Salário-maternidade 2024
Benefício de salário-maternidade
A previdência social, através do INSS assegura as futuras mamães a se afastarem das suas atividades normais, por um período de 120 a 180 dias para amamentar e cuidar de seu filho (a), incluindo casos de adoção. O salário-maternidade é um beneficio que a mulher tem quando se afasta das suas atividades.
Com o beneficio salário maternidade, todas as mulheres que contribuem com o INSS tem direito a esse beneficio, mas poucas pessoas sabem que a mulher que está desempregada também tem direito ao beneficio salário-maternidade, desde que tenha contribuído 14 meses e meio após o parto e para quem recebeu seguro desemprego ou registro no Sine prolonga seu direito para 26 meses e meio.
O salário-maternidade é o benefício da Previdência Social destinado às trabalhadoras que adotam ou dão a luz a um ou mais filhos. O benefício é pago até mesmo em caso de parto com óbito do feto. Mas o salário-maternidade ainda é um benefício garantido pelo INSS que ainda é pouco conhecido, e muitas pessoas acabam deixando de se beneficiar por falta de informação.
Desde o ano de 2007 o benefício também é garantido para as contribuintes que estão desempregadas, basta adotar uma criança ou dar a luz para ter direito a receber o salário-maternidade. Mas é necessário ser uma contribuinte para ter o benefício garantido. A criança adotada tem limite de idade até 8 anos para que a mãe que adotou receba o benefício do INSS.
Para as trabalhadoras que estão empregadas com carteira assinada em empresas privadas, o salário-maternidade inicialmente deve ser pago pela empresa empregadora. A empresa em questão deverá solicitar o ressarcimento da Previdência Social.
De acordo com a legislação brasileira, a mulher que acabara de ter um filho seja por parto ou adoção terá direito a ser assegurado pelo INSS, entre outros casos. Abaixo serão citados alguns tipos de direitos que as mulheres têm ao beneficio salário maternidade:
A Mulher que tenha dado a luz, e seu filho (a) tenha entrado em óbito após o parto, ou que tenha perdido seu filho (a) a partir do 6 mês de gestação, terá direito ao beneficio.
O assegurado que tenha adotado uma criança ou tenha sua guarda para fim de adoção, terá direito de entrar com o pedido ao salário-maternidade.
A mulher que sofreu aborto espontâneo terá direito de entrar com o pedido ao salário maternidade, nesse caso em especifico a assegura terá direito a apenas 14 dias de beneficio.
Os locais que as asseguradas podem fazer a solicitação do salário-maternidade são, para a assegurada que exerce suas funções normais poderá fazer o pedido do salário maternidade no RH da sua empresa, e para as Desempregadas, demais seguradas, adotantes, e mulheres que não trabalham com carteira registrada e sofreram aborto não criminoso, poderá entrar com o pedido salário maternidade diretamente no INSS.
Documentos necessários para dar entrada ao salário – maternidade no INSS:
- Documento de identidade
- CPF
- Carteira de trabalho
- Carnês e outros tipos de documentos que comprovem os pagamentos ao INSS
- A assegurada que se afasta 28 dias antes do parto deve apresentar atestado médico original, específico para gestante.
- Certidão de nascimento (vivo ou morto) do bebê
- Em caso de guarda ter em mãos, termo de guarda com a indicação de que a guarda destina-se à adoção.
- Em caso de adoção ter em mãos, nova certidão de nascimento expedida após a decisão judicial.
Caso a beneficiaria não possa ir ate o INSS a assegurada poderá nomear um representante para fazer o pedido do salário – maternidade no seu lugar.
O salário maternidade é calculado pelo INSS através das informações constantes no cadastro de vínculos e remunerações de cada cidadão, armazenados no banco de dados denominado CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, não havendo nenhuma influência manual no cálculo no valor do beneficio.
Pagamento do salário-maternidade
O pagamento do benefício é realizado mensalmente pelo período de 4 meses, e pode ser solicitado até 30 dias antes do parto. Para receber o pagamento antes do nascimento da criança, a comprovação deve ser feita com atestado médico de gravidez com período de gestação. Para comprovar após o parto, basta apresentar a certidão de nascimento da criança. A exceção é para as trabalhadoras desempregadas, que só podem solicitar o benefício após o parto.
O pagamento do salário-maternidade pode variar em alguns casos, tais como:
- Em caso de abortos legalizados (em caso de risco de vida da mãe ou estupro) e espontâneos, o pagamento será realizado apenas por 2 semanas.
- Nos casos de adoção o tempo de pagamento varia de acordo com a idade da criança. No caso de crianças de até 1 ano, o pagamento é feito em tempo integral de 4 meses. Crianças de 1 a 4 anos o benefício é realizado até 2 meses. E no caso de crianças de 4 a 8 anos, apenas 1 parcela é paga.
