INSS Recadastramento 2024
Recadastramento INSS
A ação de recadastramento do INSS surgiu em 2024, para todos os beneficiários que recebem através de cartão magnético, conta corrente ou poupança, essa foi a forma que o Instituto encontrou para manter atualizados os dados do beneficiário.
O objetivo do INSS é que, em todos os anos, haja essa atualização de cadastro, a fim de que seja assegurado que o benefício está sendo entregue a quem tem direito. Chama-se comprovação de vida INSS essa atualização, serve para coibir fraudes e evitar danos ao órgão.
Prazo para prova de vida INSS
É dado um prazo parar que os segurados compareçam ao Instituto a fim de realizar o recadastramento INSS. Quem não puder comparecer no prazo, pode enviar um procurador para representa-lo legalmente e fazer a prova de vida. Usar um procurador também é uma saída para quem mora no exterior.
O que acontece se eu não fizer o recadastramento?
O Benefício das pessoas que não fizerem a prova de vida INSS corre o risco de ter o pagamento suspenso ou bloqueado. Caso o pensionista não faça a prova de vida INSS o mês de aniversário de recebimento, o sistema automaticamente suspende o pagamento até que tudo seja regularizado.
Recadastramento pensionista INSS
O principal objetivo do INSS é garantir o pagamento dos aposentados e pensionistas, para isso, vem fazendo atualizações e aperfeiçoando o sistema de análise das informações, assim concedendo o benefício especificamente para quem tem direito.
Se você ainda não recebeu nenhuma notificação para recadastramento INSS, procure o órgão e veja como está a sua situação, não corra risco de ficar sem o benefício.
Como fazer a prova de vida INSS
Comparecendo pessoalmente ou por meio de procuradores nas agências do INSS. Caso haja o mínimo de suspeita com relação à veracidade dos documentos e dados fornecidos, o INSS pode solicitar o comparecimento do beneficiário à agência mais próxima a ele e assim, investigar as informações passadas.
Cartas e diário Oficial INSS
A primeira chamada para a prova de vida INSS foi realizada através de carta, entretanto, vários endereços desatualizados impediram os recebimentos.
Assim, a convocação se fez por meio de publicação no Diário Oficial da União na data de 01 de agosto de 2024. No Diário Oficial, você tem uma ferramenta de busca que pode ser utilizada para facilitar a encontrar seu nome na lista.
Prova de vida INSS Banco do Brasil
Os bancos deverão fazer por si mesmos a apuração da prova de vida INSS, a maioria dos bancos já começou a fazer o recadastramento, como Banco do Brasil,Itaú, Bradesco, entre outros.
Grupo especial de recadastramento
De modo a resolver algumas questões, como o de pensionistas e aposentados que recebem por meio de um procurador, foi criado um grupo especial que será atendido até o início do próximo ano.
Neste período, serão convocados apenas aqueles beneficiários que estão com dados inconsistentes no sistema. Assim, com o recadastramento INSS, poderão corrigir e atualizar as suas informações.
Você pode consultar sua situação cadastral no portal eSocial.
Prova de vida INSS
Não deixe para a última hora, se houver algum dado que você precise atualizar ou corrigir, o sistema não gira, e fica parado até que você corrija, sendo assim, pode demorar demais e você ter o benefício INSS bloqueado até que tudo se regularize. Fique bem atento!
Biometria INSS
Aqueles que ainda não tem a biometria INSS cadastrada, oportunamente, serão convocados para fazê-la junto ao Instituto de identificação de seu Estado. Assim, acontece a integração e a modernização dos procedimentos.
Visita domiciliar na prova de vida do INSS 2024
Para atender a todos de uma forma igualitária, aquele beneficiário que não pode se locomover por motivo de doença ou dificuldade, pode ligar para o número INSS 0800-643-0037 e solicitar uma visita social a fim de fazer o recadastramento dele.
Esta visita somente poderá ser marcada, quando corrigidos os apontamentos no eSocial. Você também pode ligar neste número para verificar sua situação e tomar nota do que deve fazer.
Sendo a visita agendada, você não terá o benefício INSS suspenso ou cancelado, uma vez que as visitas ocorrerão posteriormente ao prazo e com devido aviso prévio, não importa quanto tempo ela demore para acontecer, o pagamento não sofrerá bloqueio.
Pessoas com mais de 80 (oitenta) anos que não tenham procuradores, podem solicitar a visita domiciliar, sem ter que provar o seu estado de saúde.
Prova de Vida INSS
Os beneficiários são convocados à provar vida INSS, ajustando todo o cadastro caso haja divergências, e renovam a senha do banco. Todos os aposentados, pensionistas e demais segurados do INSS devem fazê-lo, pessoalmente ou por meio de procuradores. São necessários documentos como: Documento de identificação com foto. A validação pode ser feita em qualquer agência do banco onde é correntista, caso não o faça, o beneficiário corre o risco de ter seu pagamento suspenso.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Estou tentando fazer o recadastramewnto desde o fim de abril, já fui duas vezes no Bradesco e não consegui ,o que fazer? posso ir ao inss?
Estou tentando entrar no sistema para consultar meu extrato de pagamento e não consigo, quero tirar o extrato anual para imposto de renda e também não consigui.