Pensão por morte

Pensão indenizatória por morte

pensao por morte Pensão por morte

A pensão por morte é mais um benefício do INSS, que é paga aos familiares e dependentes dos segurados que venham a falecer por motivo de doença ou acidente. Desta maneira a Previdência Social garante que os dependentes diretos do segurado não ficarão desprotegidos financeiramente com a perda do ente querido.

O benefício de pensão por morte é garantido a todas as classes de trabalhadores, e não é preciso ter período de carência para receber a pensão. Mas é necessário estar devidamente registrado como contribuinte da Previdência Social. O trabalhador que é empregado privado ou público tem direito a receber o benefício já no primeiro dia de trabalho. Já os trabalhadores autônomos, é obrigatório ter qualidade de contribuinte, ou seja, ter contribuído para o INSS por no mínimo 1 mês no ano anterior ao pedido de pensão por morte.

O que muito acontece no dia a dia, é que a maioria dos trabalhadores informais não contribuem para a Previdência Social, e ao falecerem, os seus familiares ficam totalmente desamparados, já que o benefício de pensão por morte é só para contribuintes ativos. Lembrando sempre que os segurados especiais, não precisam estar contribuindo para dar entrada no pedido do benefício.

O benefício da pensão por morte não é automático, por isso é necessário comprovar que há o vinculo de dependência do segurado em questão, para que só a partir de aí o benefício seja pago pelo INSS. No caso de filhos e esposas ou companheiras, a comprovação pode ser feita simplesmente com documento de identidade ou certidão de casamento, ou contrato de união estável. Já os país do segurado, precisam provar que são totalmente dependentes do mesmo, para ter direito a receber o benefício. O que vale também para irmãos ou outros dependentes.

A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.



PUBLICIDADE

374 Comentários em “Pensão por morte”

  1. edvania
    07/12/2011 at 21:05 #

    recebo pensao do meu marido quase sete anos se eu me casar novamento perco o beneficio

    • vagner ferreira silva
      11/12/2011 at 10:48 #

      edvania,vc pode casar novamente que vc nao perde a pensao,entretanto se o segundo marido venha a falecer vc nao podera receber duas pensoes pagas pela previdencia social,podendo vc optar pela mais vantajosa.
      aconselho vc se casar com um trabalhados do RPPS(REGIME PROPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL).PODENDO NESTE CASO RECEBER DUAS PENSOES.

      • eli lima
        22/01/2012 at 14:27 #

        todas as duvidas poderá ser respondida pelo próprio INSS no numero 135
        e gratuita no orelhão,ou no fixo tira todas as duvidas

      • RickSalt
        10/12/2012 at 19:29 #

        hahahuahuahahaha
        A mulher tem que perguntar antes pro candidato a marido qual é o regime de aposentadoria dele, e já torcendo pra que ele morra antes dela… kkkkkkkkkkkk

        • elenice de souza finote
          17/01/2013 at 20:48 #

          morava com pai ele faleceu tenho direito a pensao dele

          • Ana
            31/03/2014 at 12:49 #

            A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.

            OU se vc for filha de militar.

    • eli lima
      22/01/2012 at 14:24 #

      só si for militar
      pesquisa na net,pois tinha a mesma duvida

      • 18/01/2013 at 14:42 #

        Senhora gostaria de saber se perco a pensao de morte que ganhei quando meu pai infelizmente faleceu se eu parar de estudar por um tempo . Favor preciso de resposta imediata se puder mandar pelo facebook esta ai meu e-mail obrigado!

        • Ana
          31/03/2014 at 12:52 #

          A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.

          Karla,
          Meu irmão fazia faculdade ele já tinha 26 anos ate ano passado quando meu pai faleceu (recebia Pensão). Meu pai faleceu ele não teve Mais direito.

    • nadime
      20/03/2012 at 10:33 #

      bom dia! minha mãe é pensionista do inss ,meu pai falecido deixou só a pensão para ela,só que quando foi resolver a papelada ,o dinheiro dividido com minha irmã que tem problemas mentais é dependentetambém.Só que varias pesoas dizem que elas por lei tem o direito de receber o salario mínimo e não só meio.Eu também acho,mas como saber se não tem ninguém para me esclarecer isto.minha mãe está com 76 anos de idade ,tem preção alta,diabetes,toma remédios psiquiátricos como minha irmã tabém toma,os rem´dios de minha mãe são comprados ,pois não tem no caps.tem dificuldades para caminhar ,está ouvindo poucoe ainda por cima tem um exame de vista ´pra fazer que não sai da secretaria a anos,pois ela tem catarata nos olhos e precisa de cirurgia, já tem uns quatro anos que o médico disse ,mas não tem jeito do exame sair ,já deve ter prescrevido,o ultimo que eu fui ver em janeiro já tinha dois anos que estava n secretaria de saude de sabará,já nem sabe mais.por favor me responda no imail presiso ter essas respostas. muito obrigada

      • Wanessa
        17/10/2012 at 23:00 #

        Nadime, a sua irmã tem o direito do beneficio “LOAS”, procure uma agencia da previdencia e marque para conversar com a assistente social da prevedencia, ela lhe falará quais os documentos você precisará levar para marcarem a pericia para sua irmã e assim, sendo comprovado o problema e a incapacidade dela, ela receberá o beneficil de um salario minimo. Caso não fique satisfeita com o resultado, procure um advogado e se esclareça do melhor a fazer.
        Espero te-la ajudado!
        Abraços e boa sorte!!!

      • Ana
        31/03/2014 at 12:54 #

        Nadime – procure informações no INSS. p saber para quanto seu pai contribuiu, para saber o valor total que ele recebia. 135

    • marcia aparecida goncalces
      24/07/2012 at 7:50 #

      meu marido faleceu de acidente ele era aposentado, tem 2 meses que dei entrada para requer a pensao e ainda nao tive resposta.gostaria de saber se esta faltando algum documento, ouise demorado mesmo,?

      • albertina bispo dos santos
        27/09/2012 at 16:29 #

        gostaria de uma resposta tambem que minha mae deu entrada na pensao por morte do meu pai dia 20/8/212 ate hoje nao temos resposta e ja esta acabando as coisas de casa e acumulando as contas para pagar por favor me mande uma resposta obrigada.

        • 21/02/2013 at 12:39 #

          albertina,meu marido faleceu a 4 anos e deixou a familia na bahia com seu sorenome,,,,,,,bispo dos santos,,,sera a mesma??tenho procurado sem secesso,,,o nome dele era valdinei bispo dos santos……me manda um parecer por favor…simone

    • 15/01/2013 at 16:28 #

      fui casada por cinco anos tive 2 filhos me divorciei depois de alguns anos ele veio a se casar com outra viveram 16 anos não tiveram filhos ele faleceu quem tem direito a receber a pensão eu a primeira nupcia ou a segunda nupsia,hoje eu estou casada a segunda foi dar entrada na pensão ,e disse que eu tenho que fazer uma carta dizendo que eu nunca recebi pensão do falecido.gostaria de uma orientação.

      • Victor
        21/01/2013 at 17:04 #

        Se os seus filhos forem menores de 21 anos vc tem direito , porem se ja tiverem mais vc não tem direito, entãoprocure ver isso

      • Jailson rangel Mendonça.
        28/01/2013 at 14:34 #

        vc tem direito á pensão, desde que comprovado o estado de necessidade.

    • 21/01/2013 at 18:48 #

      Boa tarde! meu marido faleceu em 2003 ate hoje não recebi a minha pensão pois a firma a que trabalhou descontava o INSS do seu pagamento mas não repassava ao INSS por tanto foram 5 anos assim sei que tenho direito a pensão pois a firma não existe mais por isso não assumiu o direito de pagar o que tenho pra receber pergunto o que faço e mais casei novamente assim mesmo não tenho o direito da pensão se tantos por ai recebem por favor me ajudam em alguma resposta.

      • 07/03/2014 at 19:12 #

        DONA NELY, NÃO TEM NENHUM PROBLEMA PELO FATO DA EMPRESA NÃO HAVER CONTRIBUIDO, O EMPREGADO NÃO TEM CULPA SE O EMPREGADOR NÃO RECOLHE O INSS.

        A SRA TEM DIREITO A PENSÃO, SE O INSS NÃO CONCEDER E SÓ AJUIZAR UMA AÇÃO NA JUSTIÇA FEDERAL(JUIZADO ESPECIAL) ESTOU PRONTO A TE AJUDAR.

    • sandra barreto
      27/01/2013 at 18:19 #

      gostaria de saber se minha irma ela é epilética ela tem a pensao de minha mae e a pensao q revisaodireito a era da minha mae passou p ela sera q ela tem direito a revisao e como farei p saber se tenho

    • joao
      19/02/2013 at 22:46 #

      O QUE VC ACHA?? QUER DINHEIRO DE TODO MUNDO?

    • denise
      20/02/2013 at 10:53 #

      sou pensionista por morte agora casei novamente,
      perco a pensão, e se não perde, é preciso me cadrastar novamente
      no inss por causa da nova indentidade que tirei o que faço me ajudem por favor
      mande resposta para meu email quero fazer o que é certo

    • 15/09/2013 at 22:31 #

      se casar na igreja sim mas se vc só se ajuntar não……

    • 05/11/2013 at 19:00 #

      meu enteado acabou de fazer 21 anos na data de 05/11/2013 não esta fazendo faculdade e faz um curso de gastronomia. minha pergunta é? ele vai continuar recebendo a pensao, pois ele divide comigo?

    • valdeci
      22/02/2014 at 9:25 #

      ola pessoal,preciso de ajuda minha esposa era funcionaria publica estadual,e sou casado legalmente com ela,mas acabou de falecer,eu receberei o salario dela integral?nao temos filhos e o filho dela já e maior de 21.aguardo resposta no email obrigado

  2. rosana bent
    09/12/2011 at 15:02 #

    Meu pai faleceu eu tinha 5anos e nao recebi pensao nenhuma so minha mae.
    Queria saber se so ela tem direito ou eu tbm tenho?pois quando falo sobre o assunto ela nao responde.

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:15 #

      boa noite. Voce tem direito tanto quanto sua mãe no caso os filhos tem direito a pensao por morte até completar 21 anos, se não for ”emancipado” ou além dos 21 anos de for invalidos. No seu caso a pensão devia ser dividida entre você e sua mãe em parte iguais. Talvez seja por isso q sua mão fale com vc sobre o assunto porque ela esta de fato ficando com o seu dinheiro.

    • Ana
      31/03/2014 at 13:02 #

      Rosana,
      Ela é sua tutora legal. Eu e meus irmãos recebíamos através da Minha mãe. Pois eramos menores por isso ela é quem recebia por nós.

  3. 09/12/2011 at 19:40 #

    Minha mae ganha pensao a 13 anos,porq meu pai morreu.mais tenho uma irmã q é deficiente,e por isto n pod trabalhar.queria saber c ela tmb tem direito de receber uma pensao.

    • eli lima
      22/01/2012 at 14:08 #

      minha querida entra em contato com INSS não só vc mais todos que dependia desta pensão
      caso não esteva satisfeita entra com um recurso no próprio INSS
      conheço pessoas que entraram e ganharam ok

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:17 #

      Sua irma so vai ter direito a pensão por morte do inss se a invalidez dela tever ocorrido antes dela completar 21 anos.

    • kecia
      10/02/2012 at 16:51 #

      caso sua irma tenha ficado inválida antes dos 21 anos e antes de seu pai falecer, ela tem direito sim.

    • Wanessa
      17/10/2012 at 23:04 #

      Procure uma agencia da previdencia e marque para conversar com a assistente social da prevedencia, pois pelo que parece sua irmã tem o direito do beneficio “LOAS”, ela lhe falará quais os documentos você precisará levar para marcarem a pericia para sua irmã e assim, sendo comprovado o problema e a incapacidade dela, ela receberá o beneficil de um salario minimo. Caso não fique satisfeita com o resultado, procure um advogado e se esclareça do melhor a fazer.
      Espero te-la ajudado!
      Abraços e boa sorte!!!

  4. elaine burmann
    09/12/2011 at 20:37 #

    Cuidei da minha mãe mas ela veio a falecer.
    Tenho um filho de 06 anos, mas eu não trabalhava porque eu cuidava dela, nós eramos totalmente depedente da renda dela( benefício: Pensão e Aposentadoria), gostaria de saber se o meu filho tem direito de receber pensão. Espero resposta. Obrigada.

  5. vania
    11/12/2011 at 0:39 #

    gostaria de saber se um filho que recebia pensão alimenticia

    fazendo faculdade,apos o falecimento do segurado podera

    receber esta pensã0 ate o termino dos estudos ,mas ja

    sera maior de idade?

    • Jailson rangel Mendonça.
      28/01/2013 at 14:38 #

      é pacificado o entendimento que a pensão será devida até os 21 anos de idade, ou em caso de dependência por incapacidade. Os estudos são fatores decisivos somente em caso de pensão dos alimentos não previdenciários.

  6. 13/12/2011 at 12:33 #

    EU CONHEÇO UMA MULHER QUE TEM 2 FILHOS JA DE MAIOR E MESMO ASSIM ELA CONTINUA RECEBENDO A PARTE DA PENSÃO DOS FILHOS DELA, E EU QUERO SABER O PORQUE ELA AINDA RECEBE ESSA PENSÃO? E SE QUISER SABER QUEM É EU DIGO PORQUE EU À CONHEÇO E SEI TAMBÉM O NOME DELA COMPLETO.

    • 13/12/2011 at 12:36 #

      ME DÊ UMA RESPOSTA BREVE, POR FAVOR!

      • Cleusa
        28/02/2012 at 16:39 #

        Bota maldade nisso, é inveja pura, pessoas assim dão um passo para e dois para trás.
        O dona WALQUIRIA, cuida da sua vida e vai trabalhar para ter o seu tbm

      • Wanessa
        17/10/2012 at 23:11 #

        Alguem fala pra essa ignorante que a partir do monento que o menor completa a maior idade, automaticamente o tutor passa a receber o beneficio integra, que isso não é golpe não!
        ZIQUIZERA OLHO GORDO!!!

        • 16/09/2013 at 19:57 #

          olá boa noite ,gostaria de saber oque significa Beneficio em fase de concessao
          pois meu tio deu entrada na penssao por morte e nao sei o resultado.obrigado

    • eli lima
      22/01/2012 at 14:10 #

      maldosa vai ora,ele tem direto e te 24 anos vai ver as leis dependendo da situação ate a pessoa morre
      vai ver a lei cuda da sua vida

    • elane
      09/08/2012 at 14:58 #

      QUER a PENSÃO DELA sUa Peste ?

    • Wanessa
      17/10/2012 at 23:06 #

      Porque a raiva?
      Ta querendo o direiro dela pra você?
      Porque você não esperimenta trabalhar sua invejosa, cuida da sua vida, quem sabe assim ela melhora e você esquece dos outros!!!

    • Wanessa
      17/10/2012 at 23:08 #

      O que acontece sua ignorante, é que quando os filhos se tornam maiores a pensam vai automaticamente para o tutor, ela não está dando golpe não, vá se informar primeiro “ZIQUIZERA, OLHO GRANDE”

    • sidnei
      21/01/2013 at 15:27 #

      vai cuidar da sua vida!!!

    • 23/01/2013 at 15:34 #

      Boa tarde,gostaria tirar uma dúvida.Tenho uma amiga que era casada à 9anos e agora viúva à 3anos ficando com uma filha de 7anos,porém conseguiu o benéficio só que agora foi descoberto um filho com 12 anos do falecido de um namoro antes do casamento,portanto ficando a o benefio dividido para os três.Agora pergunto,o benefico é dividido para os três em partes iguais ou 50% fica para a viuva e os outros 50% será dividio para os 2 filhos?gostaria de tirar esta duvida,espero respostas o mais rapido possivel.Agradeço.

      • vera
        31/03/2014 at 17:49 #

        oi valquiria sou pensionista por morte e as partes são dividas iguais,concerteza o outro filho tera um cartão so pra ele, e a outra parte tambem,quando ele completar 21 anos a pensão volta pra viuva e pro filinho dela ate ele tambem completar 21,depois é so ela que recebe ate morrer.ex:900,00 dividido por tres da 300,00 pra cada,so que o filinho dela por ser de menor é um cartão so pra ela que saca o dela e o dele quando ele fizer 16 anos ele vai passar a receber a parte dele ate completar 2,espero ter te ajudado,fica com DEUS.

