Pensão por Morte Urbana 2024
Pensão por Morte Urbana INSS
Já ouviu falar sobre o benefício pensão por morte do INSS? Saiba do que se trata e que é inclusive devida por morte urbana. A seguir saiba mais detalhes sobre o benefício e quem tem direito de receber pensão por morte urbana.
A pensão por morte é o benefício do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e que é devida aos dependentes do segurado da Previdência social e como o nome diz, mediante a morte do segurado. Segundo o regulamento da previdência são dependentes legais do segurado para receber a pensão por morte INSS: grupo 1: companheiro (a), cônjuge, filho não emancipado de até 21 anos ou filho inválido de qualquer idade; grupo 2: os pais; e grupo 3: irmão não emancipado de até 21 anos e com deficiência de qualquer idade. No caso de ter dependentes de um grupo, no caso se companheiro (a) e filhos estes tem prioridade e não caso de não haver estes, segue como prioritário o segundo grupo e assim sucessivamente. Estes dependentes devem comprovar junto ao INSS que dependiam do segurado que faleceu.
Quem tem direito a Pensão por Morte?
Para que os dependentes tenham acesso a pensão por morte urbana do INSS o segurado não tem carência mínima, ou seja, não é exigida contribuição mínima para que os dependentes tenham direito ao benefício. Mas, na data do óbito o contribuinte precisava estar contribuindo para a Previdência Social ou ter pelo menos qualidade de segurado. Para que os dependentes possa ter acesso ao benefício devem levar ao INSS alguns documentos do beneficiário: número de identificação do trabalhador (NIT), PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico; cadastro de pessoa física (CPF), Documento de identificação (que pode ser carteira de identidade e ou carteira de trabalho e previdência social) e certidão de óbito. Tem ainda a documentação complementar: no caso de trabalhador avulso (certificado do sindicato de trabalhadores avulsos ou órgão constante de mão de obra), contribuinte individual (registro de firma individual, contrato social e alterações contratuais e atas das assembleias gerais (no caso de empresários); trabalhador rural no caso documentos de comprovação do exercício de atividade rural). Já os dependentes precisam levar documentação ao INSS para receber o benefício junto aos documentos do contribuinte que devem ser consultadas no site da previdência social ou ligar para o número 135.
No caso da pensão por morte esta também é devida por morte urbana, no caso dos trabalhadores que exerciam atividade urbana. A pensão por morte pode ser acumulada ainda com outros benefícios: como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário maternidade, seguro desemprego e ainda pensão por cônjuge ou companheiro em óbito ocorrido anterior a 29/04/1995. Maiores informações, consulte o site da Previdência Social.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
fui no fórum e tirei um mandado de averbação, que sai como separação consensual – dissolução, se chama “certidão de objeto de fé”
Ola tenho uma pergunta meu esposo faleceu tenho 4 filhos menores de idade mas ele estava um ano desepregada sera consigo uma pensão para meus filhos
Eu tenho irmâ doente mental ele recebe a pensâo por morte da nossa mae pra lea sendo minha unica irmâ e nâo tem nunhum irmâo no brasil, pois eu moro no exterior ela morando comingo continua tendo direit? ou deve morar no Brasil para nâo perder a pensâo?
obrigada maria
Minha mãe faleceu no dia 145\14, tenho uma irmã de 12 anos que era dependente dela, mas, minha mãe vai fazer 1 anos que estava desempregada dia 317. Nós irmãos moramos todos juntos aqui na casa da minha mãe e cuidamos da minha irmã menor, o pai esta desaparecido há 7 anos não temos contato algum com ele. Sera que conseguimos da entrada ao beneficio dela mesmo não tendo a guarda.
recebo pencão por morte do meu pai, ja tenho 20 anos, nao estou trabalhando, e estou fazendo faculdade, gostaria de saber se eu comprovar que estou fazendo faculdade eu tenho direito de receber ate os 24 anos.
Obg noemia
Olá, hoje fui ao INSS da minha cidade, com o agendamento por pensão urbana referente ao meu pai que faleceu há 2 meses, sou órfã de pai e mãe, vi em algumas pesquisas feitas pela internet que por esse motivo, irei receber até 10% a mais no valor a pensão de meu pai… Tenho 19 anos, sei que irei receber até completar a idade de 21 anos. Hoje a atendente do INSS de Jaú, não me deixou explicar que eu sou órfã de pai e mãe e disse que se eu quisesse ter o benefício de minha mãe era pra eu agendar outro dia, ela disse que iria pesquisar sobre os 10% a mais na pensão do meu pai, mas na verdade ela não me disse nada e também foi muito mal educada comigo e nem me deixou falar e perguntar nenhuma informação a ela, ela só me comunicou que a minha carta de dependente iria chegar até em 30 dias.
Agora estou na dúvida, irei receber todos os meus direitos corretamente?
O que devo fazer?
