Aposentadoria por invalidez

Aposentados por invalidez

aposentadoria por invalidez Aposentadoria por invalidez

O benefício da aposentadoria por invalidez é direcionado para os trabalhadores urbanos e rurais, que por algum motivo de doença ou acidente não possam desempenhar atividade remunerada para manter o seu sustento, ou de sua família. Para ser considerado um trabalhador invalido, é necessário que um perito da Previdência Social depois de avaliar o caso decida que o trabalhador é incapaz de trabalhar na sua atividade principal.

Mas há ressalvas relacionadas a aposentadoria por invalidez. Só podem receber o benefício os trabalhadores que já contribuem para a previdência social antes de se tornar invalido. Não é possível dar entrada no pedido de aposentadoria caso o problema tenha sido causado antes de começar a contribuir para a Previdência, a não ser que o problema se agrave ao longo do tempo, impossibilitando que o trabalhador exerça qualquer profissão ao longo do tempo em que a enfermidade piora gradativamente.

Como funciona a aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez não é fixa, e o beneficiário tem que passar por perícia médica no prazo de dois em dois anos. E caso seja constatado pelos peritos da Previdência Social que a enfermidade tenha sido curada, o trabalhador perde o benefício e tem que voltar a trabalhar normalmente.

Para ter direito ao benefício o trabalhador que deseja se aposentar por invalidez proveniente de doença, tem que ter contribuído por no mínimo 12 meses para a Previdência Social. No caso dos pedidos de aposentadoria por acidente, esta carência de 12 meses de contribuição não é necessária. Mas o trabalhador tem que estar escrito antecipadamente na Previdência Social.

Diferente da aposentadoria por idade que tem um valor fixo de acordo com a contribuição do trabalhador para a previdência social, o valor do benefício pago pela aposentadoria por invalidez é de acordo com o valor que o trabalhar estava recebendo quando ocorreu o problema que provocou a invalidez.



PUBLICIDADE

123 Comentários em “Aposentadoria por invalidez”

  1. erandir santos da silva
    09/12/2011 at 12:53 #

    quero saber quando um pessoa fica aposentado por invalides.a empresa nao pode dar as contas,porque minha mae estar saindo do auxilio doensa para aposentadoria por invalides e a empresa nao que dar as conta dela.por que diz que o inss nao autoriza

    • EVERTON OMENA
      26/02/2013 at 9:34 #

      Bom dia Erandir.

      Neste caso não pode ocorre “a baixa da carteira”, pois os Art’s 477 e 478 da CLT, diz que é vetada esse hipótese. O contrato está suspensa por tento indeterminado.

      • 18/11/2013 at 15:18 #

        a empresa deve pagar ferias vencidas e decimo terceiro salario, pois o(a) trabalhador (a) pode ficar muito tempo afastado

    • João Rodriguez
      20/12/2013 at 1:27 #

      No inicio dos anos dois mil, descobri que tinha hiv, entrei numa crise, depressão, foi a pior fase da minha vida, perdi o emprego, depois voltei a trabalhar e começou tudo de novo. Me afastei da empresa, fiquei passando pelas as sofridas pericias médicas, era um sofrimento. Os peritos são desumanos, nos trata como lixo, as vezes, na hora da pericia, você se sente o pior dos seres humanos, eles nem olham na nossa cara. Nem parece que a gente pagou a vida inteira. As coisas foram se agravando, agora tenho diabetes, hipertensão, gota, problemas renais, tudo isso causado pelos efeitos colaterais dos anti-retrovirais. Tomo 40 comidos por dia insulina. Me aposentaram por invalidez, Quem quer uma trabalhando uma pessoa como eu?? Mas só o fato da possibilidade de passar numa pericia, me deixa desesperado.

  2. 16/12/2011 at 13:53 #

    Sou Diabetica tenho 58 anosSofo muito com esa doensa pois trabalho com trnsporte escolar e nao poso me cuidar tipo faser esircisios ou ate mesmo ir ao medico com frecuencia te ves que cai a glisemia e eu chego a ter dismaio no trabalho e asusta as criansas Gostaria de saber se nao seria pocivel me aposentar?

  3. 02/01/2012 at 20:09 #

    desejo informacoes sobre aposentadoria de professor com 25 anos de servico

  4. franklin
    03/01/2012 at 16:48 #

    quem tem escoliose lordose e sifose pode se aposentar por invalides?
    se poder como agir. eu trabalho sentado o tempo todo com informática.

  5. marcia
    04/01/2012 at 14:03 #

    aposentadoria por invalidez de uma pessoa obesa que não tem mais condições de trabalhar pode ser adquirida de que forma?

  6. Maria Amélia
    10/01/2012 at 20:19 #

    sou bipolar posso me aposentar?

    • João Cambão
      13/02/2012 at 23:12 #

      Deixa de frescura e vai trabalhar que é melhor! Esse negócio de bipolar é a última criação que os sacanas criaram para ficar chutando as pessoas e depois não ter que pedir perdão.Vá trabalhar que é melhor!

      No dia que levar um soco na tábua do queixo você fica boazinha!

      • Fabiano
        15/03/2012 at 11:22 #

        Caro João Babão !
        Você é assim mesmo, ou apenas está tendo uma crise de alteração de humor. Pois com sua atitude ofensiva, você que me parece bipolar ! A colega que postou uma simples pergunta, você já a atacou, enfim, pesquise sobre o assunto antes de dizer asneiras e ofender pessoas na internet.

        • mara souza
          27/11/2012 at 15:40 #

          eu pensava igual voce joão gabão tambem achava que depressão era besteira e bipolar não existia.
          hoje reconheco que estava errada pois a 7anos sem motivo tive uma crise de choro muito forte e não consegui mais ficar em terminais e shooping por ter muita gente, tive perda de memoria. e detalhe; quando isso aconteceu eu estava dentro de uma empresa trabalhando, foi o meu patrão que me orientou a procurar imediatamente um medico, e ai veio a constatação eu estava com depressão bipolar grave fui emcostada pelo inss e depois aposentada e ate hoje faço tratamento e não saio de casa a não ser para ir ao medico. que esse relato te serva de lição e pense melhor antes de julgar as pessoas.
          A um ditado que diz não guspa pra cima, que cair na cara.
          Precisou acontecer comigo pra eu entender o que os outros sentia. e voce vai aprender com quem ja tem o problema ou vai esperar que aconteça com voce.
          A mão de Deus é pesada joão

          • fernando
            16/02/2014 at 14:08 #

            Mara como vc fez para aposentar?

          • Marcio
            14/03/2014 at 11:54 #

            Mara, eu estou com os mesmos sintomas que vc, e estou encostado sendo periciado desde Julho do ano passado, demorou qto tempo para vc conseguir a aposentadoria ?

        • Ailton
          16/02/2014 at 14:04 #

          Isso mesmo Fabiano. João procure se informar mais sobre o assunto. E que Deus te proteja para que não tenha tal enfermidade.

