Quem é considerado dependente no INSS 2024
Requisitos para se tornar dependente do INSS
Quando o assunto é aposentadoria e pensão após o falecimento de um beneficiário do INSS, há sempre várias dúvidas dos parentes desse beneficiário em relação ao recebimento desses benefícios, onde eles são chamados de Dependentes. Saiba mais, a seguir, sobre quem é considerado dependente no INSS.
Um segurado da Previdência Social, antes, poderia indicar um dependente para que recebesse pensão por morte. Mas com a publicação da Lei 8.213/91 isso não é mais possível, apesar de que muita gente ainda acredita que seja. Mas quem, na verdade, é considerado dependente no INSS? Os dependentes da Previdência Social estão divididos em três classes:
A classe 1 conta com: o cônjuge; a companheira; o companheiro e também o filho [que não é emancipado (de qualquer condição) sendo ele menor de 21 anos ou inválido];
A classe 2 conta com: os pais;
A classe 3 conta com: o irmão que não é antecipado (também de qualquer condição) sendo ele menor de 21 anos ou inválido.
No caso de condição de invalidez do dependente, estando ele com idade acima dos 21 anos, essa condição deverá ser comprovada através da perícia médica do INSS. Lembrando também que tanto enteados quanto tutelados equiparam-se a filhos.
Uma informação importante: Já havendo dependentes em uma classe, os outros considerados dependentes que fazem parte da classe seguinte, automaticamente, perdem o direito de recebimento de pensão por morte.
Quais os direitos daquele que é considerado dependente no INSS?
O dependente tem direito, obviamente, à pensão por morte além de auxílio-reclusão, à reabilitação profissional e ao serviço social e são habilitados quando se der a ocorrência do fato gerador, o óbito ou a reclusão do segurado. Não há indicação de dependentes desde 05.04.1991 data da publicação da Lei 8.213.
Há várias outras regras para que o parente seja considerado dependente no INSS, e todos os detalhes sobre esse assunto você pode conferir na página da Dataprev no site do INSS do governo brasileiro, em: inss.gov.br.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
GOSTARIA DE SABER QUAL MOTIVO DO ATRASO NO PAGAMENTO DOS APOSENTADOS NA CIDADE DE BARREIROS EM PERNAMBUCO
QUEM PODE DAR UMA RESPOSTA A ESSA POPULAÇÃO QUE ESTÃO SEM O POUCO QUE LHE SOBRO
ESPERO RESPOSTA COM URGENCIA O BRIGADO…
BOM DIA..FOMOS PENSIONISTAS A ANOS.E A UNS MESES MINHA MAE PERDEU O DIREITO DE RECEBER ALEGANDO Q ELA NAO TERIA DIREITO SENDO ELA CONJUGUE A 16 ANOS.COMO PODERIA ESTAR RESOLVENDO ISSO JA QUE NNO INSTANTE QUE ELA DEU ENTRADA NINGUEM NOS INFORMOU DESSE DETALHE E A MESMA ESTA SEM RENDA NENHUMA DE SOBREVIVENCIA NO MOMENTO E SEM IDADE DE MERCADO DE TRABALHO.COMO FAÇO
.DESDE JA OBRIGADO
eu não recebo a minha pensão desde o ano de 2007, o que eu faço, para saber o que aconteceu, hoje eu tenho 20 anos.
ola filha vc tem sim procure os direito dela todas pessoa que morre no acidente de carro ou de moto tem direito, se ele era o condutor tem sim todos os direito na faixa de uns13.7500 reais boa sorte
meu pai faleceu em julho de 2024 antes de passar na pericia para se aposentar e eu tenho 17 anos sera que tenho direito a pensao por morte sento que ele nao era aposentado
Perdi Meu filho mais velo no dia 08/02/2024, vitima de assalto em uma topic, meu filho trabalhava na vivo, já foi feita pesquisas tanto no meu endereço, como no local onde ele trabalhava, as pesquisas deram positivas, meu filho já me ajudava, tanto nas compras de supermercado com o cartão alimentação dele, como nossas compras eram sempre divididas, entre nós.
estou passando por algumas dificuldades, pois ele me ajudava muito, gostaria muito de receber uma resposta positiva.
vocês acham que terei boa notícia?
Att;
Socorro
tenho 34 anos meu pai falecel a 30 anos quando eu fui me cadastra no senso de quatro e quatro anos pensei que iria sair quando chego lar ela me disse que eu nao perderia nao por q era uma pensao vitaliça e não sou casada hoje emdia todo mundo sai os filhos queria mais explicacoes . sera q meu pai fez alguma coisa antes de morer.
