Auxílio-Doença 2024
Benefício de Auxílio Doença
Qualquer trabalhador pode deparar-se em algum momento da vida com algum tipo de doença ou sofrer algum acidente que o incapacite temporariamente para o exercício de sua função e nesses casos tem o direito de recorrer ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para solicitar o benefício do auxílio doença.
Quem pode receber o Auxílio doença?
Como regra o segurado que receber do médico atestado que o afaste do trabalho 15 dias ou mais dentro do prazo de 60 será encaminhado para o INSS onde realizara uma perícia que decidira se está apto para retornar ao trabalho ou se haverá afastamento perante a comprovação de sua incapacidade. Os 15 dias de atestado pode ser corridos ou intercalados dentro do período de 60 dias. Essa perícia é realizada por um médico do trabalho designado pelo INSS.
Existem dois tipos de auxílio doença sendo um o auxílio doença comum e o outro o auxílio doença por acidente de trabalho. A principal diferença entre eles é que o auxílio doença comum não garante estabilidade no emprego e não há obrigatoriedade por parte da empresa em realizar depósitos referentes ao FGTS. Já no caso do auxílio doença por acidente de trabalho o segurado tem a garantia de estabilidade no emprego por 12 meses após o retorno ao trabalho e o deposito do FGTS é feito normalmente durante todo período do afastamento.
A Previdência Social afirma que o auxílio-doença é atualmente o benefício mais solicitado pelos seus beneficiários. Este auxílio é oferecido aos trabalhadores contribuintes da Previdência Social que fica incapacitado de trabalhar, por motivo de acidente de trabalho ou doença que se prolongue mais do que 15 dias. Este é um direito do trabalhador que consta na constituição brasileira.
O trabalhador pode contar com 2 tipos de auxílio-doença. Sendo que o primeiro é por acidente, desde que o trabalhador tenha capacidade de voltar ao trabalho posteriormente. O segundo tipo de Auxílio-Doença é o solicitado por motivo de doença que impeça o trabalhador de exercer as suas funções. Os dois casos devem ser provador através de exames, testemunhas ou documentos legais que possam dar conta de que o trabalhador não provocou a enfermidade por vontade própria, no caso de acidentes por exemplo.
Para ter direito a dar entrada no auxílio-doença por acidente, o trabalhador não precisa de um período de carência como contribuinte da Previdência Social. Ou seja, não é preciso estar contribuindo antes de dar entrada no pedido de auxílio-doença acidente.
Já para ter direito a se beneficiar do auxílio-doença por motivo de doença de incapacitante, é preciso provar que contribuiu por no mínimo 12 meses para a Previdência Social. Mas existem exceções, no caso de doenças mais graves e também doenças degenerativas, como no caso de câncer ou AIDS, alem de outras.
E nem adianta o trabalhador tentar pagar os meses de carência depois de já estar com a doença, isso por que os peritos do INSS podem constatar o tempo de inicio da doença, e negar o benefício.
Formulário Requerimento INSS Auxílio Doença
Para ser encaminhado à perícia o trabalhador precisa efetuar o requerimento INSS. Ao entregar o atestado médico no Recursos Humanos da empresa, o funcionário responsável irá requerer o auxílio doença através do site do INSS ou central de atendimento via telefone. Data e horário disponíveis serão informados e o segurado precisa comparecer a sede do INSS para passar pela perícia médica.
Serão solicitados os seguintes documentos:
- RG, CNH ou qualquer documento original de identificação com foto;
- CPF;
- Carteira de trabalho original;
- Atestados médicos e/ou relatório médico bem como todos os documentos resultantes de consultas e exames realizados;
Cabe a empresa entregar ao trabalhador uma declaração contendo a assinatura do empregador, carimbo contendo CNPJ e informação referente ao último dia trabalhado antes do afastamento. Se o motivo do afastamento for por acidente de trabalho ou trajeto cabe a empresa entregar ao funcionário um documento chamado CAT (Comunicação de acidente de trabalho) que deverá ser apresentado no dia da perícia.
Como é necessário uma doença maior do que 15 dias para ter direito a dar entrada no pedido de auxílio-doença, a empresa paga os 15 primeiros dias, e o INSS só começa a pagar a partir do 16ª dia.
Para dar entrada no auxílio-doença basta ligar para o número 135 e agendar a sua visita a uma agência do INSS para concluir o processo.
É obrigatório o comparecimento na data e hora marcada podendo no entanto ser solicitada a remarcação com 3 dias de antecedência na mesma agencia do INSS onde a perícia está agendada.
O pedido precisa ser feito em até 30 dias da data do afastamento para que o INSS se responsabilize pelos pagamentos retroativos.
