Salário-maternidade 2024
Benefício de salário-maternidade
A previdência social, através do INSS assegura as futuras mamães a se afastarem das suas atividades normais, por um período de 120 a 180 dias para amamentar e cuidar de seu filho (a), incluindo casos de adoção. O salário-maternidade é um beneficio que a mulher tem quando se afasta das suas atividades.
Com o beneficio salário maternidade, todas as mulheres que contribuem com o INSS tem direito a esse beneficio, mas poucas pessoas sabem que a mulher que está desempregada também tem direito ao beneficio salário-maternidade, desde que tenha contribuído 14 meses e meio após o parto e para quem recebeu seguro desemprego ou registro no Sine prolonga seu direito para 26 meses e meio.
O salário-maternidade é o benefício da Previdência Social destinado às trabalhadoras que adotam ou dão a luz a um ou mais filhos. O benefício é pago até mesmo em caso de parto com óbito do feto. Mas o salário-maternidade ainda é um benefício garantido pelo INSS que ainda é pouco conhecido, e muitas pessoas acabam deixando de se beneficiar por falta de informação.
Desde o ano de 2007 o benefício também é garantido para as contribuintes que estão desempregadas, basta adotar uma criança ou dar a luz para ter direito a receber o salário-maternidade. Mas é necessário ser uma contribuinte para ter o benefício garantido. A criança adotada tem limite de idade até 8 anos para que a mãe que adotou receba o benefício do INSS.
Para as trabalhadoras que estão empregadas com carteira assinada em empresas privadas, o salário-maternidade inicialmente deve ser pago pela empresa empregadora. A empresa em questão deverá solicitar o ressarcimento da Previdência Social.
De acordo com a legislação brasileira, a mulher que acabara de ter um filho seja por parto ou adoção terá direito a ser assegurado pelo INSS, entre outros casos. Abaixo serão citados alguns tipos de direitos que as mulheres têm ao beneficio salário maternidade:
A Mulher que tenha dado a luz, e seu filho (a) tenha entrado em óbito após o parto, ou que tenha perdido seu filho (a) a partir do 6 mês de gestação, terá direito ao beneficio.
O assegurado que tenha adotado uma criança ou tenha sua guarda para fim de adoção, terá direito de entrar com o pedido ao salário-maternidade.
A mulher que sofreu aborto espontâneo terá direito de entrar com o pedido ao salário maternidade, nesse caso em especifico a assegura terá direito a apenas 14 dias de beneficio.
Os locais que as asseguradas podem fazer a solicitação do salário-maternidade são, para a assegurada que exerce suas funções normais poderá fazer o pedido do salário maternidade no RH da sua empresa, e para as Desempregadas, demais seguradas, adotantes, e mulheres que não trabalham com carteira registrada e sofreram aborto não criminoso, poderá entrar com o pedido salário maternidade diretamente no INSS.
Documentos necessários para dar entrada ao salário – maternidade no INSS:
- Documento de identidade
- CPF
- Carteira de trabalho
- Carnês e outros tipos de documentos que comprovem os pagamentos ao INSS
- A assegurada que se afasta 28 dias antes do parto deve apresentar atestado médico original, específico para gestante.
- Certidão de nascimento (vivo ou morto) do bebê
- Em caso de guarda ter em mãos, termo de guarda com a indicação de que a guarda destina-se à adoção.
- Em caso de adoção ter em mãos, nova certidão de nascimento expedida após a decisão judicial.
Caso a beneficiaria não possa ir ate o INSS a assegurada poderá nomear um representante para fazer o pedido do salário – maternidade no seu lugar.
O salário maternidade é calculado pelo INSS através das informações constantes no cadastro de vínculos e remunerações de cada cidadão, armazenados no banco de dados denominado CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, não havendo nenhuma influência manual no cálculo no valor do beneficio.