  7. daniel
    14/12/2011 at 19:28 #

    Boa noite!!!
    Tenho uma duvida espero que vocês me ajudem… é o seguinte:
    Eu vivia sob guarda judicial de uma segurada do INSS desde meus 3 anos de idade, acontece que quando obtive minha maioridade começamos a viver maritalmente. Em 2009 ela faleceu e eu dei entrada como menor sob guarda pois amigos disseram que eu não teria direito como companheiro e o pedido de menor sob guarda foi indeferido em 2009 mesmo.
    Mês passado eu fui aconselhado a entrar administrativamente como companheiro pois tenho provas e testemunhas , como: seguro de vida, declaração de imposto de renda,comp. De residência, dependência financeira em faculdade entre outros…
    A servidora do INSS que me atendeu me informou que pelas provas que tenho o pedido seria deferido como companheiro, porem o pedido provavelmente será indeferido pois o pedido de pensão de 2009 como menor sob guarda anularia este de 2011 como companheiro…
    O que devo fazer nessa situação?
    Com base em que lei eles negariam o meu pedido como companheiro?

    • daniel
      23/12/2011 at 13:08 #

      ????

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:20 #

      Bem amigo não tem como eles negarem o seu direito. Se não ganhar como Menor sobre a guarda dela. Ira ganhar como Companheiro. O importante nao é o fato de ter entrado com um pedido que foi negado, Mas sim a situação de companheiro. Sera isso que lhe garantirá o direito a pensão.

  8. teresa gonçalves da silva
    14/12/2011 at 23:09 #

    como faço para descobrir se a aposentadoria da minha amiga foi aprovada

  9. Clara de Souza Santana Ferreira
    15/12/2011 at 10:47 #

    Eu gostaria de saber sobre meu 13° salária (se eu vou receber em janeiro),meu numero do beneficio é 146.716.142-7.
    Espero a sua resposta, desde já agradeço.

  10. 18/12/2011 at 15:39 #

    O pai do meu filho, morreu á onze anos, e desde então, luto para conseguir a pensão para a “criança” q hoje ja se encontra com 17 anos! o advogado cada dia me da uma desculpa diferente. gostaria de saber o que eu posso fazer, a quem recorrer e se esse advogado esta me enrolando como muitas pessoas falam. e se meu filho ainda tem direitos e a oque ele tem direito…. por favor, estou desesperada, aguardo uma resposta urgente. grata Viviane Bastos.

    • Wanessa
      17/10/2012 at 23:14 #

      Vá a uma egencia da previdencia e olhe se esse advogadoestá realmente mexendo com a papelada, caso ele não esteja fazendo nada, processe ele e peça uma boa indenização, pois ele pode estar te enganando esses anos todos ou coisa pior, vá o mais rapido possovel e veja o que está acontecendo com esse beneficio, se alguem está recebendo em seu nome etc…
      Infelismente estamos sercados de pessoas maldosas!

  11. 18/12/2011 at 15:42 #

    obs* numero do beneficio dele 116314170-1

  12. 18/12/2011 at 18:22 #

    meu esposo morreu ,ele recebia auxilio doença so que adoença era crónica , fazia emodiaria, 5anos e meio, só que o médico deu o laúdo , para que ele teria direito aposentadoria, por se uma doença crónica, foi a causa da morte dele, que direito eu tenho agora . auxilio doença, ou pensão . espero a sua resposta,desde já agradeço.

    • eli lima
      22/01/2012 at 14:13 #

      minha querida entra em contato com inss no 135 vc tem direito sim vc sera pensionista

  13. veronica
    20/12/2011 at 2:53 #

    como faça para ver seu meu beneficio saiu , aondi eu tenho que entra e oque fazer , para eu pode saber tambem quando vai sair , muito obrigado , e espero resposta

    • eli lima
      22/01/2012 at 14:16 #

      liga no 135 do INSS
      se esteve o numero do poderá entra na pagina no INSS na net e olha extrato

  14. skarllety
    20/12/2011 at 15:32 #

    minha mãe faleceu ha 6 anos e eu recebo pensão só que o beneficio esta no nome do meu pai!!
    gostaria de saber se quando eu completar 21 anos ele continua ha receber a pensão? E se ele tem que ir no INSS ? por favor preciso da respostas de vocês o quanto antes!!!
    obrigado!!!

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:22 #

      voce tem direito a pensao por morte até 21 anos. Entretanto o seu pai continuará recebendo como companheiro ou marido.

      • junior
        28/06/2012 at 7:21 #

        o falecido da minha sogra teve um filho fora do casamento,até que idade ele recabe pensão.ele tem 18 anos.

  15. Katieli
    21/12/2011 at 22:35 #

    Olá, tenho 18 anos e recebo uma pensão por morte por parte do meu pai, sou universitária. Gostaria de saber se continuo recebendo após completar os 21 anos, caso não consiga pagar a faculdade. Grata desde já.

    • Elizangela Sousa
      17/03/2012 at 14:33 #

      meu marido faleceu faz dois meses ,tenho dois filhos um de 7anos e 14 anos , ele recebeu um beneficio a seis anos , meus filhos tem direito a esse beneficio

    • Jailson rangel Mendonça.
      28/01/2013 at 14:46 #

      O beneficio previdenciário nao se confunde com pensão de alimentos, neste caso, o beneficio se encerrará com os 21 anos.

  16. vanessa severo ribeiro silva
    26/12/2011 at 16:17 #

    dei entrada no beneficio em 2003 e ate hoje nao tive resposta me ajudem

  17. Eduardo
    28/12/2011 at 13:21 #

    Boa tarde, tenho uma dúvida e acredito que voçês poderão me ajudar. E a seguinte:
    Tenho uma vizinha que já é maior de idade,que dedicou toda sua vida,até recentimente em cuidar da saúde de sua mãe que sempre foi vunerável.Consequentimente nunca obteve um emprego formal e era toalmente dependente do beneficio da mãe.
    Esse beneficio era uma pensão por morte do seu pai. A mãe dela apesar de ter sido trabalhadora rural quase toda vida,nunca conseguiu o beneficio da aposentadoria,ou seja, a renda desta familia se resumia nesta pensão.No entanto sua mãe faleceu recentimente a filha dela por já ter uma idade avaçada não consegue emprego e está passando por uma situação dificil.Então gostaria de saber se ela tem direito a receber o beneficio da pensão de sua mãe já que ela era totalmente dependente desta renda e dedicou toda sua vida à felecida.
    Aguardo sua resposta desde já agradeço pela atenção.

  18. léia maria s pereira
    03/01/2012 at 14:09 #

    sou aposentada a 15 anos,em 2008 meu filho de 19 anos cometeu suicidio em casa,ele estava a 3 meses no exercito tenho direito a uma pensão?

  19. Luciano
    03/01/2012 at 18:09 #

    Gostaria de saber recebia duas pensões do meu pai e minha mãe. Completei 21 anos. se eu fizer faculdade terei ainda direito ao beneficio. Me respondam por favor ficarei muito agradecido.

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:23 #

      Infelizmente a pensão por morte acaba ao completar 21 anos independente de fazer faculdade.

    • Jailson rangel Mendonça.
      28/01/2013 at 14:47 #

      O beneficio previdenciário nao se confunde com pensão de alimentos, neste caso, o beneficio se encerrará com os 21 anos.

  20. Edna
    03/01/2012 at 22:22 #

    o pai de minha filha faleceu recentemente gostaria de saber como ele tinha outra pessoa é possivel a minha filha receber algum beneficio do INSS, pois ela recebia pensão dele?Como ele morava em são paulo como faço para dar entrada?

    • edilton dos santos
      17/01/2012 at 13:23 #

      minha esposa faleceu e meu pedido de pensao foi indeferido porque nao tive como provar nossa convivencia de 19 anos,logo que nao tinhamos filhos ecompravamos tudo em cartoes de terceiros sendo unico comprovante de convivencia o endereço residencial.o que devo fazer para ter direitos sobre a pensao por morte se testemunhas nos tinha-mos diverssas e era-mos semi-alfabetizados.?

  21. cassia
    04/01/2012 at 9:08 #

    meu filho recebe pensão por morte do pai.hoje sou casada e gostaria de coloca-lo como dependente economico do meu atual marido.mas gostaria de saber se meu filho perde o beneficio?

  22. Claudenice Rosa
    08/01/2012 at 2:02 #

    Meu companheiro faleceu, vivia com ele desde 1979, ele estava lutando para se aposentar, pois não havia completado o período exigido.Como ele adoeceu ficou muitos anos sem registro formal e sem contribuição.Tenho direito a pensão? Como fazer para requerer? Obrigada.

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:25 #

      Infelizmente, ele perde os direitos de segurado a parti do momento que ele deixou de contribuir.

  23. 09/01/2012 at 14:18 #

    oiii eu tenho 20 anos e recebo pensao por morte do meu pai ,gostaria de saber se eu começar trabalhar fichada eu perco minha pensao?em que casos eu perco//

  24. Francisca
    09/01/2012 at 16:17 #

    olá gostaria de pergunta , por que a pensão não foi depositada ? o numero do beneficio é “1574244709″ . espero que possam responder ! obrigada

  25. matheus dos santos silva
    11/01/2012 at 13:52 #

    meu pai teve um acidente e veio a falecer e sou de menor .Queria saber como faço e se tenho direitos em algum beneficio do inss , quais são.e se tenho como transferir os beneficio para o local do qual me resido.

  26. adriana borges de carvalho ferreira
    11/01/2012 at 14:13 #

    o meu tio faleceu e a minha tia não deu entrada des de 2008 será que ela ainda tem direito

    • Jailson rangel Mendonça.
      28/01/2013 at 14:48 #

      terá direito sim, e ainda receberá o acumulado !!

  27. izilda de fatima lima
    11/01/2012 at 23:51 #

    fiquei viuv a 3 anos meu marido contribuiu ao inss por 17 anos nao trabalho tenho um filho de 12 anos meu marido ficou sem contribuir com o inss algum tempo sera que tenho algum direito a pensao , o pelo menos o garoto

  28. izamara
    12/01/2012 at 10:50 #

    Meu marido foi vitima de assalto e faleceu, tem 3 filhas, 1 comigo.
    Tinha firma aberta,mas o contador dele nunca recolheu o inss. Só fui saber depois que ele faleceu, Como posso correr atrás desse beneficio? Afinal tenho todos os papés que pagava-mos da firma que ele tinha. sem mais obrigada

  29. Apolinario santos melo
    14/01/2012 at 9:54 #

    Minha companheira faleceu,quando fui morar com ela, já tinha uma filha.Depois tivemos o nosso.Os dois receberam pensão por morte até 21 anos, até 11/12.
    Porém meu filho ainda é dependete de mim para estudo e demais.
    Não casei e nem tenho cetidão de união estável.Só tenho a certidão de nascimento dele, comprovante de residência, e testemunhas.
    mim oriente por favor!

  30. Joana darc de Morais Cristino
    16/01/2012 at 13:34 #

    como eu fasço para saber se os dinheiro atrasado de alxilio de morte do meu marido saiu?Vai fazer 5 anos que ele morreu e ate hoje nao saiu.Obrigado pela sua atençao me respnda mas rapido possivel.

  31. micherlane
    20/01/2012 at 11:01 #

    gostaria de saber se tenho direito ao benificio do meu companhero agora que ele faleceu?

  32. 21/01/2012 at 12:48 #

    Gostaria de saber informações sobre meu beneficio. recebo pensão por morte e este ano completarei 21 anos. Se eu começar a faculdade no meio do ano continuarei recebendo até os 24 anos ? grata

    • Jailson rangel Mendonça.
      28/01/2013 at 14:49 #

      nao, infelizmente nao !! o entendimento do supremo tribunal é contrario a isto, mesmo que a primeira instancia dê favorável, vc perderá em ultima instancia !!

  33. eli lima
    22/01/2012 at 14:22 #

    amigos a maioria das duvidas de vcs poderá ser tirado apenas ligando no 135 do orelhão e gratuita,do INSS

  34. 23/01/2012 at 11:17 #

    minhas filhas recebem pensao por morte do pai,elas tem uma 12 outra 10,eu quero saber quando elas,fazer 21anos perdem certo mais eu souber que pode ir para a vo materna,preciso de uma resposta,porque se eu posso,passa para mim,obrigada.

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:27 #

      A pensão por morte não passará para avo materna. A parti do momento que elas completarem 21 anos ou Morre ” espero q isso esteja longe de ocorrer” elas perdem o direito de pensão.

  35. 23/01/2012 at 13:44 #

    sou pensionista e meu filho nao recebe beneficio nenhum quero saber por que ele nao recebe ja que ele tem esse direito ele tem apenas 6 anos de idade e ate hoje nao recebeu nada sendo que o meu esposo morreu quando ele tinha 1 ano e 5 meses

  36. ELIANE SILVA
    23/01/2012 at 15:10 #

    como fico sabendo do pagamento detalhado do meu beneficio? po ex:contra cheque pois fiz um eprestimo e quero acopanhar as parcelas detelhadas

  37. Rosangela
    23/01/2012 at 20:10 #

    Gostaria de saber o seguinte…Meu pai era separado de minha mãe já uns quatro anos, e faleceu antes de se divorciar. Ela também, já tinha um acompanhante nesse período que ficaram separados. Depois do falecimento de meu pai ela tem o direito a pensão por morte dele.

    • 08/05/2012 at 14:39 #

      gostaria de saber se por eu twer recuysado a pensao na hora do desquite pergo o meu direito depois que ele morreu. pois eu nao era divorciada quando ele faleceu; portanto eu sou viuva.

  38. Nivaldo freire dos santos
    24/01/2012 at 19:11 #

    Ola, boa tarde mim tire uma duvida por favor, eu convivia com uma mulher a 18 anos mas nao eramos casado, ele faleceu a 20 dias sera que eu tenho direito a algum beneficio

    grato

    • gleidston
      31/01/2012 at 0:28 #

      Se ela era segurada ( contribuinte do inss) vc fará jus a pensão por morte caso consiga comprovar ter união estável.

  39. Claudia dos Santos Ferreria
    27/01/2012 at 9:39 #

    O que muito acontece no dia a dia, é que a maioria dos trabalhadores informais não contribuem para a Previdência Social, e ao falecerem, os seus familiares ficam totalmente desamparados, já que o benefício de pensão por morte é só para contribuintes ativos. Lembrando sempre que os segurados especiais, não precisam estar contribuindo para dar entrada no pedido do benefício. Quero saber se meus irmãos teriam direito a penção do meu pai que faleceu em agosto dia 04/2011. Ele trabalhava em obra e não contribuia ao inss. Pai= Leopoldo Machado Ferreira. Aguardo retorno.

    • Josué
      29/12/2012 at 23:42 #

      Meu pai morreu com 93 anos tinha uma aposentadoria de 1 salario mínimo e minha mãe tem 78 anos e também recebe um salario, minha duvida é si nesta condição, minha mãe ficara recebendo a aposentadoria do meu pai.

  40. fernando meira melo
    29/01/2012 at 13:19 #

    Gostaria de saber se mãe tem direito em receber a pensão,meu pai morreu a 17 anos
    e ela sempre dar emtrada e vem negando,quando ele morreu ele não estava fichado em nem uma firma,mais ele tem 17 anos de inss pago,agradeso a resposta obrigado?

  41. 05/02/2012 at 23:04 #

    eu tomo conta da minha mae ela recebem a pençao do meu pai e a aposetadoria de ela era agricultora ela ja tem 75 anos e tomar muito remeido eu nao possor trabalhar pq eu tomo conta dela eu preciso fazer algum cadastro no inss para q um dia a minha mae chegar a faleser eu tenho direito a receber uma dos dois beneficio q ela receber aguardo resposta por favor;

  42. Dalva
    06/02/2012 at 14:39 #

    Meu filho de 20 anos morreu em um acidente de carro, ele trabalhava fichado pagava inss direitinho. Porém ele morava com o pai a mais de 4 anos todos os documentos dele juntamento com todos os cadastro faculdade banco tudo esta vinculado ao endereço do pai. Nesse caso eu tenho direito a alguma coisa? a pensão dele vai para o pai? ou podemos dividir a mesma?

  43. Alex
    07/02/2012 at 13:18 #

    Olá, tenho 14 anos, e meu pai é pensionista da minha mãe por um bom tempo. Gostaria de saber se ele é obrigado a me sustentar por causa disso, e se tem uma certa idade na qual ele não é mais obrigado a me sustentar.

    Detalhando: Minha irmã, tem 18/19 anos, e ela é bipolar, fica falando toda hora, a maioria das vezes bobeira, etc, e já foi internada 3 vezes. Porem, ela explora muito meu pai, e sempre fica jogando na cara dele que ele é obrigado a dar dinheiro para ela, já que o mesmo é pensionista da sua mãe. Ela fica incomodando ele até ele dar o dinheiro, e no fim do més ela acaba pegando quase o salario todo do meu pai, que é um senhor de idade de 60 anos, e doente, não podendo se incomodar, pois é cardíaco, acaba dando dinheiro para ela.

