Contribuinte Individual e Facultativo 2024
INSS Contribuinte Individual e Facultativo
Se você não é assalariado via CLT, veja como pode contribuir com o INSS e garantir sua aposentadoria no futuro. Entenda as diferenças entre um Contribuinte Individual e facultativo.
Além dos trabalhadores registrados e de carteira assinada que contribuem obrigatoriamente com o INSS, existem outros tipos de contribuições que a previdência social aceita, como é o caso do Contribuinte Individual e Facultativo. Vamos ver mais detalhes sobre esse dois tipos de contribuições o individual e facultativo.
Para a maioria da população que trabalha em regime CLT, com carteira assinada, não existe uma grande preocupação e cuidado com a contribuição ao INSS, já que, a empresa onde trabalha desconta mensalmente do seu salário, e essa mensalidade é destinada ao INSS para que possa aposentar-se no futuro.
Já existem pessoas que precisam mensalmente estar realizando esta contribuição por elas mesmas, ou pelos seus contadores. Estas pessoas são aquelas que não possuem uma renda mensal fixa, que não trabalham com carteira assinada, mas que exercem alguma atividade e são remuneradas com isso.
É este público que se subdivide em dois tipos: o Contribuinte Individual e o Contribuinte Facultativo. Como não existe uma empresa que se encarregue de realizar o deposito do valor para o INSS, eles precisam fazer esta contribuição de outra forma, para que possam garantir sua aposentadoria. Um dos benefícios deste público é que os mesmos não possuem muitas regras sobre mínimos e máximos de valores para contribuição, apenas precisam estar de acordo com as regras impostas pela previdência social, e tentar fazer esta contribuição todos os meses, assim como elas são realizadas para os contribuintes em regime de carteira assinada.
Quem é o Contribuinte individual?
A categoria Contribuinte individual do INSS é a categoria em que estão aquelas pessoas chamadas de autônomas, ou seja, que trabalham por conta própria, assim como trabalhadores que prestam serviços eventuais para empresas, não possuindo assim um vínculo de emprego oficial. Os contribuintes individuais também são, entre outros, os motoristas de táxi, os sacerdotes, os pintores, os vendedores ambulantes, as diaristas, os eletricistas, os síndicos renumerados, os trabalhadores associados às cooperativas de trabalho, etc.
Quem é o Segurado facultativo?
A categoria Segurado facultativo do INSS é a categoria em que estão aquelas pessoas com idade maior que 16 anos e que não possuem uma renda própria, mas escolhem contribuir, de acordo com as exigências, com a Previdência Social. Os segurados facultativos são: os estudantes, as donas-de-casa, os síndicos de condomínio que estão na categoria não-remunerados, os estudantes bolsistas, os desempregados, além dos presidiários não-remunerados.
Tanto o contribuinte individual quanto o facultativo devem estar filiados devidamente ao Regime Geral de Previdência Social. A contribuição do contribuinte individual e facultativo é de 20% sobre o salário-de-contribuição. Além disso, o contribuinte individual tem a obrigação de complementar, diretamente, o valor da contribuição caso as renumerações do mês for inferior ao valor mínimo do salário-de-contribuição mensal.
O salário-de-contribuição para o contribuinte individual é a sua remuneração pela empresa em que trabalhou ou pelo exercício de sua atividade por conta própria. Já para o segurado facultativo, o salário-de-contribuição é o valor declarado por ele, durante o mês, tendo como observação os limites mínimo e máximo do salário-de-contribuição.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Ola,
Sou aposentado por tempo de contribuição e gostaria de voltar ao mercado de trabalho como AUTONOMO; Vale minha inscrição no inss como aposentado?;
devo me cadastrar NOVAMENTE ? SE SIM como facultativo ou individual? posso contribuir, via carne, pelo minimo uma vez que NADA mais me sera acrescentado?
Como agir na emissão do RPA?
Agradeceria rapido retorno, para aceitar, ou não, proposta pendente
Grato
Pago meu carnê GPS com código 1007, eu preciso recolher 13º também? e se poderei me aposentar com 35 anos de contribuição?
Boa tarde, tenho 37 anos tenho 15 anos de contribuição INSS pela CTPS, sou ex-bancaria, e faz um ano que estou desempregada, gostaria de continuar contribuindo com INSS para poder aposentar por tempo de serviço, qual o código de recolhimento que devo usar? Com quanto devo contribuir para me aposentar com um valor acima de 4 salários? Preciso fazer uma inscrição? Se sim, a partir de quando devo começar a recolher?
saber sobre seguro de acidente de trabalho tivemos falacimento de operario qual o procedimento
Boa tarde,
Sou um contribuinte contribuinte individual, sendo que estou recebendo o auxílio maternidade e gostaria de saber se continuo a pagar o inss ou paro enquanto estou recebendo o auxílio maternidade.
obg.