Pagamento do salário-maternidade
O pagamento do benefício é realizado mensalmente pelo período de 4 meses, e pode ser solicitado até 30 dias antes do parto. Para receber o pagamento antes do nascimento da criança, a comprovação deve ser feita com atestado médico de gravidez com período de gestação. Para comprovar após o parto, basta apresentar a certidão de nascimento da criança. A exceção é para as trabalhadoras desempregadas, que só podem solicitar o benefício após o parto.
O pagamento do salário-maternidade pode variar em alguns casos, tais como:
- Em caso de abortos legalizados (em caso de risco de vida da mãe ou estupro) e espontâneos, o pagamento será realizado apenas por 2 semanas.
- Nos casos de adoção o tempo de pagamento varia de acordo com a idade da criança. No caso de crianças de até 1 ano, o pagamento é feito em tempo integral de 4 meses. Crianças de 1 a 4 anos o benefício é realizado até 2 meses. E no caso de crianças de 4 a 8 anos, apenas 1 parcela é paga.
- No caso de parto ou adoção de mais de 1 filho, o pagamento é feito contando apenas 1 criança.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
em um assalto levarão meu documentos e junto a carteira de trabalho , fiz outra nova mas essa so ta registrado meu ultimo emprego que foi de janeiro a março tive bebe dia 27/12/2024 sera que tenho direito,? sera que consigo pegar msm com a carteira nova e assinada so com o ultimo emprego? aguardo ajuda obrigada.
Oi tenho 1 ano e 5 meses de carteira tenho direito?Minha filha nasceu em março mais agendaram pra mim o atendimento pra 25 de maio consigo ainda dar entrada?
Ola meu nome è Alexandra Gonçalves, gostaria de saber se tenho o direito de receber o auxílio do; hoje meu filho ja tem 6 anos e não recebi o auxílio dele,sendo que ja trabalhei de carteira assinada antes de te; lo e depois também
Ola
Sou professora act (prefeitura) fui contratada em 22/02/2024 e ganharei meu bebe inicio de setembro/2024. Minha dúvida é porque anterior a este vinculo, estive desempregada, mas não ultrapassou 12 meses (1 ano) de desemprego antes do novo emprego, mesmo assim tenho dúvida, terei direito a licença maternidade pelo inss?
Minha demissão no emprego anterior a este foi em 28/02/2024, antes disto tive outras contribuições pelo inss.
Alguem sabe me informar quanto tempo dura a resposta do INSS?
Dei entrada no salario maternidade meu filho ia fazer dois aninhos e ja passaram 40 dias e nao tenho nenhuma noticia
Sou empresária e minha funcionária teve filho vai fazer 06 anos e não recebi os 04 meses do salário maternidade que paguei para ela,meu contador fala que é demorado mesmo.Como saber se não teve algum problema e por isso a demora???
Boa tarde!
Estou de sete meses de gestação e gostaria de saber se eu posso escolher o banco pelo qual será depositado meu auxílio, pois como fiquei pouco mais de um ano afastada pelo INSS a conta pela empresa está bloqueada, mas tenho conta poupança na CEF, sem contar que tenho dividas na conta aberta pela empresa, então a questão é essa. Posso receber por outro banco que não seja o da empresa? No caso meu banco de pagamento de salario é o Santander.
Hj ainda ahuardo pericia pro dia 18 de julho, mas minha data prevista pra parto é até 18 de agosto, então o banco que recebia auxilio doença era o Banco do Brasil, só gostaria de receber por outro banco que não fosse o Santander.
Aguardo retorno e desde ja agradeço !
entrei de licença maternidade dia 27 de abril, foi quando minha filha nasceu. sou farmaceutica e meu chefe veio me dizer que esta querendo passar a loja. como que eu fico nessa se estou de licença? e se ele resolver fechar a loja? eu trabalhona farmacia matriz e ele tem uma filial e segundo ele ele so vai passar a matriz.
olá,trabalhei por 45 dias no ano de 2009 e mais 45 em 2010 como trabalhadora rural,tenho uma filha de 10 meses. Eu tenho direito ao benefício?