    Ultimamente não aguento mais isso, pois odeio quando tem esse clima de “briga”, e só tenho sossego com meu pai, quando ela está internada, porem ela acaba voltando, e volta todo esse inferno.

    Por favor, me respondem….

    • adrielli
      09/02/2012 at 14:13 #

      alex, no seu caso a pensão por morte é dividida em três partes, para vc e ara sua irmã até completarem 21anos e depois sera integralmente do seu pai , cessando com o falecimento dele.
      ou seja, ninguém tem direito de tomar a sua parte ou a e seu pai. após sua irmã completar 21 anos ela perde a parte dela devendo aumentar a sua e de seu pai.

  44. 08/02/2012 at 15:16 #

    olá boa tarde! eu tenho 20 anos e irei completa meus 21 anos mês que
    vem,porém faço curso técnico e faculdade .e pago com o dinheiro da minha pensão.
    fui a agência mais próxima a minha casa e eles me informarão q eu não tenho direito a receber depois dos meus 21. só q eu tenho uma amiga q irar fazer 24 anos e ainda recebe a pensão.
    eu só tenho 1 ano que recebo minha penão e meu pai pagou 30 anos o INSS
    será q tenho direito pelo menos a pagar minha faculdade,porque se eu não for mais receber irei ter q cancelar meu semestre por não ter como pagar a faculdade. aguardarei a resposta. obrigada.

  45. Jeriel
    08/02/2012 at 18:54 #

    Boa tarde depois que você ganha na justiça o processo de pensão por morte ainda quanto tempo demora p/ receber, já faz 13 anos que brigo na justiça dia 25/05/2011 ganhei e o desenbargador me deu causa ganha e deu termino de processo,como eles não poidia recorrer o advogado deles fez um agravo regimental legal e o processo parou nisso me mande uma resposta por favor.

  46. 10/02/2012 at 15:38 #

    Tenho 64 anos meu marido morreu dia 30/09/ 0011,eu não era casada no papel,tivemos 04 filhos hoje com 41..40.. 38 e 30 anos todos registrados no nome dele E o inss n me concedeu o beneficio por falta de prova,já levei tudo q tinha ,fique doente fisica e mentalmente de cuidar dele no hospital e em casa, no dia que ele faleceu eu fiquei mto nervosa {louca mesmo},que quem assinou o atestado de obito no hospital foi minha sobrinha{dele},foi este meu erro, acontece que na hora agente não pensa en nada só na dor da perda no que vai disser pros filhos todos longe naque momento,mas o inss n quer saber como eu vou viver com ,é um salario minimo que iria me ajudar muito,se eles querem saber como sou como vivo mandem um fiscal falar comigo que ficam sabendo de tudo que querem, sabem meu endereso meu telefone…………mas por favor me ajudem{tenhão coração}

    • Diná Alves
      18/02/2013 at 11:44 #

      Minha querida Rosa, sinto muito por essa fase dificil que voce esta passando, Porque comigo foi parecido . Mas aconselho voce procurar a defensoria publica do seu Bairro. Procure uma orientação com um advogado. Mas não se desespere. Essas coisas acontecem mas procure se orientar. Nossas justiça é lenta não vou mentir, mas se voce tiver direito o juiz fará sua causa deferida…. Deixo um Abraço e boa sorte!

  47. lucila siqueira
    10/02/2012 at 16:31 #

    minha mae é pensionista, há 6 anos, nunca trabalhou, ela pode pedir aponsentadoria , nunca contribui tbem.assim ela receberia a pensão mais a sua aposentadoria ela tem 75 anos.

  48. vanessa botelho
    11/02/2012 at 12:27 #

    meu pai contribuiu com o inss durante muitos anos como agropecuarista, porém teve seus documentos roubados e junto os boletos pagos, ao morrer ele não tinha os boletos e o inss só repassou a pensão a minha mãe como viuva de trabalhador rural…a duvida é a seguinte…o inss não tem registrado as contribuições? se tem, onde devo ver isso pois aqui ninguem do inss nos orienta alegando q minha mãe não tem direito, mas o meu pai contribuiu…há como rever o valor da pensão?

  49. 11/02/2012 at 14:36 #

    vou receber uma resposta?

  50. Joziane
    15/02/2012 at 13:21 #

    Meu pai faleceu em outra cidade, minha mãe por não ter condições não foi buscar o atestado de óbito dele, quero saber se há outra maneira dela consegui o beneficio já que tem a certidão de casamento e uma proucuração deixada por ele, e eu filha tenho direito ao beneficio já q qndo ele faleceu eu tinha 18 anos e estava grávida?

  51. aldene
    16/02/2012 at 19:21 #

    meu marido faleceu á dois anos atrás ,fiquei grávida tenho um filho de um ano e sete meses,nunca consegui pegar pensão ,preciso saber se é necessário o isame de DNA ,já contratei um advogado ,mas não resolveu nada,isso pode demorar por quanto?

  52. 21/02/2012 at 10:17 #

    Olá bom Dia
    tenho uma duvida
    eu recebia pensao por morte do meu pai
    completei 21 anos corto.
    agora vo começa a fazer a faculdade
    Eu consigo voltar a receber o beneficio ?

    mesmo depois que ele corto ?
    obrigado

  53. 22/02/2012 at 11:46 #

    fiquei viuva em outubro de 2011 dei entrada para a documentação para receber a penção por morte, e me disseram que ainda não recebi pois esta constando no inss que eu era separada de meu marido, e que tenho que fazer uma declaração de pessoas conhecidas informando que numca me separei, gostaria de ver um modela desta declaração, pois não sei como fazer, pois não tenho nenhuma renda e estou agora vivendo de doações dos vizinhos pois não estou recebendo nada, de lugar nenhum, emquanto a pensão não sai, por favor alguém me ajude, preciso da pensão dele para poder sobreviver. obrigado.

  54. Odete Aparecida
    23/02/2012 at 17:43 #

    Oi..recebo pensao por morte previdenciaria do meu marido há 12 anos e pouco, gostaria de saber se eu trabalhar registrada em carteira ou se me casar novamente, perco o beneficio e se tenho direito de revisao da pensão, pois nunca fiz, comecei a receber em Dezembro de 2007

  55. 27/02/2012 at 14:21 #

    oiii eu minha mãe faleceu a doze anos atras, ainda estudo e não recebo pensão. oq eu posso fazer pra mim ta adquirindo a pensão

  56. Izauri Gomes de Medeiro
    29/02/2012 at 22:00 #

    Boa noite, eu tenho um sobrinho que faleceu já faz mais 90 dias e a mãe dele não conseguiu ainda receber a pensão, por que? Ela não tem outra renda sem ser a dele.

  57. Maite
    06/03/2012 at 15:15 #

    Meu pai faleceu de acidente de caminhão, recebi pensão até os 18 anos, agora tenho 19 e comecei cursar faculdade, porém não tenho condições de pagar e nem de trabalhar por ser periodo integral. Tenho direito de receber pensão até os 24 anos ou até eu me formar? E se tenho, como faço para receber.

  58. Maite
    06/03/2012 at 15:18 #

    Minha mãe tem direito de receber pensão alimenticia do INSS pela morte do meu pai? E eu tenho direito de outra pensão pela morte dele, estou cursando a faculdade, ou é a mesma?

  59. 17/03/2012 at 11:19 #

    meu pai contribuiu para o inss como autonomo durante 12 anos, tambem tem alguns registros em carteira, mas como nao contribuia já algum tempo nos informaram que nao temos direito a pensão e nem a aposentadoria, mas o fundo de ggarantia que ta na conta dele nos nao temos como tirar?

  60. gilvania
    20/03/2012 at 18:35 #

    como faz para demuciar uma pessoa quer tira pessoa de mãe depois quer morre

  61. Elenice Freitas
    20/03/2012 at 23:23 #

    Boa noite!
    Gostaria de uma informação,meu pai veio a falecer e deixou a pensão pra minha mãe,minha mãe veio a falecer,eu tenho uma irmã,com doença psiquiatra, já ficou varias vezes internada em hospital psiquiatra ,eu posso requerer está pensão pra ela,meus pais também ajudava no tratamento dela,hoje ela precisa de faldas pra dormir etc.

  62. 22/03/2012 at 2:26 #

    COMO OBTER 2A. VIA DA CARTA DE CONCESSÃO DO BENEFICIO PENSÃO POR MORTE ????

  63. 22/03/2012 at 2:27 #

    O Q É AGUARDANDO MODERAÇÃO ??

  64. RITA MARIA DE MORAIS AZEVEDO
    01/04/2012 at 21:22 #

    URGENTE!
    CORRIJAM O TEXTO NO PRIMEIRO PARÁGRAFO. Há dois erros primários.
    “Desta maneira a Previdência Social garante que os dependentes diretos do segurado não (ficaram) FICARÃO desprotegidos financeiramente com a (perca) PERDA do ente querido.”

    Desta maneira a Previdência Social garante que os dependentes diretos do segurado não ficarão desprotegidos financeiramente com a perda do ente querido.

  65. ANDREIA
    02/04/2012 at 16:30 #

    MEU PAI MORREU E ELE ERA SO SEGUARADO, MINHA MAE PODE FICAR RECEBENDO
    ALGUMA PENSSAO OU ATE EU QUE AINDA ESTOU NA UNIVERSIDADE E NAO TENHO INPREGO NENHUM?

  66. pricilla martini
    13/04/2012 at 12:23 #

    o pai de minha filha faleceu , ela ja esta recebendo a pensão.Mais queria saber se depois que ela se formar no ensino medio , e comesar a fezer uma faculdade ela continua recebendo o beneficio ? obrigada

  67. carla
    13/04/2012 at 21:41 #

    meu companheiro era casado mas tinha 11 anos de separado convivia comigo a 2 anos e quando faleceu eu estava com 4 meses de gravida e dependia totalmente dele .como comprovante só tenho recibo de aluguel atestado de obitó sendo eu a declarante só eu tenho direito a pensão ?eu dei entrada mas foi negada por falta de prova como eu era companheira dele sendo que apresente varias provas mas ainda não consegi resitra meu filho como o nome dele do pai??? me ajude com uma resposta

  68. 16/04/2012 at 11:14 #

    gostaria de saber se quando eu der entrada na pensao por morte,quanto tempo demora pra sair,eu era companheira do pai do meu filho e gostaria de saber

    • Sônia
      29/10/2012 at 14:19 #

      Meu marido faleceu em 2005,e não recebi um centavo mesmo tendo ficado com nosso filho pequeno. Segundo o INSS ele era autonomo por isso eu não tinha direito nenhum à pensão;pois não contribua quando faleceu…
      Outro dia uma pessoa amiga disse que nas mesmas condições, recebia. ? ENTÃO PERGUNTO: Quais seria os meus direitos ? Ainda posso requerer a pensão?

      Atenciosamente:

  69. Edileia
    16/04/2012 at 20:42 #

    Por favor eu preciso saber como é dividida a pensão por morte. Meu esposo faleceu e depois da morte dele aparaceram duas crianças de mães diferentes, inicialmente uma funcionária do INSS me informou que se seria 50% da viúva e os outros 50% divido pra eles, mas a outra disse que é dividido em partes iguais. Qual é o certo?

  70. 19/04/2012 at 23:53 #

    Oii tenho 17 anos meu pai morreu eu tinha dois anos sempre recebi penssão só que eu queria trabalhar e me falarão que se eu trabalhasse com carteira registrada eu perderia minha pensão isso é verdade ?
    preciiso de uma respostaa …Muitoo obrigada desde jah

  71. ana claudia
    23/04/2012 at 15:46 #

    como faço para verificar se a pensão da minha mãe foi liberada:

  72. Ana Maria
    23/04/2012 at 19:55 #

    Olá, ingressei na universidade dois meses depois que meu pai faleceu, tenho 24 anos e morava com ele e minha mãe, que hoje é quem recebe a pensão, gostaria de saber se tenho direito a parte da pensão, pois sei que se meu pai estivesse vivo, estaria me ajudando de todas as formas, coisa que minha mãe se nega a fazer. Desde já,, obrigada!

    • Rose
      08/12/2013 at 5:17 #

      Ana Maria o seu direito a receber pensão por morte é até 21 anos, até 24 anos, seria pensão alimentícia ,nesse caso seus pais seriam separados, divorciados.

  73. almir dias
    15/05/2012 at 21:29 #

    sou casado á 20anos com outra mulher e até hoje é descontado a pensão alimenticia do meu contra-cheque para ex-mulher e pro meus filhos.só que meus filhos já estão casados, são maiores de idade e ja tiveram filhos.me aponsentei, mas continuo trabalhando no mesmo serviço que é descontada essa pensão.gostaria de saber em caso do meu falecimento minha esposa atual é obrigada á dividir a minha aposentadoria,ou a pensão dela com a ex.por favor me oriente!!!

    • Maschio
      18/10/2013 at 19:01 #

      Estado de necessidade? Mande o segundo marido cuidar dela

  74. 14/06/2012 at 10:11 #

    SOU viuva desde 04/08/05 dei entrada na pensao mais ela foi recusada pos tenho dois filhos o inss nao me recnheci como esposa me ajuda processo n 0152.956.408-2 n de protocolo de recurso n 35588.006786/2010-80 obrigada

  75. isabel souza
    19/06/2012 at 10:56 #

    Olá, meu marido faleceu e ele trabalhava em uma empresa a quase 8 anos, quero saber se terei direito a pensao por morte pois soube que a empresa nunca pagou INSS.
    obrigada

  76. Emanuelle
    05/07/2012 at 14:16 #

    Ola eu tenho 17 anos, meu pai faleceu tem 8 anos e minha mae recebe a pensao por morte do meu pai, ela falou que quando eu fizer 18 anos eu nao recebo mais, queria saber se e verdade pq esse tempo todos ela rebece e nunca me deu minha parte, sempre falou que e com esse dinheiro que ela pagas as contas quando eu pedia o dinheiro. E eu ainda tenho um irmao de 4 que tambem te direito. Preciso de uma reposta urgente

  77. leila lima
    05/07/2012 at 22:48 #

    minha mae faleceu em 2003 a minha irmã recebia porcer de menor dopois que ela ficou de maior passou para o meu pai mais eles eram separedos . aminha mae usava o nome de souteiro .ele agil de ma fe para pegar este beneficio .como faso para corta ele tem realmente direito,do beneficio pois ele sumiu a muitos anos e so apareceu para pegar o beneficio. OBRIGADO

  78. suelen
    06/07/2012 at 21:59 #

    ola,meu marido e autonomo mas contribui com o inss ,temos duas filhas uma de um ano e outra de oito ce vier a falescer teremos direito a pensao? obrigada

  79. MARCELO PEREIRA SOUSA
    07/07/2012 at 18:16 #

    meu nome e Ivani rodrigues recebo pensao por morte ha dois anos o inss encerrou meu pagamento e nao me comunicou e nem me mandou carta nem nada como faço para requerer minha pensao por que me falaram que era para vida toda que eu ia receber pensao do meu marido por favor me de uma explicaçao

  80. 08/07/2012 at 11:14 #

    o inss devia faZER UMA VARREDURA PORQUE TEM GENTE QUE RECEBE APOSENTADORIAS POR INVALIDEZ E QUANDO VAI NO MEDICO FINGE DE DOENTE E DEPOIS SAI DANDO RISADA , BEBE NAO TOMA REMEDIOS, JA FEZ ATE EMPRESTIMOS TEM CARTOES DE CREDITOS ETC,,,, QUE SACANAGEM NE E DISEM AINDA QUE ELA E INCAPAZ DE VIVEL NO CONVIVIO NORMAL E TEM QUE DEPENDER DOS OUTROS MAS QUE COISA MAIS ABSURDA ELA DEVIA FAZER TEATRO PORQUE PRA ATRIZ TA COMPLETA NAO FALTA NADA A NAO SER VERGONHA NA CARA

  81. Ednara Andrade
    11/07/2012 at 11:47 #

    sou viuva a mais de 13 anos recebo minha pensão. se me casar perco minha pensão? É verdade que vai sair uma lei que a viuva perdera a pensão se ela se casar?

  82. Vanessa Andrade
    11/07/2012 at 11:56 #

    Minha mãe recebe pensão por morte. Ela quer saber se ela casar ela perde a pensão? vai sair uma lei que a viuva se casando perdera a pensão?

  83. Sergio
    16/07/2012 at 9:47 #

    Ocorreu a morte da irmã mais velha pergunto? se outra irmã sendo dependente da irmã que faleceu se pode ter o direito de receber pensão pós morte ou aposentadoria da irmã que faleceu. Hoje há irmã viva tem 74 anos é invalida.

  84. Sergio
    16/07/2012 at 9:55 #

    Ocorreu à morte da irmã mais velha por doença pergunto? Se a irmã viva sendo dependente da irmã falecida pode receber pensão por morte ou aposentadoria, Há irmã viva tem 74 anos é invalida.