Olá, recebo pensão por morte do meu pai desde os 16 anos, e vou fazer 21 anos dia 30 de outubro 2024. Quero saber se eu estiver estudando, perco a pensão?
o que devo fazer para não perder o beneficio?
Obrigada.
a pensão por morte defasou muito tenho direito a uma recontagem, pois o meu marido contribuiu e qdo morreu em 1993 ja ia se aposentar por tempo de serviço
Sou aposentado por invalides previdenciária código 32 se eu morrer a minha esposa tem direito a receber o benefício
Ola, recebo pensão por morte do meu pai conforme o correto sei que minha pensão é até meus 21, porem me disseram que se eu estiver cursando faculdade essa mesma pensão se extende até os 24 anos… isso procede mesmo?
Me tirem essa dúvida se souberem, Obrigada!!!
oi casei em 2004 e me separei em 2009.
em 2010 ele veio a falecer então comecei a receber pensão po morte,eu e meu filho.
passado 3 anos me cortaram de titular e passei a ser representante.
devido a separação mais agora fui saber e no cartorio consta meu estadio civil como viuva.
isso quer dizer q então tenho o direito da minha pensão?
por favor tire minha duvida.
Queria tirá um dúvida, eu recebo pensão por morte e tenho 17 anos ,mais estou querendo me casar se eu me casar eu perderia a minha pensão?
meu esposo faleceu tem um mês, então dei entrada nos papeis para processo da pensão pra viúva, mas minha duvida e de que se devo dar baixa na carteira dele com o processo correndo
BOM DIA,VOU RELATAR O PROBLEMA DA MINHA MÃE.. MEU PAI FALECEU NO DIA 07/03/2024 E SÓ AGENDARAM A MINHA MÃE PARA O DIA 11/07/2024 QUE FOI COM TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DAR ENTRADA, ATÉ HOJE 18/12/2024 SÓ DÁ EM ANÁLISE, ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO,JA ESTÁ SOFRIDA PELA A PERDA DO MEU PAI E AINDA TEM QUE PASSAR POR ISSO.. GOSTARIA DE UMA RESPOSTA IMEDIATA.
Minha mãe teve um relacionamento estável com meu padrasto durante 8 anos, e desse relacionamento nasceu meu irmão, infelizmente meu padrasto faleceu, e minha mãe começou a receber pensão por morte.
Antes do meu padrasto ter um relacionamento com a minha mãe ele vivia com uma mulher onde foi casado, depois de 3 anos que ele faleceu essa mulher entrou na justiça para ter direito a pensão por morte.
Gostria de saber se ela tem direito.
Deixando bem claro que ele começou um relacionamento com a minha mãe depois que ele se separou, e fizeram papéis de União estável.
Boa noite!!
meu filho faleceu há 07 meses, somente agora tive condições de agendar atendimento na agencia INSS, esta pensão é vitalícia ?
grata.
Dou separada do meu ex a 7 anos nosso filho tem oito agora meu ex morreu mas nao tava com a carteira asinada temos direito a pensao?
Gostaria de saber; minha sobrinha ficou viuvá era casada no civil e ate essa data não recebe a pensão porque tem que comprovar,mas a mulher que ele ficou pouco tempo recebe desde o momento do falecimento. união estável como pode ser concubinato e valido para o INSS
fui esposa do nataniel como ele morreu sera que tenho direito de pensao tambem,temos um filho de nove anos ja vai fazee 9 mese que fiquei viuva. como posso estar adiquerinda a pensao pra mim
QUERO Saber se meu filho vai receber sua pensão desde a data que deu entrada no inss
pois o INSS entro de greve desde 28/07
Minha avó recebe a pensão por conta do marido dela, ele era concursado da polícia rodoviária federal e foi morto trabalhando.
e ja faz muitos anos que ela recebe e o beneficio não aumenta, várias pessoas ja nos informaram que se ela fosse atrás dos direitos dela, com certeza haveria mudanças
mas será mesmo?
alguma coisa está errada…
oi eu jaqueline meu ex marido faleceu deixou tres filho de cada um uma mae e uma delas ta com os documentos dele e nao quer entrega so tenho a segunda via do obito como eu faço para fazer a penssao do meu fiho que ela ja deu entreda na dela e o falecido era solteiro
Meu marido paga pensão de 3 filhos 23, 17 e 15, se ele morrer recebo pensão de morte e contínuo pagando as pensões?
Eu recebo a pensão por morte do pai dos meus filhos, nunca fui casada com ele so recebo por parte dos filhos, porque não consigo fazer um empréstimo consignado ? Posso saber porque?
