Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024: Como Receber 2024
De modo a suprir as necessidades dos cidadãos que moram na zona rural e dar um suporte financeiro à essas famílias, o governo federal disponibilizou o Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024. Esse benefício, ainda que não seja do conhecimento dos beneficiários e tampouco atenda todos àqueles que precisam, tende a oferecer um apoio técnico sobre o manejo da terra e da agricultura familiar, e ainda oferece um valor equivalente a R$200 ao cidadão do campo.
Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024: o que é?
O Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024 consiste em um auxílio financeiro mensal. Contudo, o valor do auxílio somente deve ser utilizado para que o cidadão faça investimentos na própria produção rural.
Como alguns produtores ainda tem muitas dúvidas sobre como fazer prosperar sua produção e minimizar as dificuldades que surgem com sua agricultura familiar, junto do benefício, ele receberá também uma capacitação técnica e agrícola.
Nesse sentido, o público-alvo da ação são aqueles cidadãos que moram na zona rural e que precisam tirar seu sustento, bem como, o de sua família, da terra.
Ao contrário do que se pensa, nem todo cidadão que possui um pedaço de terra na zona rural, é um grande agricultor ou um grande pecuarista. Uma considerável parcela dos produtores rurais, conseguem sobreviver somente com muita dificuldade e extrema vulnerabilidade. Sendo assim, eles não possuem recursos financeiros para investir nas suas pequenas produções.
Cabe dizer ainda que, esse benefício complementar é associado ao Programa Auxílio Brasil. Nesse sentido, ele também é operacionalizado pelo Ministério da Cidadania. Como os demais benefícios do governo, o pagamento desse auxílio é feito de modo automático e é realizado pela Caixa Econômica Federal.
Embora as necessidades das famílias sejam significativas, o Auxílio Inclusão Produtiva Rural permitirá conseguirá dispor de R$ 200,00 mensais. E ainda, não é permitido que mais de uma pessoa por família receba o pagamento do benefício.
Por fim, vale ressaltar que, para receber o Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024, o cidadão precisa ter o nome vinculado ao CadÚnico, por um período de até doze meses.
Toda e qualquer dúvida sobre o benefício pode ser sanada junto à Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania no número 121.
Como Receber o Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024?
Por ser um benefício com destino bastante específico, isto é, atender os brasileiros que vivem na zona rural em situação de vulnerabilidade social e, portanto, que não possuem condições financeiras para investir em suas produções, mesmo que pequenas, é necessário que o cidadão atenda alguns critérios antes de ser beneficiado.
- Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, todo mês
- Ter renda familiar mensal total de, no máximo, três salários mínimos
- Estar devidamente cadastrado no CAF e no Pronaf, isto é, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
- Não ser beneficiário do Programa Alimenta Brasil
- Morar em um estado brasileiro que tenha firmado o Termo de Adesão com o Ministério da Cidadania
- Estar cadastrado e com os dados atualizados e regulares no CadÚnico
Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024: CadÚnico
Talvez, o principal requisito para que um produtor rural consiga receber o Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024, seja ele estar cadastrado no CadÚnico.
Dessa forma, para fazer o registro, o produtor, responsável pela família precisa fazer uma visita ao CRAS mais próximo da sua residência ou realizar um pré-cadastro por meio site, do aplicativo do Cadastro Único ou clicando aqui
Existe uma série de documentos comuns todos os casos que precisam ser apresentados no momento de realizar a entrevista para validar o cadastro. Eles são:
- Documento pessoal original com foto, do chefe da família e dos demais membros familiares
- Comprovante de endereço
- Cadastro de Pessoa Física, isto é, o CPF
- Título de Eleitor
- Comprovante de matrícula escolar tanto das crianças quanto dos jovens de até 17 anos
- Documento comprobatório da representação legal
- Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI), caso tenha
- Certidão de nascimento ou de casamento
É importante realizar a atualização do cadastro social, sempre que existir alguma mudança na família. Por exemplo, quando:
- Alguém da família nasce ou morre
- Algum componente familiar ou toda a família muda de endereço ou de cidade
- As crianças da família entram ou mudam de escola
- A remuneração de algum membro do grupo familiar muda, seja para ganhar mais ou menos
Geralmente, o tempo médio estimado para a prestação deste serviço é de 1 hora. Para fazer o cadastro ou sua atualização, o cidadão não tem nenhum custo, isto é, é um serviço gratuito.
Em suma, depois de estar devidamente cadastrado no CadÚnico, basta que o produtor rural que vive em condições de vulnerabilidade social solicite a inclusão do seu nome para receber o Auxílio Inclusão Produtiva Rural 2024. Ainda que o benefício pretenda atender os produtores por apenas 36 meses, pode ser o suficiente para prosperar sua produção agrícola.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).