O benefício de pensão por morte é garantido a todas as classes de trabalhadores, e não é preciso ter período de carência para receber a pensão. Mas é necessário estar devidamente registrado como contribuinte da Previdência Social. O trabalhador que é empregado privado ou público tem direito a receber o benefício já no primeiro dia de trabalho. Já os trabalhadores autônomos, é obrigatório ter qualidade de contribuinte, ou seja, ter contribuído para o INSS por no mínimo 1 mês no ano anterior ao pedido de pensão por morte.
O que muito acontece no dia a dia, é que a maioria dos trabalhadores informais não contribuem para a Previdência Social, e ao falecerem, os seus familiares ficam totalmente desamparados, já que o benefício de pensão por morte é só para contribuintes ativos. Lembrando sempre que os segurados especiais, não precisam estar contribuindo para dar entrada no pedido do benefício.
O benefício da pensão por morte não é automático, por isso é necessário comprovar que há o vinculo de dependência do segurado em questão, para que só a partir de aí o benefício seja pago pelo INSS. No caso de filhos e esposas ou companheiras, a comprovação pode ser feita simplesmente com documento de identidade ou certidão de casamento, ou contrato de união estável. Já os país do segurado, precisam provar que são totalmente dependentes do mesmo, para ter direito a receber o benefício. O que vale também para irmãos ou outros dependentes.
A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.
Quem tem direito de receber a pensão por morte?
Existem três classificações para dependentes:
- Cônjuge, companheiro que prove sua união estável, filhos e enteados até 21 anos, que não tenha sido emancipados ou seja inválidos ou que comprove algum tipo de deficiência mental e intelectual ou que seja declarado pela justiça incapaz.
- Mãe e pai do contribuinte.
- Irmãos até 21 anos, que não sejam emancipados, ou seja inválidos ou que comprove algum tipo de deficiência mental e intelectual ou que seja declarado pela justiça incapaz.
Em 2010 foi criada uma lei que protege os companheiros homossexuais, essa nova classe terá os mesmos direito que os cônjuges, desde que comprove união estável.
Documentos para Pedir Pensão por Morte
Documentos necessários do segurado para entrar com o pedido de pensão por morte
Para o segurado que não exerce mais suas funções, ou seja, estava aposentado, o beneficiário tem que ter certidão de óbito, carteira de identidade, CPF E PIS/PASEP.
O segurado que exercia suas funções, o beneficiário tem que ter certidão de óbito, carteira de trabalho, caso o segurado tenha mais de uma carteira de trabalho será necessário que todas sejam entregues, caso se for um contribuinte individual é preciso os carnes de contribuição.
Documentos necessários para os beneficiários
Cônjuge ou companheiro – certidão de casamento, carteira de identidade, CPF, não sendo casado, apresentar documentos que comprove união estável e sua dependência econômica.
Filhos – certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, e se o filho apresentar algum tipo de deficiência seja mental ou física levar laudo da pericia médica.
Ex-esposa – apresentar documento que comprove pensão alimentícia
Pais e irmãos – carteira de identidade, CPF e documentos que comprovem dependência econômica, os mesmos só terão direito ao beneficio se o segurado não tiver dependentes preferencias tais como cônjuge, companheiro e filhos.
Caso o beneficiário não tenha em mãos todos os documentos necessários, para requerer sua pensão por morte do INSS, terá um prazo de até 30 dias para completar a documentação. O agendamento pode ser feito pelo telefone 135, esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários, ou pelo site da Previdência Social, solicitado o agendamento o beneficiário já garante o direito da data para inicio do pagamento.
Após mudança na lei, proposta pelo governo, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente, altera o beneficio para os cônjuges, só poderá dar entrada na pensão por morte, o cônjuge ou companheiro que esteja junto pelo menos há dois anos e o segurado tiver contribuído para o INSS, por no mínimo um ano e meio.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Boa tarde, Minha mãe recebe duas pensão por morte, uma do meu pai e outra do meu irmão.
Gostaria de saber se ela pode receber mais uma pensão por morte de outro irmão que era separado a 13 anos e morava com ela?
