Processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS 2025
Revisão de benefícios do INSS e aposentadoria
Confira mais detalhes sobre os processos de revisão de benefícios e aposentadoria INSS e veja se você tem direito a revisão do INSS.
O Governo Federal propôs por meio da Lei n° 10.999 de 15 de dezembro de 2004, acordo para a revisão dos benefícios previdenciários concedidos com data de início posterior a fevereiro de 1994.
A revisão do INSS consiste em recalcular o salário de benefício original sobre os salários de contribuição anteriores a março de 1994, mediante aplicação de percentual de 39,87% referente ao índice de e ajuste do Salário Mínimo (IRSM) do mês de fevereiro de 1994.
Antes da Emenda Constitucional 20 de 1998, Lei 9.876 de 1999 instituíram o fator previdenciário, o Regime Geral de Previdência (RGPS) calculava o valor dos benefícios a serem concedidos, com base na média dos últimos 36 salários-de-contribuição do segurado, corrigidos monetariamente.
No período compreendido entre janeiro de 1993 a julho de 1994 vigorou o índice de Reajuste de Salário Mínimo (IRSM) de acordo com a lei n° 8.542 de 1992. No caso dos benefícios concedidos no período compreendido entre fevereiro de 1994 e março de 1997. O INSS utilizou a variante IRSM para a atualização dos últimos salários de contribuição apenas até janeiro de 1994 e converteu, em seguida, os valores então atualizados para a Unidade de Referência do valor (URV), instituído em 28 de fevereiro de 1994.
No entendimento da justiça, o procedimento adotado pelo INSS prejudicou os segurados em razão de não ter sido utilizado o IRAM de fevereiro de 2004, cujo índice é se 39,67%. Isso teria reduzido a renda mensal dos benefícios.
Cálculo fator previdenciário INSS
O fator previdenciário é cálculo que considera a idade, o tempo de trabalho e de contribuição ao INSS, bem como a expectativa de vida da população, conforme medições do IBGE, o que influenciará drasticamente no cálculo da aposentadoria.
Aposentadoria integral valor
O valor mínimo da aposentadoria integral INSS é de um salário mínimo, conforme o importe do salário mínimo, que é anualmente reajustado.
Já o valor máximo da aposentadoria integral INSS pode ser de pouco menos de R$ 5 mil reais.
Cálculo aposentadoria integral
O cálculo da aposentadoria integral INSS tem o nome de regra dos 85/95 porque precisa dos seguintes requisitos para a aposentadoria integral INSS:
- Mulheres:55 anos de idade e pelo menos 30 anos de contribuição (que é igual a 85)
- Homens: 60 anos de idade mais 35 anos de contribuição (que é igual a 95).
No site da Previdência Social há tabelas com o quantitativo de benefícios revisados por Estados, Valores atrasados e segurados falecidos.
Se for o seu caso, a revisão de benefícios e aposentadorias do INSS, você pode consultar o seu benefício através do site da previdência digitando o número do benefício, assim como outras tantas informações.
Saiba mais acessando: Solicitar Revisão de Benefício INSS
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Entrei com o processo de pedido de aposentadoria em outubro de 2025 e aceitei a aposentaria em fevereiro de 2025, só que não conferiu o valor que me foi apresentado pelo INSS, em conformidade com a simulação que fiz no período de julho de 1994 a outubro de 2025, portanto, deu uma certa diferença no benefício, entretanto, tenho quase todos os holerites “desse período” me faltam 8(oito). para entrar com o pedido de revisão de benefício, eu tenho que providenciar os holerites faltantes?
me responda
eu ja tenho 18 de contribuicao pelas fabricas ki eu trabalhei eu com solda com hotmelt muito guente tinta a empresa nao colocou no ppp dei a entrada na aposentadoria tenpo de contribuicao foi negado a gora tou muito com dores forte no rosto nariz na cabeca fora tendinite nao sei ogue fazer nao tenho condicoes de trbalha sinto essa dor 24h a seis anos faco tratamento nao fico boa eu guero ki vs me ajude eu entra com recusos
Trabalhei a vida inteira em dois empregos, de setembro de 1969 a setembro de 1996 pude ganhar dez salários mínimos, me aposentei com mais de seis salários em setembro de 1996, em setembro de 2003 fui lesado pelo governo Fernando Henrique, Lula, Dilma e Temer que nada fez pra aprovar meu ganho real que foi reduzido a mais de 13 anos para menos de três salários minimos, em setembro de 2003 pedi revisão, consta no site em fase de revisão, até o momento sem previsão de ser pago.
ESTOU TENTANDO APOSENTAR UMA SENHORA POR IDADE, E UM RAPAZ POR DEFICIÊNCIA MENTAL PODES ME ESTA ME ENVIANDO EM SISTEMA PARA QUE EU POSSA FAZER O PROCESSO?
OLA SO QUERIA O NUMERO DE UM DOS CONTATOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL PARA QUE EU ENTRASSE EM CONTATO COM VOCES! AGUARDO RETORNO.
Preciso saber em que data irei aposentar.