Quem recebe pensão por morte,pode casar sem perder a pensão?
Gostaria de saber sobre pensao por morte, tenho um netinho de 2 anos e gostaria de saber se posso deixar para ele a minha pensao como “designado”pois o pai dele ja é de maiior e minha filha tambem.
tenho um relacionamento estavel a 8 anos tenho direito a pensao nao tivemos filhos.
tenho um relacionamento estavel a 5 anos nao tivemos filhos gostaria de saber se tenho direito a pensao. ele e divorciado noa tem filhos menores tenho algum direito
cuido do meu pai a 4 anos por ele ter cequelas di um avc e nao posso trabalhar.eu tambem tenho direito a uma pencao ?
gostaria de saber,meu pai morreu eu tinha 18anos hoje tenho 42 anos,ele era aposentdo.e quem ficou com a posentadoria foi outra mulher dele,porque minha mãe era divorciada.eu ainda tenho direito de recorrer?
Buenas ! Gostaria de saber o seguinte: Estou me aposentando e tenho 03 dependentes.
1 – Como O INSS vai saber dos dependentes ?
2 – Tem algum desconto de IR na fonte com relação a isso ?
No aguardo,
Edson
minha mãe foi apozentada pelo fundo rural , quais as possibilidades dela passar para um neto de 5 anos ou um filho ,,, querendo ela que assim sejA NÃO PODE PORQUE?
sim minha mãe é apozentada pelo fundo rual , ai se ela quizer passar para um filho ou neto nemor de idade não pode porque?
sou pencionista meu marido morreu em 2004,eu gostaria de saber se tenho direito em receber estes atrasados que a previdência esta pagado?
ESTOU TENTANDO RECUPERAR A PENSÃO POR MORTE DO MEU PAI, QUE RECEBI ATÉ OS 21 ANOS. AGORA AOS 38, A JUSTIÇA ME COLOCOU COMO DEPENDENTE DA MINHA MÃE POR EU TER EPILEPSIA DE DIFÍCIL- CONTROLE OU CID G 40-9, E ASSIM ME PROIBIRAM DE TRABALHAR. COMO FAÇO PRA RECUPERAR, SE ESTOU ATE COM O PROCESSO DE DEPENDENTE DA MINHA MÃE?
olá cuidei do meu pai que era amputado, diabético e hipertenso, o mesmo faleceu e consequentemente eu adoeci, sou diabética, tenho 35 anos e estou desempregada, gostaria de saber se tenho direito, no momento não estou com condições para sobreviver, será que tenho direito a ficar com a pensão dele.
Sou separada judicialmente, mas voltei a conviver com meu ex-marido, sem contudo desfazer a separação legal. Rececentemente ele faleceu inesperadamente. Tenho direito a pensão por morte? Ele não tem outros dependentes.
a minha sobrinha recebe pensão como dependente da minha mãe e eu queria saber se ela tem que passar por pericia de quanto em quanto tempo
quero saber vivo com uma pessoa a mas de 23 anos mas ja sou pensionista dele.agora ele se aposentou por tempo de serviço.e continua trabalhando.eu recebo minha pensao .ele esta hoje aposentado pelo inss eu tenho direito a mesma pensao do inss .ele so fica trabalhando mas dois anos na impresa e como fica minha pensao e dado judicial.e uniao estavel.quero uma resposta.
Tenho uma Neta registrada no nome do meu esposo.caso ele venha a falecer como vai ficar
Bom dia, meus tios (irmãos) moram juntos há 40 anos, são solteiros e não possuem filhos. Apenas dependiam um do outro mesmo. Gostaria de saber se, nesse caso, o tio que está vivo poderá receber a pensão do que faleceu.
Obrigada
minha mãe faleceu a 06 meses e era aposentada tenho uma irmã deficiente que recebe beneficio de prestação continuada de assistência social ,gostaria de saber se éla tem direito a aposentadoria da minha mãe.
Minha mãe faleceu, meu pai está recebendo a pensao dela, por ter a certidao de casamanto deles em maos, porém eles eram separados de fato a quase 25 anos antes da morte da minha mae.
Ele possui outra familia com 2 filhos a uns 10 anos e minha mae viveu com outras duas pessoas uma delas falecida da qual ela recebia pensao por morte.
Posso processa-lo para que nao receba mais a pensao da minha mae???