Obrigado
Olá!! Gostaria de saber a data do recebimento do benificio da minha mae que faleceu,pois faz 2 meses e nao recebi nada ainda. Nem a carta e o cartao ainda chegou.
Sou aposentado do INSS e vivo em união estável devidamente formalizada com certidão e registro em cartório, temos certidão. A pensão por meu falecimento será paga a minha esposa mediante apresentação da certidão de união estável e de óbito mais identidade minha e dela ao INSS ou são necessárias outras formalidades, se sim, quais são ? Obrigado.
meu pai contribuiu para o inss como autonomo durante 12 anos, tambem tem alguns registros em carteira, mas como nao contribuia já algum tempo nos informaram que nao temos direito a pensão e nem a aposentadoria, mas o fundo de ggarantia que ta na conta dele nos nao temos como tirar?
Boa noite, Gostaria de saber o seguinte o marido da minha tia faleceu faz 5 anos e deixou 2 filhas menores mas, ele só tinha a carteira assinada por 3 meses mesmo assim, ela tem direito a pensão por morte?
Por favor eu preciso saber como é dividida a pensão por morte. Meu esposo faleceu e depois da morte dele aparaceram duas crianças de mães diferentes, inicialmente uma funcionária do INSS me informou que se seria 50% da viúva e os outros 50% divido pra eles, mas a outra disse que é dividido em partes iguais. Qual é o certo?
Meu marido faleceu em 2005,e não recebi um centavo mesmo tendo ficado com nosso filho pequeno. Segundo o INSS ele era autonomo por isso eu não tinha direito nenhum à pensão;pois não contribua quando faleceu…
Outro dia uma pessoa amiga disse que nas mesmas condições, recebia. ? ENTÃO PERGUNTO: Quais seria os meus direitos ? Ainda posso requerer a pensão?
Atenciosamente:
Olá, gostaria de tirar uma duvida.
Tenho 17anos, em setembro faço 18 e minha mãe recebe p mim o dinheiro da pençao por morte do meu pai. Logo vou morar em outro lugar. Quero saber se minha mãe continua recebendo por mim ou se a partir dos 18 anos eu mesma recebo o beneficio.
Oi
Meu marido faleceu em 2024
Me deixou três filhos
Mais ele não tinha registro em carteira
Consigo mesmo assim
meu marido faleceu á dois anos atrás ,fiquei grávida tenho um filho de um ano e sete meses,nunca consegui pegar pensão ,preciso saber se é necessário o isame de DNA ,já contratei um advogado ,mas não resolveu nada,isso pode demorar por quanto?
Oi, eu conheço uma guria q recebe pensao por morte do pai dela desde os 3 anos, quem recebia esse dinheiro na conta era a mãe ou tia dela sei lá, enfim, quando ela fez 18, a pensão passou pra conta dela, só q ela engravidou antes dos 21 e agora ela recebe pra sempre. é possível isso?
DEI ENTADA DOS DOCUMENTOS EM 6 3 2024 COMO SABER UMA RESPOSTA DO INSS
Gostaria de uma orientação recebi a noticia que terei que realizar hemodialise e meu irmão também faz este tratamento a mais tempo , e recebe a pensão da minha mãe falecida a 2 anos. Sei que os tratamentos mesmo pagos pelo governo são dificéis e necessita de renda para manter a pessoa.
Sou autonomo e não tenho renda fixa. Minha dúvida é: Tenho direito a esta pensão que meu irmão recebe, atravez de laudo do meu médico e tudo mais?
Meu marido contribuiu, trabalhando com carteira assinada mais de 17 anos depois fez a burrada de sair do emprego para trabalhar em uma empresa sem carteira assinada quando o conheci ele já trabalhava lá nessa dita “cuja” dizendo ele, que ia ganhava mais. Ficou por lá uns cinco anos veio a falecer… Entrei na justiça tentando conseguir o beneficio pelos quase 17 anos que ele contribuiu. ja que tem uma clausula no INSS que diz que a pessoa que contribuiu mais de 15 anos tem direito ao benefício. QUANTO A EMPRESA QUE ELE TRABALHOU SEM CARTEIRA ASSINADA NÃO QUIZ ASSINAR A CARTEIRA DELE, E OS DOIS ANOS QUE EU TINHA PRA RECORRER O PRAZO ja prescreveu. Infelismente eu na época não entendia de previdencia pra fazer com que ele contribuisse como autonomo… Ja disseram-me que tenho direito ao beneficio pelos 17 anos de contribuição… Alguém pode responder meu comentário? Algum entendido no assunto?
