Inclusão Financeira Através das Criptos: Empoderando os Desbancarizados no Brasil 2024
O Brasil é um país que possui muita dificuldade de lidar com a inclusão financeira. Esse problema já é algo estrutural que é muito difícil de saber como contornar e de fato resolver. Mas, com o crescimento cada vez maior das criptomoedas, é mais fácil começar a pensar em um caminho. As criptomoedas se popularizaram no Brasil principalmente graças aos jogos de apostas, como o 777bet codigo bônus. Mas hoje elas tem sido utilizadas em cada vez mais momentos, como em transações bancárias ou até mesmo empréstimos.
Várias pessoas no Brasil ainda não tem acesso a serviços bancários básicos. Isso faz com que a desigualdade se fortaleça e perdure por anos. Mas, com as criptomoedas e os serviços descentralizados, surge uma esperança de que isso possa mudar em algum momento. A seguir falaremos mais sobre a possibilidade de inclusão financeira através das criptomoedas no Brasil. Confira abaixo!
O Contexto Econômico Brasileiro
O Brasil conta com uma realidade financeira muito discrepante entre a população. Estima-se que cerca de 21% da população adulta não tem acesso a esses serviços. Dessa forma, apenas algumas pessoas conseguem realmente ter acesso a diversas transações e benefícios. O motivo é simples, muitas vezes essas pessoas não possuem acesso a isso. A maioria desses 21% se encontram nas periferias ou áreas rurais. Dessa forma, as instituições bancarias nem mesmo existem na região na maioria das vezes, então se não for extremamente necessário, essas pessoas nunca nem pensam em abrir uma conta.
Outros motivos que impedem o acesso dessas pessoas é o alto custo da manutenção dessas contas bancárias e também a burocracia para abri-las. Todo esse sistema bancário acaba muitas vezes sendo excludente para essas pessoas.
Em Busca de Liberdade: A Descentralização como Meio de Investimento
O investimento em criptomoedas invoca uma nova liberdade através de um sistema descentralizado. Isto é, como o sistema de criptomoedas não depende de nenhuma instituição bancária, as pessoas costumam conseguir ter acesso às criptomoedas sem tanta burocracia. Para realizar as transações com criptomoedas basta que você tenha acesso à internet. Existem muitos benefícios de utilizar as criptomoedas que estão ligados justamente ao fato de elas serem descentralizadas. Veja alguns benefícios a seguir:
- Acessibilidade: A acessibilidade é um dos maiores benefícios para aqueles que não tem acesso. Basta ter um celular e internet para que você consiga acessar o mundo das criptomoedas.
- Transparência: A tecnologia de Blockchain está presente na maioria dos sistemas de criptomoedas. Ele mantém a transparência e assim você consegue realizar as transações com maior precisão.
- Segurança: O Blockchain também é responsável por manter a segurança das plataformas de criptomoedas. Além da criptografia que ajuda que essas transações estejam ainda mais protegidas e seguras.
- Custos reduzidos: Por ser operações descentralizadas, geralmente as taxas de operações das criptomoedas são muito menores. Isso é uma ótima vantagem para aquelas pessoas que não tem muito poder econômico.
Os Métodos de Inclusão Pelas Criptomoedas
As criptomoedas podem ser ótimas formas de inclusão, já que as mesmas contam com diversas facilidades para qualquer pessoa utilizá-las. Existem várias formas de inclusão através das criptomoedas, a seguir falaremos mais sobre algumas delas. Veja logo abaixo!
- Pagamentos mais inclusivos: Os pagamentos com criptomoedas são mais fáceis e inclusivos. É possível fazer pagamentos internacionais com baixas taxas e rapidez. Além disso, caso você deseje fazer pequenos pagamentos, as taxas serão proporcionais e não muito mais altas, como costuma acontecer em alguns bancos.
- Plataformas de pagamento: As carteiras digitais oferecem diversas soluções de pagamentos para quem utiliza criptomoedas. É possível fazer compras, pagar contas e muito mais. Alguns dos aplicativos mais conhecidos e recomendados são o CoinBR e Bitfy. Outra coisa a se levar em consideração é que várias empresas já estão começando a aceitar as criptomoedas como forma de pagamento.
- Microcrédito e financiamento: Outra forma de inclusão através das criptomoedas é que é possível oferecer microcrédito e financiamento sem burocracias e altas taxas. Se você deseja abrir um negócio, consegue ainda recursos de maneira rápida e fácil, fazendo o empréstimo diretamente com a comunidade sem precisar de toda a burocracia das instituições financeiras.
Blockchain como Recurso
Também é possível utilizar o Blockchain como recurso, afinal é nessa rede que as criptomoedas são construídas. Ela também é responsável por fornecer segurança e transparência ao mundo das criptomoedas. A seguir falaremos mais sobre como o Blockchain pode ser utilizado como recurso de inclusão. Confira!
- Registro e validação de identidade: Através do Blockchain é possível fazer o registro e validação de identidades. Isso pode ser utilizado de diversas formas, inclusive em programas sociais para garantir que o valor está indo para a pessoa certa e assim evitar fraudes.
- Contratos inteligentes: Os contratos inteligentes são emitidos de forma automática e assim conseguem tornar mais rápida alguns processos, como empréstimos, financiamentos e seguros. Assim, ele reduz custos, enquanto aumenta a eficiência. Vale ressaltar ainda que os contratos inteligente são bastante seguros.
- Transparência: No que diz respeito a transparência, o Blockchain é uma ótima forma de monitor, proteger e distribuir recursos de maneira transparente. Isso é fundamental para a redução de fraudes e desvios.
As criptomoedas são uma ótima forma de incluir um número maior de pessoas ao sistema financeiro. Essa é uma verdadeira oportunidade para quem não possui nenhum tipo de acesso a contas bancárias. Você terá acessibilidade, segurança, baixo custo em taxas, além de inovação tecnológica. Apesar de ainda parecer um pouco utópico a implementação, a tendência é que isso aconteça nos próximos anos Para isso, é preciso enfrentar alguns desafios. O governo deve estar comprometido em levar a inclusão financeira para todos e empoderar as pessoas menos favorecidas na sociedade. Mas, com algumas mudanças, é possível que em breve o Brasil se apresente como um país mias justo e amplo financeiramente.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).