      • 10/01/2013 at 17:36 #

        joao cambão….SE VC FOI EXTRUPADO quando criança e depois novamente quando esteve preso( vc tem jeito de pedófilo) procure um cirurgião que poderá remendar seu anús…..

      • fabiola martins
        18/09/2013 at 1:32 #

        e isso mesmo kkkk

      • ju
        23/10/2013 at 23:55 #

        va você se consultar em um psiquiatra..pois não há necessidade de ofender o próximo. se não tens boa fe não precisa ir a internet maltratar o ser humano. va se tratar boi idiota.

      • gladis
        05/11/2013 at 17:56 #

        Pq tanta agressividade… Vc nao pode falar do que desconhece… Apenas pelo seu texto noto que vc tem varios problemas e aconselho buscar ajuda… A sua arrogancia e prepotencia nao vai lhe trazer beneficio algum… Apenas sofrimento quando a vida te ensinar… Aceite o conselho de uma bipolar bem diferente de quem escreve…
        Desculpe, mas sou mais normal do que vc…

    • sonia
      17/11/2012 at 14:27 #

      cuidado com o que diz Joao Cambao,o mundo da voltas,vc acabou te ter uma atitude grosseira,ele nao e bipolar Fabiano ele sim e mau educado e mal informado

    • João
      18/09/2013 at 15:30 #

      Pode sim, é só chegar junto ao INSS e dizer que quer se aposentar e pronto, dentro de 30 dias já começa a receber o salário em sua conta sem nunca mais precisar trabalhar… Haaáá, detalhe, se achar que está recebendo pouco é só pedir aumento de salário, mas lembrando que isso não pode ser feito mais do que 04 vezes ao ano. Forte abraço e vá com fé…

    • 16/10/2013 at 3:04 #

      So se tiver lhe incapacitando nas suas atividades laborativas
      ai sim

  7. Adriana
    16/01/2012 at 0:25 #

    Gostaria de saber como posso adquirir aposentadoria por invalidez.tenho osteomielite e osteite cronica grave.no ante braço esquerdo.estava em tratamento ha 6 anos fora do Brasil mais pedi alta para regressar ao Brasil.como tenho que fazer para me aposentar?

  8. Helio Alves de Lima
    18/01/2012 at 18:47 #

    Fiz geoplastia e tenho veia estourada na perna esquerda.Como que eu faço para conseguir uma aposentadoria e o que precisa de documento.

    • 29/10/2012 at 11:54 #

      Passei por um procedimento de angioplastia e cataterismo após ter sofrido infarto. Tenho 57 anos e 32 anos de contribuição para o INSS, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez..?.

  9. francisco
    18/01/2012 at 20:02 #

    ola
    boa noite
    gostaria de saber uma resposta para um amigo e que ele amputou uma perna e precisa dar entrada na aposentadoria mais ele nunca contribuiu para com o inss,e tambem gostaria de saber quais docomentos necessarios para dar entrada obrigado. !!!

  10. 23/01/2012 at 15:18 #

    tenho 1ano e pouco de contribuicao sofri um acidente na fazenda do meu tio eu perdi dois dedos e meio indicador medio e a cabeca do anelar tenho dois filhos pequenos e nao sei oque fazer me ajudem

  11. Renata
    24/01/2012 at 13:52 #

    Como aposentar uma pessoa totalmente incapaz?

  12. anamerica bonfim araujo
    27/01/2012 at 11:01 #

    gostaria de falaer que eu ana sou uma pessoa muito doentee nao consigo trabalhar nem andar sosinha ja tentei uma ves e nao consigui estou tentando pela segunda ves mais eu penso que com tanta gente como eu somos reprovadas e tem gente ai que nem tem nesecidade e aprovam se voces puderem veja se eu fui aprovada dessa vez

  13. Nathalia
    27/01/2012 at 16:25 #

    Boa tarde,

    Qual é o procedimento para dar entrada na aposentadoria por invalidez? Sou eu ou a empresa que deverá entrar em contato com a Previdência Social para solicitar a perícia médica?

    Obrigada!

  14. Eulice
    15/02/2012 at 21:37 #

    Eu estou afastado por invalide doença renal cronica, faço Dialise Peritonial em casa e necessito da ajuda da minha filha para instalar a maquina e iniciar o tratamento e para desligar a mesma isso leva em torno de 1h e 1/2 diariamente.Eu quero saber se o INSS cobre este serviço, pois a minha filha fez treinamento 30 dias para instalar a maquina.
    Alem desse tempo que leva para instalar também tem os problemas que ocorrem a noite com a maquina e necessário acompanhamento.
    Soube que o INSS da uma ajuda em torno de 26% do salário que recebo para cobir esta manutenção.
    Favor receber.

  15. 24/02/2012 at 16:44 #

    Eu Sandra, maura miguel , vivo as custas da minha cunhada devido a ter diabetes já perdi total a visão de olho direito e o esquerdo enxergo 15% , recebi durante dois meses , auxilio doença , já levei laudos já fiz pericias no inss e ninguém aprovou minha aposentadoria ou auxilio doença ,não consigo sair na rua sozinha , devido a não enxergar direito , como devo proceder ?? Entrar na justiça para receber o que é de direito?

    Aguardo uma resposta .

    obrigado.

  16. Fran
    26/02/2012 at 10:46 #

    gostaria de saber se tem como mudar aposentadoria por tempo de serviço para invalidez visto que meu pai já era aposentado quando sofreu um aneurisma e teve que passar por uma neurocirurgia que o deixou com sequelas e quero saber se ele tem direito a perjoração de 25% e se tem como mudar o benefício.

  17. aparecida
    01/03/2012 at 9:14 #

    gostaria de saber se uma pessoa pode esta recebendo beneficio se no papel consta que ela tem problema mental e na realidade ela não tem, ela passa por medico para pegar atestados e diz que tem que pegar os atestado se não o INSS não aprova a pensão, ela na realidade só pensa em luxo ela tem problema de nervoso só que nos papeis constam que ela tem problema mental mas ela não tem,gostaria de saber sua opinião

  18. Reginaldo villanova
    31/03/2012 at 16:34 #

    Gostaria de saber se aposentado por invalidez, pode escrever livro, e colocar o nome como
    autor.

  19. deivison
    07/04/2012 at 12:13 #

    se vc,perdeu as duas pernas e é assegurado do inss, trata-se de vc plantar bananeira e trabalhar por que os peritos nao concede aposentadoria por ivalidez e a desculpa e que o sistema nao permite. os advogados diz que temos direito mas demora muito ate la vc pode morre de fome.kkkkkkkkkkkkkkkkk.parece piada mas nao é.

  20. george
    20/04/2012 at 10:07 #

    tenho escoliose e ja tenho 26 anos sinto muito dor na coluna gostaria de saber como se eu posso me aposentar?

  21. JOEL JÚNIOR
    20/04/2012 at 14:04 #

    Gostaria de saber como dar entrada e os documentos nescessários para dar entrada no pedido de aposentadoria ,pois sou eplético e voltei a ter as crises depois de mais de 10 anos?