Wanessa Alves
Tenho 49 anos e tenho numero do NIT desde 1984, porém não tenho mais carteira profissional, voltei a contribuir como autônoma em janeiro de 2024 no código de pagamento do GPS 1163. Quantas contribuições terei que prestar até adquirir a aposentadoria pois não consigo mais trabalhar por motivos de depressão já que me trato com psicóloga e psiquiatra há nove anos?
como eu devo fazer para saber se á instituição voluntária está realmente contribuindo no inss, uma vez que , eu passei a ser voluntário, pegaram meus dados e o carne inss, tem como consultar atravéz do site
Bom dia ,
Sou dona de casa , e neste últimos anos não paguei inss , mas sempre fui registrada e agora preciso fazer um tratamento de 1 ano como faço para ter ajuda financeira do governo .
quero agenda …para essa semana..pois esta dificil esse valor e também corrigi um erro no banco na hora de efetuar o pagamento..brigada fatima..
quero agenda no inss para solução como pagar 26 , ooo cendo que eu pago 59,00 reais !!o meu tempo é pouco. por isso seria mais facil..
quero saber com faço para marca uma visita no nss !!!!pois quero estou pagando 59,00 reais,e quero pagar o valor da nova lei de 26,00 reais sou altonima..quero marca urgente..brigada.
Bom dia, por favor gostaria de saber como faço para continuar pagando meu INSS, pois sou autônomo e paguei um certo tempo, mas devido as condições financeiras não paguei mais……..Gostaria de uma ajuda de como devo proceder……….
Tenho 57 anos e trabalho com carteira assinada, eu posso pagar INSS paralelo com carne com facultativo?, ouvi dizer que melhorar o valor da aposentadoria, isto é possível?
Grato
Não, José. Só pode ser facultativo aquele que não é obrigatório.
boa tarde, estou morando fora do pais no momento, mas pago o inss facultativo com o valor de 126,00 com o cod 1406, e começou a ficar pesado no bolso, sei que tem como pagar menos pois nao trabalho e nao tenho ninguem pra ir pessoalmente pra mudar o codigo . se pelo menos o valor que pago me garantisse aposentadoria superior a um salario ainda nao era mal. Mas me parece que é só um salario. Como posso resolver essa questao. qual codigo posso colocar para pagar so os 5% do salario minimo, ja que no final das contas so receberei o salario minimo? Agradeço se responder.
Sou contribuinte autonomo, contribui por 15 anos, requeri aposentadoria por idade,, paguei 11 % sobre o salario minimo desde julho de 2007, porém o INSS ao analizar meu pedido, indeferiu o beneficio, por motivo – FALTA PERIODO DE CARENCIA, porque eu deixei de pagar 20 % apartir de julho/2007 e ainda porque já sou aposentado pelo estado. Pergunta: está correta essa justificativa?
.
Pois na minha convicção pela L. C. 123/2006, poder-se-ia recolher na alíquota de 11% para fazer jus a aposentadoria de um salário minimo, a partir de 04/2007.
Gostaria de receber maiores esclarecimentos, antes de pagar a complementação de 9 %, exigido pelo INSS.
quero saber como ficou o meu benefisio
quero saber se tem um prazo definido para mim reseber os atrazados
Olá, eu gostaria de saber se sendo registrada em carteira, poderia estar pagando o carne do INSS para complementar a renda para no futuro ter uma aposentadoria melhor. Isso seria possível ou seria jogar dinheiro fora?
Traballho para cooperativa de trabalho cidade alta-coopercial,eu tenho os pro-labores de fevereiro a julho de 2024 só que eles pararam de mandar o pro-labore,como faço para saber se eles estão pagando o INSS?
Prezados, fui diagnosticada com Cancer de Mama e a cirurgia esta agendada para dia 09/11, SUS, estou desempregada desde Abril de 2024, tendo recebido auxilio-doença por acidente de trajeto de Novembro a Maio de 2024. Meu desligamento da empresa onde me acidentei foi atraves de pedido de demissao. Tenho muitos anos de contribuiçao mas, estou desempregada desde 04/2024. Estou confusa pois me falaram que ha o Auxilio doença para pessoas com cancer, entretanto, tambem fui informada que para ter direito ao auxilio para cancer eu teria que voltar a contribuir por NO MINIMO 6 meses. Isso esta correto?
Preciso de uma informação: eu estou recebendo o auxilio doença, e recebi a ultima parcela no dia 06/02/2024.Como devo fazer o pagamento da proxima mensalidade do meu carnê? Ou seja como e quando começa a contar denovo o mes para q eu possa pagar novamente a mensalidade, visto que quando se está recebendo o auxilio doença, vc não pode contribuir. Quando devo pagar a próxima contribuição? Obrigado
Bom dia, gostaria de saber se eu sendo já aposentado, e trabalhando como autônomo, posso continuar pagando o INSS como simplificado de 11% pelo carne GPS ?
aguardo resposta, desde já agradeço.
grato
Luiz
Olá, meu pai paga o INSS como trabalhador individual e com o ajuste de 20% para 11%, ele optou por continuar a pagar o valor de 20%. Gostaria de saber se ele será beneficiado por essa quantia a mais ou o beneficio será o mesmo de quem paga 11%? Gostaria de esclarecimento.