- No caso de parto ou adoção de mais de 1 filho, o pagamento é feito contando apenas 1 criança.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
eu estou de 7 meses de gestaçao…nao tem 1 ano dado baixo a minha carteira proficional tenho direito salario maternidade…..
Luana. vc tem ter contribuído por 10 meses, no entanto, parece que tem uma ano que você não contribuí. Neste caso vc não teria direito ao benefício.
Oi mim diz qual valor total de salarió materno para trabalhadores rurais
Olá, boa tarde!
Fui demitida em 07/03 e recebi tudo certinho da empresa que trabalhava, porém após 22 dias de ter dado entrada no meu seguro desemprego descobri que estava grávida.
Gostaria de saber se mesmo recebendo meu seguro desemprego eu após o nascimento do meu filho tenho direito a receber o seguro maternidade?
Desde já, agradeço
Olá,nunca trabalhei fichada! Mas meu marido trabalhou por mais de 3 anos. Ele pode receber o auxílio maternidade por mim? E uma colega minha desempregada,falou que conseguiu receber o auxílio. É possível? Como devo fazer? Aguardo resposta. Att.
-Eu ganhei bebê agora em janeiro vou começar receber a licença maternidade agora no mês de fevereiro, pela a empresa que sou registrada, vou ter direto auxílio maternidade pelo o governo? queria saber já tive 3 filho nunca recebi e vir dizer que Tem esse auxilio maternidade quero saber obrigado.
Não. Se vc está trabalhando, quem vai pagar é a empresa, o governo não tem nada haver. Pq msm se vc vinhece a tentar receber algo pelo governo, eles fazem algumas perguntas tanto sobre tempo de empresa, data da gestação e data do nascimento do seu filho. Sem contar que só pelo seu cpf, eles conseguem ver que vc já recebeu a sua licença maternidade. Agora referente a vc ter outros filhos, aconselho ligar para 135 (pode ser de celular tb) as atendentes irão esclarecer suas dúvidas.
Eu vou ganha em setembro que eu posso já começa a inss
Olá gostaria de saber se eu tenho direito ao Auxilio Maternidade trabalhei ano passado quatro meses sai da empresa pedi as conas mais eu já estava gravida, ganhei BB esse mês de maio,eu tenho direito a esse beneficio ?
Sou funcionaria municipal a quase 20 anos alem da licença maternidade também posso requerer ao salario maternidade?
oi boa noite já ganhei a minha bebê tenho que dar entrada na licença a maternidade, mais ainda não consegui. quando eu for dar a entrada eu recebo todas as parcelas que tenho que receber ou eu perco alguma pelo atraso?
ola gostaria de saber quais os doc que tenho q levar para dar entrada no auxilio maternidade.
ola gostaria de saber como autonoma tenhe direito a esse beneficil
estou grávida de três meses ,mas estou desempregada,o que preciso para receber a licença-maternidade?tenho algum direito de receber?
Minha filha esta gravida de 8 meses e tem 20 anos ela esta desempregada (Nunca trabalhou de carteira assinada) e o marido dela também, e ela nunca contribuiu, gostaria de saber se ela tem direito ao Salario maternidade.
Obg….
Ola, trabalhei em uma empresa por 2 anos sai de la em 2004 e depois com 6 meses arrumei um novo emprego onde trabalhei somente 3 meses e fui mandada embora gravida, de 1 mes e por falta de informação , nao sabia que podia dar entrada no auxilio maternidade e algumas pessoas me informarão que posso ir ate a previdencia e dar entrada agora isso realmente é verdade
boa tarde
minha cunhada esta gravida e ela mora na zona rural
o que ela precisa apresentar para ter direito ao salário maternidade.
minha mae recebe pensao por morte,ate eu completar 21 anos ela recebia a minha tambem,ouvi dizer que tenho direito de receber o beneficio de pis do meu pai,gostaria de saber se isso e verdade,se realmente existe esse beneficio
Olá…Bem minha duvida é trabalhei durante três anos em uma fabrica e faz um ano que ñ trabalho e estou gravida e vou completar 7 meses ….
gostaria de saber se presizo pagar as parcelas para ser benefiçiada pelo salario maternidades ou ñ preciso pagar e que papeis preciso para dar entrada ou para receber…obrigada..tenha um Bom dia….
Oie estou desempregada a 2 anos, e estou gravida de 7 meses, eu posso tar recebendo esse beneficiio?
tenho 1 filho de 3 meses e estou recebendo, o auxilio maternidade ,vou receber ate ele completar 4 meses,depois disso vou ter que pedir minhas contas pois ,não achei com quem deixar meu filho, as creches publicas não tem vaga. a lista de espera é muita longa e as particulares a mensalidade é igual ao meu salario, não da para pagar, meu marido faz alguns trabalhos, mais não é registrado. tenho direito algum beneficio? algum auxilio maternidade a mais.
gostaria de saber como posso receber o auxilio maternidade pois trabalho mas nao sou registrada na empresa. estou gestante de 4 meses. tenho direito ao auxilio?quais os procedimentos se puder receber o beneficio? Obrigada!