  85. cristiane azeredo
    16/07/2012 at 13:56 #

    Boa tarde, fiquei viúva em janeiro/2001, com dois filhos pequenos, que hoje estão com 16 e 12 anos, e não tivemos direitos a pensão na época, pois ele não estava trabalhando com carteira assinada, criei meus filhos sozinha com ajuda dos meus pais. Na semana passada minha trouxe um jornal O DIA do dia 16/06, que constava que viúva de desempregado pode ter direitos a pensão. Alguém sabe à respeito e como faço para fazer um agendamento on line?

  86. Anderson
    18/07/2012 at 13:24 #

    Minha mãe recebe pensão por morte a algums anos já! se Ela registrar uma firma no nome dela ela ira perder o benefio?!

  87. 22/07/2012 at 22:01 #

    tenho uma amiga que recebe pensão por morte, mas quando ela completar 21 será cortada, a mãe dela quer saber se tem algum jeito de transferir a pensão para o nome da mãe para não cortar! por favor Me respondam!

  88. José
    23/07/2012 at 17:05 #

    Olá sou viúvo, e recebo aposentadoria do inss e pensão por morte da minha esposa falecida, estou namorando e pretendo morar junto, a minha namorada terá direito em minha aposentadoria e pensão ??

    Grato

  89. 24/07/2012 at 21:37 #

    Eu fiquei viúva a pouco mais de 4 anos, não era casada no papel, apenas amasiada. tivemos uma filha que tinha 7 meses na época, e ele tinha um outro filho de 6 anos de outro relacionamento. Gostaria de saber se eu posso dar entrada na pensão pra mim como viúva dele, e se eu der entrada sou obrigada a dividir com o outro filho que ele tem ?

    Gostaria de saber tambem de quais documentos necessários para dar entrada na pensão?

    Aguardo uma resposta! Obrigada!!

  90. stephanie
    26/07/2012 at 21:20 #

    Ola tudo bem?perdi minha mae com 5 anos ela morreu de cancer era autonoma logo dpois perdi meus pais ele era autonomo tambem hoje tenho 24anos e meu irmao tem 23 na epoca nimguem olhou isso para nos o vc me indica a fazer

  91. 31/07/2012 at 16:26 #

    oie a minha filia era portadora de deficiÊncia fisica e morreu a dois anos mais ela era aposentada por 10 anos eu como mae responsavel por ela ainda tenho direito de receber o beneficio mesmo depois da morte dela.

    • Maschio
      18/10/2013 at 19:04 #

      Claro que não. Vcx era responsavel só pelo recebimento. Se vc fosse dependende dela aí, sim. Mas, a dependente er ela de vc e não vc dela.

  92. Leticia
    01/08/2012 at 11:41 #

    Oie eu recebo a pensao de morte de meu pai sou menor de idade se eu casa no civil perco a pensao???

  93. Carol
    01/08/2012 at 17:49 #

    Olá meu pai faleceu na época eu tinha 4 anos de idade, e minha mãe recebe uma pensão em função disso, hoje tenho 17 anos e gostaria de saber se é possível eu conseguir uma pensão também, pois devido a faculdade não existe a possibilidade para eu trabalhar e minha mãe não consegue arcar com todos os gastos.
    Desde já grata.

  94. Adriana Lima Farias
    03/08/2012 at 12:06 #

    Bom tarde, gostaria de tirar uma duvida, somos em tres irmãos, so que um completou 18 anos e minha cunhada disse que ele não recebe mais a pensão,e diz que recebe somente no valor de 2 salarios gostaria de saber se ele tem direito ou não, pois a pensão que recebemos por motivo de morte dos meus pais.E aproveitando disse que se eu trabalhar registrada tambem perco a pensão.

  95. rosangela
    04/08/2012 at 0:43 #

    a mulher que morou com o pai do meu filho de 13 anos quer receber a metade da pensao do meu filho e quer que eu assino como que eu sei que eles vivia juntos ele faleceu . ela trabalha registrada e morou 3 anos com ele .ela vai ter direito na pensao

  96. Valeria
    06/08/2012 at 11:47 #

    Olá! Minha mãe ficou viuva em 1965 com um filho e casou com meu pai em 1973 e quando meu irmão completou 21 anos ela parou de receber a pensão do falecido esposo. Ela não teria direito a continuar a receber a pensão dele até hoje, pois pelo que vi não se perde o direito de pensão casando-se novamente.
    Obrigada!

  97. cristiane
    08/08/2012 at 12:23 #

    Olá, meu pai morreu a seis anos sera que minha mae ainda tem direito a receber a pensão? e que ninguem soube correr a tra para minha mae receber o beneficio agora eu estou querendo saber se ainda da?

  98. 11/08/2012 at 17:27 #

    eu sou dependente da mniha mae e já rtecebo a pensao por morte há 4 anos e gostaria de saber se a previdencia social manda algum comunicado na minha casa, já q este ano eu completo os 21 anos. Obrigada

  99. Marcele
    14/08/2012 at 15:02 #

    Fui casada por 6 anos e fiquei viúva e com 2 filhos menores. Meu ex marido não contribuía a muitos anos, somente eu, por isso na época fiquei sabendo que as crianças não teriam direito a receber pensão por falecimento do pai. Gostaria de saber se assim continua, ou há alguma lei que ampare aos menores nestes casos? Obrigada!

  100. 14/08/2012 at 21:50 #

    Olá! minha avó faleceu ela recebia o auxílio doença, por causa deste benefício meu avô pode perder o direito da pensão por morte? E existe algum benefício que tire o direito de uma pessoa receber a pensão por morte? Respondam por favor estou com muita dúvida…enviem a resposta para meu e-mail também…Obrigada…

  101. carol
    21/08/2012 at 19:59 #

    eu vivia com uma pessoa e dessa unão nasceu uma filha, ele foi assassinado à 9 meses e minha filha recebe a pensão por morte do pai, só que a avó materna diz que tambem tem direito e quer a metade ela tem direito

  102. jose
    23/08/2012 at 1:52 #

    bom dia,, era casado ha treze , por motivo de forca maior minha esposa morreu em decorrencia de procedimentos de parto tres dias depois de ganhar meu filho faleceu , faco uma pergunta , eu tenho direito a pensao por morte dela, pois nao sei certo se ela tinha a CTPS registro de emprego, pois trabalhava no paraguay quando conheci ela, so fico sabendo que ela trabalhou de caixa op em um supermercado, como posso descobrir se ha registro em carteira , para pleitear a pensao por morte……

  103. Carin
    23/08/2012 at 11:54 #

    Minha mãe tem 58 anos e é dona de casa, não concluiu os estudos e é dependente financeiramente do meu pai que tem 71 anos. Como funciona no caso de falecimento do meu pai? Ela passaria a receber o benefício integral que meu recebe do INSS ou apenas uma parte? Quais os tramites legais para requerer os benefícios de pensão por morte?
    Desde já agradeço pelo esclarecimento

  104. Ariana
    29/08/2012 at 13:15 #

    Boa tarde, meu pai faleceu a 9 anos, eu não tenho certeza se ele era contribuinte do INSS. Se eu for atras agora pra saber e caso ele tenha sido contribuinte eu ainda tenho direito? Porém eu completo 21 anos em janeiro de 2013!

  105. Suely Maldonado
    29/08/2012 at 18:44 #

    Meu companheiro era portador de câncer e faleceu, ele so recebia auxilio doença, gostaria de saber se tenho direito a pensão morte, o pai dele fez atestado de obito como se ele fosse solteiro, mas nos tinhamos união estavel. como faço, desde ja agradeço.

  106. 03/09/2012 at 14:49 #

    Boa tarde.

    Minha mãe faleceu e deixou eu e minhas irmas na época com 02,06 e 10 anos só que não recebemos nenhum direito dela ela era do lar. Eu e minhas irmãs estamos hoje todas de maior, gostaria de saber se nós temos direito ainda de receber algum benefício?

    Desde já agradeço.

  107. Renato
    11/09/2012 at 14:42 #

    meu pai faleceu a algum tempo, más não tenho nenhum documento dele,gostaria de saber como faço para consegui, sacar o fundo de garantia dele.

  108. Day
    11/09/2012 at 17:28 #

    Boa tarde!

    Eu tenho uma tia que morreu a pouco tempo, ela tinha 03 filhos 02 já estão casados e um ainda é menor de idade, ela era casada no papel, mais não vivia há mais de 10 anos com o marido. Ela deixou bens e a pensão, pelo fato de já serem separada a muito tempo ele também tem direito na partilha do bens e quem vai ficar com a pensão ele ou o filho mais novo?

  109. Eliana
    12/09/2012 at 10:37 #

    Olá, gostaria de saber se vou receber os atrasados que o INSS vai pagar, a partir de janeiro de 2013, uma vez que o meu esposo era aposentado e faleceu em 28 de Dezembro de 1998 e passei a ser pensionista em 1999, tenho 44 anos e gostaria de saber se estou dentro desta revisão do INSS? Alguém por favor me responda. Agradeço.

  110. Eliana
    12/09/2012 at 10:46 #

    Olá, esqueci de ressaltar que quando meu esposo faleceu continuei recebendo por 2 meses o mesmo valor que ele recebia equivalente a 1 salário e meio, depois passei a receber apenas 1 salário mínimo, fui ao INSS no qual fizeram a correção e passei a receber o valor de 1 salário e meio novamente por pouco tempo e novamente voltei a receber apenas 1 salário minimo, já fui ao INSS e eles dizem que não tenho direito a correção e que era apenas este salário mínimo que ia ficar recebendo, uma vez que meu esposo era aposentado com 1 salário e meio. Gostaria de saber se não tenho direito a voltar a receber este 1° valor? Como posso fazer para que isto aconteça? Desde já agradeço a resposta.

  111. Lumah
    15/09/2012 at 16:06 #

    Boa tarde,
    Vivo com minha companheira a 2 anos e 5 meses nós pensamos em fazer o contrato de união estavel e quem sabe futuramente dar entrada no casamento civil só que ela recebe pensão por morte.
    Se dermos entrada no contrato de união estavel ou no casamento civil ela perde a pensão? gostaria de saber dos dois

    Desde ja agradeço!

  112. rosa de lourdes
    20/09/2012 at 17:40 #

    gostaria de saber se quando um pai morre assassinado e seu filho ainda tava no ventre da mae esse filho tem algum direito de receber alguma pensao se o pai nunca trabalhou de
    carteira assinada e nunca contribuiu com o inss hoje o menino ta com 2 anos

  113. vanice liuz da silva
    26/09/2012 at 23:42 #

    meu filho tem tres anos e o pai dele faleceu ,queria saber si ele tem direito no beneficio do inss.i ele tem mais dois irmaos de outro relacionamento.qual e o direitos do meu filho?

  114. joao roberto
    30/09/2012 at 8:43 #

    Por que o inss não cobre as despesas de enterro, quando o contribuinte morre? Já que é um momento tão doloroso para a familia, pelo menos essa familia poderia ter o consolo de não precisar se preocupar com a burocracia de um enterro. Isso deveria ser lei. Já que o governo fica com todo o dinheiro do contribuinte quando ele morre e não para quem deixar pensão. Pessoal, mandem e-mail com essa sugestão para os nossos deputados lá em Brasilia. Vamos exigir esse projeto-lei para quem é contribuinte do inss. Não vamos deixar nossas familias desamparadas nesse momento de dor. Obrigado à todos.

  115. josé marcio
    01/10/2012 at 17:50 #

    ola minha esposa estava com cancer de pancreas e dei entrada no auxilio doença antes dela morrer e foi concedido porem agora que morreu posso entrar com pedido de pensão. e não receber mais o auxilio doença;

  116. ELEANDRO
    04/10/2012 at 22:54 #

    PESSOAL MINHA MAE MORREU E DEICHO PENSAO PARA MEU IRMAO CASULA ,MAS QUEM RESEBE E A MADRINHA DELE ,AGORA ELE ESTA MORANDO COMIGO ,COMO FAÇO PARA TRASFERI O BENEFICIO

  117. 07/10/2012 at 0:42 #

    sou viuva e recebo pensão a 7 anos tenho um filho trabalho normalmente e contribuo com o inss todo mes descontado em folha gostaria de saber se eu precisa de alxilio doença ou qualquer outra coisa que esta no direito do trabalhador asegurado vou ter normalmente obridado desde ja

  118. Jean
    16/10/2012 at 9:36 #

    meu pai era aposentado por invalidez, o mesmo já falecido há 6 anos. hoje estou com 19.Será q posso receber essa pensão? e mais, será q recebo uma quantia retroativa equivalente aos 6 anos q não recebi?

  119. 19/10/2012 at 11:46 #

    estou com aguarda de cinco sobrinhos do meu marido ja dei entrada no pedido de transferencia da pensao por morte do meu cunhado para o meu nome por ordem judicial que a mae das crianças recebia,pois a mesma os abandonou e estava usando o dinheiro pra comprar crak,e deixava as crianças abandonadas sem alimentaçao so que ja faz tres semanas e nao me dao respostas isto e demorado assim?ou vou ter que pegar advogado pra poderem serem mais ageis. o numero do processo de guarda e:001/5.12.0010095-6

  120. Ianne
    20/10/2012 at 1:07 #

    Olá.. Eu recebo pensão por morte do meu pai, que era sargento da pm. Meu irmão de 22 anos e minha mãe também recebem. Tenho 18 anos, gostaria de saber.. Se eu casar no civíl eu iriei perder minha pensão ?

  121. 24/10/2012 at 7:08 #

    Minha sogra tem um processo na justiça de pensao por morte do primeiro marido mais ate hoje ainda nao saiu. Agora o segundo marido faleceu ela pode da entrada para receber esta pensao ou tera que desistir do processo da primeira pensao que ainda esta so TRF1

  122. 24/10/2012 at 18:53 #

    meu irmão faleceu,de falencia mulitipla dos rins,com 37anos trabalhando há 8 anos na policia civil,minha mae,teve um avc a 3 anos e ficou incapaz porem ele está de licença no trabalho porem recebendo seu salario.meu pai tem 73 anos é aposentado eles tem direito a pensao do meu irmao?a minha mae ainda nao é aposentada.

  123. 25/10/2012 at 17:43 #

    vivi 28 anos com o pai de meu filhos.
    tivemos 3 filhos ja estaõ adulto , o mais novo tem 20 anos
    ja que ele vai completar 21 anos no prosximo ano
    gostaria de saber se minha neta de 3 anos pode receber
    o benefio de pensaõ de morte do meu falicido marido?

  124. 26/10/2012 at 8:40 #

    minha irma ficou viuva na epoca o filho deles tinha 4 anos .ela passou a receber uma pençao de um salario minimo , ela guarda este dinheiro todo mes na poupança ela tem outras rendas ,ela sempre morou com minha mae que criou o filho de 4 anos ela nunca deu estudo para o filho e nem cuidou da saude dele sempre fomos nos tios que deu assistencia ela e jogo duro e ai

  125. marina alves!
    26/10/2012 at 12:05 #

    quem receber pensão por morte se casar novamente perde o beneficio?

  126. CLEICIANE
    29/10/2012 at 15:23 #

    O meu irmao estava com tumor na cabeça e chegou a cair na conta dele o dinheiro, porem ele nao tinha mais possibilidade de ir a agência receber, Entao foi feita uma procuração no nome do meu pai e ainda nao foi liberado esse dinheiro, já faz quatro meses, eu gostaria de saber se o meu pai ainda tem direito de receber .

  127. 01/11/2012 at 13:07 #

    Meu pai faleceu já tem 7 anos na epoca eu era menor de 21,minha mae ñ era casada no papel era so amaziada,ficarm juntos 25 anos e eles tiveram 3 filhos,ela nunca recebeu nada nem nos,ela concegue receber uma pensão?a meu pai era vendedor autonomo,so foi registrado uma vez quando solteiro.por favor ajudeme minha mae ja ñ esta muito boa de saude para trabalhar.obrigada

  128. 01/11/2012 at 20:12 #

    meu pai morreu a poucos dias, ele era taxista e fazia uns 10 anos que nao contribuia eu pagando um mes de INSS em nome dele tenho direito a receber a pençao?

  129. TLDS
    02/11/2012 at 13:24 #

    Boa tarde, minha mãe ficou viúva do meu padrasto há um mês. Ela tinha contrato de união estável com ele e têm uma filha de 20 anos dele. O de cujus tem um filho de 35 anos, comprovadamente deficiente. Minha mãe irá dividir, em partes iguais, a pensão por morte com ele, 50% cada? Quanto à previdência PRIVADA, minha mãe tb terá que dividir com o enteado deficiente ou só ela receberá, caso meu padrasto tenha informado o nome da minha mãe como única beneficiária? Agradeço sua resposta. Cordialmente.