Bom dia a minha colega falou comigo que a gente tenque ter no maximo dez meses de contribuicao no inss.sera que os meses que eu trabalhei com carteira assinda e valido.eu trabalhei em 2006 para 2007. E 1 mes com carteira assinda ano passado.obrigada por favor eu preciso muito dessa resposta ,para tirar as minhas duvidas.Pois eu acho que estou gravida de 1 mes.obrigada
Esse saite e o maximo,muito bom nota1000
ola,se eu paga o inss por 7 meses como dona de casa eu tenho direito em receber o salario maternidade.obrigada esse saite eo maximo.
ola,se eu paga o inss por 7meses eu tenho direito em recebe o salario maternidade.Esse saite e o maximo.bj obrigada
gostaria de saber em que cidade posso fazer o salario maternidade,pois em santa isabel do rio negro-am onde moro nao tenho como fazer e estou desmpregada a tres anos.
Boa noite!Tenho uma filha de 3 anos de idade,quando ela nasceu recebi a licença maternidade por 120 dias,depois disso trabalhei mais 30 dias e fui desligada da empresa,hoje estou gravida de novo e gostaria de saber se tenho direito a licença maternidade.
Obs:Fui contribuinte do INSS por mais de 5 ANOS.
faz cinco meses que fui mandada embora do seviço ai no mese seguinte fiquei grafida queria saber como posso esta facendo pra ter direio o salario maternidade
Boa Noite!
Quais são os documentos necessários receber o salário maternidade?
E se tem esse direito de receber o salário maternidade?
Pois ela é trabalhadora rural e esta perto de dá a luz…
anteciosamente,
José Evson da silva
Bem amigo, ela deve primeiro está inscrita no inss. segundo basta levar o laudo Médici comprovando o período de gestação.
boa tarde! estou gravida de 8 meses e desempregada fui demitida no dia 14 de abril de 2024 mas minhas contas foram acertadas no sindicato somente dia 28 de junho e recebi fundo eo resto dos direitos a partir do dia 07/07/11 gostaria de saber se tenho direito ao auxilio maternidade pois liguei pro 135 um diz uma coisa e outro diz outra.
obrigada,
Adriana
Sou funcionária pública,portanto,recebo a licença maternidade pela empresa que trabalho.Mas soube que se eu “pagasse” um carnê do INSS eu também teria o direito de receber pelo INSS.Como seria isso?
Estou com 23 semanas de gestação queria me afasta do trabalho o quanto antes pois não vou voltar mais.eu ia ser demitida mais com emgravidei nao sair.nao vou voltar depois da licença.posso antecipar minha licenca.
estou desempregada e queria saber se tenho direito a salario-maternidade ?
você só terá direito ao benefício se contribuir com a previdência. No seu caso vc diz que esta desempregada. Neste caso deveria contribuir na condição de ” Contribuinte facultativo” para fazer jus ao benefício.
salário maternidade e licença maternidade são a mesma coisa?Qual a diferença?E quem tem direito?
bom dia! Dei entrada no salário maternidade a seis meses e só agora que saiu. O problema é que estou em outro estado. Quanto tempo esse dinheiro fica no banco?
Boa Tarde!
Tenho 4 meses de trabalho, porém minha carteira não é assinada, como posso proceder para receber o salario maternidade?
obrigado!
dei entrada na liçença maternidade dia 6 de maio quando vou receber a primeira parcela
OI!!!!!!!!!!! BOA TARDE…
QUERIA SABER ATÉ QUANTOS MESES DEPOIS QUE A CRIANÇA NASCE EU POSSO DA ENTRADA NO AUXILIO MATERNIDADE? BJS OBG!