Como fazer???
Grata
Sou pensionista que dei entrada em 27 de dezembro de 2024 no INSS, Tenho compromisso com meu filho no ãmbito escolar; matrícula, compra de material escolar e outros. As contas bancárias foram bloqueadas para inventário e cobranças estão chegando em minha casa, não tenho como pagar; pois sou dependente do pensionista que veio a óbito em 25 de novembro. O que faço? vaga na escola tem que ser garantida! Meu filho só tem 15 anos e não pode ficar sem estudo. Peço encarecidamente que vejam essa situação. Por favor! Agradeço atenção.
gostária de saber a lei e clara não e a pessoa tem direto por lei a receber pensão até vinte um anos de idade certo não pode ser cortada antes disso pode isso pode virar processo se cortar antes no aguardo da resposta
Tem um ex amigo meu q tem um bar chamado de bar do carioca e é encostado diz ele q doi o braço dele mais é tudo mentira o nome dele é Marcos Carvalho envestiguem o chamem pra fazer outra pericia o bar dele ta no nome da mulher mais é ele quem cuida e atende o pessoal, ele faz trilha de moto e tudo ate mata boi mata porco tira palmito e mtas outras coisas cortem o encosto desse malando
acabo de perder meu pai,somos 4 filhos 3 homens casados e eu mulher solteira e tmb meu pai morava com uma companheira,mas ela já recebe um benefício do ex marido por morte.sou ipertença e tenho 34 anos..quais sao os meus direitos?tenho direito a pençao ou outro benefício.meu pai o falecido era aposentado. boa noite .aguardo contato.
gostaria de saber se a minha irman tem direto de receber uma pencao por morte de asidente de transito.poi ela era casada com o falecio e ele falesceu dia 29 de janeiro de 2024.ela teve com ele 4 filhos.e comtribui 9anos para o inss.e ele procurou o inss e foi informada que nao tem direito.e gostariamos de saber como e que fica o dinheiro que ele contribui.
Meu filho trabalhava e foi assassinado no dia 24/ 07/ 2020. Dei a 1entrada foi negado por que eu nao tinha nada que comprovasse ser dependente dele. Ele morava comigo me ajudava em quase tudo ,todas as correspondencias dele estao como provas no meu endereço, pois era la que ele morava.Colocamos na justiça federal e mais uma vez foi negado . Tornamos a recorrer e estamos aguardando resposta. Espero poder contar com a sensibilidade das autoridades competentes, para que eles possam analizar o meu caso . Pois moro de favor na casa de meu pai ,podem investigar minha vida e vao ver que sou uma pessoa humilde que precisa desse auxilio do INSS. Nao nego ja passei por fase muito boa na minha vida mais hoje so tenho Deus pra me ajudar. se eu for contar minha historia de vida e muito longa. Por isso eu espero que a justiçaveja todos os direitos que uma mae tem sobre esse caso ,nao so pela sensibilidade do ser humano; mais pelas leis que acobertam certos direitos, e com certesa irao encontrar um que me favoreça. Gostaria de saber como posso ter uma resposta sobre esse caso. Anteciosamente agradeço. MARIA DO SOCORRO FAUSTINO.
Olá… Minha mãe faleceu só que já tenho 21 anos e até então era dependente dela pq faço faculdade não tenho direito ao beneficio?
Boa noite!
Sou órfã de pai e mãe, solteira , perdi meu pai em junho de 2024.
Gostaria de saber se tenho direito de receber a aposentadoria que meu pai recebia
por idade (um salário mínimo) . Se tenho como devo proceder ?
Sem mais,
Obrigada,
Rita
Se vc é menor de idade ou possui doenças que te incapacitem para o trabalho, vc tem direito sim. Procure o INSS, caso neguem, procure a Justiça Federal mais próxima
Olá meu marido faleceu a dois anos um advogado me informou o processo q eu tinha q fazer fiz com esse mesmo advogado ai conseguir a pensão para as minhas filhas só dei a porcentagem do advogado..mais fiquei sabendo q era possível eu está sendo incluída sim no benefício na época q eu fiz gostaria de saber se tem possibilidade de eu estar procurando a minha inclusão ainda no benefício?? ???
Gostaria de saber qual o valor da pensao que minha esposa recebera
em caso de meu falecimento.