Dados: José Antônio Siqueira D.N.:18/10/59
Data de Admissão: 20/02/77
Código PIS: 10706833926
gostaria de saber se ja se encontra disponivel o beneficio de auxilio doença previdenciario de manoel costa oliveira. NB 5512288543. fui na agencia do inss hoje e me disseram que a internet tava fora do ar. obrigado
Meu pai tem um processo ai contra o inss sobre o beneficio dele, ele colocou na justica e ganhou a primeira ,perdeu a segunda e ganhou a terceira
como eu vejo como estar o andamento desse processo,pois meu pai faleceu e antres ele falou isso mais nao consegumos e ele falasse em q nivel ta esse processo entao gostaria de consutar esse processo como faco?? espero uma resposta,obrigado.
me aposentei em 1997 mas usei o tempo de 93 para tras me aposentei com 71 por cento quero saber se tenho direito a revisao
me aposentei em 2010 com71 por cento quero saber se tenho direito a revisao
Me aposentei em 1982, trabalhei mais 7 anos, aposentei direto em 1989, Tenho direito a esse reajuste ?
FATURA NA COLUNA MÃO POSSO TRABALHO E DEPRESÃO TOMO VARIOS REDIO
PRESISO SABER O QUE TENHO QUE FASER P COSEGUI UM BENEFISIO TEMHO
eu comecei pagar a previdência e 1993 quanto anos falta para eu aposentar eu pago 144.80 de contribuição vou receber quantos salarios
quero saber que eutou afastado -nao sei o numero do meu beneficio -cpf-52553744668.
Meu pai Orlando Merlini trabalhou 2 anos com carteira assinada, mas durante esse tempo e todo o tempo de trabalho contribuiu como rural, deu entrada na aposentadoria em 2025 para receber o beneficio com 60 anos, o pedido foi negado ele entrou novamente com advogado mas mesmo assim o INSS não aceitou o processo, e ele precisa muito deve beneficio pois está com muitos problemas de saúde, vcs poderiam verificar o processo e me responder pq ele ainda não tem o direito, qto tempo ainda deve esperar?
Gostaria de saber se já está disponível o dinheiro retroativo que é para vir até 31 de maio de 2025, conforme ação civil publica ACP nº 0004911-28.2025.4.03
eu tenho um problema de doença no feno do quadril direito passei por vario medico e todos me impediu de trabalhar figuei encostado no INSS 2 ano 2 messes dai o INSS cortou meu beneficio ai voltei no meu medico e ele ficou muito bravo com os medico do INSS e me deu uma carta para que o INSS me aposentasse mais o INSS negou de novo dai ele pediu que eu entrasse na justiça contra o INSS para pedir a aposentadoria eu arrumei o advogado e entrei entrei no dia 5/07/2025 e no dia 8/8/2025 eu fui clamado para fazer a pericia medica mais não pelo medico do INSS mais pelo medico da justiça federal eu queria saber se eu agi certo por que meu medico que esta cuidando de mi não me libera para trabalhar por que ele disse que eu não tenho condições de trabalhar e se ele me liberar e eu voltar a trabalhar e acontecer algum problema comigo eu vou querer processar ele por que ele me liberou sem condições de de trabalhar eu estou sem trabalhar e sem receber desde 18/02/2025 eu sou funcionário municipal concursado figuei no trabalho de 2001 ate 2010 ai descobri o meu problema e dai figuei de 24/11/2010 ate no dia 17/02/2025 encostado no INSS dai no dia 18/02/2025 eles cortaram meu beneficio dai estou sem receber eu queria saber se a prefeitura tem direito de pagar enquanto meu salario ate que a justiça resolve por mesmo eu não estando trabalhando eu conto como funcionaria ainda trabalho na prefeitura municipal de Iguaraçu com o gargo de jardineiro eu queria saber também se demora muito para sair a sentença o numero do meu beneficio é 5388213656 muito obrigado
sou beneficiária prest. continuada Assist. social Pessoa c/ deficiencia(87) Nº NB 541185217-9,requerido e c/ vibeca a partir de 01/06/2010. gostaria de saber se tenho que fazer umarevisão? e quando é? aguardo resposta.
Gostaria de saber o site para ver o andamento de processo.Aguardando resposta.
gostaria de saber se o beneficio da senhora Joana de Oliveira Nogueira,foi aprovado no inss,ela mora em joanopolis.
ola gotaria de saber . meu pai tem 67 anos e ja tinha aposentado por idade resbeu 2 anos o inss mandou um cominicado k ele nao contrubuiu um mes e cortou o beneficio del ele tinha na epoca 62 63 anos ai um advogado pegou para resolver e ja fas 4 anos e nao conseguiu nem por tenpo de serviço e nem por idade e fica enrolando meu pai hoj ele tem ploblema de saud e nao pod trabalhar e nao tem onem um dos beneficio ok faço .