  22. lucilene
    27/04/2012 at 8:36 #

    minha mãe tem 55anos e a 2anos paga o inss. ela tem lupus erimatoso sistemico,aritimia ventricular, diabete,reumatismo e renou. Gostaria de saber se ela pode se aposentar e o que é preciso fazer. Obrigada.

  23. vanessa
    03/05/2012 at 23:22 #

    tenho tendinite e trabalho fazendo unhas posso me aposentar?

  24. 22/05/2012 at 10:39 #

    olá!
    bom dia!

    Quero tirar uma dúvida,meu pai é aposentado por invalidez e está querendo mudar de estado moramos no Rio de Janeiro ele é paraibano, e quer voltar para a Paraíba, e, quer transferir se benefício para lá,sendo que ele ainda não tem a idade de aposentado, que é de 65 anos ele está com 64 tem algum impecilio a respeito de cortarem o benefício dele por conta dele ter se aposentado por invalidez e não por tempo de contibuição?
    E ele quer fazer um emprestimo de no valor de 5.000.00 o beneficio de é de mais de um pouco mais de um sálario tem como ele fazer esse emprestimo pelo inss?
    Por favor te um pouco de urgencia nessa resposta.
    De ante mão muito obrigada!!!!

  25. muleta
    22/05/2012 at 16:36 #

    Eu tenho esse apelido a muito tempo, queria saber se posso escrever um livro e colocar meu nome como autor, sem perder o direito a ser um aposentado por invalidez, agradeço pela informação.

  26. jose ferreira lima
    21/06/2012 at 23:01 #

    tomei dois tiros na cabeca a quinze anos mas o problema se agravou e passei por pericia a dias mas indeferiram posso recorrer e me aposentar tenho 58 anos..

  27. valdir
    26/06/2012 at 14:56 #

    Tenho 58 anos. Contribui durante 38 anos. Dei entrada na minha aposentadoria ha 3anos. Não há nenhuma restriçpão, mas não recebi nada. O que devo fazer?

  28. 27/06/2012 at 10:47 #

    Eu tenho uma prima que tem deficiência deis de nova praticamente deis que nasceu agora ela tem 27 anos e quer se aposentar mais ela mora no interior em guarapari e eu moro na serra e fica mais faciu ela vim pra minha casa e darmormos estrada so que ela esta com o laudo de vina quero saber se com este laudo eu conssigo dar estrar aquim no inss da serra

  29. Luiz Oliveira
    29/07/2012 at 13:20 #

    Ola, tenho osteomielite crônica no femur,isso tem se cadastrado pro 3 anos.me prejudicando anualmente em minhas atividades. O médico afirmou que isso será um tratamento eterno. Os medicamentos são bem caros, gasto metade da minha renda em remédios e a empresa já não gosta dessa situação pois fico afastado em média 4 meses todo ano para tratar está doença. Tenho direito a aposentadoria por invalidez?

  30. 31/07/2012 at 17:22 #

    sou cardiopata ja tenho duas pontes de safana uma mamaria e depois disso ja fiz uma angioplastia e coloquei um stent,alem disso sou soropositivo e tenho uma lesão irreversivel,depois de duas cirurgias,no tendão da mão direita….tenho 48 anos e estou em auxilio doença a 8 e meio……será que vão me aposentar…..quando??

  31. Bom dia tive cancer de mama.fiz uma mastectomia em março de 2008.pago inss a um ano tenho direito a aposentadoria por invalidez? se tenho o que devo fazer? obrigado

  32. nao estou inventando,estou falando serio infelismente.

  33. Patricia da Mata DIas Duarte
    02/08/2012 at 14:46 #

    Sou portadora Les e sindrome de jogren.Posso aposentar por invalidez? oje faço uso de 13 comprimidos.

  34. jane margarete matos
    03/08/2012 at 16:14 #

    Comecei a contribuir pois só soube dessa taxa de 31,10 a pouco tempo e outros valores não se encaixavam em nosso orçamento(marido e filho)que me auxiliaram e pagam para mim,pois se pagasse uma taxa normal sobre 1 salario minimo para mim faltaria para outras contas.Só que entrei no site do INSS e mesmo na hora de cadastrar não fiquei satisfeita e não entendi quanto tempo tenho que pagar para me aposentar por doença,ou se eu eu tiver os laudos de que tomo medicação controlada para depressão a mais de 20 anos,tenho ou terei direito de encostar,aposentar pois sou leiga e o site não esclarece estas dúvidas em detalhes para que pessoas com deficiencia de entendimento,esquecimento,dificuldade de memorizar como eu tenho ou de entender certas palavras possa estar a par,pois vou seguir pagando mas tenho vários problemas como,hernia de disco,esteófitos marginais,miomas,ovários policísticos,astralgia e agora estou para fazer ultrason dos joelhos pois apesar de ter só 46 anos estou muito debilitada fisicamente,já fiz muita fisioterapia,já consultei muito psicólogos,psiquiatras pois na Anhanguera da minha cidade os estudantes de psicologia faz o atendimento e eu assinei um termo para ser assistida através de um vidro escuro,não fico sem medicação sou dependente química sem falar nos tratamentos para gastrite crônica antral,H.pilory,sindrome do pânico,até mesmo medicamentos fortes a base de codeína para dores pois só não fui diagnosticada com Fibromialgia pois parei os tratamentos devido a uma crise de depressão profunda que quase enlouqueci e junto minha familia,crises de choro,enxaqueca crônica de parar no HPS e ter que tomar tylatil injetável pois nem os olhos eu podia abrir de tanta dor de cabeça,fico sensível a cheiros,claridade e barulhos nas crises,então fico trancada no escuro chegando ao ponto de não conseguir fazer minhas obrigações tamanhas dores,estou com suspeita de doença celíaca já fiz 3 endoscopia com biópsia,fiquei quase 3 anos sem ingerir glúten mas pobre não tem como se manter na dieta do sem gluten,meus tendões e nervuras doem e incho toda,tive suspeita de Lupus,qual o caminho certo para conseguir um diagnóstico?quando terei dieito de poder ajudar minha familia tendo pelo menos como comprar as coisas que necessito caso venha a me encostar.

