INSS Tirar Dúvidas Sobre Aposentadoria 2024
Aposentadoria INSS Tirar Dúvidas
Acompanhe todas as informações sobre o seu processo do INSS de forma online, evitando transtornos.
Anualmente uma grande quantidade de brasileiros desejam aposentar-se pelo seu tempo de contribuição, afastar-se do seu emprego por motivo de doença ou acidente, solicitar direitos, em fim, inúmeras situações que envolvem como fator principal o INSS, o qual é pago por todo trabalhador que possui registro em carteira assinada, ou faz o pagamento da previdência para ter acesso aos seus direitos.
No entanto, para poder dar entrada aos direitos anteriormente mencionados, é preciso entra com processos que podem ser demorados. Geralmente a consulta dos processos do INSS costuma ser realizados de forma presencial, nas secretarias da previdência localizadas em vários municípios brasileiros.
Quando os processos ocorrem de forma correta, os brasileiros não possuem dificuldades e podem ter acesso rápido ao pedido de aposentadoria ou de afastamento. O problema acontece quando existem situações ou informação divergentes entre os apresentados pelo possível beneficiário, e dos apresentados no sistema da previdência, que quando não coincidem costumam demorar até verificar a autenticidade das informações.
Estas situações referentes ao INSS costumam acontecer por motivos simples: primeiramente o processo de aposentadoria é trabalhoso devido ao longo período em que as pessoas começam no mercado de trabalho, começam o pagamento do INSS até chegarem na idade de aposentar-se. Até que o momento de cada pessoa chegue, muitas informações podem ter sido mudadas dentro do sistema do INSS, bem como podem ter sido praticamente apagadas de todos os sistemas.
Graças aos avanços tecnológicos atuais e a disponibilidade da internet, a Aposentadoria do INSS costuma ser bem melhor e mais fácil que em qualquer período vivido pelos brasileiros. Saiba como consultar o seu processo neste post.
Consulta do processo de aposentadoria do INSS
Para as pessoas que possuem problemas com o processo do INSS, bem como para aquelas que simplesmente desejam verificar sua situação atual do seu pagamento, é possível verificar no site: http://comprot.fazenda.gov.br/E-Gov/cons_generica_processos.asp neste site serão fornecidas todas as informações do andamento do processo, principalmente os de aposentadoria e os de afastamento.
Para realizar a consulta, é preciso colocar o numero do processo, caso ainda não tenha, pode mesmo colocar o seu numero de CPF no campo indicado, juntamente com o seu nome por extenso. Caso tenha alguma informação divergente ou da qual desconheça, você pode entrar com um recurso para o processo ao qual está tratando.
Este recurso deve ser lançado com prazo máximo de 30 dias, contados da ciência do mesmo. O quanto antes for informar ao INSS que existem divergências, mais rapidamente será realizada a apuração dos fatos, e subsequentemente na solução do mesmo. Tendo este período passado, o processo do INSS costuma ficar mais longo e a solução também é tardia.
Tendo todas as informações em mãos, fica fácil fazer a consulta do processo INSS em qualquer local que tenha acesso a um microcomputador e à internet. Não deixe de acompanhar a sua situação perante aos direitos que está pagando, a fim de evitar futuros transtornos.
Ainda tem dúvidas sobre o INSS? Deixe nos comentários, ou navegue pelos tópicos abaixo:
– Cálculos
– Concurso
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Bom dia, e obrigado pela ajuda. Minha situação é a seguinte: estou com 60 anos de idade, tenho 20 anos de contribuição (carteira assinada) e atualmente estou pagando INSS como autónomo – código 1406) pois estou desempregado.
Sei que a minha única chance será esperar até os 65 e solicitar aposentadoria por idade (claro, nas regras atuais, pois tudo pode mudar).
A minha pergunta é: vale a pena continuar pagando por mais 5 anos como contribuinte individual facultativo, ou estou jogando fora esse dinheiro mensal (o valor é pequeno, pago R$ 187,40 mas para que pagar a toa, se esse dinheiro ainda pode me prejudicar no cálculo final da aposentadoria?).
Agradeço antecipadamente a sua ajuda,
Juan Pasini
Boa noite!
Minha mãe é aposentada por tempo de contribuição como professora na rede municipal, no entanto, sempre conciliou isso ao trabalho rural e logo ao se aposentar em tempo integral. Ela teria direito a se aposentar novamente, agora como empregado rural?? ela tem 55 anos e todos os requisitos de um empregado rural sob regime familiar.
Desde já, agradeço!
Boa noite! Sou servidor Público da Prefeitura do RJ a 15 anos. Contribuo para a aposentadoria pela Previ Rio. Entretanto, antes de me tornar funcionário público, já exercia atividade de músico (sou formado em música), contribuindo na modalidade de contribuindo individual para o INSS. Minha dúvida é se com as novas regras, será possível adquirir a aposentadoria dos dois órgãos ( Previ Rio e INSS)? Tendo em vista que, sigo contribuindo para ambos os órgãos!
Grato!
Atenciosamente.
Em abril de 2024 aos ser demitido já tinha 36 anos de contribuição e tinha 54 anos .Fiquei contribuir até agora . Hoje tenho 59 anos se somado aos 36 anos de contribuição faço 95 pontos.
Minha pergunta é , se requerer minha aposentadoria agora, o período de outubro de 2024 até maio de 2024 quando foi minha ultima contribuição entra de alguma forma no calculo do valor a receber .
Tenho 55 anos (56 em agosto próximo), e 30 anos completos de contribuição; não consegui entender até agora como ficará minha situação caso a reforma seja aprovada como está no momento!! Pela regra atual eu iria aposentar daqui à 5 anos, quando completarem 60 anos de idade e 35 de contribuição, somando 95 pontos, e acima da idade mínima!! Aprovado o projeto como está, poderei requerer a aposentadoria já por ter 30 anos de contribuição e estar acima da idade mínima exigida na nova regra, ainda que vá receber 80% da média encontrada pelo INSS, como diz o projeto à ser aprovado?? E para receber o valor integral no meu caso, terei que trabalhar quantos anos mais especificamente? Outra coisa, existe aposentadoria proporcional para homem hoje, no meu caso especificamente, 30 anos de contribuição e 55 de idade?