  130. 02/11/2012 at 21:38 #

    Boa Noite , Gostaria de saber se há meios de se cadastrar na Zona Leste Capital ou transferir o cadastro de meu Pai que veio a Falecer e que foi feito na Região do ABC ( Santo André ) , Que tenho quer cadastrar minha Mãe dentro deste 20 dias , Caso venha ser feito aqui na Região da Zona Leste ( São Mateus ) qual agencia é mais próximo de ( São Mateus SP ) ? , Agradeço desde já e espero a respostas da direção ( RH ) .

  131. Raquel
    04/11/2012 at 17:33 #

    Boa tarde!Meu ex marido faleceu apos um assalto em 2006,contribuiu pouco tempo com o inss antes de falecer trabalhou em um bar ppor 2 anos sem carteira assinada,deixou 2 filhos menores de idade.Gostaria de saber se mesmo depois de tanto tempo se eles tem direito a pensão por morte e onde devo dar entrada?Aguardo resposta,desde ja agradeço!

  132. Maria
    05/11/2012 at 13:46 #

    olá meu primo perdeu o pai recentemente ele acabou de completar 18 anos, os pais deles eram separados e ele morava com o pai, ele terá direito de receber a pensão por morte ?

  133. kerolyne
    06/11/2012 at 15:19 #

    meu marido morreu, mas a gente não era casado no papel, mas eu tenho um filho de 4 anos dele eu queria saber se a pensão q eu irei receber sera o salario q ele ganhava ou sera outro valor?

  134. kerolyne
    06/11/2012 at 17:48 #

    ??????????????????

  135. Luci Ferreira
    08/11/2012 at 11:26 #

    Olá, meu marido era aposentado por invalidez e faleceu em 02-07-2012, agora recebo como pensionista. Gostaria de saber se receberei meu 13º completo ou apenas dos meses de julho a dezembro.

  136. 10/11/2012 at 12:29 #

    Pensionistas por Pensão por morte tem direito a 13°?

  137. Taiane Cardoso
    12/11/2012 at 12:18 #

    Tenho uma duvida. Meu pai faleceu no ano de 1998, desde então ñ recebi pensão. Na época não recebi , o Advogado disse a minha mãe para que ela entrasse com uma ação , mas demoraria anos, eu tinha 2 anos de idade. Ela ñ foi atras e eu ñ recebi nada. Gostaria de saber , se agora que tenho dezessete anos posso tentar recorrer. Obrigada .

  138. thais
    16/11/2012 at 11:21 #

    Bom dia, minha mãe faleceu, e eu fui beneficiada dela até a maior idade.Porém qndo encerrrou a causa, a advogada me disse , q eu teria esse direito ate´eu me casar, porque eu não tenho pai também. Teria como eu recorrer pra voltar receber novamnete? Porque sou solteira ainda e não possuo mais esse beneficio…

  139. 18/11/2012 at 1:56 #

    minha mae faleceu e era aposentada meu pai tem direito a pensao mesmo sendo aposentado

  140. 18/11/2012 at 15:55 #

    ola meu nome é maisra eu recebo pensão por morte do meu pai
    que morreu eu tenho 16 anos de idade eu reparto um salario minimo com minha
    irmã
    sera que eu posso fazer um emprestimo???

  141. 19/11/2012 at 17:46 #

    Boa tarde

    Dr.

    tenho uma duvida , meu marido já esta aposentado a 1 ano , se ele vier a falecer eu vou ter o direito da pensão dele de inss ? qual o valor ? é de 80% do que ele recebia ? ou valor integral ? qual o procedimento para ter os direitos ? aguardo e obrigada pela atenção.

  142. 21/11/2012 at 17:04 #

    meu marido tem duas filhas do outro casamento,mas todas duas sao de maior,mas nao tenho contato com essa familia,tem algum problema?por q vou mecher agora com os papeis de trasferencia de pençao?

  143. rafael
    22/11/2012 at 16:53 #

    minha dúvida é a seguinte: meu pai faleceu em 2011 vítima de um câncer de pulmão e tem um filho com deficiência mental (meu irmão), ele teria algum beneficio por isso? Meu irmão não pode trabalhar e também meu pai quando faleceu não trabalhava de carteira assinada mas não sei se contribuía para a previdência como autônomo. Existe algum lugar onde posso consultar se ele contribuía para a previdência?

    obrigado.

  144. 23/11/2012 at 22:17 #

    ganho um dinheiro mas nao sei quando é, morei em fortaleza a & ano e meu pai me roupo td hj em dia ele so me da um pouco e nao sei nem a onde esta meu dinheiro que minha mae deixou pra me ande dela morre te como como me ajudar

  145. 28/11/2012 at 10:32 #

    ola minha esposa tem 20 anos e recebe a pensao da morte do pai dela, e nesse mes nos casamos ela perde o direito da pensao agora ou so com os 21 anos mesmo.

  146. 01/12/2012 at 16:45 #

    vou começar receber a pensão por morte do meu companheiro,mas ele tem um filho de outro casamento quem também teve direito e tenho também um filho de um ano que tambem vai ter direito o valor é de um salario minimo. eu gostaria dee saber como fica a divisão do salario se é divido em 50 por cento para mim e os outros 50por cento para os filhos ou é dividido em três partes iguiais me tira essa duvida por favor?

  147. marcelo
    04/12/2012 at 2:08 #

    minha esposa faleceu a dois meses atras fiquei com 3criancas tinhamos treze anos que moravamos juntos mais ela nunca trabalho carteira asinada,posso receber a pensao por morte.

  148. simone
    04/12/2012 at 7:44 #

    Bom Dia… meu irmão era casado no papel , separou sem divorcio e vivia com outra há mais de 15 anos …do primeiro casmento teve uma filha q já é maior Quem tem direito a pensão????

  149. Irene dos santos
    05/12/2012 at 20:41 #

    Meu companheiro faleceu há 2 anos, deixou uma filha de 4 anos. Acredito que nunca tenha contribuido com a previdência porque era peruano e sempre trabalhou como bolsista, ou seja, era pesquisador e ganhava bolsa, pelo fato dele ter contribuido com pesquisas no Brasil minha filha teria direito a pensão?

  150. FERNANDA D.SOUZA
    11/12/2012 at 15:40 #

    SOU VIUVA HA 7 ANOS, RECEBO UMA PENSAO NO MEU NOME VITALIÇA,E AGORA QUERO ME CASAR NOVAMENTE,EU CORRO O RISCO DE PERDER ESTA PENSAO,SIM OU NAO?QUAL A LEI QUE ME DA A SEGURIDADE SE PERGO OU NAO?

  151. Fabio
    12/12/2012 at 19:47 #

    Olá, eu recebo uma pensão por morte de meu pai, sei que é ate os 21 anos de idade, mais ouvir falar que se eu estiver fazendo curso superior, eu recebo a pensão ate os 24 anos! é verdade?

  152. 13/12/2012 at 2:01 #

    quando minha sogra faleceu meu esposo tinha 17 anos isso faz 5 anos mais ela tinha registrado uma menina de menor ai essa menina a tia tomou de conta fazendo o pai dele que é analfabeto assinar um um documento dando a guarda da menina assim ela foi pra justiça e a menina hj ganha quase o salario todo , meu esposo pode recorer sobre esse tempo que ele nao recebeu o beneficio !?

  153. VAGNER BRANDÃO
    13/12/2012 at 12:41 #

    TENHO UMA TIA QUE PERDEU RECENTEMENTE A FILHA QUE ERA (ÚNICA),FUNCIONÁRIA DO MUNICÍPIO, NÃO ERA CASADA E NÃO DEIXOU FILHOS.OCORRE QUE ESSA TIA TEM PENSÃO DO ESTADO.
    A DUVIDA É : MINHA TIA TEM DIREITO A PENSÃO POR MORTE DA FILHA,VISTO QUE, ELA JÁ RECEBE PENSÃO DO ESTADO.?

  154. Madalena Bertoni
    16/12/2012 at 5:35 #

    Tive um companheiro, e dele engravidei ele trabalhou um tempo resgistrado e em 1997 tive um filho dele ele continuou mas um tempo registrado depois foi preso e ficou 4 anos na cadeia, então foi solto em 2005 algum tempo depois ele foi assasinado, queria saber me filho tem direito a pensão e meu filho hoje tem 15 anos se ainda posso recorrer???

  155. 18/12/2012 at 17:35 #

    Olá , o pai do meu namorado morreu quando ele tinha dois anos . Ai a mãe dele os abandonou , pois eram 3 crianças uma de 4 anos , outra de 1ano e 5 meses e ele de 2 aninhos. Ai a avó as pegou para criar …Só que a mãe deles foi lá e ate hoje recebe a pensão deles . E nunca deu 1 centavo para eles . isso é certo ? O falecido morreu em 1994, sei que muito tempo se passou , mas eu so soube disso faz pouco tempo quero saber se meu namorado tem direito a algo e se os irmao dele tbm ? desde ja agradeço.

  156. 25/12/2012 at 22:30 #

    Ola,
    Minha mãe faleceu eu tinha 12 anos,desde então moro comminha tia,que por sinal consome todo o meu beneficio.Mas agora alcancei a maior idade e será que nao é direito meu eu pegar o dinheiro que por lei seria meu,uma vez que o único dependente de minha mãe era eu?
    Obrigado,aguardo resposta.

  157. 28/12/2012 at 14:06 #

    me separei de minha mulher o qual fui casado mais de 30 anos vivo com outra mulher mais de tres anos e meio, ela tem direito de receber benção

  158. simone
    29/12/2012 at 5:10 #

    Ola tenho 2 sobrinhas uma de 9 e a outra com 12, o pai delas veio a falecer a dois anos e a 20 anos sempre pagou inss porem nos ultimos 7 anos do seu falecimento ele nao estáva mais contribuindo, gostaria de saber se elastem o direito de pensao por morte pois passam muita necessidade. Obrigada

  159. edla
    31/12/2012 at 13:48 #

    meu filho faleceu e a sua esposa recebe a pensao dele, ela vai casar novamente, continuará a receber a pensão dele? Ele era militar

  160. joão cardoso de almeida
    03/01/2013 at 10:51 #

    olá, por favor me ajuda! minha irmã era casada com um cara,só não era em papel passado bem digamos juntou os panos né,viveu com ele mais de 10 anos construiu uma casa tinha 2 carros mas ele veio a falecer,quias os direitos dela,a mãe dele já pediu um dos carros e agora que a metade da casa o que minha irmã deve fazer…

  161. wander
    04/01/2013 at 13:42 #

    Gostaria de saber, o pai era autônomo e contribinte ativo do inss. Contribuía com o mínimo. Ele faleceu. Tem seis filhos com mães diferentes. Cada filho recebe um salario, ou a pensão de um salario sera repartida entre os seis. Obrigado.

  162. 04/01/2013 at 14:05 #

    eu cuidava do meu irmao eu era a tutora dele agora ele veio a falecer e ja recebia pensao devido ele te poblemas depressivo sera que eu consigo passar para minha filha que é afilhada dele

  163. alex
    10/01/2013 at 8:03 #

    Bom dia, Minha madastra morou com meu pai durante 12 anos e ele vaio a falecer.Ele não era divirciado de minha mãe, que teve quatro filhos com ele sendo que dois ainda são solteiros. Só que a pensão por morte quem esta recebendo é minha madastra, que hoje já é amasiada com outra pessoa.Gostaria de saber se minha mãe e meus irmãos solteiros tem direito á essa pensão ou somente a minha madastra?

    Obrigado

  164. EDMUNDO PIVA
    10/01/2013 at 14:28 #

    boa tarde
    Tenho uma pergunta

    Meu pai faleceu ja algum tempo a 12 anos, e ele quanto aposentou ganhava 1.3 do salario minimo, depois q ele faleceu minha mãe q tem 64 anos hoje não conseguiu aposentar devido falta de contribuição ela ficou coma penssão, só que estão pagando um salário minimo, a diferencia não estão pagando desde daquela época, gostaria de saber c é normal ou temos este direito de receber integral oque meu pai ganhava.
    desde ja ficou no aguardo e agradeço

    edmundo

    • LIDIA RENOR
      16/01/2014 at 18:47 #

      Peça uma revisão, porém vale lembrar que a revisão se concedida, só recebe os 5 últimos anos. Mas poderá tentar administrativamente e posteriormente em juízo caso não tenha êxito.

      Com relação a sua mãe se ela for contribuinte antes de 24/07/1991, ela poderá se beneficiar da tabela progressiva, assim talvez não necessite das 180 contribuições exigidas pelo INSS.

      Mais informações,

      renornavarrocontabilidade@hotmail.com

      21 3619-4529

  165. marcia aparecida sartori bassanese
    11/01/2013 at 15:46 #

    meu marido faleceu a 1 ano e recebo a pensão por morte,gostaria de saber se tenho direito a revisão e qnto.obrigada marcia

  166. vanuzia
    13/01/2013 at 20:51 #

    Olá, Tenho um sobrinho que recebe uma pensão por morte da mãe, gostaria de saber se ele perde a pensão quando adquirir a maioridade sendo que é deficiente físico e portador de doença cronica (SIDA).Peço que me oriente neste sentido como devo proceder para ele não perde esse beneficio.

  167. roberto
    17/01/2013 at 15:31 #

    Boa tarde, Minha mãe recebe duas pensão por morte, uma do meu pai e outra do meu irmão.
    Gostaria de saber se ela pode receber mais uma pensão por morte de outro irmão que era separado a 13 anos e morava com ela?

    Obrigado

  168. 20/01/2013 at 17:49 #

    Oi, Minha mãe morreu faz 10 anos, e eu não tinha sabedoria sobre isso, perdi ela muito nova e fui dar conta só agora, será que teria como eu receber os atrasados? Tenho 20 anos, tenho como recorrer agora? Obrigada!

  169. 21/01/2013 at 0:34 #

    se eu me juntar com um rapas maior de idade eu perco minha pensao?
    pq?
    nao sou de maior ainda

  170. Leandro
    21/01/2013 at 8:27 #

    Olá,

    Meu pai morreu a 8 anos e contribui muitos anos, porém na epoca que ele começou a contribuir não tinha computador era só atraves dos carnês e ele consequentemente ele perdeu varios carnes e como não ficou arquivado em sistema do inss ele conseguiu receber auxilio doença antes de morrer, agora eu gostaria de saber se minha mae tem direito a receber a pensão, Nota ela foi casada só na igreja e não no civil
    obrigado

  171. amanda
    21/01/2013 at 20:11 #

    boa noite, gostaria de saber se posso deixar meu neto como meu dependente, para que ele fique amparado quando eu falecer. Se sim, qual o procedimento? Basta requerer junto ao INSS, ou não é possível?

  172. ANA PAULA
    24/01/2013 at 12:21 #

    OLA. MINHA FILHA TEM 13 ANOS E RECEBE UMA PENSÃO POR MORTE DO PAI DELA. EU GOSTARIA DE SABER QUAL BANCO EU PODERIA FAZER UM EMPRESTIMO OU ATE MESMO UM FINANCIAMENTO COM O BENEFICIO DELA. GOSTARIA MUITO DE COMPRAR UMA CASA E PARA DE PAGAR ALUGUEL. ALGUEM PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR.

  173. 24/01/2013 at 15:50 #

    boa tarde, entao minha mae morreu em 2006 na copa do mundo de acidente de moto , deixou 3 filhos, que moram atualmente com sua avo que nao tem renda o suficiente pra criar 3 netos, eu queriA SABER ce eles tem direito de receber pençao do inss?

  174. 27/01/2013 at 18:33 #

    TENHO UMA IRMA EPILÉTICA ELA RECEBE A PENSAO POR MORTE DA MINHA MAE, E OUTRA Q ERA DA MINHA MAE E PASSOU P ELA ERA DO MEU PAI. QUERIA SABER SE ELA TEM DIREITO A ESSA REVISAO DE BENEFICIO E COMO POSSO SABER???

  175. silvana da c.f.
    28/01/2013 at 20:45 #

    oi boa noite minha mãe faleceu guando eu tinha apenas seis anos de idades,hoje eu tenho trinta e cinco e nunca recebi nem uma pensão eu fui roubada pelo governo? silvana da c.f.

  176. Géssica
    29/01/2013 at 17:21 #

    Gente eu hoje tenho 22 anos e recebi pensão alimentícia pela morte de meu pai até completar meus 21 anos , ai na época eu ainda ñ fazia faculdade mais hoje tenho 22 anos e tô fazendo faculdade ,será que eu ainda posso receber ?