  35. debora angelica moreira
    04/08/2012 at 20:55 #

    gostaria de saber se posso me aposentar por invalidez… comeceia contribuir para o inss em 1992, até hoje, entrando e saindo das empresas somo um total de cinco anos de contribuição…..voltei a trabalhar em janeiro deste ano, um mês depois, fui diagnosticada com cancer (linfoma), sendo que sou portadora do virús HIV desde 1996, tenho direito a aposentadoria? desde já agradeço o esclarecimento…

  36. 16/08/2012 at 23:54 #

    Gostaria de trocar de banco, quero receber o salário em outro banco, que fazer?sou aposentada por esclerose múltipla, um banco mais perto de minha casa,gostaria de saber como proceder, se puderem me ajudar .. sou muito grata

  37. EDSON
    20/08/2012 at 9:41 #

    BOM DIA!!!
    GOSTARIA QUE ME ENVIASSE A CARTA QUE FOI DEFERIDO A PERICIA DA Srª. MARIA HELENA FERNANDES DOS SANTOS ALVES, PORTADORA DO CPF: 155.393.528-40 E NIT: 1.177.909.443-0 E NUMERO DE PROCESSO 0001924.59.2012.401.3816, PEDIDO DE AUXILIO DOENÇA.
    AGUARDO RESPOSTA POIS ELA ESTA PRECISANDO.
    DESDE DE JA AGRADEÇO.
    ATENCIOSAMENTE,
    EDSON

  38. 23/08/2012 at 12:39 #

    eu gostaria de saber o seguinte tenho 2 meses de emprego trabalho como vigilante e´meu primeiro emprego de carteira assinada, so que tem um porem descobrir que tenho artrose na minha coluna e isso e ereditario minha mae tinha remaltismo, ja passei pela mao do medico e ele me disse que tenho que providenciar seu meu problema. como deve fazer? obrigado MARINA AMANCIO

    • João
      18/09/2013 at 15:37 #

      Pode se aposentar sim, é só chegar junto ao INSS e dizer que quer se aposentar e pronto, dentro de 30 dias já começa a receber o salário em sua conta sem nunca mais precisar trabalhar… Haaáá, detalhe, se achar que está recebendo pouco é só pedir aumento de salário, mas lembrando que isso não pode ser feito mais do que 04 vezes ao ano. Forte abraço e vá com fé…

      Seu comentário está aguardando moderação. Volte em breve!

  39. 31/08/2012 at 19:40 #

    Enviei uma correspondência para vários locais (a mesma correspondência) até para o CREMERJ ver se me ajuda, etc, etc, etc,, mas não sabia como enviar para os srs. Naõ vou contar a história toda aqui, mas como fazer chegar até aos srs os fatos que narrei, alduns mostrando a indelicadeza estúpida de “profissionais” médicos que atendem no Posto do Bairro de Fátima, em Niterói, RJ, incluindo as cobranças ($) que faço pelos meses não pagos e mostrando minha estrutura daquilo que se chama SAÚDE, onde demonstro toda a minha fragilidade (não sei se é o termo certo)! Sou médico e peço ajuda a todos) e agora, inclusive aos senhores, pois tenho grande distúrbio visual e para completar sofri um atropelamento em 01.07.2011, que me faz lembrar com dores até hoje!!!!!!!! Me enviem por favor o e-mail dos srs para que eu possa demonstrar mais ainda, pois nem sempre tenho gente perto de mim para escrever algo neste nível! Grato VITOR FABIANO TEIXEIRA DOS ANJOS CRM 52 43377-0 vftanjos.48@globo.com

    • Cristina e Marlana
      25/09/2012 at 17:59 #

      Eu e a minha irmã sofremos do mesmo problema (surto psicótico que evoluiu para uma esquizofrenia paranóide). Eu Cristina desde de 1996 aos 21 anos de idade e a minha irmã Marlana no ano 2000 com de 17 anos de idade. Minha irmã Marlana trabalhou durante 6 meses contribuiu para o INSS, mais duante o tempo que trabalhou deu várias crises. Já eu Cristina nunca contribui para a Previdência Social e também durante esse período tenho dado várias crises. Pois gostaria de saber como podemos fazer para nós se aposentarmos por invalidez. Pois sentimos muita confusão mental nos incapacitando para o trabalho.

  40. ROSANA
    06/09/2012 at 9:49 #

    Bom dia,

    Trabalhei uma boa parte da minha vida e agora me encontro cuidando do meu pai um idoso que necessita de cuidados especiais.
    Nao posso trabalhar e me encontro cuidando dos afazeres da casa e meu pai.

    Pergunto: Ha alguma lei a qual remunere o cuidador neste caso?

    Espero que esta pagina seja um canal mais facil para se obter respostas.

    Obrigada

  41. Lima
    21/09/2012 at 20:20 #

    Estou recebendo auxilio doença e não tenho mais condições de voltar ao trabalho, gostaria de saber qual vai ser o valor da aposentadoria

  42. Sandra Angelica
    04/10/2012 at 10:57 #

    Bom dia,meu pai sofreu um acidente e fraturou uma das vertebras da coluna,fez o tratamento se recuperou mas ficou com algumas sequelas,mas continuou trabalhar pois era o unico que trabalhava em casa.Hoje ele tem caminhão passa horas dirigindo e pega muito peso e esta agravando já teve varias crise de cair no chão devido ao peso e a coluna não aguenta e tambem devido a idade ele tem 61 anos ,gostaria de saber se ele pode se aposentar por invalidez e o que seria necessario.Obrigada

  43. ROQUE MOREIRA DA SILVA
    09/10/2012 at 9:04 #

    eu tenho soufrido muito com um pobrema na coluna depois de um asidente fique afastado um tempo mais inss mi deu auta eu venho com dor a mais de um ano nao agueto mais faser as minhas atividades nomas eu devo faser o quer

  44. ROQUE MOREIRA DA SILVA
    09/10/2012 at 9:10 #

    eu tou restrito mais o medico da empresa falou qui eu nao pudia fazer minhas atividade pra eu peder conta eu vou trabalha a honde mais pela mor de deus

  45. pedro rones
    15/10/2012 at 20:49 #

    ola estou encostado a dos anos tiver um AVC gostaria de saber si o tempo que fiquei encostado conta como tempo de serviso para fim de aponsentaduria

  46. 16/10/2012 at 13:36 #

    tenho 21 anos tenho escoliose sinto muita dor na coluna quando faço qualqur tarefa ou quando fico mais de meia hora sentada quero sber se isso me dar o direito de um aposento nao posso levantar pesso nao fico muito tempo sentada gostaria muito de saber e como eu faço para conseguir.me responda estou aguandado por uma resposta

  47. Ernestina Edna Sassano
    24/10/2012 at 16:54 #

    sofri um acidente domestico e quebrei meu tornozelo dos dois lados fui operada mas ate hj não estou em condições de trabalhar pois sinto muita dor e ando mancando tentei pedir um auxilio por doença mas me foi negado pois ja fazia muito tempo que não trabalhava registrada o que devo fazer pois não tenho mas condições de trabalhar tenho PIS pois trabalhei anos registrada e hj preciso de uma ajuda do INSS tenho 57 anos estou invalida e sem ajuda de ninguem

  48. Ernestina Edna Sassano
    24/10/2012 at 17:04 #

    gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria por invalidez mesmo fazendo anos que não contribuo com INSS o que devo fazer se puder me ajudar agradeço pois não tenho mas condições de trabalhar moro sozinha meus filhos não podem me ajudar não tenho renda e nem marido para me sustentar o que devo fazer desde ja obrigada EDNA