Bom gostaria de saber o seguinte: Meu pai havia dado entrada na aposentadoria muitos anos antes de falecer, e só dpois q faleceu o advogado procurou por ele pra dizer q havia dado certo só faltava alguns detalhes pra ele começar receber, só q ele já havia falecido, o advogado disse q daria prosseguimento pra q minha mãe recebesse, mas acontece q minha mãe não era casada legalmente, eles eram amasiados a mais de 30 anos e dai complicou um pouco até q comprovou através de testemunhas e do meu registro de nasc.. o q eu gostaria de saber é se eu e meus irmãos q são dois do primeiro casamento do meu pai, temos ou não direito ao valor atrasado, o advogado diz q é um bom dinheiro e q os filhos tbm receberiam e então temos msm direito???
como eu fasço para saber se os dinheiro atrasado de alxilio de morte do meu marido saiu?Vai fazer 5 anos que ele morreu e ate hoje nao saiu.Obrigado pela sua atençao me respnda mas rapido possivel.
oi eu recebo loas do inss gostaria de saber ser eu tenho direito a pensao do meu marido que morreu seu perco quem receber e meu filho
gostaria de saber se quando eu der entrada na pensao por morte,quanto tempo demora pra sair,eu era companheira do pai do meu filho e gostaria de saber
meu pai era aposentado por invalidez, o mesmo já falecido há 6 anos. hoje estou com 19.Será q posso receber essa pensão? e mais, será q recebo uma quantia retroativa equivalente aos 6 anos q não recebi?
Meu companheiro faleceu em 1999, fiquei com uma filha de 4 meses, ele contribuiu por muitos anos só que quando ele faleceu estava atrasado pois não estava bem de saúde e gostaria de saber se tem como recorrer essa pensão pra mim ou pra ela. Morei com ele 15anos mas casei no religioso.
Meu nome é Vitória eu quero compartilhar meus testemunhos de pessoas neste fórum Quando me casei com meu marido eu já estava grávida e por isso eu não tenho um emprego. Ele tinha um trabalho muito bom embora assim que eu era capaz de ficar em casa e cuidar do nosso filho quando ele nasceu. Quando tivemos nosso segundo filho nos mudamos para uma casa maior, mas as coisas então estranhas começaram a acontecer. Coisas iria voar fora das paredes e portas que batem à noite. Nosso filho mais velho falou sobre vendo figuras e ouvir vozes. Consultamos um meio e disse que a casa era assombrada. Depois de viver há cerca de um ano mais com apenas pequenas ocorrências que se mudou. Foi quando a má sorte começou a acontecer. Tudo começou a falhar, com o trabalho do meu marido, nosso dinheiro e nossa sorte em geral. Voltei para o mesmo meio e disseram-me que um espírito tinha me seguido e colocado uma maldição em cima de mim para perturbá-lo e não ser respeitoso na casa anterior. Ele tentou removê-lo, mas não conseguiu. O infortúnio mantido acontecendo e ficando mais grave enquanto eu tentava procurar alguém para quebrar a maldição. Mas quando eu encontrei o Dr. igbodo em igbodospiritualtemple ele finalmente fez. As coisas começaram a virar quase imediatamente depois que o feitiço e tem sido grande de lá o meu marido está de volta para mim e também encontrar um bom emprego! Este foi realmente um milagre para nós, obrigado DR igbodo em igbodospiritualtemple você é o melhor do fundo do meu coração CONTACTAR igbodospiritualtempleVIA ESTE EMAIL:! [email protected] .. nunca pode parar de falar sobre você, senhor Seu endereço de email é igbodospiritualtemple @ gmail.com contato com ele AGORA PARA SOLUÇÃO PARA TODOS OS SEUS PROBLEMAS Postado por. PERCA Vitória
Tive um companheiro, e dele engravidei ele trabalhou um tempo resgistrado e em 1997 tive um filho dele ele continuou mas um tempo registrado depois foi preso e ficou 4 anos na cadeia, então foi solto em 2005 algum tempo depois ele foi assasinado, queria saber me filho tem direito a pensão e meu filho hoje tem 15 anos se ainda posso recorrer???
