Desaposentação – O que é, Como Funciona, Solicitar 2024
Desaposentação O que é
O termo Desaposentação, não é muito conhecido, mas é uma possibilidade a qual muitos trabalhadores recorrem quando querem tentar receber uma aposentadoria maior.
O que é desaposentação?
É quando o aposentado renúncia – abre mão do benefício da aposentadoria a qual já tem direito – para tentar receber uma aposentadoria de valor maior, algo que lhe seja mais vantajoso.
Como funciona a Desaposentação?
O trabalhador, depois de se aposentar pela primeira vez, abre mão do benefício, e não recebe a aposentadoria a que tem direito. Então ele volta a trabalhar para se aposentar de novo, pode por exemplo mudar do setor privado para o público, e ele depois se aposenta novamente com um benefício maior, que inclui as novas contribuições deste último período de trabalho.
Quem pode solicitar a desaposentação?
Só pode solicitar um novo benefício quem já se aposentou e continuou a trabalhar sem parar de contribuir com a Previdência Social.
Explicando a desaposentação ou desaposentadoria de forma mais clara…
Usando as novas regras de aposentadoria, vamos supor que um trabalhador do sexo masculino completa 50 anos de idade tendo trabalhado e contribuído por 30 anos. Ele pode se aposentar por tempo de contribuição, certo?
Idade = 50 Contribuição = 30 Total de pontos = 80
Ele ainda não atende a nova regra dos 85/95.
Ele pode se aposentar, mas como não completa a pontuação necessária, ele vai receber apenas uma aposentadoria parcial. Ou seja, vai receber menos do que a aposentadoria integral que teria direito ao se enquadrar na nova regra de contribuição. Vai receber segundo o fator previdenciário.
Depois que ele se aposentou, e percebeu que o que recebe não vai suprir as contas da casa, e percebe também que seu poder aquisitivo de modo geral está realmente bem menor, ele pode pensar em voltar a trabalhar, e assim, depois de um tempo, se aposentar novamente com um salário melhor.
Como solicitar a desaposentação?
Atualmente, só é possível solicitar a desaposentação ou desaposentadoria por meio de um advogado, que vai abrir uma ação de revisão de revisão de benefício previdenciário, junto ao INSS, pedindo a consideração das novas contribuições e o recálculo no valor do benefício.
Confira também: Cálculo Desaposentação
Como funciona a desaposentação com as novas Regras de aposentadoria?
Atualmente a regra para aposentar com o benefício completo é a 85/95, em que se soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. As mulheres precisam de 85 pontos e os homens de 95. Se a soma da idade + tempo de serviço/contribuição atingir o número de pontos necessário, não é mais usado o fator previdenciário, e o benefício passa a ser integral.
Neste caso, o homem do exemplo acima, que se aposentou com 80 pontos há oito anos atrás e voltou a trabalhar, já teria hoje o equivalente a 96 pontos, e, portanto, pode receber o valor integral de aposentadoria pelas novas regras.
Isto não é automático, assim, é preciso solicitar uma ação de desaposentação, por meio de um advogado. Se você se aposentou há mais tempo, e hoje já se enquadra na regra de 85/95, procure um advogado e saiba mais detalhes sobre como solicitar a desaposentação no seu caso.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Tenho 55 anos,me aposentei em 2024 com 53 anos e 36 de contribuição , mas continuo trabalhando . Tenho direito a reaposentação ? Como fica ? Pois estou com menos de 50% do salário atual na mesma empresa .
Me aposentei em 2006 com 53 anos e 35 anos de contribuição tive um fator previdenciário de 0,7 e perdi 50% da aposentadoria mais contribui por mais 10 anos eu tenho direito a uma revisão para recuperar o que perdi
Caro Luiz,
Acredito que a conta é esta, não tenho certeza…mas vamos lá:
1) Aposentadoria por idade
65 anos (X) e tempo mínimo contribuição 15 anos (ok).