  49. jose eduardo rodrigues borges
    29/10/2012 at 12:36 #

    Eu tive um acidente de trabalho fiquei aprossimadamente 6 anos no inss a empresa queu trabalhava nao me deu acidente de trabalho, estou recorrendo a justiça.
    Porque o inss nao intimou a empresa a dar o acidente de trabalho sendo que machuquei no trabalho ,e subimeti a sirurgia nos dois ombros,e coloquei 6 pinos de titanio na coluna,mesmo assim ainda sinto muitas dores na coluna e nas pernas ,tenho dores cronicas esta dificio ate pra trabalhar mesmo que eu fique sentado no computador nao aquento de dor nao sei o que posso fazer tenho dores constante ,por causa da minha idade que tenho 31 anos , o inss acha que sou muito novo pra aposentar estou sem nen um auxilio desempregado ,na hora de me valer o meu direito nao posso ter,ja nao sei mais o que fazer so gostari que valesse meu direito como um contribuinte, porque o inss nao reve seus casos sei que tem muitos aproveitadores,so que nao podemos pagar por pessoas asim,nao sei se vai ser lido o que eu escrevi ,mais se algum responsavel ler esse comentario passe pra frente porque eu e muitas pessoas estao sendo prejudicadas e sendo torturadas pscologicamente queremos trabalhar e nao´podemos, a unica coisa que espero e de Deus gostaria que me valesse meu direito da aposentadoria..

  50. 31/10/2012 at 1:56 #

    Sofri um acidente em casa,tive uma fratura do plato da tíbia sentia muita dor, reclamava com o médico mas me dizia que talvez tivesse ficado com trauma psicológico; depois que tirei o gesso minha perna ficou torta e a dor cada dia pior, ele me pediu uma ressonância magnética e foi constatado que eu além de ter quebrado o plato da tíbia tive um esmagamento do menisco do corno seguido de um derrame interno ; fiquei afastada por três anos , durante este período passei por especialistas em joelho e ele constatou que eu teria que por uma prótis no joelho, mas que me aconselhava a conviver com medicamentos o máximo do tempo possível, pois, a durabilidade da prótis era de 8 a 10 anos no máximo e teria que fazer novas cirurgias e que ainda era muito nova pra por uma prótis, seguindo a instrução médica 15 dias antes do término do meu afastamento, entrei com pedido de prorrogação, mas o mesmo foi negado ! por gentileza poderia me orientar o que devo fazer entrar com pedido de reconsideração junto ao recurso da previdência social ou devo entrar direto com um advogado? E como faço para entrar com um recurso perante ao inss? Desde já agradeço pela sua atenção.

  51. Maria Soares de Oliveira Lima
    02/11/2012 at 13:31 #

    Fui contribuinte individual do INSS por alguns anos no ano de 2010, sofri uma amputação na perna direita dei entrada no INSS fui para o benefício até hoje continuo no benefício,quero minha aposentadoria assim como manda a Lei.Estava em dias com o INSS e tenho direito.Quero saber o que fazer ja fiz dois pedidos de aposentadoria e não foi me dada resposta nenhuma, estive na agencia do INSS e nada, sou amputada não vai gerar outra perna em me, acho que por isto,depois de dois anos não marcaram mais perícia e ai me orientem o que devo fazer.

  52. naide
    08/11/2012 at 16:42 #

    gostaria de saber se eu tenho direito a aposentadoria, pois em 97 tive tuberculose
    e meu pulmão ficou com cicatriz. meu pulmão esquerdo so funciona 30%. hj ñ consigo
    nem cuida da minha casa. tenho muito cansaso. o que fazer.
    aguardo resposta
    desde já agradeço

  53. ALDINETE ROCHA CABRAL
    14/11/2012 at 10:06 #

    preciso de informações sobre aposentadoria para pessoas diabéticas .o que ela devem fazer para receber estew benefício?

  54. nilson lima
    20/11/2012 at 22:51 #

    meu sogro tem 56 anos, a quase dois anos ele teve um AVC(acidente vascular cerebral ), passou 3 dias em coma, saiu do coma com o lado esquerdo totalmente paralisado passou três meses na cadeira de rodas graças recuperou
    40% dos movimentos da perna esquerda, o suficiente para andar com muletas. então a meio de tudo isso muita convulsão muitos remédios idas ao fisoterapelta e aos cardiologistas ambos atestando em consultórios e atestados médicos como invalido! sem ter condições de que ele possa retornar ao seu estado físico perfeito, como não poderá mais voltar a trabalhar…minha pergunta é a seguinte como um cidadão de 56 anos hipertenso sem o movimento do braço esquerdo e com a perna esquerda quase dura sofrendo com ataques de convulsão atestado por um fisioterapelta e dois cardiologistas como invalido. e agora com sua terceira ida ao perito do inss da cidade de iguatu-ce esculta sempre e a mesma resposta foi constatada a incapacidades para o trabalho, então será prorrogado o seu auxilio doença. por quer ao em vez de prorrogar ele não aposenta?

  55. JUSSARA
    21/11/2012 at 18:23 #

    ESTOU FAZENDO TRATAMENTO COM PSIQUIATRA ´POIS CONSTATOU SINDROME DO PANICO E DEPRESSAO .ESTAVA COM DORES NAS COSTA E FUI AO ORTOPEDISTA ENTAO FIZ RESSONANCIA E STOU COM LORDOSE E FIBRIOMALGIA .O MEDICO PASSOU VARIOS REMEDIOS INCLUSIVE MAIS ANTIDEPRESSIVOS.SOU PROFESSORA HÁ 18 ANOS E TENHO 37 ANOS DE IDADE.TENHO ATÉ VERGONHA POIS TREMO MUITO E MEU CORAÇAO FICA PULSANDO ATÉ O PESCOÇO. SERÁ QUE POSSO SER APOSENTADA OU ENCOSTADA. OBRIGADA

  56. 24/11/2012 at 9:36 #

    ESTOU FAZENDO TRATAMENTO PARA BIPOLARIDADE E DEPRESSÃO GRAVE HÁ 3 ANOS E ESTOU NO AUXÍLIO DOENÇA, MAS CONTINUO HORAS BEM, LOGO RUIM DEMAIS, MESMO COM VÁRIAS MEDICAÇÕES E MEU TRABALHO É DE BASTANTE RESPONSABILIDADE, POIS DIGITO RESULTADO DOS EXAMES LABORATORIAIS DO HOSPITAL DA MINHA CIDADE, IMAGINA SE COMETO ALGUM ERRO A RESPONSABILIDADE, PORQUE A MEDICAÇÃO ME DEIXA ESQUECIDA E LENTA, ATÉ TENTARAM ME TROCAR PARA OUTROS SETORES , MAS NÃO DEU CERTO TAMBÉM, SERÁ QUE É POSSÍVEL ME APOSENTAR POR INVALIDEZ, JÁ QUE TODOS SABEM DESSA MINHA DEFICIÊNCIA E EXISTE INFELIZMENTE DESCRIMINAÇÃO?
    OBRIGADA!
    SILVANA

    • Ivonete Pereira
      21/02/2013 at 19:05 #

      Tenho um primo de 50 anos que é portador de doença de Hungtington. detectado há 03 e comprovado em exames. O mesmo possui limitações para exercer atividades vitais e cotidianas. O que fazer para aposentá-lo