  177. luiz carlos g. pereira
    29/01/2013 at 22:16 #

    convivia com minha companheira, ja aposentada, a 5 anos, ela veio a falecer, no fim do ano 2012, deixou um filho de 25 anos, do primeiro casamento, gostaria de saber quem pode requerer ao beneficio da aposentadoria dela, eu ou o jovem. grato, luiz.

    • LIDIA RENOR
      16/01/2014 at 18:52 #

      Você deve dar entrada sim. O filho dela, se não for incapaz, não tem mais direito. Mas primeiro precisa comprovar que era companheiro dela, depois comprovar dependência do mesmo, através de DEPENDÊNCIA DE PLANOS DE SAÚDE, CONTA CONJUNTA, DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, DEPENDENTE EM CLUBES, CARTÕES DE CRÉDITO, FILHO EM COMUM, MESMO QUE COMPANHEIRA, CONTAS DE ÁGUA, LUZ OU TELEFONES NO MESMO ENDEREÇO, ATÉ MESMO EM ÚLTIMO CASO PROVAS TESTEMUNHAIS.

      Mais informações,

      renornavarrocontabilidade@hotmail.com

      21 3619-4529

  178. jessica
    30/01/2013 at 22:41 #

    Minha cunhada recebe a pensão dos filhos delas,por eles serem menores, porém todo documento que ela recebe da previdência só vem no nome da filha mulher dela, como se só ela fosse beneficiaria, e o do filho homem? se ela recebe dos 2 não era pra vim no nome de ambos? ou será que a previdência ta pagando só a pensão da menina?

  179. 31/01/2013 at 19:46 #

    boa tarde minha vo ficou viuva a 20 anos mas nao correu atras da pencao por falta de conhecimento hoje conhecendo ela ainda tem dirito apencao?

  180. 01/02/2013 at 16:08 #

    sou pensionista meu pai faleceu quero saber se posso assinar a carteira, e se apos os 21 anos eu estiver cursando a faculdade se a pensão continua?

  181. luna
    01/02/2013 at 23:12 #

    Moro com um homem ha 21 anos,temos 2 filhos,ele trabalhou registrado varios anos,mas ja faz tempo que trabalha por conta e não contribui mais com o inss,gostaria de saber se em caso de morte dele tenho direito a pensão?

    Ví que ele tem que ter contribuido pelo menos uma mes no ano anterior ao falecimento,porem tenho uma tia cujo marido faleceu e há muito tempo não contribuia e ela conseguiu receber pensão.

  182. JORGE LUIS VIANA
    03/02/2013 at 2:57 #

    MINHA ESPOSA FALECEU FUI CASADO COM ELA Á TRINTA ANOS TENHO
    DIREITO DE PENÇÃO POR MORTE. ELA ERA APOSENTADA POR IDADE…

  183. luis carvalho
    03/02/2013 at 16:42 #

    sou viúvo a mais de 8 anos , e recebo o beneficio de viúvo , gostaria de saber se eu mim casar no civiu novamente , meu beneficio pode cair..?? mim respondem por favor…

  184. karla
    04/02/2013 at 23:06 #

    meu marido tinha somente 8 meses de contribuição então contribuímos os 4 meses restantes par ele pegar o auxilio doença
    meu marido pegou o auxilio doença durante 3 meses, ele faleceu recentemente, minha filha tem 1 ano e 8 meses ela tem direito a receber o beneficio dele?
    nós não eramos casados no papel só morávamos juntos.

  185. karla
    04/02/2013 at 23:07 #

    aguardo resposta por favor!!!
    obrigada!

  186. 08/02/2013 at 17:48 #

    minha mãe morreu a vinte anos, nesse periodo nós eramos em dez filhos a maioria menores de idade,a minha mãe ja recebia a penção de meu pai que ja havia faleçido antes dela,porem quando ela faleçeu o banco não fés mais o pagamento do benefiçio, mesmo sendo cinco dos dés filhos de menores de idade,nós não entendia das leis, nem ninguen nús ajudou nesse sentido.porem éu tenho as minhas duvidas se alguem não recebe esse benefiçiu. pos ela tambem trabalhava na prefeitura da cidade,e nunca vinheram pedir a carteira dela pra dar baixa. sera que alguem recebe por ela todo esse tempo o que posso faser? quanto a esso tenho todos os documentos dela enclusive a sertidão de hobito. o que faser?, no periodo em que ela morreu nos ficamos sosinhos não é possivel que as pessoas vendo a nossa nessecidade na epoca tiveram coraje de faser essa corvadia conosco,pois so não passamos fome porque viemos pra sãopaulo, trabalhar para viver.

  187. elizabeth
    11/02/2013 at 11:53 #

    Olá, minha avó recebe pensão por morte do meu avô (marido dela) e de meu tio (filho dela). Ela gostaria de quando ela morresse, a pensão passasse para mim.. Isto é possível?

    Obrigada desde já pelas respostas..

  188. 13/02/2013 at 15:37 #

    Olá, Boa tarde

    Recebo pensão por causa da morte do meu pai, e recebo desde os meus 15 anos, hj eu tenho 18… Para eu continuar recebendo eu tenho q fazer faculdade? Ou pode ser curso tecnico? ou eu tenho direito normal até os 21?

  189. Renata
    13/02/2013 at 18:35 #

    Por favor, me ajudem pois estou desesperada! tenho 29 anos e o comum é o INSS pagar a pesão por morte até os 21. Porém, entramos na justiça para que eu pudesse receber até os 24 que seria o tempo em que eu terminaria os estudos, os quais terminei somente com 25 anos. O fato é que eu recebo (ou melhor a minha tutora – mãe) desde os 24 ou seja há 5 anos venho recebendo o benefício, já trabalhei com careira assinada por 3 anos mesmo assim o INSS ainda continuava a pagar o benefício, mas como eu nem via esse dinheiro nem lembrava dele, só me toquei disso ano passado. O INSS disse que eu tenho que pagar o retroativo mas eu não tenho condições, o que posso alegar para não pgar o retroativo? POr favor me AJUDEM! O QUE POSSO ARGUMENTAR detalhe: não estou trabalhando!

  190. Renata
    13/02/2013 at 18:36 #

    Tem outro detalhe: mesmo sem trabalhar eu quero pasar de recebrr esse benefício pois sei que não é honesto, mesmo precisando por não estar trabalhando e a minha mãe já ter 65 anos e ser aposentada.

    Agradeço desde já!

  191. RODRIGO
    14/02/2013 at 2:34 #

    TENHO 20 ANOS, MEU PAI FALECEU EM 2004, POREM MINHA MÃE RECEBE PENSÃO DESDE LA PRA CA, E SEMPRE ELA ME DISSE QUE EU NÃO TINHA DIREITO EM RECEBER, E JA VI CASOS QUE TEM DIREITO SIM, GOSTARIA DE SABER ALGUEM TIRA ESSA INFORMAÇÃO PRA MIN

  192. jessica
    14/02/2013 at 21:40 #

    minha amiga perdeu um filho e recebe pensão por morte dele, se ela fichar ela perde essa pensão por morte?

  193. 15/02/2013 at 16:09 #

    OLa meu pai faleceu eu tinha 09 anos e nunca recebi pensao so minha mae posso obter na justiça a minha pensao que nao recebi????

  194. victory
    16/02/2013 at 8:45 #

    Meu nome é Vitória eu quero compartilhar meus testemunhos de pessoas neste fórum Quando me casei com meu marido eu já estava grávida e por isso eu não tenho um emprego. Ele tinha um trabalho muito bom embora assim que eu era capaz de ficar em casa e cuidar do nosso filho quando ele nasceu. Quando tivemos nosso segundo filho nos mudamos para uma casa maior, mas as coisas então estranhas começaram a acontecer. Coisas iria voar fora das paredes e portas que batem à noite. Nosso filho mais velho falou sobre vendo figuras e ouvir vozes. Consultamos um meio e disse que a casa era assombrada. Depois de viver há cerca de um ano mais com apenas pequenas ocorrências que se mudou. Foi quando a má sorte começou a acontecer. Tudo começou a falhar, com o trabalho do meu marido, nosso dinheiro e nossa sorte em geral. Voltei para o mesmo meio e disseram-me que um espírito tinha me seguido e colocado uma maldição em cima de mim para perturbá-lo e não ser respeitoso na casa anterior. Ele tentou removê-lo, mas não conseguiu. O infortúnio mantido acontecendo e ficando mais grave enquanto eu tentava procurar alguém para quebrar a maldição. Mas quando eu encontrei o Dr. igbodo em igbodospiritualtemple ele finalmente fez. As coisas começaram a virar quase imediatamente depois que o feitiço e tem sido grande de lá o meu marido está de volta para mim e também encontrar um bom emprego! Este foi realmente um milagre para nós, obrigado DR igbodo em igbodospiritualtemple você é o melhor do fundo do meu coração CONTACTAR igbodospiritualtempleVIA ESTE EMAIL:! Igbodospiritualtemple@gmail.com .. nunca pode parar de falar sobre você, senhor Seu endereço de email é igbodospiritualtemple @ gmail.com contato com ele AGORA PARA SOLUÇÃO PARA TODOS OS SEUS PROBLEMAS Postado por. PERCA Vitória

  195. 16/02/2013 at 13:50 #

    Bom gostaria de saber o seguinte: Meu pai havia dado entrada na aposentadoria muitos anos antes de falecer, e só dpois q faleceu o advogado procurou por ele pra dizer q havia dado certo só faltava alguns detalhes pra ele começar receber, só q ele já havia falecido, o advogado disse q daria prosseguimento pra q minha mãe recebesse, mas acontece q minha mãe não era casada legalmente, eles eram amasiados a mais de 30 anos e dai complicou um pouco até q comprovou através de testemunhas e do meu registro de nasc.. o q eu gostaria de saber é se eu e meus irmãos q são dois do primeiro casamento do meu pai, temos ou não direito ao valor atrasado, o advogado diz q é um bom dinheiro e q os filhos tbm receberiam e então temos msm direito???

  196. Rodrigo
    16/02/2013 at 16:19 #

    Gostaria de uma orientação recebi a noticia que terei que realizar hemodialise e meu irmão também faz este tratamento a mais tempo , e recebe a pensão da minha mãe falecida a 2 anos. Sei que os tratamentos mesmo pagos pelo governo são dificéis e necessita de renda para manter a pessoa.

    Sou autonomo e não tenho renda fixa. Minha dúvida é: Tenho direito a esta pensão que meu irmão recebe, atravez de laudo do meu médico e tudo mais?

  197. sueli cristina g castro
    19/02/2013 at 9:20 #

    eu recebo a pensão do meu marido de morte ,,por que ate agora o do meu filho de 11 anos não veio o que acontece ,,ele não tem direitoé isso ???????

  198. sueli cristina g castro
    19/02/2013 at 9:25 #

    ele faleceu em 21/05/2012 faz 8 meses eu recebo mais o meu filho,não ele não tem direito recebo um salario minimo,,678,00 ele receberia outro ou a metade da minha ,,pensão tenho 50 anos o que faço procuro quem ?????o papel da previdencia ta aqui ,com o nome dele e o meu so eu recebo ele não. obrigada pela atenção.

  199. Aline
    19/02/2013 at 14:12 #

    moro com o pai da minha filha,mas ñ somos casados ele faz 18 anos dia 1º de março e ele nao estuda. ele perde a pensao agr ou so cm 21 anos ‘?

  200. Fernanda
    19/02/2013 at 18:18 #

    meu marido faleceu e quero saber se eu posso trabalhar fixado e receber pensão?

  201. Dan B
    20/02/2013 at 22:17 #

    Oi boa noite, agora no Mês de março faço 21 anos, e desde os 15 recebo pensão por Morte de meu pai. No entanto, faço faculdade (privada), penúltimo semestre. Essa pensão é minha qualidade de vida. Uma advogada entrou com processo, encaminhou e tudo. Eu perco a pensão? ou continua ? mesmo estudando… A advogada está organizando tudo, pois pretende passar essa pensão pra minha mãe. Isso pode acontecer??
    abraços.

  202. nick
    20/02/2013 at 23:17 #

    meu marido se suicidou em 2011 e eu estava gravida de um mes sera q eu tenho direito de pensao por morte por conta q ele se suicidou

  203. 21/02/2013 at 13:29 #

    eu queria mim informa que recebo a pensão por morte des dos 18 anos todo dia 27 recebo uma quantia , e completei dia 12 de fevereiro 21 anos . queria mim informa se esses 14 dias que ainda ficou faltando recebe , so caira na conta dia 27 ou dia que eu completei 21 anos ja caiu e cortou a pensão poderia tira essa duvida minha ? muito obrigado

  204. 22/02/2013 at 18:25 #

    O pai da Minha Filha faleceu, ela tem apenas 7 aninhos de idade,somos separados é obrigatório dividir a pensão com a mãe dele, tendo por vista que ela já tenha dois benefícios??? Obriigada pela Resposta!

  205. sonia regina bento
    22/02/2013 at 19:44 #

    Tenho uma duvida quanto ao auxilio doença
    Meu marido em 2001 fez uma cirurgia para retirada de um cancer no cerebro,e
    teve sequelas devido essa cirurgia,perdeu a audição do lado esquerdo e teve paralisia
    facial do lado esquerdo hoje não consegue emprego fixo devido sua invalidez parcial
    queria saber se tem direito a uma pensão pois ele contribui ate hoje ?
    Agradeço e aguardo resposta

  206. 23/02/2013 at 2:24 #

    Por favor me ajudem, eu recebo a pensao por morte do meu pai. quero saber se antes de mim completar os 21 anos eu tiver cursando faculdade a pensão continua até o termino da faculdade? POR FAVOR ME RESPONDE. MUITO OBRIGADA.

  207. 23/02/2013 at 2:27 #

    Quero saber, se quando eu completar os meus 21 anos, eu estiver cursando faculdade a pensao por morte que eu recebo irá continuar. OBRIGADA

  208. 25/02/2013 at 9:47 #

    Bom dia, eu tenho uma duvida sobre pensao.
    O pai do meu filho de 10 anos morreu, e nos vivemos em outro pais.
    Eu gostaria de saber se ele tem direito a pensao por morte mesmo morando em outro pais.

    Alguem pode tirar minha duvida por gentileza?
    agradecida..

  209. 25/02/2013 at 13:50 #

    Eu tive um relacionamento por 21 anos. ele morreu.Eu tenho uma filha com ele. quando ele morreu ela estava com nove anos de idade, hoje ela tem 21. nunca eu recebi nada do pai dela. lembrando que ele era casado. hoje a esposa dele já faleceu. se eu recorrer eu tenho como receber essa pensão? Lembrando que ele tinha outros filhos. quando ele morreu a única de menor era a minha.
    Me responda por favor.

    Muito obrigado!

  210. marisa aparecida de oliveira cardoso
    26/02/2013 at 18:31 #

    boa noite minha mãe morreu eu tinha 13 anos e meu irmão 11 meu pai não recebeu pensão dela porque nunca foi atras agora se passaram 18 anos e ele recebeu até os atrasados queria saber se eu e meu irmão tem direito nos atrasados porque na epoca da morte da minha mãe eramos de menor

  211. regina
    26/02/2013 at 21:06 #

    olá, preciso tirar a seguinte dúvida. Minha filha tem 19 anos e recebe pensão por morte,a mesma está pretendendo se casar este ano , pois, gostaria de saber se depois do casamento no civil, a mesma perde este beneficio. Aguardo retorno e se possivel, em qual site encontro esta resposta.
    Att,

    regina

  212. elisabete
    26/02/2013 at 23:21 #

    so tenho o comprovante de agua e endereço que meu filho morava comigo. edei entrada no pedido de pençao por morte se me negar como deverei proceder?

  213. suelen
    27/02/2013 at 20:17 #

    se eu começa a trabalha eu perco a minha pençao tenho 18 anos ja recebo a tres anos por favo preciso de respota

  214. suelen
    27/02/2013 at 20:22 #

    so o dinheiro da minha pençao nao e suficiente para as minhas dispesas quero trabalha mais tenho medo de peder minha pençao

  215. FRANQUE
    18/09/2013 at 11:51 #

    meu irmão morreu ele era casado e tive um filho, e teve ou fora da casamento outro filho qual direito da criança mãe dela que recebe também uma pensão ela tem direito uma pensão so pra ela por favor mim tira essa duvida.

  216. 23/09/2013 at 10:36 #

    posso passar a pensão por morte dos meus filhos para meu nome astes deles completa 21 anos

  217. 24/09/2013 at 18:45 #

    Olá, o esposo de minha sogra sofreu um acidente quando um de seus filhos tinha 2 anos e o outro apenas 3 meses, desde então ela recebe um salário mínimo. A pensão dos filhos é incluso neste salário mínimo ou a pensão deles teriam que vir separado do salário mínimo que ela recebe?!
    Obs: hoje eles já tem mais de 21 anos e a mãe nunca foi atrás da pensão quem conseguiu a pensão pra ela foi a sogra dela.
    Desde já, Obrigado!