Se o pedido de afastamento for negado e o interessado não concordar com esse resultado, poderá solicitar a revisão da decisão entrando com um recurso dentro de 30 dias da data do comunicado do resultado.
O interessado precisa comparecer ao INSS para solicitar prorrogação nos últimos 15 dias do benefício. Do contrário será automaticamente cancelado.
O serviço de atendimento ao usuário do INSS é feito através do número 135 e funciona de Segunda a Sábado das 07h às 22h.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Sr.(s)(as), Boa noite, gostaria de expor minha situação como segurado do INSS para dirimir dúvidas que persiste em meu caso, e gostaria de uma orientação é a seguinte:
Estou afastado desde 2004, beneficio auxilio doença acidentário (B91), 13 )treze) pericias nenhuma indeferidas, já passei pelo R2, reabilitação e agora fiz pericia em 2024 e minhas fundamentações mudaram para art 43,71,78 do dec 3048 de 06/05/1999, a conclusão 4, o DCB 00/00/0000, e mandaram que aguardasse uma correspondencia em minha residencia e até hoje nada, antes existia uma DCI – Data de Comprovação da Incapacidade (23/03/2024), hoje os atendentes olham no sistema e não acham esta data, ou seja sumiu, tanto no 135 quanto na APS, as atendentes informam que já era pra se ter uma definição desta pericia e que não vou mais fazer pericia, salvo solicitação do INSS, gostaria de saber que situação é esta?
como saber andamento de processo de beneficio de auxilio doença com o numero de PAJ e chave de acesso para o site?
Gostaria de uma informação,
minha amiga recebe auxilio doença já faz algum tempo e sempre recebeu R$ 1.700,00. Este mês recebeu R$1.400,00.
Gostaria de entender porque.
Agradeço
Boa noite, eu fiz um pedido de auxílio- doença e ja passei pela pericia no dia 12/06/2024 e foi concedido pelo perito, o mesmo me informou que foi enviado para seu superior e era so aguardar a resposta como ja passou mais de 60 dias e não tive nenhuma resposta gostaria de saber a quantas anda o meu caso. o Nº do Beneficio e 5511624272, Nº do Rquerimento 140265243 e Especie 91, aguardo resposta e agradeço a atenção. Sem mais Obrigado.
se tenho direito ou não por favor o que devo fazer
se tiver direito quais são os documentos necessarios
olá tenho atrofia hereditária nunca contribui para a previdência
quero saber se tenho direito ao beneficio da previdência por ter doença degenerativa
boa tarde. minha mae tem 71 anos. e ipertença diabete e sofreu um avc. gostaria de saber se ela tem direito de obter o benificio que da direto ao idoso!! obrigado tenha uma boa tarde e fica com DEUS!! jesus te ama!!!!!
bom dia fiz uma cirurgia de apendicite dia 03 de janeiro de 2024 o medico me deu um a testado de 30 dias e minha pericia foi marcada pera dia 28 de março gostaria de saber se o INSS paga por esse período de fevereiro e março que eu estou aguardando a pericia
minha esposa tem problema de coluna,ernia de de disco de vez em quando trava nunca conseguiu auxilio,agora em fevereiro teve que ser internada o medica pediu auxilio o perito concedeu em 19/04 retornou ao perito pos esta de cama com o nervo ciatico enflamado e nao consegue pisar no chao e ate hoje esta de cama o medico pediu mais 2 meses o perito disse que ia dar 45 dias que iria receber a cartinha so que ate hoje nao chegou nada fomos a ag do inss e disseram que o auxilio esta cessado,como pode a pessoa esta de cama sem poder se levantar e nao tem o auxilio, quero uma explicacao , obrigado. nome , marcia fernanda paes de oliveira
Estou com duvidas?? fiquei doente e precisei pegar um atestado médico de 15 dias, já estava melhor, voltei a trabalhar, mas depois de quatro dias fiquei mal novamente, e o medico me deu mais 10 dias de atestado, pois ainda não estou bem, mesmo assim preciso receber pelo inss esses 10 dias?
bom dia,eu trabalhei 4 anos em uma empresa e estou recebendo meu ultimo seguro desemprego e estou doente,quero saber si tenho direito a receber o auxilio doença.
eu tenho o meu pé machucado e já trabalhei muitos anos sera que tenho direito do auxilio doença
Bom noite saído do serviço chegando em cai na escda quebrei o tornozelo passei uma cirurgia e empresa quer da entrada no inss e quando tempo para primeira pericia
Entrei no auxilio doença por 90 dias e o empregador pagou os 15 dias corretamente.