  57. jesaias
    03/12/2012 at 4:14 #

    eu perdi a perna esquerda,quebrei o femu direito,meu joelho ñ dobra,tenho osteomelite cronica, o INSS PEDIU PARA MIM FAZER REABILITAÇÃO PROFISSIONAL,PARA ME PREPARAR PARA TRABALHAR, SENDO QUE Ñ TENHO CONDIÇOES,FALARAM PRA MIM QUE ATE IA CORTAR MEU BENEFICIO SE EU FALTASSE A REABILITAÇÃO,PQ GANHEI A PROTESES DO INSS,E POR CAUSA DISSO ELES QUEREM QUE EU TRABALHE,SENDO QUE DEPENDO DA PROTESES,SEM A PROTESES EU Ñ ANDO, AMOÇA FALOU PRA MIM QUE Ñ CONSIGO APOSENTAR,ISSO E VERDADE,QUERIA UMA RESPOSTA PARA ISSO

  58. 07/12/2012 at 22:16 #

    Aposentei por invalides em novembro de 2004 com 33 anos de contribuição,( CLT ) hoje tenho uma proposta para assumir um posto de confiança ( cargo publico ) em uma prefeitura. Posso assumir sem prejudicar minha aposentadoria?

  59. joao
    12/12/2012 at 12:22 #

    Oi meu nome e joao. minha duvida e…sempre contribuir no inss, ate hj, sempre trabalhei de carteira assinada…e hoje sou portador do virus do HIV, e minha medica me disse caso eu queira posso aposentar…isso e verdade?? alguem pode me ajudar com uma resposta certa…e o auxilio doenca…como isso e pago a aposentadoria caso eu venha a me aposentar por esse motivo…eles fazem o calculo com o meu salario ou com o tempo que tive de contribuicao ?? em aguardo.

  60. marlucia
    13/12/2012 at 23:05 #

    Trabalho em um laboratório, e, em março ficamos sabemos de uma doeça, como calcinoma maligno de mama, e fui submetida a mastectomia e linfadenectomia axiliar, a mastologista com quem me trato, disse que o tratamento dura 5anos, pra que possa junto com exames diagnosticar a cura. Meu Auxilio termina 31/03/2003. Qual a chance de uma aponsentaduria por invalides? posso junto a perícia médica,renovar o auxilio ja que faço fisioterapia constante mente? Ou tenho direito a aponsentadoria por invalidez?? A guardo resposta.

  61. 19/12/2012 at 13:20 #

    Sou poratado de HCV. crônica estágio F1 A1 sou acompanhado pela Hepatologista regularmente.contrai Hanseniase de forma neural pura. fiz o primeiro tratamento paucibacilar por 6 meses não surtiu efeito pois recidiu com neurites e mononeuropatia fibular no primeiro eletroneuromiografia,faço uso de ant-depressivo regularmente fiz uma segunda ENMG, e acusou Polineuropatia axonal sensitiva motora dos mmii estou fazendo novo tratamento de hanssen agora por 12 meses é o multibacilar.meus mmii estão danificados tenho dificuldade para deambular por médio periodo estou em auxilio doênça tenho 58 anos de idade trabalho como garçon sei que não posso exercer mais esta função pois são normalmente mais de 8 hs por espediente estou sentindo cansaço nos mmii devido as cãibras das sequelas da doênça que lesou os nervos periférico será que já estou na hora de me aposentar? não posso exercer outra função pois minha idade não permite e sei que após esse segundo tratamento corro sério risco de ficar com mais sequelas nos mmii. aguardo resposta pelo E-mail acima descrito.muito obrigado pelo espaço permitido. um abaço!

  62. boa tarde minha mae tem 66 anos e nunca contribuiu p/ o inss, gostaria de saber se ela tem direito a algum beneficio do inss, pois ela tem varios problemas de saude gasta com remedios e muito mais

  63. francisco chagas
    28/12/2012 at 9:13 #

    sou aposentado por invalidez
    12 anos se passou e ainda não fui chamado para a pericia
    fui aposentado quando o virus da aids se manisfestou em mim
    fiquei entre a vida e a morte mais Deus me livrou da morte
    hoje me encontro bem
    so tenho hiv
    sera que eles não me chama paraa pericia por causa do hiv
    quem me aposentou na epoca foi o proprio medico do inss
    abraços a todos e um feliz ano novo

  64. Paulo Antonio de Oliveira Jacobino
    03/01/2013 at 15:23 #

    Pode-se aposentar por surdez?

  65. GEILSON
    06/01/2013 at 11:55 #

    ESTOU RECEBENDO AUXÍLIO DOENÇA HÁ OITO ANOS DEVIDO A PROBLEMAS DE COLUNA, SOU HIPERTENSO,JÁ SOFRI UM ENFARTO E ALGUMAS CONVULSÕES DEVIDO A ESTE PROBLEMA DA PRESSÃO QUE FEZ COM QUE EU TIVESSE DE ADIAR MINHA CIRURGIA VÁRIAS VEZES.JÁ PASSEI POR TRÊS CIRURGIAS NA COLUNA COM IMPLANTAÇÃO DE PRÓTESE, DE PINOS, DEPOIS PARAFUSOS E AS DORES CONTINUAM,GOSTARIA DE SABER SE POSSO SOLICITAR A REVERSÃO DO MEU AUXÍLIO DOENÇA PARA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ E COMO FAZÊ-LO.

    • GEILSON
      06/01/2013 at 12:01 #

      ESQUECI DE MENCIONAR QUE SOU FUNCIONÁRIO DE CARTEIRA ASSINADA HÁ VINTE E CINCO ANOS E RECEBIA INSALUBRIDADE,DEPOIS PASSEI A RECEBER PERICULOSIDADE DEVIDO A ÁREA ONDE PASSEI A TRABALHAR ONDE LIDÁVAMOS COM ALTAS TENSÕES E TAMBÉM ESTOU ATUALMENTE COM QUARENTA E SETE ANOS.

  66. Tânia Lebre
    08/01/2013 at 14:09 #

    Trabalhei por cinco anos e fui demitida, Contribuí durante este tempo, Estou com 62 anos.
    Posso pedir aposentadoria por idade ou tempo de contribuição?

  67. marcelo machado
    18/01/2013 at 12:17 #

    sou bipolar desde 14 anos agora tenho 37 anos tomo carbolitium depakote ,dalmadormee clonazepam ,trato com meu psiquiatrico 15 anos ,estou sofrendo muito com a angustia propus para ele se seria a ultima forma se aposentar por invalidez e ele concordou ele fazum laudo medico e fala quenao tenho + capacidade laborativa para atividades isso è possivel

  68. germana gege
    30/01/2013 at 1:05 #

    Gostaria de saber se a pessoa q teve um infarto e fez um cateterismo e angioplastia pode se aposentar por invalidez?