Em 2008 ganhei o direito de pensão por morte do meu esposo de um salário minimo, gostaria de saber porque o processo ainda não terminou desde de 2008 que eu espero o juiz assinar. não tenho informações concretas. recebe até hoje o salário, mas ainda ficou um restante que não consegui receber. por favor poderia me dar informações sobre este processo?
obrigada
sou maria irani quero fazer um agendamento
por favor me informar a data
qual site do inss uso para fazer um agendamento
quero fazer um agendamento
minha vó aposentou como lavradora ela so recebe um salario minimo.. eu quero saber se ela tem direito a mais e se poderá fazer revisão do beneficios
ola meu marido faleceu em 1998 estava trabalhando passei a receber uma pensao por morte quero saber se eu tenho o direito de uma revisao pois desde que recebo a pensao nunca tive o direito da revisao quero saber se isso esta correto ou o que devo fazer para conseguir uma revisao do beneficio pois quando comesei a receber o beneficio eu ganhava 8 salarios hoje estou recebendo 3 salarios e meu marido pagava 11% do salario pro inss quando ele faleceu ele tinha 32 anos de contribuiçao de inss . ja fui varias vezes no inss e eles falan que nao tenho o direito de revisoes quero saber se tudo isso esta certo agurdo uma resposta
ola!…
recebo beneficio auxilio doença,sendo que eu recebia antes um valor e logo apos foi dado indeferido e parei de receber,entrei com recurso federal e me foi concedido novamente o beneficio,só que desta vez o meu salario teve uma queda,mesmo apos o reajuste salarial.
como devo proceder para corrigir essa diferença?
Gostara de saber se a posso fazer revisão de meu benefício.
Olá! Eu gostaria de saber se eu também terei direito a revisão. Pois meu Pai faleceu no ano de 2000, mas comecei a receber Pensão por morte a apartir do dia 17/05/2007. Devido a falta de Informção comecei receber um pouco mais tarde. Mas esta Pensão já estava vigente desde 2000. Hoje não recebo mais porque já completei a maioridade. Mas estou curiosa para saber se vou receber estes direitos aí. Alé disso entrei esses dias no site da Previdencia Social, e tive acesso Mémoria de cáculo do meu benefício e lá estava dizendo qu eu tinha renda mensal de 310,00 mas eu nunca recebi este valor. Nunca recebi mais do que 130,00 por mês. O que devo fazer??? Por favor esclareça minha dúvidas???? Muito Obrigado!!
Sou aposentado por tempo de serviço, fui portador de CÂNCER, preciso saber se posso pdeir a isenção do Imposto de Rendas.
Sou aposentado por tempo de serviço e fui portador de CÂNCER
estou a sete anos de licença adquiri uma ernia de disco devido minhas atividade no trabalho a empresa não registrou a cat posso eu mesmo informa a cat, o medico do trabalho falou que não tenho mais capacitade de trabalhar , como faço para preencher a cat ja que empresa negou o preenchimento.
estor aquase 7 anos no beneficio e não tenho condiçons de trabalha e queria saber se este beneficio pode transforma em aposentadoria e agora estor a dois meses sem receber perso que vocés olhe o que esta acontecendo porfavor tambem tenho probrema de saude é diabete presão alta e o broblema das mãos mendigam quaque coisa porfavor
Meu marido faleceu em 18 de outubro de 1991(acidente de trabalho). Na epoca eu recebia o equivalente a cinco salarios minimos, e hoje estou recebendo dois salarios e meio mais omenos. Como saber se devo pedir uma revisão, pois so esta diminuindo.
aposentei-me 1997 proporcional gostaria de saber se tenho direito a revisao, se tenho o que devo fazer gostaria de uma informacao ok. aguardo resposta
em 14-09-2009 consegui o auxilio doença por 5 meses apos esse tempo foi negado no qual recorri e apos passar por dois peritos foi me negado o auxilio d em agosto de 2025 eu entrei pela justiça fiz outra pericia no qual a advogada me disse que demoraria de 4 a 6 meses para a resposta mas ate hoje nao mandaram nada o que devo fazer da pra eu ver com numero do primeiro requerimento do auxilio doença o NIT
Gostaria de saber se uma pessoa aposentada por tempo de serviço que continua trabalhando, tem direito a revisão de benefício?
Por gentileza, sou funcionário público estadual SP pela Policia Militar, tenho um ano e sete meses de carteira de trabalho, sendo que fui trabalhador rural e sei que naquela epoca não se recolhia, tenho a carteira registrada desde 23 de abril de 1983 até 20 novembro de 1984, não consegui pegar uma certidão para somar ao tempo de funcionalismo público e agora estou vendo noticias de que o INSS esta fornecendo a certidão com todos os direitos sem precisar entrar na justiça para requere-la mesmo quem não contribuiu. Solicito uma orientação.
Grato
Me em 1997 e continuei trabalhando e continuei trabalhando e descontando inss, e continuo trabalhando sendo que meu salário foi sempre maior que a minha aposentadoria, porque eu nesse meio tempo fiz inclusive mestrado. Será que tenho direito a revisão de salário? se tiver, como proceder?
Gostaria de saber o parecer de vcs sobre a minha consulta feita no dia 01 do 04 de 2025. Responda-me por favor.