Pensão por Morte Urbana 2024
Pensão por Morte Urbana INSS
Já ouviu falar sobre o benefício pensão por morte do INSS? Saiba do que se trata e que é inclusive devida por morte urbana. A seguir saiba mais detalhes sobre o benefício e quem tem direito de receber pensão por morte urbana.
A pensão por morte é o benefício do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e que é devida aos dependentes do segurado da Previdência social e como o nome diz, mediante a morte do segurado. Segundo o regulamento da previdência são dependentes legais do segurado para receber a pensão por morte INSS: grupo 1: companheiro (a), cônjuge, filho não emancipado de até 21 anos ou filho inválido de qualquer idade; grupo 2: os pais; e grupo 3: irmão não emancipado de até 21 anos e com deficiência de qualquer idade. No caso de ter dependentes de um grupo, no caso se companheiro (a) e filhos estes tem prioridade e não caso de não haver estes, segue como prioritário o segundo grupo e assim sucessivamente. Estes dependentes devem comprovar junto ao INSS que dependiam do segurado que faleceu.
Quem tem direito a Pensão por Morte?
Para que os dependentes tenham acesso a pensão por morte urbana do INSS o segurado não tem carência mínima, ou seja, não é exigida contribuição mínima para que os dependentes tenham direito ao benefício. Mas, na data do óbito o contribuinte precisava estar contribuindo para a Previdência Social ou ter pelo menos qualidade de segurado. Para que os dependentes possa ter acesso ao benefício devem levar ao INSS alguns documentos do beneficiário: número de identificação do trabalhador (NIT), PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico; cadastro de pessoa física (CPF), Documento de identificação (que pode ser carteira de identidade e ou carteira de trabalho e previdência social) e certidão de óbito. Tem ainda a documentação complementar: no caso de trabalhador avulso (certificado do sindicato de trabalhadores avulsos ou órgão constante de mão de obra), contribuinte individual (registro de firma individual, contrato social e alterações contratuais e atas das assembleias gerais (no caso de empresários); trabalhador rural no caso documentos de comprovação do exercício de atividade rural). Já os dependentes precisam levar documentação ao INSS para receber o benefício junto aos documentos do contribuinte que devem ser consultadas no site da previdência social ou ligar para o número 135.
No caso da pensão por morte esta também é devida por morte urbana, no caso dos trabalhadores que exerciam atividade urbana. A pensão por morte pode ser acumulada ainda com outros benefícios: como auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário maternidade, seguro desemprego e ainda pensão por cônjuge ou companheiro em óbito ocorrido anterior a 29/04/1995. Maiores informações, consulte o site da Previdência Social.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
meu marido falecei e estava 1 ano e 1mes e meio s/pagar o inss,ai eles me falaram que não tinha direito,quando já me falaram que tem uma lei, que o segurado tem direito ate o decemo senguno sexto dia, após perde a qualidade de segurado…………….
preciso saber de um numero de beneficio , pensao por morte favor entrar em contato
att:andreza
Quando cai 13 salário, pois até agora não caiu
Será que dia 28/10 vai tá depositado
precisa melhorar as leis,elas já estão caducadas,sem nexos. os dependentes do INSS,não alcançam estas disciplinas,na verdade quem trabalha 35 anos sendo homem e 30 anos sendo mulher,começa a trabalhar com mais ou menos 30 anos recebe uma aposentadoria que nas maiores vezes,estão já doentes,pelo próprio desgastes físicos,e a maior parte morre logo.não concordo,não aceito e detesto esta disciplina.
Minha cunhada ficou viúva, e tem sete filhos com o falecido, ela tem direito a pensão urbana? Porém já faz 3 anos do óbito
Sou viúva, tenho um filho e recebo pensão por morte.Queria saber se eu me casar eu perco o beneficio?
Bom dia!
Gostaria de saber como funciona o cálculo da pensão por morte.
Uma pessoa próxima teve o benefício aprovado, no entanto o falecido tinha um salário de R$3.200,00 e a pensão veio no valor de R$1.700,00. Isso é normal?
Obrigado
Meu marido recebe da morte da esposa, e tem um filho menor, quando ele ficar maior é cortado? E esse mesmo menino tem um rim que não funciona , ele tem como receber auxilio de doença, porque gastamos muitos com remedio. e medicos
DEI ENTRADA NA PENSÃO URBANA DO MEU MARIDO DIA O5 DE JUNHO DE 2024,
GOSTARIA DE ALGUMA INFORMAÇÃO.
OBRIGADA,
CIRLEY RODRIGUES JARDIM
Olá recebo esse benefício porém estou fora do país estudando ! Porém tive meu cartão bloqueado devida falta de presença no banco com documentos para renovar a senha no início do ano ! Devido a isso tive meu benefício cessado ! Como faço pra resolver isso ?
Qual a sua idade?
oi gostaria de saber quando entra no inss para receber pensao urbana quanto tempo liva para chegar a carta
eu,recebo uma pençao por morte do pai dos meu filho porque eu nao consigo fazer um emprestimo consignado pq
quando o meu marido faleceu, nos estávamos em regime de separação consensual, a sentença judicial foi de 1998 e ele faleceu em 2003.nós separamos devido ele ter arrumado uma amante e tbm por parte financeira. mais no momento da morte ele trabalhava em regime CLT e fazia um ano e meio que tinha se separado da amante. não chegamos a desquitar e nem divorciar, fui no cartório civil e perguntei em que regime estava. eles me responderam que eu era viúva, porque não consigo receber a pensão como viúva, somente separados de corpos. meu CPF está como casada e fui para tentar mudar na receita federal eles não deixaram modificar. na averbação fizeram errado e o cartório não deixa arrumar. no RG está como o nome de solteira.
tenho uniao estavel na qual meu companheiro veio a falecer em outubro de 2024,minha cunhada que e advogada deu entrada para mim so que ate hj ela nao me deu documento nenhum e nao recebi nada nao sei nem onde ela deu entrada pois ele era aposentadocomo agente de portaria -inamps(associaçao federal de policia)brasilia -df disse que o valor ainda nao tinha sido liberado.como faço pra saber pois nem o obito ela me entregou.
Meu companheiro faleceu e eu estava grávida dele não éramos casados.. Enquanto não ganhava bebê , minha ex sogra foi atraz e ta pegando a pensão dele.. Depois o a bebê nasceu fizemos DNA e foi comprovado q era do falecido .. Minha filha tem direto a TDA pensão ou vou ter q dividir com minha ex sogra ..( Pq ainda a bebê não foi registrada pq está em processo para colocar o nome do pai)