  69. jonas
    01/02/2013 at 13:13 #

    Aposentei em 2009 por tempo de contribuição,e em 2011 sofri um acidente de moto vindo a perder a parte da tibia (1/3)distal.
    Estou pensando entrar com a tranformação em aposentadoria por invalidez,sera que há chances?
    Entrei com pedido da protese no inss.

  70. 05/02/2013 at 10:21 #

    estou fazendo 7 anos de auxilio, e fiz trez cirurgia na coluna lombar, mesmo assim sou debilitado devido a diabete. a perita pediu pericia no detram e o mesmo retirou minha CNH, alegando incapacidade de retornar ao trabalho. mesmo assim o INSS não me concede a aposentadoria. como fazer para conceguir esse beneficio?

  71. 10/02/2013 at 17:09 #

    OLHA, GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO AFASTADO DOS SERVIÇOS PARA TER DIREITO A APOSENTADORIA, ESTOU A MAIS DE 1 ANO E 3 MESES DE LICENÇA MÉDICA. TRABALHAVA NO SERVIÇO PÚBLICO ESTADUAL, ENTREI DE LICENÇA MÉDICA POR TER UM TREMOR NA MAO CHAMADO TREMOR ESSENCIALGRAVE SEGUNDO O NEROLOGISTA QUE TRATO COM ELE É INRREVERSIVEL ESSA DOENÇA. FUI ENCAMINHADO PARA A REABILITAÇÃO E ATÉ AGORA NADA DE DECISÃO, A PRÓPRIA REABILITAÇÃO ME MANDOU ESPERAR EM CASA A DECISÃO E ATÉ AGORA NADA DE DECISÃO, GOSTARIA DE SABER PORQUE DESSA DEMORA, JÁ QUE OS LAUDOS QUE ENCAMINHEI TODOS TRATAM COMO PATOLOGIA DEGENERATIVA DA FAMÍLIA DO PARKISIONISMO. E TAMBÉM GOSTARIA DE SBER SE CASO APOSENTAR NA CONDIÇÃO DE EX- SERVIDOR PÚBLICO JÁ QUE QUANDO ESTAVA DE LICENÇA PEDI EXONERAÇÃO DO CARGO, SE MEU CASO É TRATO NA CONDIÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO.

  72. 17/02/2013 at 0:38 #

    Ola! Meu nome é Gustavo e gostaria de uma orientação, tem oito meses que eu sofri um acidente de moto, eu trabalhava como vigilante e tinha acabado de sair da empresa, concegui o benefício mesmo assim, do acidente eu quebrei o cotovelo, duas costelas e tive fraturas na coluna da C4 até a L2, sendo que tive esmagamento das vertebras T10 e T11, por DEUS eu não fiquei paraplégico, pois minha medula ficou intacta, mas o porem é que meu braço ficou torto (não estica e nem dobra tudo) e minha coluna tive que colocar 6 proteses fixas (nas vertebras), ganhei tambem uma cifose e uma lordose, perdi movimento do tronco, não posso me abaixar, não concigo ficar muito tempo em pé ou sentado, a dor é muito forte e preciso me deitar logo, nessas condições não acredito que posso voltar a trabalhar, será que eu me aposento?

  73. 20/02/2013 at 22:34 #

    Óla, meu nome é Reginaldo Gomes , sou aposentado p/ invalidez , tenho 2 filhos um de10 anos eoutra de 6 ,ganho apenas um salario minimo e gostaria de saber se tenho direito ao salario familia

  74. carlos antonio do lago
    25/02/2013 at 16:44 #

    Gostaria de saber se o inss substituiu médicos por vidente? eu sofri dois avcs(derrame) e fiquei inutilizado dos membros direito (braço e perna) a visão direita perdi 60% e o Dr Bruno gil de Carvalho Lima, me avaliou mandou eu trabalhar, só quie após tanto tempo duente e desempregado eu acho que o Dr vai me empregar na casa dele, ai vou levar as contas de àgua de energia,emprestimo da CEF, em fim meus amigos até hoje para não passar fome os irmãos da igreja tem feito vaquinhas para me ajudar. Eu preciso que oinss mande uma assistente social em minha casa pra fazer uma real avaliação e me devolver os meus direitos, não tenho como trabalhar, vc empregaria um homem de cinquenta anos e sem movimentos em seus membros?me ajudem.

  75. 19/09/2013 at 11:21 #

    Quero saber se eu posso fazer emprestimo sou aposentado por invalidez…. vai fazer tres mes agora. Eu queria saber se tem esse negocio de carrecia e ate que dia. eu posso faze. mim mande a respostar . que eu fiz a primeira ir foi negada pela dataprev. QUERO SABER DA RESPOSTA MIM MANDER.

  76. Paulo
    19/09/2013 at 18:10 #

    Trabalho a 25 anos como mecânico de manutenção, no momento estou sofrendo fortes dores na coluna segundo o Médico é “Lombalgia”, mas já faz mais de 5 meses que estou tomando medicamentos e não melhora. A pergunta é qual o procedimento para aposentadoria por invalidez.

  77. 23/09/2013 at 11:58 #

    ola parabens pela pagina , gostaria de saber sobre meus direito a aposentadoria já que perdi minha perna no trabalho sou motorista de ambulancia oq posso pleitear junto ao inss , grato fiquem com deus

  78. mirian de sousa
    24/09/2013 at 13:55 #

    EU gostaria de saber quando uma pessoa é aposentada por invalidez e morre se a esposa tem algum direito ao beneficio mais o aposentado tem a carteira de trabalho assinada mas é aposentado por validez e não por tempo de serviço?

  79. mirian de sousa
    24/09/2013 at 14:18 #

    por favor responde a minha pergunta, tenham uma boa tarde e fiquem co m deus.

  80. maria aparecida de oliveira lima
    25/09/2013 at 17:10 #

    eu em 2011 fis uma sirugia de mama estive um cançêr de mama faso tratamento no hospital IBCC ate hoje estou afastada do meu serviço porque nao tenho condisâo de trabalhar perdi toda foça do braço eestive pericia medica dia24 -09 20013 e a medica me negou o beneficio eeu nao tenho condiçâ0 de retorna ao trabalho que meu medico nao c me deixa trabalhar eu trabalho de higiene limpesa no H.m. Sâo cristovâo na mooca e um serviso muito pesado e eu estou sem receber nada agendei outra pericia ainda pra o mes 11 de 10013
    e ai quem vai me da de come e pagar minha divida quero uma resposta sempre trabalhei e hoje me vejo sem meus direito se ue podese setivese condisâo eu estava trbalhando

  81. gildelaine andrade da silva
    04/10/2013 at 12:43 #

    sofri um acidente de trabalho fraturei o joelho desde então não consigo mais trabalha pois gerou uma doença há osteomelite já passo por isso a 5 anos desde então venho fazendo pericia, no ano passado consegui 1 ano direto, porem continuo em tratamento pois a degeneração do joelho e constante fora as dores como faço para me aposentar, pois os médicos dizem que para melhorar e só com uma colocação de prótese, mas tenho 30 anos isso só ocorrera após no mínimo aos 45 anos o que fazer?
    aguardo resposta.

