Doenças que Aposentam por Invalidez 2024
Quais doenças aposentam por Invalidez
Saiba quais são as principais doenças que levam as pessoas a aposentar-se. Doenças que causam a aposentadoria por invalidez.
A aposentadoria por invalidez e um benefício concedido aos trabalhadores que possuem algumas doenças relatadas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), por consideração existem algumas que tem carências de ate 12 meses que dão direito a auxilio doença e posteriormente a aposentadoria, as doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez se apresentam em qualquer idade e por isso o cidadão não requer ter os 60 anos como seria na aposentadoria normalmente, isso faz que os critérios a serem avaliados e essencialmente conhecer quais são essas doenças e como elas se apresentam nos estudos feitos por profissionais.
Lista de Doenças que Aposentam por Invalidez
Algumas dessas doenças que são mais severas tratando-se da aposentadoria podemos mencionar; a alienação mental, e caraterizada pela incapacidade de agir segundo as normas da sociedade, tais como demência, distúrbios mentais, e paranoias são umas delas; a cegueira, condição que afeta a visão, e caraterizada por incapacidade de enxergar causada por degeneração muscular, diabetes, glaucomas e cataratas; cardiopatia grave, e considerada uma doença crônica que afeta o coração deixando inapto de trabalhar ao portador, gerando cansaço, palpitações cardíacas; doenças de Parkinson, conhecida normalmente como mal de Parkinson e uma doença degenerativa ataca o sistema nervoso central de forma crônica ou progressiva, caraterizada pelos tremores de mão e pês; espondiloartrose anquilosante, esta lesão e uma das mais graves que acontece na coluna fazendo em que as vértebras se juntam umas com as outras, dores agudos muitos fortes dificultando a movimentação da coluna, uma vez contatada essa doença o portador tem passe direto a aposentadoria.
A esclerose múltipla e conhecida por ser uma doença crônica ocasionada por motivos ambientais ou genéticos onde ataca a bainha de mielina, que implica no sistema nervoso central; hepatopatia grave, doença que ataca o fígado, possuindo dois tipos de evolução a aguda ou crônica, primaria ou secundaria, ocasionando a incapacidade para o trabalho e risco a vida; paralisia irreversível e incapacitante caracteriza-se por obstrução a capacidade voluntaria de mover um músculo, levando a uma lesão destrutiva ou degenerativa da atividade motora, e dividida e subgrupos tais como paralisia isolada, periférica, monoplegia, hemiplegia, paraplegia, triplegia e tetraplegia.
A síndrome da deficiência imunológica adquirida ou AIDES e uma doença transmitida por relações sexuais desprotegidas, transfusão de sangue ou seringas compartilhadas, ate o momento esta doença não presenta nenhuma cura, mas pode ser controlada com uso de retrovirais, pela qual a muitos que não apresentam sintomas em que possa ser observada a simples vista, mas uma vez contatada a pessoa pode pedir o auxilio doença e posteriormente a aposentadoria.
A contaminação por radiação, onde os trabalhadores são expostos em radiação e são comprovadas por medicinas especializadas pode gerar doenças como a leucemia, ou outros canceres, na qual tendo a comprovação medica e garantido a aposentadoria, e também tem uma das doenças muito conhecida que e a tuberculoses, causada pela bactéria mycobacterium atacando diretamente e comprometendo os pulmões, gerando perda de peso e fraqueza, a tuberculose e considerado um câncer muito comum em pessoas fumantes ou que esteve exposto com produtos químicos que atingem o sistema respiratório.
Como se aposentar por Invalidez no INSS?
*Trazemos apenas informações retiradas da própria internet e cada caso pode ser avaliado de forma diferente e interpretações diferentes de acordo com cada perito. Não nos responsabilizamos por informações que por ventura possa divergir em casos específicos.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Boa tarde,
Sou portador de esclerose multipla desde 2024.
Sempre tive um problema no nervo ciático desde 2000 mas não tinha diagnóstico.
Parei de pagar o inss pois morei fora do país e em 2006 voltei ao Brasil e reiniciei a pagar . Parei novamente e fiquei 7anos sem contribuir.
Em 2024 . Resolvi voltar a contribuir preocupado com o futuro .em 1 mês depois tratando do nervo ciático descobri que tinha uma inflamação na medula e foi diagnosticado a esclerose multipla e iniciei o tratamento onde fui muito impactando com os efeitos colaterais do medicamento e tratamento .
Perdi força . Reflexo. Visão. Fiquei de cama durante um ano e meio.