oi tenho18 anos e estou gravida de 5 meses nao contribuo com o inss e nunca trabalhei com carteira assinada como faço p receber salario maternidade
Gostaria de uma informação, acontece que trabalhei registrado por 4 meses em uma empresa, mas fui demitida por justa causa por ter abandonado o emprego, um mes após ter sido demitida, descobri que estava gravida. Gostaria de saber se tenho direito ao salario familia, mesmo tendo sido demitida por justa causa, e tambem por ter sido mei primeiro emprego registrado. Pois no caso só tenho 4 contribuição
galero seguinte, Toda mulher que dar a luz tem direito sim de receber o salario maternidade seja ella quem for , empresaria , trabalhadora rural e coisa e tal. é porque tem pessoas q são apenas empregados como nos e pensam q tem o poder de nao da os direitos da gente , este nosso brasil precisa de competencia
Boa tarde, eu e minha esposa somos agricultores, se ela encaminhar o salário-maternidade como agricultora, e antes de acabar de receber o beneficio assinar a carteira, ela perde o direito de receber o restante dos salários maternidade?
Olá, gostaria de saber tenho na carteira apenas 8 meses e mais nada e sai do emprego agora estou gravida de 2 meses tenho direito de receber salario maternidade?
oi boa tarde.
tem 3 meses que tive bebe, sou empreendedora individual, tenho direito a licença maternidade?
Oi joa tarde, onde entro pra verificar meu benefício do salário maternidade? Não tô conseguindo entrar pelo o site da previdência sócia… Entro no site mas não sei oq clicar p ver consultar… Mim ajudem..
Oii tenho 16 anos ganhei minha bebe faz 10 dias não sou casada ainda mais o meu namorado trabalha registrado faz 2 anos e sou dependente do meu pai que trabalha registrado faz mais de 10 anos será que tenho direito de receber ?
minha esposa ganhou nenem a 3 meses, ela tem direito de receber salario maternidade e quantos meses ela receberá?
Trabalhei 3 meses em uma empresa privada e não era carteira assinada.
Sair grávida, e o meu patrão deu minhas contas tenho direito do salario maternidade?
O meu filho já tem 1 ano e 2 meses, posso dar entrada no salario maternidade?
BOM DIA ESTOU GRAVIDA DE SETE MESES E DESCOBRI AGORA QUE TENHO DIREITO AO AUXILIO MATERNIDADE, GOSTARIA DE SABER SE O AUXILIO MATERNIDADE É O MESMO QUE A LICENÇA MATERNIDADE?
POIS ME FAÇARAM QUE EU POSSO DAR ENTRADA NO AUXLIO MATERNIDADE, MAS EU ME CONFUNDO SE DEPOIS QUE EU ME AFASTAR EU IREI RECEBER OU NÃO POIS JA ESTOU RECEBENDO
Bom dia!
Eu trabalho de carteira assinada, e também sou registrada no MEI (Micro Empreendedor Individual), pois tenho um serviço paralelo para melhorar a renda, sendo assim contribuo tanto na carteira de trabalho quanto no pagamento do MEI para o INSS, gostaria de saber se quando eu tirar a licença maternidade receberei o benefício dos dois? tanto da empresa, quanto do MEI? ou terei de escolher um?
Aguardo resposta!
olá gostaria de saber se tenho direito ao salario martenidade estou grávida de 3 e meio e há 10 meses estou desempregada sendo que contribuir 7 meses antes pela empresa que trabalhava e mais uns dois anos antes como empreendedor individual.pelos meus cálculos minha situação com assegurada pelo inss vence em maio quando completa 12 meses que não contribuo,se eu começar a contribuir agora como facultativo terei direito assim mesmo ou já tenho?
aboa tarde gostaria de receber informação quais são os documentos necessários para aquém e trabalhadora rural e esta para dar a luz pós aqui em meu município varias mães não consegue este beneficio por falta de informação como faço parte de uma associação eles estão mi procurando para tentar ajudalas neste assunto espero resposta muito grato
ola! recebo pensão por viuvez,gostaria de sabe se caso eu engravidar posso perder minha pensão?