  82. claúdia
    12/10/2013 at 13:43 #

    A dois anos sofri um acidente no percurso do serviço estou no INSS e vou ter que aposentar por invalidez tive uma perda de 70% da perna direita estou protegida pela CAT e gostaria de saber quais são os meus direitos perante a firma onde trabalhava

  83. Regina Celia Estevam
    14/10/2013 at 14:16 #

    Boa tarde
    Meu nome é Regina, tenho 64 anos, 10 anos de contribuição, mas depois por problemas particularaes, tive que largar meu emprego, a mais ou menos 3 anos fiz uma cirurgia para retirar um Mixoma no coração e gostaria de saber se tenho direito d me aposentar?
    aguardo retorno, muito obrigada

  84. 18/10/2013 at 14:35 #

    ola gostaria de saber se eu tenho direto a um beneficio por doença e incapacidade de trabalhar,pois peso 270 kilos sou doente e obesa grau 3 e nao tenho mais condiçoes de trabalhar e nem andar pois sou hipertença e obesa,fiquei assim depois que comecei a trabalhar….ja paguei 12 meses o inss de contribuiçao.me ajude bjs

  85. 20/10/2013 at 16:22 #

    Eu sofri um assalto e o assaltante cortou meu dedo polegar
    E 3 tendões fiz serugia eu sou canhoto .
    Então mmesmo com o tratamento eu não consigo trabalhar
    Não aguento pegar muito peso sera que mi aposentar ?

  86. 26/10/2013 at 15:23 #

    passei por duas cirugia no punho direito nao voltando a ter todos os movimentos o medico descreveu uma perda de 25 por cento dos movimentos , mais acho que possa ser mais ,, teria direito a aposentadoria por invalides e qual os meus direitos no seguro da empresa.. obrigado

  87. 05/11/2013 at 21:45 #

    ola
    sou convulsiva desde os 6 anos apos uma menigite que me deixou sequelas,omo uma veia seca no cerebro do lado direito
    apos 30 anos me deu depressao porem nao cuidei achei bobeira,hoje com 39 anos faço tratamento com psiquiatra e o mesmo diagnosticou transtorno de personalidade bordelaine
    estou tomando uma series de remedios
    o edico esta querendo me aposentar,apesar com 21 anos o medico queria mas fiquei com vegonha por ser por invalidez, mas agora piorou entao sera que consigo me aposentar?
    aguardo resposta

  88. antonio Carlos
    06/11/2013 at 2:23 #

    Tenho 28 anos e acabei de ter o braço amputado devido a um tumor maligno queria saber se tenho direito a aposentadoria e de quanto seria minha aposentadoria to na perícia antes estava de carteira assinada quais são meus direitos e quanto a meu tempo de trabalho

  89. sil
    07/11/2013 at 14:19 #

    oiii tenho vinte anos nao passei por medico mas acho que sou meio insane pois sofro muito com meus problemas.As.Veses olho paa o teto e vejo ele andando igual onda as veses caindo e nao consigo sai na rua sozinha pra nada se estou soznha na rua fico sentindo que o chao se mexe fico sem equilibrio vejo vultos.Sera que preciso de medico

  90. sil
    07/11/2013 at 14:27 #

    oi tenho vinte anos vejo vultos nao consigo sair sozinha sinto o teto caindo o chao se mover vejo vultos isso atrapalhA muito mnha vida.Sera que preciso de medico?

  91. paulo
    09/11/2013 at 19:20 #

    eu tenho esquizofrenia nao indentificada nao tomo remedio pois o meu psiquiatra nao deu eu posso tirar a minha aposentadoria e tirar a minha cnh

  92. 23/11/2013 at 8:50 #

    tive um acidente e fiquei com escoliose posso me aposentar?

  93. 26/11/2013 at 20:02 #

    tenho diabetes desde vinte anos , hj tenho 41anos desenvolvi neuropatia diabetica nas pernas sofro muito com dores esta atrapalhando eu trabalhar ,quero saber se tenho direito a aposentadoria fui resgistrada em 1996. Obrigada pela atenção

  94. 20/02/2014 at 14:36 #

    tem como mudar aposentadoria (validez por idade) si você era aposentada por validez e agora já passou da idade de aposentadoria

  95. jocimar de moura lemos
    10/03/2014 at 17:33 #

    boa tarde estou encostado pelo aucilio doenca a 8 anos como devo faser para me aposentar

  96. jocimar de moura lemos
    10/03/2014 at 17:48 #

    boa tarde estou encostado pelo aucilio doenca a 8 anos com 2 ernes de disco como devo faser para me aposentar

  97. sydney
    18/03/2014 at 11:35 #

    gostaria de saber os dois joelhos com ferro se aposenta obg tenho os dois joelhos operado de ligamento e menisco

  98. Ederson
    19/03/2014 at 15:19 #

    Gostaria de saber o seguinte: Meu pai contribuiu por 19 anos, depois foi trabalhar de forma autônoma e deixou de contribuir, porém agora ele não tem condições de exercer sua profissão de pedreiro devido poblemas de coluna. Nesse caso é possível entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez?

  99. marcos antonio de aguiar
    27/03/2014 at 14:13 #

    sinto muitas dores nas costa e não consigo trabalhar.pois tenho direito no aposento por invalidez?

  100. telma
    28/03/2014 at 17:01 #

    por favor gostaria de saber se posso me aposentar por invalidez, tenho escoliose, artrose na coluna, trabalho registrada ha 2 anos, sinto muitas dores…

  101. claudio rogerio borba
    29/03/2014 at 16:10 #

    oi boa tarde! gostaria de saber se tem como aposentar minha sogra ela trabalhou com carteira assinada no ano de 1982 a 1987 de la para cá nao trabalhou mais ela tem 54 anos, sofre de depressao,sindrome do panico a mais de 5 anos tem como aposentar ela por invalidez ou outra forma, pois ela tem uma vida muito dificil sofre muito;desde já sou muito grato.

  102. Rodrigo
    10/04/2014 at 21:34 #

    boa noite.

    meu nome e rodrigo sofri acidente acidente na empresa onde trabalho esmagamento multiplos do punho direito,sou destro .foi feito ressonancia magnetica ,lesoes focais do nervo mediano , dos tendoes flexor ulnar do carpo e flexor radial do carpo ,em seus segmentos proximais ao retinaculo dos flexores ,sinovite intercapais ,discreta distensoes inframatoria da bainha 2 compartimento extensor.

    Eletroneuromiografia de mmss.

    resposta nao obtidas em mediano|( 2e3 dedos|).
    resposta nao obtidas em mediano e ulnar a direira.
    estudo das ondas f- resposta nao obtidas a direita em nervos ulnares.
    com quadro de monoreupatia multipla sensitivo motora de caracter axonal envolvenvendo nervo mediano e ulnar a direita ao nivel do punho con sinais de degeneracao gostaria de saber se aposenta

Comente