Nesse meio eu pedi auxílio doença mas foi negado . O juiz negou e alegou que a doença era preexistente ao reinício da contribuição.
Quando pedi o auxílio foi necessidade .e a intenção era ter direito devido a doença ser uma doença séria e o medo era ficar sem andar pois não estava sentindo as pernas nem os braços. Com fraqueza cevera. Foi intenso esse processo.
Hj. Eu tenho dificuldades de socializar. Confusão mental.depressao e o pior é a neuropatia crônica que se alojou como uma das piores sequelas .a dor neuropática me impossibilita de lidar com estresse do dia a dia .de socializar .de conviver com problemas e não consigo encontrar maneiras para me manter .
Minha sorte é que tenho aluguéis mas não é suficiente financeiramente para me manter .
Eu queria entrar com aposentadoria por invalidez mas não sei se estou coberto pelo motivo do juiz ter alegado a doença preexistente .
Como posso saber sobre esse direito pois eu continuo pagando o inss sem saber se vou ter direito .
Fico grato se eu tiver um retorno e uma ajuda sobre essa problemática pois está sendo difícil pra mim conviver com esta doença . Tomo muitos remédios. O estado paga pelos medicamentos .mas eu preciso saber se posso continuar pagando inss.
Se vou ter direito a me aposentar.
Obrigado.
meu pai esta com um dedo da mao quebrado e o pé
q se envolveu em um acidente
gostaria de saber se ele entra no direito de receber o INSS
porque ele vai ficar de 4 a 8 messe sem poder fazer nada nem mesmo andar ?
obrigado…
Eu tenho chagas pode aposentar por invalidez
Tenho duas henia de disco, tenho direito a aposentadoria?
Ou auxilio doença?
Boa tarde sou motorista e tenho um problema na vista conhecido como toxisoplamose no olho esquerdo, tenho direto a aposentadoria?
como pode ser eu O PACIENTE tentando a anos com laudo do infectologista hiv b24 aids cid 58.2 neurotoxoplasmose distúrbio de cognição e sequelas motoras e na aps rua estados unidos 300 nova Iguaçu os peritos dizem que o paciente não tem direito NAO FOI CONSTATADA PELA PERICIA MEDICA INCAPACIDADE LABORAL A ANOS VEM TENTANDO E REVOLTANTE E NA PROPIA PAGINA VEM DIZENDO QUE SIM QUE PORTADORES DE AIDS TEM DIREITO AO BENEFICIO INDEPENTE DE SEQUELAS MOTORAS COGNITIVAS OU NAO
E VC DIZEM ISSO QUEM TA FALANDO A VERDADE ??
A síndrome da deficiência imunológica adquirida ou AIDES e uma doença transmitida por relações sexuais desprotegidas, transfusão de sangue ou seringas compartilhadas, ate o momento esta doença não presenta nenhuma cura, mas pode ser controlada com uso de retrovirais, pela qual a muitos que não apresentam sintomas em que possa ser observada a simples vista, mas uma vez contatada a pessoa pode pedir o auxilio doença e posteriormente a aposentadoria.
ESTA NA PAGINA HTPPS SOCIAL PREVISENIA.NET/DOENÇAS QUE APOSENTAM POR INVALIDEZ
BEM VOU LEVAR O CASO A MIDIA POIS COMO PODE UM SER HUMANO SOBREVIVER SEM RECURSOS VOU PRA MIDIA E REVOLTANTE vou fazer alguma coisa pelo meu cliente
tenho 55 anos de idade e tenho um membro superior direito atrofiado e sinto dores nas articulaçoes tenho direito a aposentadoria
Bom dia, Ha sete anos atras, sofri um acidente causando um grande corte no joelho esquerdo, passei por varias cirurgias onde foi constatado uma infecção não podendo colocar uma prótese, foi feita uma ultima cirurgia para artrodesar onde perdi o movimento da articulação hoje com fortes dores no joelho direito procurei um medico onde foi diagnosticado osteoartrose que me causa fortes dores causando o impedimento de deambular já recebo um auxilio acidente do joelho esquerdo mas por conta do outro joelho não consigo trabalhar, eu posso pedir aposentadoria por invalidez?
boa noite, gostaria de uma informação, quem tem S.A.F QUE É INCURAVEL ESTA DOENÇA QUE NÃO TEM CURA, pode ficar aposentado POIS JÁ SOU APOSENTADO A 5 ANOS por invalidez E AGORA TENHO QUE FAZER PERICIA, , fiquei com algumas seguelas
tive avc o lado esquerdo paralizou tenho direito a me aposentar.