PORQUE O DINHEIRO É DOS FILHOS E NAO SEU
porque você e representante legal dos seus filhos menores e não sendo a titular não pode efetuar empréstimos consignados.
eu casei com 15 anos com separasao de corpos ate eu fica com 16 anos eu sou de 1960 casei em1975 nos tevenos um filho que vei a obito com 4 nes depois nos separanos ele teve varias mulher eu tentei devocia mais ele dava pra tarzai foi fiquando nos sempre tinha contato por telefone em tao ele vei au obito com um acidente comfogo eu esperei entao ele morreu em uberlandia uma parente minha mora la tamben pegou a certidao de obito eu tinha um auxilo doença estava com um depresao horivel entao eu peguei uma nova certidao de casamento e a de obito fui no inss da minha cidade que e coromandel mg eu teve que da baixa no auxilio doença eu recebe 5 nes entao chegou um documento dezendo que a pensao ia ser devidida e eu teve que passa para ela o denheiro que eu tinha recebido passou um tempo ela entou querendo tudo eu arrunei uma adivogada e a audiença foi na minha cidade ela nao tem nada para comprova que morava com ele ela tem um filha mae solteira dezendo nos papes que ele gozava de boa saude entao nao tinha regestado a menina mais ela nao e filha dele adevogada dela vei min pregunta como ela conseguiu pega a metade eu responde que nao sabia pois sendo que ela arumou em uberlandia eu nao entende eu queria saber se ela tem este dereitos
em caso de morte de filho, a mãe tem direto a receber a pensão? Essa filha trabalhava registrada tinha 46 anos era solteira e morava com a mãe, e foi assassinada no ultimo dia 04/12, no caso de sim, qual será o procedimento.
Meu pai faleceu e a pensão ficou para duas menores de idade Sua mãe faleceu o o avó paterno ficou como tutor e ele veio a falecer o que temos que fazer para elas continuarem a receber a pensão ??
Boa tarde!!
Eu gostaria de saber si é legal uma mulher tem uma criança mais ela nunca conviveu com esta pessoa ela tem direito a este benefício, sendo que ele era solteiro?
Tem com estar fazendo alterações para mãe dele sendo que ela tem mais direito do que a outra que não conviveu com ele?
Desde já eu agradeço.Tenha uma ótima tarde
Recebo a pensão por morte, tenho 18 anos e ainda não trabalho. Se eu trabalhar com registro eu perco o beneficio.
eu recebo penssao por morte se eu trabalha fichada perco a penssa
Não perderá. Apenas com 21 anos de idade, independente de estar trabalhando ou não.
Você pode trabalhar normal Catherine de carteira assinada e tudo, vc esta recebendo pensão de outro contribuinte, não corre o risco de perder não, eu tbm recebo e já me informei no INSS sobre isso!!
Recebo pensão por morte de meu marido, se me casar novamente eu perco a pensão?
não perderá.
porém se caso seu atual esposo velha a falecer você não poderá acumula duas pensoes por morte
ola eu gostaria de saber se não recebo a pensão por morte com o novo salario porq a mina não aumentou nada
boa tarde,meu esposo iria completar 65 anos e entrou com pedido de aposentadoria por idade a qual foi indeferida por ele não ter 180 contribuição,então ele entrou com pedido do beneficio assistencial do governo.Ele faleceu em 2024 antes de receber esse beneficio,então eu entrei com pedido de pensão por morte que foi indeferido alegando que ele já havia solicitado esse beneficio.Temos 30 anos de união estável ele trabalhou 2 anos de carteira assinada e depois virou autônomo e contribuiu facultativo por vários anos,só que não estava mais contribuindo desde de 2024.Esse indeferimento do INSS esta correto
Bom dia, a minha mãe faleceu e recebia auxilio doença, Consigo transferir este beneficio para o meu pai que tambem é aposentado ?
Me divorciei acordo legal onde meu ex teria que manter minha casa durante um ano até ele construir em cima da minha casa, porém após 3 meses ele faleceu, eu recebo pensão?
gostaria de saber iquais documentos necessario para da entrada na aposentadoria pos morte sendo eu esposa com o documento de uniao estavel
Olá eu recebo pensão por morte de minha mãe e tenho 20 anos eu sei que se fazer faculdade tenho direito a mais alguns anos, mas eu estou estudando no 2 ano e fazendo curso tecnico será que eu comprovando que tou no curso e tal não aumenta algum tempo tbm. se sim como ?
Porque minha ppensão até agora dei entrada dia 16. 12 até agora não tive resposta do meu ddireito a pensão
oi gostaria de saber se tenho direito de fazer empréstimo consignado recebo pensão pos morte da minha filha e não sou casada cm ele por que
sou pensionista desde 1986, no inicio recebia até 2,43 salário …foram tirando, tirando ….agora recebo menos de 1 salário mínimo tá certo isso????
Tenho 65 anos e quero trabalhar até aos 79 quando da aposentadoria compulsória. Pergunto, é conveniente eu me aposentar por idade agora e continuar trabalhando? Grata
Cleia
Não estou conseguindo achar o requerimento para preencher solicitando agendamento para requerer pensão pela morte de meu companheiro. Como faço. Já liguei no 135, me informaram, mas não consigo enconrar este requerimento.
Agradeço a atenção. Obrigada