Não consigo colocar o numero do titulo para fazer o cadastramento do contribuinte indidual como faço
O salário mínimo aumentou neste mês, como faço o cálculo, eu pago em cima de 2 salários. Obrigada Lélia
Bom dia,
Gostaria de esclarecer se e possivel efetuar o pagamento da minha contribuicao do INSS diretamente de uma conta bancaria. No meu caso Caixa Economica.
Obrigada
Vou morar no exterior por 2 anos e gostaria de contribuir voluntariamente no INSS. Isso é possível através do modulo Contribuinte Facultativo?
Obrigada
Eu pago o carne do INSS (GPS) código 1406, acabei de arrumar emprego, como devo proceder com o carnê ? Devo simplesmente parar de pagar? E se eu decidir continuar a pagar isso irá ajudar no cálculo do meu beneficio quando se aposentar?
Obrigado
Deverá ser agendado através do número 135 da Previdência o serviço de alteração cadastral, onde você deverá informar que passou da categoria facultativa para o regime empregado. Sem esse procedimento, a Previdência irá considerar que os períodos não recolhidos com o código 1406 está em aberto.
recebi uma fatura de 298,50 de contribuiçao Associativa,pagamento facultativo,nos termos do artigo 5 inciso xv||,xx e artigo 8 da constituiçao federal.sou obrigada a pagar?oque e isso?
fiz a incrição e gostaria de saber como faço para pagar o inns!
Boa Tarde!
Sou diarista e gostaria de saber se posso contribuir com INSS. Caso positivo, até que valor?
Obrigada
Regina
boa tarde sou diarista como faço para pagar minha aposentadoria privada?
Gostaria de corrigir o valor que pago como contribuinte facultativo quando o salario sobe sem ir ao INSS. O valor e debitado em minha conta no BB mas sempre que o valor do salario sobe nao consigo acertar o valor correto a ser debitado em minha conta pela internet. Como devo fazer, ja tentei de tudo no site?
Obrigada
Gostaria de corrigir o valor que pago como contribuinte facultativo quando o salario sobe sem ir ao INSS. O valor e debitado em minha conta no Itau
mas sempre que o valor do salario sobe nao consigo acertar o valor correto a ser debitado em minha conta pela internet. Como devo fazer, ja tentei de tudo no site?
Obrigado
Também não consegui nenhuma informação no site do INSS nem da Receita. Liguei para o 135 e me informaram que é necessário procurar uma agência da Previdência para corrigir o problema.
Boa tarde!
Estou grávida, trabalho de carteira assinada e, também, pago GPS avulso. Neste caso tenho direito à receber dois salários maternidade quando meu filho nascer?
Obrigada!
Você está fazendo errado. Quem tem carteira assinada não pode ser facultativo.
Estou com meu carne atrasado a um mês.como faço pra pagar esse mês,e o código de pagamento
Estou desempregada ha 2 anos e quero pagar meu INSS. Como faço? também gostaria de saber como faço para ver quanto tempo tenho de contribuição e se já posso solicitar aposentadoria proporcional
grata
Boa tarde!
Pelo que li acima sou uma Segurada Facultativa. Eu fui demitida sem justa-causa há 2 semanas e estou trabalhando em uma associação ( sem carteira assinada). Gostaria de saber como devo proceder para pagar o meu INSS.
Desde já agradeço o pronto atendimento.
Sds, Márcia Santos.
PORQUE O INSS NAO ME CONSEDE O BENEFICIO SABENDO QUE QUE TENHO UMA DOENÇA DEGENERATIVA A MAIS DE 12 ANOS SEM PODER TRABALHAR
SABER RESULTADO DA PERICIA
Olá… gostaria de saber o seguinte: minha mãe já foi contribuinte como domestica em 16 meses… agora quero inscreve-la na categoria de ” cont Facultativa” e ela esta com 48 anos? Como faço? uma nova inscrição no site do INSS ou os dados iniciais ja estaram cadastrados…como faço?
att
eu trabalhei em uma empresa 1 ano, quando compleitei 1ano e 2 meses que sai comecein a paga meu inss por conta propria, e agora descobri que estou gravida, eu tenho direito a licensa de maternidade?
Bom dia,
gostaria de saber como faço para pagar meu inss; sendo eu uma dona de casa?
gostaria de saber como faço para continuar pagando o meu inss ja que no momento estou desempregada?