  218. 26/09/2013 at 20:52 #

    Sou viúva ,ele teve morte trágica 18 julho1991 recebo pensão por morte,e quero casar-me neste ano
    eu perco o benefício?por favor me orienta que devo fazer.
    estou enviando o e-mail do meu filho pode resp… agradeço…

  219. 29/09/2013 at 17:58 #

    Quero saber,perco a pensão ele teve óbito 18,07 1991,recebo o meu benefício em 18 ,11,1991,eu tenho o mesmo direito de em casar novamente.
    E sobre o meu sobrenome posso trocar pelo atual?as documentação tem que renovar com o segundo casamento,ou mantem..agradeço…

  220. 29/09/2013 at 22:43 #

    Oi boa noite meu nome e NATÁLIA acabei de completar 18 anos no dia 6 de setembro e recebo pencão do meu pai que faleceu e me informaram que mesmo que eu estivesse fazendo faculdade minha pencão seria cortada isso e permitido ???

    • Rose
      08/12/2013 at 5:32 #

      Natália sua pensão será cortada quando completar 21 anos, independente de estar fazendo ou não faculdade.

  221. jeane
    01/10/2013 at 16:25 #

    meu ex marido morreu, mais estava morando com outra mulher. só que eu sou casada com ele eu tem direito a pensão. e outra mulher fez um contrato de união estável ela tem direito. qual documento e nesses ario para eu levar

  222. celma
    08/10/2013 at 8:28 #

    Oi,eu perdi o meu esposo e tenho um filho menor com ele ,o meu filho conseguiu a pensao mas a minha foi negada porque nao eramos casados no papel ,ja levei provas e mesmo assim nada o que fazer num caso desse porque se a lei existe em reconhecer a uniao estavel porque nao esta sendo usada no meu caso ,porque eu tambem dependia dele e agora mais ainda pq nao tenho com quem deixar meu filho pra trabalhar ,me ajudem por favor preciso de resposta.

  223. Marcelle
    08/10/2013 at 13:46 #

    Olá! Minha mãe faleceu e eu sou pencionista, completo 21 anos em novembro, porém ainda estou cursando o segundo grau até o ano que vem e faço curso, ainda recebo se eu estiver estudando sem ser faculdade?

  224. 09/10/2013 at 17:24 #

    Boa tarde!!!!
    Minha amiga tinha um pai que era médico e contribuiu poucos anos,porém quantias altas no INSS.Gostaria de saber se a filha dele (que não é de maior muito menos dependente)teria direito a receber alguma coisa visto ser sozinha?
    A esposa dele tbm é falecida.O INSS concede algum benefício nesse caso?
    Obrigada!!!!

  225. Bianca
    14/10/2013 at 20:21 #

    Ouvi dizer que quem é menor de idade , pensionista(por morte da mãe) pode ganhar uma bolça de faculdade, é isso?

  226. matheus
    14/10/2013 at 23:15 #

    ola! meu pai e minha mae nunca se casaram nem tinham uma uniao estavel minha mae faleceu e recebo pensao dela e agora meu pai faleceu tenho direito de receber as duas pensoes??

  227. Marizeth Menezes
    16/10/2013 at 13:16 #

    Meu marido contribuiu, trabalhando com carteira assinada mais de 17 anos depois fez a burrada de sair do emprego para trabalhar em uma empresa sem carteira assinada quando o conheci ele já trabalhava lá nessa dita “cuja” dizendo ele, que ia ganhava mais. Ficou por lá uns cinco anos veio a falecer… Entrei na justiça tentando conseguir o beneficio pelos quase 17 anos que ele contribuiu. ja que tem uma clausula no INSS que diz que a pessoa que contribuiu mais de 15 anos tem direito ao benefício. QUANTO A EMPRESA QUE ELE TRABALHOU SEM CARTEIRA ASSINADA NÃO QUIZ ASSINAR A CARTEIRA DELE, E OS DOIS ANOS QUE EU TINHA PRA RECORRER O PRAZO ja prescreveu. Infelismente eu na época não entendia de previdencia pra fazer com que ele contribuisse como autonomo… Ja disseram-me que tenho direito ao beneficio pelos 17 anos de contribuição… Alguém pode responder meu comentário? Algum entendido no assunto?

  228. Mariana
    16/10/2013 at 18:09 #

    Oi, eu conheço uma guria q recebe pensao por morte do pai dela desde os 3 anos, quem recebia esse dinheiro na conta era a mãe ou tia dela sei lá, enfim, quando ela fez 18, a pensão passou pra conta dela, só q ela engravidou antes dos 21 e agora ela recebe pra sempre. é possível isso?

  229. maria francisca cunha
    17/10/2013 at 15:41 #

    recebo uma ensao por morte de meu companheiro,a mais de 6 anos,agora a filha dele solteira,com casa própria no nome dela e do irmao,ta brigando na justiça pela mesma pensao,gostaria de saber se ela tem mesmo direito.

  230. 17/10/2013 at 18:49 #

    boa tarde eu queria tirar algumas duvidas tenho um tio que ficou viuvo a 5 meses e ate hoje não entrou com o pedido de beneficio,os filhos tem 18,20,22anos e não faz faculdade será que alguém deles tem direito ao beneficio. pai ou filho.

  231. CRISTINA NUNES OLIVEIRA DOS SANTOS
    18/10/2013 at 15:24 #

    MEU SUBRILHO FEZ 21 ANOS DIA 17 DE OUTUBRO SERA QUE NO DIA 4 DE NOVEMBRO ELE RECEBE

  232. 22/10/2013 at 22:59 #

    por favor gostaria de saber como faço ,para mudar a conta de pensão por morte que meu filho recebe ,tinha transferido ela para minha conta corrente pensando q seria mais fasio,so q estou com problema na minha conta ,gostaria de saber se posso mudar para outro banco

  233. JANE MAIA
    30/10/2013 at 15:39 #

    MEU AMIGO TINHA 2 EMPREGOS. UM PARTICULAR E UM PÚBLICO. FALECEU VÍTIMA DE UM ACIDENTE. NÃO ERA CASADO , MAS DEIXOU UM FILHO DE 5 ANOS .O FILHO TERÁ DIREITO A RECEBER 2 PENSÕES, OU SEJA, O VALOR REFERENTE AOS DOIS SALÁRIOS?

  234. 01/11/2013 at 14:48 #

    Oi…meu pai faleceu o ano passado, e desde então recebo pensão! tenho 17 anos mais no final desse ano já faço 18. Queria saber se eu ainda recebo ou assim que completar 18 perco a pensão

    • Rose
      08/12/2013 at 5:29 #

      Larissa você tem direito até completar 21 anos.

  235. 03/11/2013 at 23:09 #

    como posso saber como esta o andamento do processo de pensão por morte?

  236. MARIA ASSIS
    04/11/2013 at 14:20 #

    MEU MARIDO FALECEU EM 2006 AGORA ESTOU RECORRENDO A PENSAO POR MORTE,SENDO QUE ELE CONTRIBUIU ATÉ 2004 QUE PARA O INSS PERDEU A CONDIÇÃO DE SEGURADO.CONTRATEI UM ADVOGADO E ELE ESTA RECORRENDO POR TEMPO DE SERVIÇO QUE NO CASO ELE TEM 35 ANOS COMPLETOS,SERÁ QUE IREI CONSEGUIR POR TEMPO.ALGUEM ME RESPONDE ESTOU PRECISANDO MUITO DESSE DINHEIRO.

  237. 05/11/2013 at 18:45 #

    olá meu pai sempre contribuiu varias vezes no INSS mais no ano da sua morte não tinha contribuído gostaria de saber se tenho direito a pensao

  238. Athos
    10/11/2013 at 21:30 #

    Boa noite…meu era aposentado do inss…e veio a falecer…minha mae viveu 27 anos com ele porem não era casada..ela tem direito?e o que ela precisa pra comprovar essa união com ele?por favor se puder responda imediatamente…desde ja agradeço…obrigado a atenção.

  239. 21/11/2013 at 14:55 #

    Boa Tarde, Meu Marido faleceu faz um bom tempo, Eu dividia a minha pensão com outra mulher sendo que Ela veio a falecer, Queria saber como faço para ter a pensão só para mim agora ?

  240. cassia
    25/11/2013 at 21:07 #

    Boa noite!
    O meu irmão faleceu há 3 anos atras, e deixou a esposa dele com 3 filhos pequenos, sendo que ele já trabalhou de carteira assinada, mas quando morreu estava desempregado, a mãe dos meus sobrinhos não tem emprego e passa dificuldades com as crianças, gostaria de saber se ela pode dar entrada no pedido de pensão, mesmo agora depois de 3 anos, quero saber porque ela não sabe como correr atrás dessas coisas e gostaria de ajudá-la de alguma forma por causa dos meus sobrinhos, outra questão é que eles não eram casados no papel, o que seria preciso p/ dar entrada???Aguardo sua resposta! Obrigado.

  241. sandra domingos de oliveira!
    29/11/2013 at 19:57 #

    Boa noite!

    Gostaria tirar uma dúvida.Meu filho e eu recebemos pensão por morte a quase seis anos e agora surgiu uma criança de um relacionamento extra conjugal e foi pedido o desdobramento de pensão no qual foi dividido em três partes…Além dessa divisão está sendo descontado trinta por cento das duas cotas restantes para essa criança que é referente ao tempo que ficou sem pensão.Isso é correto?

    Desde já os meus agradecimentos.

  242. 30/11/2013 at 11:46 #

    então eu tenho 17 anos mas deixei de morar com meu pai a 1 ano ele esta recebendo a pensão pós morte da minha mãe que esta no meu nome mas não me da um centavo o que eu posso fazer ?

  243. 01/12/2013 at 16:40 #

    Meu pai faleceu e morava com outra mulher sendo casado civilmente com minha mãe, a pensão foi dividida para as duas, agora a outra morreu, a metade da pensão vem para minha mãe automaticamente ou será preciso ir ao INSS?

  244. 03/12/2013 at 1:18 #

    Olá. Tenho 16 anos minha mãe faleceu há 8 meses.
    Eu gostaria de saber se eu me CASAR NO CIVIL eu perco o direito de receber minha pensão ???

  245. Lidiany do Carmo
    04/12/2013 at 13:21 #

    Meu cunhado foi assassinado e deixou 2 filhos menores que moram com minha sogra
    pois a mãe se mudou para a Bahia e abandonou os filhos gostaria se eles tem direito a alguma pensão..Preciso de resposta com brevidade
    Obrigada

  246. thais
    10/12/2013 at 18:55 #

    boa noite, meu pai faleceu quando eu tinha apenas 6 meses, e deixou uma pensão a minha mãe se casou de novo com um homem que ganha muito bem, e agora a pensão fica com quem?

  247. larissa
    10/12/2013 at 21:38 #

    fiquei 16 anos com uma pessoa e ele veio a falecer,e estava morando a oito meses com outra pessoa ,eu tenho uma filha com ele de 16 anos,com quem fica a pensao? e o que eu tenho que fazer,por favor me oriente!

  248. 11/12/2013 at 4:33 #

    Bom dia. Venho recolhendo o INSS para ela mensalmente há 09 anos, mas como ela nunca trabalhou ainda falta alguns anos para ela poder se aposentar. Recolho na base de 03 salários. Meu pai recebia o equivalente a 01 salário. Meu pai faleceu e vou requerer a pensão por morte para ela. Será feito um novo cálculo na pensão por morte, somando o direito dela mais a proporção do que ela já recolheu (em anos) sobre 03 salários? Caso contrário ela pode continuar recolhendo para que daqui a 4 anos possa saltar de 01 salário para 03 salários? Obrigado.

  249. 11/12/2013 at 19:51 #

    cuido de um sobrinho desde bebe que é orfão meu pai tem a tutela dele em caso de morte do meu pai que é avó dele quem pode dar entrada no inss p receber a pensão. Preciso de resposta pois meu pai esta preocupado com o futuro dele quando ele for chamado pelo Criador

  250. Edilaine
    18/12/2013 at 19:00 #

    Boa tarde, meu pai faleceu e então recebíamos a pensão, recentemente minha mãe foi ao INSS e disseram a ela que o benefício esta no nome do meu irmão que é mais novo, e que ela terá que comprovar novamente que vivia em união estável, pois senão quando meu irmão completar 21 ela não terá direito a pensão, até onde eu saiba isso é incabível, eu pensei que esta no nome dele apenas por que ele é o filho mais novo e ela então é responsável por passar a parte que cabe a ele, mas não sei se há a possibilidade de terem feito alguma coisa errada durante o processo de requerimento que foi há 16 anos atrás, já que foi o próprio funcionário que disse que ela não teria direito se não entrasse novamente com um processo .
    Aguardo resposta.

  251. 23/12/2013 at 13:28 #

    Olá…
    Meu pai faleceu em 2009, quando eu tinha 17 anos, consegui o benefício de pensão por morte até abril deste ano (2013) quando completei 21 anos…
    Gostaria de saber se consigo passar o beneficio para minha mae, pois eles já eram separados, desde os meus 4 anos de idade…
    Ou se consigo continuar recebendo, por estar cursando o ensino superior!!

    Aguardo resposta…

    Att: Iohana Moreira.

  252. Suellen
    23/12/2013 at 16:01 #

    Olá, meu pai faleceu há 2 anos e tenho um irmão que completou 10 anos. Porém meus pais eram divorciados antes do falecimento. Minha dúvida é a seguinte “meu irmão de 10 anos tem direito de receber do INSS algum auxilio”?

    Obs: Meu pai era autônomo.

  253. berenie
    31/12/2013 at 18:04 #

    meu filho acaba de ficar viuvo, e tem 2 crianças. gostaria de saber se as crianças podem ter algum beneficio.

    • LIDIA RENOR
      16/01/2014 at 18:33 #

      Boa noite! Seu filho mãe só terá direito a pensão, se conseguir comprovar que no momento do óbito, ela tinha qualidade de segurado, ou seja contribuições em dia, ou vínculo com alguma empresa em até um ano antes do óbito dela.

      Mais informações,

      renornavarrocontabilidade@hotmail.com

      21 3619-4529

      Seu comentário está aguardando moderação. Volte em breve!

  254. 03/01/2014 at 19:17 #

    Olá, Preciso tirar uma dúvida. Meu marido faleceu em 2005 e não eramos casados no papel. Meus filhos receberam a pensão até 21 anos. Minha filha está cursando faculdade e este dinheiro era para pagar os seus estudos. Recebia um salário mínimo e estou bastante preocupada e não quero que ela pare os seus estudos. Vou recorrer a pensão como a viúva e preciso saber quais documentos eu preciso. Já não moro mais onde morávamos e tenho apenas um documento de gaveta (amarelado pelo tempo) em nome dele da compra desta casa. Todos os documentos dele estão guardados comigo, porém não tenho nenhum documento que prova a nossa união. tenho testemunhas. Será que vou ter que recorrer a justiça para receber?

  255. 04/01/2014 at 1:08 #

    eu quero saber se fotos e carteirinha de plano de saúde serve como provas de q morava com uma pessoa falecida?

    • LIDIA RENOR
      16/01/2014 at 18:32 #

      Primeiro precisa comprovar que era companheira do falecido, depois comprovar dependência do mesmo, através de DEPENDÊNCIA DE PLANOS DE SAÚDE, CONTA CONJUNTA, DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, DEPENDENTE EM CLUBES, CARTÕES DE CRÉDITO, FILHO EM COMUM, MESMO QUE COMPANHEIRA, CONTAS DE ÁGUA, LUZ OU TELEFONES NO MESMO ENDEREÇO, ATÉ MESMO EM ÚLTIMO CASO PROVAS TESTEMUNHAIS.

      Mais informações,

      renornavarrocontabilidade@hotmail.com

      21 3619-4529

  256. Fabiana Silva
    05/01/2014 at 21:29 #

    Minha Mãe faleceu a 6 meses e eramos só nós 2.
    Tenho 29 anos porém dependia dela pois não trabalho registrado…
    Gostaria de saber se tenho como receber um auxilio por parte da minha mãe que era aposentada do inss.

    • LIDIA RENOR
      16/01/2014 at 18:24 #

      Você não pode se beneficiar da pensão de sua mãe, uma vez que já possui mais de 21 anos, e não possui incapacidade para o trabalho.

  257. 06/01/2014 at 14:31 #

    oi boa tarde. meu pai faliceu ta cm + de 12 anos na epoca eu era menor ai eu recebir os direitos e ainda recebi uma aposentadoria ate completar 22 e pois foi encerrado. hoje estou cm 32 eu ainda tenho direito a alguma coisa.