sou casado á 20anos com outra mulher e até hoje é descontado a pensão alimenticia do meu contra-cheque para ex-mulher e pro meus filhos.só que meus filhos já estão casados, são maiores de idade e ja tiveram filhos.me aponsentei, mas continuo trabalhando no mesmo serviço que é descontada essa pensão.gostaria de saber em caso do meu falecimento minha esposa atual é obrigada á dividir a minha aposentadoria,ou a pensão dela com a ex.por favor me oriente!!!
Estado de necessidade? Mande o segundo marido cuidar dela
Tenho uma dúvida: Um amigo meu recebe pensão por morte, o pai dele faleceu faz tempo. Agora ele completou 21 anos. Sua mãe que convivia maritalmente com o seu pai, na época não procurou os seus direitos de pensão, somente procurou a pensão por morte para o seu filho. Tem como agora ela entrar com o pedido administrativo requerendo a pensão por morte de seu companheiro falecido? Destaco que ela é casada atualmente. Obrigada
uma pessoa que faz hemodiálise e tem uma criança de 07 meses, tem direito á algum auxilio para esta criança?
E se tem fundo de garantia que pediu a conta de uma empresa, esta pessoa pode retirar, agora que faz hemodiálise.
OLa meu pai faleceu eu tinha 09 anos e nunca recebi pensao so minha mae posso obter na justiça a minha pensao que nao recebi????
boa tarde…..recebo a pensão por morte a dez anos,agora o innss ker k eu prove k morei com meu esposo ,com qm tenho 5 filhos, porque na certidão de obito dele meu filho colocou minha filha que era menos na epoca e dois neto e ñ colocou meu nome , como posso provar agora. meu beneficio já tá cortado a uma semana….agradeço se me responderam rapido
Recebi pensão por falecimento do meu pai ate 21 anos ele já era casado com outra mulher mais garantiu meu direito só que como comecei a pegar essa pensão com 15 anos minha mãe ficou recebendo como minha responsável hoje tenho 21 anos já perdi o direito da minha pensão só que nesses anos todo não vi a cor desse dinheiro . Como faço para recorrer e receber todo o dinheiro que ela pego esse tempo todo a partir do momento que eu fiquei maior de idade e mesmo assim continuei sem ver esses dinheiro . Resumindo dos 18 anos o direito da pensão era meu não dela e ela continuou recebendo a pensão ate eu completar 21 anos e num vi a cor desse dinheiro nunca fiz um curso moro sozinho pago pensão e esse valor que podia me ajudar nunca recebi . oque faço ???
Meu pai faleceu em outra cidade, minha mãe por não ter condições não foi buscar o atestado de óbito dele, quero saber se há outra maneira dela consegui o beneficio já que tem a certidão de casamento e uma proucuração deixada por ele, e eu filha tenho direito ao beneficio já q qndo ele faleceu eu tinha 18 anos e estava grávida?
Eu gostaria de saber sobre meu 13° salária (se eu vou receber em janeiro),meu numero do beneficio é 146.716.142-7.
Espero a sua resposta, desde já agradeço.
olá eu tenho 17 anos e eu recebo pensão por morte do meu pai que morreu, queria saber se tem algum jeito deu continuar recebendo o dinheiro.. mesmo eles sabendo q nao tenho nada tipo disturbios mentais e nem algum tipo de doenças do tipo/
ola! meu pai e minha mae nunca se casaram nem tinham uma uniao estavel minha mae faleceu e recebo pensao dela e agora meu pai faleceu tenho direito de receber as duas pensoes??