O sr. não se enquadra, falta 11 anos de idade
2) Aposentadoria especial
Deve comprovar (PPP e/ou outros) trabalho exposto a condições insalubres, permanente, não ocasional, nem intermitente a agentes nocivos (anexo IV do RPS)
O Sr. não especificou esta condição, portanto, não enquadra
3) Aposentadoria por tempo contribuição
Média dos 80% maiores salários de contribuição (atual 2600,00… precisa da média) x percentual do tempo de contribuição (36 anos = 100%) x fator previdenciario (36 anos contribuição e 54 anos idade = 0,6955)
Resumindo: 2600,00 x 0,6955 = 1808,30 Valor da aposentadoria (considerando que a media das contribuições foram 2600,00)
4) MP676 17/06/15 – Não Incidência do Fator Previdenciário
Tempo mínimo de contribuição = 35 anos (ok, 36 anos)
Idade + tempo de contribuição = 95 (54 + 36 = 90, não se enquadra)
Se o senhor contribuir mais 5 anos irá aposentar integral (sem fator previdenciario) aposentadoria = 5189,82
Dica: se nestes 5 anos tiver desempregado, pode pagar o carne com o valor mínimo, pois a previdenicia utiliza 80% das maiores contribuições, com isto não perde dinheiro pagando o máximo, pois o resultado será o mesmo.
Observação: coloquei estes dados sobre pesquisa que fiz, consultar advogado previdenciario ou o próprio INSS
Me aposentei a quatro anos trabalhei 36 anos, hoje estou com 57 anos gostaria de saber se eu posso pedir a desaposentadoria? trabalhei no serviço público.
Paulo roberto boa noite , me aposentei em 2006, com 51 anos com 35 anos de contribuição trabalhei na mesma empresa ate 2024 ou seja 10 anos a mais vale apena pensar em rever a desaposentaçao que tiver conhecimento ajudame com comentário
aposentei em 2006 , continuem trabalhando na mesma empresa aie março 2024 tenho direito em rever a desaposentaçao ?
Me aposentei em 2007 com 56 anos de idadee 36 de contribuicao,mas continuei trabalhando ate 2009 e contribuindo.Quero saber se posso solicitar desaposentacao para novos calculos de beneficios 38/58.Desde ja agradeco a resposta.
Desaposentação é engano, não acontece neste país. o aposentado entra com uma ação até ganha mas não leva! esta é uma verdade a qual eu posso afirmar com toda certeza pois aconteceu comigo recentemente.
Boa noite
Me aposentei em 2009 com 30 anos de contribuição e continuei contribuindo para o INSS mais 9 anos. Tenho 57 anos. Entrei com o pedido de desaposentaçao em 2024 e ganhei, no qual tive até um novo número de benefício. O ano passado cortaram meu benefício ganho e voltaram para o antigo. É estranho que tenho alguns amigos que entraram junto comigo, ganharam igual a mim e ainda continuam recebendo. Bom se um está recebendo, pq cortaram somente de alguns.
eu nao sei o tempo certo que tem de serviço em carteira do meu pai mais ele tem 62 anos e ja daria pra se aposentar mais falaram pra ele desse desaposentaçao e ele quiz mais pelo que eu vi a situaçao dele nao entra nesta entao acho que tem gente pegando a aposentadoria dele e mentindo pra ele ele ta esperando a 2 anos nao trabalha a tempo pq nao tem saude e nem consição como consigo ver isso pra ele pois sou filha dele e ele mora no ceara e eu em sao paulo quem estava vendo pra ele é minha tia ele passa necessidade como consigo ve se ele ta aposentado ou nao e resolver isso de longe pra ele pois ele é semi analfabeto
Bom dia,
Tenho 54 anos de idade, trabalho na mesma empresa há 34 anos, antes de ser admitida nesta empresa tive mais 2 empregos, que somam mais ou menos uns 2 anos e meio. Me aposentei há uns 5 anos atrás, tendo o corte do fator previdenciário. Hoje já ultrapassei bem os 85 pontos. Gostaria de saber se por este motivo tenho mais chances de conseguir a desaposentação e se há um caminho mais seguro.
Aguardo retorno.
Obrigada,
eu tenho 54 anos de idade tenho 36 de contribuiçao,e tenho o salario de $ 2600,00 reais., desejo saber qual o valor da minha aposentadoria.
Meu caso é identico ao seu, aposentei recentemente e perdi 40% do meu salario atual, portanto você deverá aposentar com mais ou menos R$1.560,00.