  258. Ana paula
    07/01/2014 at 15:53 #

    Meu pai faleceu a 4anos gostaria de sabe se minha mãe tem direito a receber auxilio por morte. obrigado

    • LIDIA RENOR
      16/01/2014 at 18:28 #

      Boa noite! Sua mãe só poderá se beneficiar da pensão, se conseguir comprovar que no momento do óbito, ele tinha qualidade se segurado, ou seja contribuições em dia, ou vínculo com alguma empresa em até um ano antes do óbito dele.

      Mais informações,

      renornavarrocontabilidade@hotmail.com

      21 3619-4529

  259. ceciliana
    10/01/2014 at 10:43 #

    Bom Dia,
    quando meu pai faleceu eu tinha 12 anos de idade e minha mãe recebia a pensão, sendo que eramos e 02 filhos , e logo fiquei sabendo que ela recebia 50% para ele e os outros divido entre os filhos, Sendo que nunca me deu em mão ou depositou em c/p para nos, mais ela recebi os 100%, gostaria de verificar com você se ela recebe ainda os 25% meu ou ja parou de receber, pois ouvi falar que a filha mulher recebe ate se casar no civil. hoje estou com 28 anos.

  260. maria aguida
    10/01/2014 at 11:50 #

    ola bom dia recebo pensão por morte do meu companheiro e tenho um filho quando ele tive 21 anos vamos perde ou ficaram pra mim

  261. 11/01/2014 at 14:06 #

    Ola Sr(a)

    Minha mulher(aliança estável 4 anos)recebi pensão por morte do ex marido dela,e no momento possuímos uma criança de síndrome de down,(da qual não recebe nenhum valor) do governo(INSS),depois de lutar pelo direito da criança desistir do seu salario, minha pergunta é se minha esposa vim a falecer essa pensão e passado a criança com down? sendo que ambos estão desempregado(sendo que ela tem dois filhos casamento passado 14 e 18 anos)…. desde ja agradeço a compreensão!

    No Aguardo

  262. Luis Fillipe Silva Alves
    13/01/2014 at 19:31 #

    Tenho 19 anos e recebo pensao do meu pai que ja faleceu porque estou estudando. Queria saber se eu começar a trabalhar fixado eu perco esse direito da pensao. obg

  263. 13/01/2014 at 21:25 #

    eu tenho uma amiga, ela é casada no civil, ela trabalha de carteira assinada, o marido dela faleceu, mas ele não estava trabalhando ,estava desempregado ela tem direito a receber pensão por morte?

  264. André Duarte
    14/01/2014 at 18:11 #

    Bom quando eu tinha 6 més de idade meu pai matou minha mãe,ela trabalhava de carteira assinada e Contribuía para INSS esto com 20 anos falta 3 més para eu completa 21 anos eu ainda esto estudando esse dinheiro que é um salario minimo me ajuda muito …eu perdendo era me fazer muita falta tem como eu continuar ganhando apos 21 anos ?

  265. Marcio
    14/01/2014 at 20:05 #

    Olá, gostaria de tirar uma duvida. eu sempre fui deficiente físico, tetraplégico (tenho 36 anos) e recebia o LOAS, o salario minimo, com o falecimento do meu pai, comecei a receber a pensão dele, mas perdi o loas, gostaria de saber se posso continuar a receber meu beneficio e a pensão do meu pai, ou teria q abrir mão de um beneficio? pq conheço algumas pessoas q recebem os dois.
    desde já, eu agradeço.

  266. rosineide
    15/01/2014 at 15:19 #

    boa tarde…..recebo a pensão por morte a dez anos,agora o innss ker k eu prove k morei com meu esposo ,com qm tenho 5 filhos, porque na certidão de obito dele meu filho colocou minha filha que era menos na epoca e dois neto e ñ colocou meu nome , como posso provar agora. meu beneficio já tá cortado a uma semana….agradeço se me responderam rapido

  267. 19/01/2014 at 22:01 #

    gostaria de saber se quando eu me aposentar por idade eu perco a pensao que minha esposa me deixou ?

  268. 20/01/2014 at 12:21 #

    Olá o meu irmão faleceu e o mesmo morava junto com a sua esposa na casa da minha mãe, assim que ele faleceu a minha cunhada foi embora e passou a receber a pensão. Porém a mesma vai se casar e a minha mãe é viúva e o meu irmão era o homem da casa, a minha mãe tem direito a pensão?

  269. Flávia
    18/02/2014 at 13:52 #

    Boa tarde ! Meu esposo faleceu têm 1,5,nós morávamos juntos a 2 anos,tivemos um filho,que quando completou 3 meses,ele sofreu um acidente de trânsito ( atropelamento),recebi o DPVAT em nome do nosso filho,e dei entrada no INSS,para o recebimento da pensão para o nosso filho,teve exigência em alguns documentos,mas foram todos resolvidos,a assistente social,foi na casa da ex patroa do meu esposo,ela não estava na residência,e ela não voltou até hoje,resumindo,até hoje eu não consegui receber a pensão do meu filho,o que devo fazer ? Estou desesperada,com medo de não conseguir receber essa pensão,como devo prosseguir ? Têm alguma possibilidade de eu não receber a pensão ? Socorro !!!

  270. cristina
    19/02/2014 at 11:50 #

    Meu pai recebi benefício do iss por invalidez doença crônica e agora ele faleceu minha pergunta se minha mae tem direto a a receber uma pensão por viúva ja que ela esta desamparada o que tem direito

  271. etanga
    19/02/2014 at 12:59 #

    Meu pai faleceu e era aposentado do inss. Vivia com uma mulher a 12 anos que recebe beneficio invalidez do inss. Ela tem direito a aposentaduria dele? e se ela provar qque tem ela recebe a partir do dia que entrou com o pedido ou todos os atrasados a partir da morte dele?

  272. Maria Aparecida Lima
    19/02/2014 at 13:01 #

    Recebo pensão por morte do meu marido ele tinha a carteira assinada com dois salários mínimos e eu recebo apenas um porque?

  273. Paulo Morato
    19/02/2014 at 23:41 #

    Boa noite, o meu pai faleceu em 2006 e desde então,uma vez que não tenho mãe também, vivi com os meus tios paternos que eram os meus tutores e recebia uma pensão de sobrevivência.. Entretanto fiz 18 anos em outubro de 2013 e saí de casa dos meus tutores, reclamei o dinheiro uma vez que é meu mas negaram-me o acesso. Os meus tutores fecharam a conta que tinha em meu nome no mês de Setembro onde recebia a pensão, ou seja eu ainda estava em idade menor, e retiraram todo o dinheiro que lá estava. Gostaria de saber se posso reclamar esse meu dinheiro e como o fazer ? Terei de recorrer a um advogado ? Obrigado.

  274. 20/02/2014 at 12:04 #

    Olá o meu pai faleceu a quase 7 anos e na época eu era menor de idade por este fato quem pegava a pensão era a minha mãe,completei os 18 e minha mãe não quer me dar a pensão e não moro mais com ela,ela afirma que a pensão não é minha pelo fato do cartão esta no nome dela.. o que posso fazer nesse caso?
    Tenho direito em pegar? Pois ela não era casada com ele e nem tinha união estável e ele so tinha eu de filha (o)

  275. CLEIA CARDOSO
    24/02/2014 at 9:38 #

    BOM DIA! MEU ESPOSO FALECEU, TINHAMOS UMA UNIÃO ESTAVEL, NAO ERAMOS CASADOS NO CIVIL, NEM TINHAMOS CONTRATO DE UNIÃO ESTÁVEL.
    ELE ABRIU UMA EMPRESA, COM 7 MESES DEPOIS ELE TEVE UM INFARTO E FALECEU. MAS NAO CONTRIBUIU COM A PREVIDENCIA. NESSE CASO EU TERIA DIREITO DE PENSÃO POR MORTE? OU SÓ TERIA DIREITO SE ELE CONTRIBUÍSSE? ME EXPLICA COMO FUNCIONA, POR GENTILEZA!
    GRATA

  276. Luiz de Souza Britto Junior
    03/03/2014 at 17:09 #

    Meu pai faleceu e morava comigo, pois ele foi diagnosticado com câncer e eu e minha esposa deixamos de trabalhar para tomar conta dele no tratamento temos dois filhos um de 5 anos e um de 2 anos de idade que necessitavam do beneficio dele a minha duvida é : ele ainda era casado com minha mãe no papel pois ainda não tinha se divorciado então quem tem direito e se tem direito a continuar recebendo este beneficio e se tem qual o procedimento a partir de agora?

  277. Wagner Motta Salles
    05/03/2014 at 19:34 #

    Minha mãe morava com minha irmã (solteira e maior de 21 anos) e recebia pensão do INSS, a qual era destinada a alimentar as três, minha mãe, minha irmã e sua filha. Semana passada minha mãe faleceu, de modo que gostaria de saber se minha irmã (solteira e maior de 21 anos) tem direito a requerer a pensão da minha mãe. Wagner

  278. 05/03/2014 at 20:47 #

    convivi com uma pessoa por 10 anos,criei 3 filhos dele ,hoje apos 24 ano ainda continuamos juntos eu e os filhos dele estou criando neto dele ele faleceu ha 6 anos .dei entrada na previdencia e deu como nao tinha direito ,como nao ter direito criei os filhos crio neto,e tho que trabalhar p, alimentar a crianca que hoje tem 8 anos nao refis mha vida em funcao deles fdos tres sou aposentada com, um salario minimo nao recebo nada dele e ainda tho quecriar o neto.como nao ter direito e o cumulo..

  279. paulo afonso vicente
    06/03/2014 at 13:24 #

    senhores atendentes boa tarde. estou com duvidas e gostaria de resolver; sou viuvo a tres meses , como não morava com minha ex mulher e estava trabalhando em outro estado e não tinha contato com meus fihos , depois que ela faleceu minha fiha sem contato deu baixa na pensão que minha mulher recebia , eu pergunto para os senhores como devo proceder para reaver o direito de continuar recebendo a aposentadoria de minha falecida . QUAL OS DOCUMENTO NESCESSARIOS PARA A SITUAÇÃO E COMO PROCEDER; FICO NO AGUARDO ATRVES DE MEU E-MAIL MUITO GRATO DESDE JA TENHA UMA BOA TARDE;

  280. kellyn
    09/03/2014 at 16:21 #

    Olá, tenho 18 anos, e moro só com a minha mãe que é beneficiada pelo INSS, ela tem vários problemas de saúde e gostaria de saber se caso ela vir a falecer eu teria direito a pensão do INSS, posto que sou dependente dela e a minha única renda é o meu estágio, caso acontecesse algo eu realmente ficaria desamparada.

  281. 11/03/2014 at 9:36 #

    meu imao teve o pai falecido a 15 anos eii era de menor e nunca recebeu nenhuma pençao. eli pode requerer agora que e de maior.

  282. luana
    18/03/2014 at 12:23 #

    olá, meu pai faleceu e ele era aposentado por invalidez, meus pais eram casados e eu tenho 19 anos , gostaria de saber se minha mãe e eu temos direito a pensão , ? desde ja obrigada.

  283. helem
    18/03/2014 at 19:38 #

    boa noite !!!
    eu recebo pensão pelo inss,queria saber se eu completar 21 anos e tiver cursando a fculdade se eu perco ou nao?
    preciso de resposta rapido

  284. ricardo
    24/03/2014 at 12:41 #

    ola recebo pensao por morte d meu paii e faço faculdade e dependo do beneficio pra pagar minha faculdad pois minha mae e meu pai faleceram tem como pedir prorrogaçao do beneficio ate o termino da minha faculdade ? pois irei completar 21 ano q vem

  285. carlos
    25/03/2014 at 23:56 #

    olá, minha cunhada faleceu domingo ela saiu do serviço a uns 20 dias atras, era registrada tem os filhos ou marido tem direito a receber a pensão, tem um periodo em que a pessoa deixa de ser registrada e a familia consegue o beneficio

  286. 28/03/2014 at 10:00 #

    meu companheiro e eu somos divorciados,ele aposentado ele esta querendo passar o beneficio da aposentadoria dele para mim foi por tempo de serv iço,como ele deve proceder, moramos juntos a 17 anos qual os documentos nescessarios tem filhos mais todos casados e de maiores obg

  287. WALKYRIA FONTOURA
    31/03/2014 at 13:06 #

    MEU ESPOSO FALECEU TEM OITO MESES, TINHA DOIS FILHOS MENORES DO PRIMEIRO CASAMENTO QUE COMEÇARAM TAMBÉM A RECEBER A PENSÃO, QUANDO ELE ERA VIVO PAGAVA 30% DE PENSÃO 15% DE CADA CRIANÇA, SÓ QUE AGORA PELO INSS, A MAIOR PARTE FOI PRA ELES, OU SEJA MINHA PENSÃO FOI REPARTIDA EM 03 PARTES IGUAIS, ISSO É CORRETO? EU SINCERAMENTE ESPERAVA ATÉ A METADE, MAS NÃO ESSA DIVISÃO, IMAGINA COMO FICOU MINHAS DESPESAS, SEM CONTAR QUE AINDA VEIO DESCONTANDO UM CONSIGNADO QUE EU NÃO FIZ, COMO DEVO PROSSEGUIR NESSES CAOS, ESSE JÁ É O SEGUNDO MÊS
    OBRIGADA!!!

  288. 31/03/2014 at 19:23 #

    `boa noite“eu queria saber se a minha filha tem algum direito pai dela faleceu a um mes, e ele trabalhou 6 meses registrado , porem quando ele veio a falecer ele nao estava trabalhando a minha filh a de 2 anos tem algum direito.

  289. 31/03/2014 at 19:25 #

    e com esses 6 meses ele contribuiu com o inss

  290. nair guimares das chagas
    02/04/2014 at 11:54 #

    OLHA RECEBO A PENSÃO DO INSS QUE MAIS OU MENOS 550..00 A 600.00
    NO CASO EU TO CASADA E AINDA RECEBO A DO MEU MARIDO. EU CORO O RISCO DE PERDE AS DUAS SE EU ESTOU CASADA JA FAIS 15 ANOS

  291. 05/04/2014 at 11:53 #

    Eu recebo pensão por morte pelo falecimento da minha mãe se eu casar eu perco esse beneficio ?

  292. 06/04/2014 at 21:39 #

    olha a minha esposa ela é viúva a 5 anos tava separada ha 6 anos de corpus mas é casada num papel foi dar entrada e não comseguil a penção. olha gostaria de saber se ela tem direito. gostaria que vc mim desse essa resposta ou pelo mei amail, ou pelo o facabook .
    FICO MUITO GRATO ESSA DUVIDA QUE VC POSSA MIM RESPONDER ..

  293. 08/04/2014 at 12:10 #

    dei entrada na pensão do meu filho já faz 50 dias e não recebi nada até agora,porque demora tanto,

  294. Elisa
    09/04/2014 at 13:13 #

    Ola, meu pai faleceu porém ele era deficiente ( não andava ) e tinha os 25% a mais sobre aposentadoria que eele recebia mas só vim saber semana passada disso e essa semana que eu iria leva-lo la, ele faleceu, faz 40 anos que ele não andava vi que ele tinha direito de até 5 anos atrasados, sera que ainda consigo pegar os 5 anos atrasados sendo que ele faleceu?

  295. ARI SIQUEIRA
    10/04/2014 at 0:21 #

    MINHA IRMÃ, APOSENTADA POR TEMPO DE SERVIÇO FALECEU, MEU PAI É APONSENTADO E RECEBE SOMENTE UM SALÁRIO MÍNIMO POR MÊS, NESTE CASO MEU PAI PODE SOLICITAR PENSÃO PELA MORTE DA MINHA IRMÃ??

  296. leda
    10/04/2014 at 21:37 #

    gostaia de saber se o meu filho que faz agora 21 anos e deixa de receber pensão por morte do pai, falecido por acidente de trabalho, que ate então nunca recebeu indenização , desde 1994, minha duvida é como essa pensão dele é meu unico sustendo, pois não aguentei mais trabalhar. tenho ostoporose e muita dor, e sei também que é dificil comprovar no inss que eu morei com o pai dele, pois foi tudo muito rapido, pouco deu tempo pra saber bem ate mesmo da vida dele , pois ele veio de maranhão morar na casa de minha mãe pra trabalhar aqui , então tudo ficou dificil para comprovar o que ele pedem. obrigado.

  297. Daniela C.
    14/04/2014 at 4:48 #

    Oi, completei 21 anos. Gostaria de saber se a parte que eu recebo da pensão por morte do meu pai vai passar a ser da minha mãe. Obrigada!

  298. 14/04/2014 at 11:17 #

    A minha bisa vó era pencionisa do meu avó e do meu tio mais ela faleceu, a filha dela tem direito da penção ?

Comente