Meu filho faleceu ah um ano e na épuca não tinha a carteira assinada foi só um acordo verbal, ele deixou a carteira com o patrão Aqui em Goiânia e viajou pra o Pará onde iria trabalhar, de maneira que quem recebia o pagamento era eu(Mãe) que mandava para ele, mais não tem recibo ele deixou uma filha de 11 anos , ela tem algum direito a pensão?ele contribuiu ate 2004 acho, por favor preciso de uma resposta urgente. .
esse é o meu e-mail, ah ele esteve aqui em 2009 faleceu em 26/04
Meu filho faleceu ah um ano e na épuca não tinha a carteira assinada foi só um acordo verbal, ele deixou a carteira com o patrão e viajou pra onde iria trabalhar, de maneira que quem recebia o pagamento era eu que mandava para ele, mais não tem recibo ele deixou uma filha de 11 anos , ela tem algum direito a pensão?por favor preciso de uma resposta urgente. ele contribuiu antes de 2006
como faço para descobrir se a aposentadoria da minha amiga foi aprovada
Olá! minha avó faleceu ela recebia o auxílio doença, por causa deste benefício meu avô pode perder o direito da pensão por morte? E existe algum benefício que tire o direito de uma pessoa receber a pensão por morte? Respondam por favor estou com muita dúvida…enviem a resposta para meu e-mail também…Obrigada…
Meu pai faleceu a 14 anos deixando uma pensão para mim, por ser muito novo minha mãe sempre recebeu. Agora casada e com outro filho não me sinto beneficiado com a pensão pois ela não me da nada e somente eu fui registrado ela não casou e nem se quer morou com meu pai! Gostaria de saber se ha alguma coisa que possa fazer para transferir essa pensão para o meu nome, tenho 19 anos pretendo fazer faculdade mas minha mãe não aceita me dar o dinheiro para ajudar no pagamento, como passar o meu beneficio para o meu nome agora?
minha amiga perdeu um filho e recebe pensão por morte dele, se ela fichar ela perde essa pensão por morte?
Ouvi dizer que quem é menor de idade , pensionista(por morte da mãe) pode ganhar uma bolça de faculdade, é isso?
Olá, gostaria de tirar uma duvida. eu sempre fui deficiente físico, tetraplégico (tenho 36 anos) e recebia o LOAS, o salario minimo, com o falecimento do meu pai, comecei a receber a pensão dele, mas perdi o loas, gostaria de saber se posso continuar a receber meu beneficio e a pensão do meu pai, ou teria q abrir mão de um beneficio? pq conheço algumas pessoas q recebem os dois.
desde já, eu agradeço.
Boa noite!!!
Tenho uma duvida espero que vocês me ajudem… é o seguinte:
Eu vivia sob guarda judicial de uma segurada do INSS desde meus 3 anos de idade, acontece que quando obtive minha maioridade começamos a viver maritalmente. Em 2009 ela faleceu e eu dei entrada como menor sob guarda pois amigos disseram que eu não teria direito como companheiro e o pedido de menor sob guarda foi indeferido em 2009 mesmo.
Mês passado eu fui aconselhado a entrar administrativamente como companheiro pois tenho provas e testemunhas , como: seguro de vida, declaração de imposto de renda,comp. De residência, dependência financeira em faculdade entre outros…
A servidora do INSS que me atendeu me informou que pelas provas que tenho o pedido seria deferido como companheiro, porem o pedido provavelmente será indeferido pois o pedido de pensão de 2009 como menor sob guarda anularia este de 2024 como companheiro…
O que devo fazer nessa situação?
Com base em que lei eles negariam o meu pedido como companheiro?
????
Bem amigo não tem como eles negarem o seu direito. Se não ganhar como Menor sobre a guarda dela. Ira ganhar como Companheiro. O importante nao é o fato de ter entrado com um pedido que foi negado, Mas sim a situação de companheiro. Sera isso que lhe garantirá o direito a pensão.
Bom quando eu tinha 6 més de idade meu pai matou minha mãe,ela trabalhava de carteira assinada e Contribuía para INSS esto com 20 anos falta 3 més para eu completa 21 anos eu ainda esto estudando esse dinheiro que é um salario minimo me ajuda muito …eu perdendo era me fazer muita falta tem como eu continuar ganhando apos 21 anos ?