Ola boa tarde,por favor tire minha duvida:
Ja recebi o salario maternidade 4 meses, mas continuo desempregada,quero saber se tem algum outro beneficio que eu possa receber para ajudar meu esposo porque nao tenho com quem deixar meu BB para trabalhar… Obrigado
olá,sou empreendedora desde janeiro dia 24,em fevereiro descobri que estava grávida,vi no site que só tenho direito ao auxilio maternidade depois de 10 meses,meu bebe esta previsto p nascer ate o dia 10/09,será que vou ter direito de receber?e como faço para receber este beneficio?.
Olá, dei a luz a 1 mês, mais não paguei o INSS, gostaria de saber se posso pagar agora para poder receber o salário maternidade????
oi tenho dez meses de contribuiçao com o inss as minhas contribuiçoes soa de 70 reai por mes sou do lar e gostaria de saber se tenho direito de receber o salario maternidade e se tiver quantas parcelas soa e quais sao os documentos necessarios para dar a entrada aguardarei a resposta muito obrigada
Estou gravida de 04 meses, meu patrão que mudar meu cargo e meu salário , caso mude agora vou receber na minha licinça maternidade o valor atual ou anterior na minha carteira, no caso vai aumentar o salário.
Tive 3 gravides , mas houve infelismente abortos espontaneos , ja fazem mais de 8 anos , posso recorrer ainda ????
Adotei um bebe , hoje ela tem 11 anos , tenho direito ainda de receber o salario maternidade ???? Ou nao ????
Obrigada ???
Oi gostaria de saber se posso receber o ausilio eu trabalho na prefeitura da minha cidade em uma creche mas meu contrato termina agora tenho como receber ??
olá, estou gravida de 5 meses tenho 18 anos e estou desempregada ,gostaria de saber como faço pra me encaixar nesse pograma ?
ola sou fucionaria publica municipal efetiva a 6 anos, gostaria de saber se tenho direito ao salario maternidade?a quem devo procurar? se é a empresa que trabalho ou o inss do meu municipio?Obrigada e aguardo a resposta.
estou gravida de 8 meses e estou desempregada gostaria de saber se tenho direito de receber o salario maternidade e o que devo fazer para recebe-lo.
boa noite!!!
Gostaria de saber se tenho direito ao auxilio maternidade, estou gravida e desempregada mas no momento não estou contribuindo com o inss sera que tenho direito a receber ou so qd começar a contribuir novamente.
Fico no aguardo de uma resposta !!
Obrigada.
sou do lar nunca trabalhei registrada,e estou gravida de um mes sera que consigo receber salario maternidade se começar a pagar agora me ajudem desde ja obrigada
entrei de licença dia 16/01/2024…gostaria de saber recebo 1 salario e com o desconto do inss?trabalho de carteira assinada,recebo pela empresa ou tenho que da entrada no inss?obrigada
Oi gostaria de saber se tenho direito ao salario maternidade,trabalhei ate julho de 2024 registrada e estou desempregada agora,minha nenem nasce ate 16/02/2024.tenho direito ao beneficio.desde já obrigado;;;;;
oi !!trabalhei seis meses resistrada e pedi as contas descobri que no mesmo mês descobri que tava gravida hoje eu to gravida de cinco meses.e to desenpregada gostaria de saber se tenho direito ao salario maternidade.ou se posso pagar agora pra depois que a criança nascer eu receber.desde já agradeço.
olá tenho um filho de 4 mesinhos ,não tenho nenhuma contribuição gostaria de saber se tenho direito ao salario maternidade com as contruiçoes do meu marido sou casada e ele tem nps pago.
Estou grávida de 6 meses, não trabalho registrada. Gostaria de saber quais são os meus direitos em relação a este auxilio e como devo proceder para recebê-lo.
oi!trabalhava fichada em uma empresa e por motivos de saude do meu filho de 5 anos pedi conta.sai e nao sabia que estava gravida estava de quase dois meses.gostaria de saber se existe algum beneficio pra mim.
Estou grávida de 8 meses,porém estou desempregada, pois fui afastada da empresa em 31/12/2024, gostaria de saber tenho direito ao salário-maternidade???
Olá estou gestante de 8 meses e contribuo com o inss a três meses como do lar, mas já contribui com o inss do ano 2005 a 2006 deu mais ou menos um ano e um mês de contribuição de qdo eu trabalhava, desde então não consegui mais nenhum serviço com carteira assinada, então resolvi pagar como do lar já q não estou trabalhando, bom a minha pergunta é eu tenho direito ao auxilio maternidade se sim o q devo fazer para dar entrada no beneficío.
eu trabalhei 10 meses e engravidei 3 meses depois q sai d empresa hoje meu filho tem 1 ano e 9 meses sera q tenho direito auxilio maternidade?