Após 9 meses do retorno entrei novamente por 60 dias. Gostaria de saber nesta segunda licença se é o empregador ou o INSS que deve pagar os primeiros 15 dias.
Grato
Perdi a senha do cartão. NB 0548096633-9. Como sacar o benefício? Ele vem pelo Santander e sou correntista desse banco, não pode ir para minha conta?
porque entro pra ver extrato e fala dados do beneficio inexistete n. do beneficio 5487868235 aguardo uma resposta obrigado.
olá bom dia ,eu mandeia o meu comentario ,aonde esta a resposta? vou repeti ,fui manda embora da firma, eu e mais 14 pessoas,a firma falou que nao tinha dinheiro pra pagar todos,mandou ir pra justiça ,isso foi em 30/11 só agora dia 26/03 q a justiça mandou me pagar, estou recebendo auxilio desemprego ,daqui a dois meses vou fazer uma operação . eu tenho direito de receber auxilio doença ?
boa tarde gostaria de saber se tem alguma coisa sobre a aposentadoria do sr josé otavio de lima desde ja muito obrigado …….
minha irma tem artrite reumatoide,lupus e ostepenia ela tem direito a aposentadoria por invalidez ja que tem dificuldade de se locomover.
Olá, tenho desidrose há mas de cinco anos,e fui mandada embora do meu ultimo emprego devido essa doença que é nas minhas maõs.e não consigo arrumar trabalho pois as minhas mãos vivem constantemente machucadas.Gostaria de saber se tenho direito ao auxilio doença?
Boa noite, estou com cisto pilonidal e tenho que fazer a cirurgia , se da muito pra quem fica muito tempo sentado, e sou auxiliar admininistrativa , conversei com meu medico e ele me falou que vou precisar de 15 dias, quero saber se o inss remunera esse tempo que vou ficar sem trabalhar…
Ola estou passando com o psiquiatra ele me atestou 15 dias e medicamento, agora me atestou mais 60 dias pelo cid10 f32.0 para a continuidade do meu tratamento, minha perícia so foi marcada para dia2 de agosto oq faço agora?
Atenciosamente jean
quero saber sobre meu auxulio doencia
Fiz o exame e descobri que tenho Sindrome de Turner,tenho direito ao auxilio-doença?
o numero do meu beneficio è 547 676 796-3 acionei a pericia no dia 25/08/2024 e foi marcada para o dia 21/11/2024 ganhei a pericia mas sò liberarao o pagamento do dia 21/10a 21/11,fui no inss e fis o requerimento dos 2 meses que falta recebe mas ate o dia 19/01/2024 nao liberarao tudo isso por um erro do mèdico que errou na hora do atestado medico o primeiro do dia 25/08 nao foi digitado sò o ultimo do dia 21/10 , quando vou receber ser vou.?
NO CASO DE EMPREGADO DO SERVIÇO PUBLICO(CARGO DE CONFIANÇA) APOS
O 16 DIA ELE VOLTA AO TRABALHO E AGENDA A PERICIA JUNTO AO INSS.
NA EMPRESA PUBLICA E DIFERENTE DA EMPRESA PRIVADA.
Meu cunhado está a aproximadamente 8 anos recebendo auxilio invalidez,sendo que nesse periodo devido a medicação que toma ,foi cassada pelo proprio INSS a carteira de motorista.O mesmo tem costelas fraturadas,problemas psiquiatricos e hepatite c com cirrose.Atualmente faz tratamento no hospital dos Servidores, no RJ.Quando do acidente já contribuia para o instituto por +de 15 anos, hj ele tem 43 anos, mas seu quadro clinico é o pior possivel.Não entendemos por ainda não foi aposentado e quando vai a pericia e perguntamos ao médico o que está acontecendo,a resposta é para aguardar.Até quando? Hoje seu quadro de depressão está levando-o ao alcolismo.
esperando resposta do recalculo do benefisio n 1319563969
Prezados,
Trabalho como recepcionista em uma Pousada, a 4 meses venho sofrendo com uma doença q só descobrir agora, com o exame que é Psoríase, a minha por crise de stress, quero saber se tenho direito a auxilio doença.
Sei que parece bobo meu caso mas a minhas mãos ficam em quase carne viva, de tanto ferimento eu fico digitando com muita dificuldade, e fora que os outros acham nojento isso.
Mas a empresa não se manifestou e eu não posso pedir demissão.