Obrigado pela informaçao.
meu pai faleceu a mais ou menos 3 anos, minha mãe viveu com ele por mais de 30 anos e teve dois filhos, hoje um com 32 e outro com 35. A mais de 35 anos atrás meu pai casou com uma mulher cuja relação durou um final de semana, porém não separou conforme a lei posterior a isso juntou-se com minha mãe.O fato é que a tal mulher não teve vínculo nenhum com meu pai, nunca o procurou e nunca dependeu dele para nada, mas com sua morte veio correndo solicitar a pensão que por dierito é da minha mãe. Pergunto: tem ela direita a parte da pensão, que por direito é de minha mãe, visto que deste casamento só existe um “papel”, sem vínculo nenhum? aguardo resposta, obrigado.
Sua mãe poderá procurar o INSS requerendo metade da pensão, ou até mesmo a pensão inteira. Deverá provar por meio de fotos recibos, certidão de nescimento de vcs… enfim, qualquer coisa que comprove a união deles. Uma certidão de casamento tem pouco valor neste caso. O que vale mesmo é o tempo que seu pai e sua mãe conviveram juntos. Caso o INSS negue, sua mãe poderá entrar na justiça. Nem precisa de advogado, basta procurar a Justiça Federal mais próxima.
minha mae recebe pensão por morte do meu pai . ele era casado. minha mae teve direito por ter vivido cm ele 6 anos . eu gostaria de saber se eu posso trabalhar de carteira assinada pois estou cm 17 anos .e também a outra mulher cm quem ele era casado esta esperando eu completar os dezoito anos pra ela da entrada na pensão pra ela . a minha mae perdera a pensão ?
Oi gostaria de saber uma informaçao tenho 26 anos meu irmao 24 nosso pai morrei a 16 anos e nunca recebemos pensão pelo fato da minha mãe nunca correr atras,agora a uns outros anos atras ela casou e tem varios bens e influenciada pelo seu esposo disse que vai correr atras da pensão pra ela pelo fato dela nunca ter ido atras mais a mesma nao comunicou os filhos que somos nós sera que ela conseguira?Mesmo ela sendo casada e nós aonde fica nisso os filhos nao recebem nada e ela informou pra minha cunhada so ela recebe nós não!
Gostaria de saber se eu posso realizar empréstimo,com o LOAS que recebo do meu filho obrigada,Luciana.
meu sobrinho e pensionista do inss por morte dos pais mas ele ja vai fazer 21 anos mas vai fazer faculdade e ainda nao trabalha fichado como fica, ele perde a pensao dele ?vai fazer educaçao fisica precisa pagar a faculdade e o salario q recebe nao dar pra se manter e pagar a faculdade.por favor gostaria de receber uma resposta bem rapido de s de ja agradesço
Tenho um sobrinho aposentado no INSS. Sua esposa faleceu e era dependente dele. Ele precisa comunicar ao INSS o falecimento? Isso implica numa redução do beneficio da aposentadoria dele?
tenho problema de crises convulsivas desde que nasci,tomo 210 comprimidos de tegretol por mes.tenho uma lesão cerebral e tomando o remédio, ainda sofro com reações.
meu pai tem 75 anos,está doente (alzheimer e parkinson),somos em casa,eu,meupai,e minha mãe.
tenho 38 anos,sou o “braço direito “dos dois, pra tudo,ajudo meu pai desde que levanta de manhã até na hora de dormir(vestes,tomar banho,remédios até a deitar-se para dormir).
e tambem sou o braço direito de minha mãe (limpar a casa,médico,remédios e ainda mais,porque minha mãe,sozinha,nao daria conta de tudo.E assim vai “eles me ajudando e eu ajudando os dois”.
até tenho uma profissão,mas não posso exercer por causa do meu problema.
a unica renda da casa é a aposentadoria de meu pai.me preocupo com uma coisa e gostaria de ter resposta.
“será,que quando ficar sem meu pai e mjnha mãe terei o direito ao benefício” ;Deus ajude que sim porque vou precisar.aguardo uma resposta(me mande um e-mail).obrigado
Se seu pai morrer primeiro (que isso demore), a pensão ficará com sua mãe. E após a morte dela, vc não teria direito, só se ela fosse aposentada, e não apenas pensionista.
O ideal era vc começar a contribuir com o INSS, pois após um ano poderá requerer auxíli-doença, caso sua doença seja temporária. Ou poderá até mesmo requerer aposentadoria por invalidez, caso a sua doença te incapacite de forma definitiva. Procure um posto do INSS para dar início a contribuição. Mas vc não poderá informar sobre sua doença, pelo mnos por um ano.