Eu ja trabalhei fixado, mas hoje eu trabalho por conta, aida tenho direito?
minha mae fez uma cirugia no dia 22 de outubro ela contribui com o inss gostatia de saber se ela tem direito ao alxilio de doenca
Oi boa noite estou tentando agenda no inns para a entrega do requerimento de auxílio doença para minha filha mais não consigo pois eles pedem o número do benefício mais eu ainda nem consigui entrega o requerimento com já vou ter o no ela é portadora de hidrogênio se é duplicidade pelo carícias por favor alguém me ajude quero saber o que posso fazer
ESTOU FAZENDO TRATAMENTO DE HANSENÍASE, TENHO DIREITO DE NO AUXÍLIO DOENÇA?
Comecei a paga o enss e já tinha parkison agora a perita não aprova meu benefício ok fazer?
Ola eu me chamo henrique e sou de Mage-RJ..Eu gostaria de saber se eu posso dar entrada no aux doença do inss devido a uma lesao que tive na coluna,na regiao lombar,eu ainda nao fui ao medico para saber do que se trata,mas acho que deve ser o tal do bico-de papagaio popularmente falando,e uma dor tao forte que sinto e nao condigo ficar nem de pe passando esta dor ate a regiao das pernas. tive que pedir demiçao do trabalho por nao conseguir exercer minha funçao! E gostaria de saber tambem se o tempo que dei de contribuiçao no meu antigo trabalho que foi de mais de cinco anos e valido para dar entrada no beneficio,quem puder me ajudar ou auxiliar em relaçao a isso que coloquei ficaria muito grato!!! email para quem puder me ajudar:[email protected] Obrigado a todos!!!
EU TIVE UM IMFARTO EM 2006 E EST<OU ME TRATANDO NO INSTITUTO DO CORAÇÃO EM LARANGEIRA,VIVO A BASE DE MEDICAMENTOS NO HORARIO DA MANHA TARDE E NOITE,MINHA CARDIOLOGISTA ME PROIBIU QUALQUER TIPO DE ESFORÇ0.
OS MEDICOS EMPLANTARAM SETE ESTENTES NA MINHA ARTERIA MAIS NÃO DEU RESULTADO POSITIVO ENTUPINDO OS SETES ESTENTES,SENDO QUE PERDI PARTE DO CORAÇÃO POR FALTA DE ENRRIGAÇÃO DE SANGUE NA AREA ATINGIDA PELO INFARTO,PASSEI POR UM ESAME DE CINTILOGRAFIA E FOI CONSTATADO PERDA TOTAL DESSA ARTERIA E PARTE DO CORAÇÃO ATINGIDO PELO INFARTO.
TODA A PERICIA QUE EU FAÇO LEVO OLAUDO DA MEDICA QUE EU ME TRATO A CINCO ANOS E ASAMES.
EU QUERIA SABER SE EU TENHO DIREITO A ME APOSENTAR, JÀ QUE EU TENHO 46 ANOS COMPLETANDO 47 AGORA EM ABRIL DE 2024.POR FAVOR
eu gostaria de saber se mesmo que apessoa passa ou não recebe uma carta palo correio ou não porque ate hoje a minlha mãe não conseguil passa na pericia sabendo que ela tem sopro e alteração no coração tem poblema de prenssãoe poblema de Nervo e tem a mão quebrada que tem seguela ela ja fez varias pericias ja colocou ate na justiça e segundo o Advogado ela não passo so que nunca recebemos nem uma carta agora eu digo so consegue aposentar so os ricos que não tem precisão e os pobres foca passando fome que e o caso da minha mãe que não tem ganho nem um.
Gostaria de saber se consta algum benefício em nome de Raimundo Pereira Pinto, que estava enternado na Colônia do prata (Pratinha) em Belém, Marituba, pois, soube por terceiros e gostaria de ter certeza, sou filha dele e ele já faleceu e não sabia desse benefício, porque não podia ir muito lá, quem costumava ie mais vezes era o meu tio. Porfavor gostaria muito de saber, meu contato é (91) 81637933.
Olá, gostaria de saber se é necessário atestado médico da doença acometida ao contribuinte, se o médico pode ser particular, ou da rede SUS. O caso é que a empregada doméstica do meu pai tem um sério problema de varizes nas pernas, além de dificuldade pulmonar causada pelo vício do cigarro. Não foi feito nenhum tipo de exame ou consulta médica, mas ela quase não tem mais condições de realizar os afazeres domésticos, gostaríamos de solicitar auxilio doença para que ela pudesse se tratar.
Eu quero saber o resultado requerimento de auxílio doença eu fez hoje
Gostaria de saber o que fazer se nao recebe a carta como fazer pra receber o pagamento no banco
Boa noite Amanda! Por a caso responderam seu e-mail, porque estou com o mesmo problema.
Estou contribuindo já a quatro meses estou para ser chamada para uma cirurgia talvez da
qui a uns dois meses …. Tenho direito a auxilio a doença ?