Revisão de Benefício INSS – Consulta 2024
Consulta de Revisão de Benefício INSS
Você é trabalhador e precisa fazer a revisão de seu benefício do INSS? Entenda como funciona a revisão e como também fazer a consulta da revisão de seus benefícios pelo INSS.
A revisão de benefícios do INSS foi estabelecida pela Lei n° 10.999 de 2004 que de acordo com esta estabeleceu a revisão dos benefícios previdenciários entregues com data de início posterior a 1994. A revisão consiste em recalcular o salário de benefício original sobre os salários de contribuição anteriores a março de 1994, mediante a aplicação de alíquota de 39,6% neste novo cálculo referente ao Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM) referente ao mês de fevereiro de 1994.
Mas por que passou a existir a revisão de benefício do INSS? Antes de 1998 quando não havia a Emenda Constitucional 20 que instituiu o fator previdenciário. Antes se fazia o cálculo dos benefícios com base na média dos últimos 36 meses de salário-de-contribuição do segurado. Ao longo dos anos 90 foram usadas variados índices para o cálculo do benefício como O INPC, IPC-re o IGP-DI ente outros. No entendimento da justiça, o procedimento adotado pelo INSS ao longo dos anos acabou prejudicando os beneficiários, pois ao longo dos anos foi utilizado o IRSM de fevereiro de 1994 cujo índice era de 39,67% o que reduziu a renda mensal inicial dos benefícios. O objetivo da nova lei foi fazer justiça quanto aos valores dos benefícios. Com a nova lei os valores são corrigidos. Em alguns casos o beneficiário receberia mais de um benefício, como aposentadoria e pensão; e em alguns casos, uma aposentadoria foi desmembrada em várias pensões. Já os valores atrasados com a revisão serão corrigidos pelo INPC. O valor atrasado será pagos em parcelas e vai privilegiar a idade do segurado e o valor a receber, ou seja, quem for mais idoso e tiver quantia menor a receber, será pago com menor número de parcelas. Existe ainda a diferença entre aqueles beneficiários que tem ação judicial e aqueles que não têm. Por exemplo, se o indivíduo tem mais de 70 anos e até R$ 2 mil receberá seu pagamento em 12 parcelas; se não tem ação judicial, receberá o mesmo valor acima, e tem mais de 70 anos, será pago em 24 parcelas; já os valores acima de R$ 7.200 com ação judicial e com mais de 70 anos o beneficiário receberá o valor em 36 parcelas; e não tendo ação judicial, receberá também em 36 meses. Mais informações sobre este pagamento e valores e parcelas consulte em www.previdencia.gov.br/valores-atrasados.
Fazer Pedido de Revisão de Benefício do INSS
A revisão do teto INSS é um processo de suma importância na vida dos aposentados e pensionistas que tiveram os seus benefícios prejudicados em um determinado período de tempo. O STF foi o órgão responsável por conceder o direito à revisão e ela foi atualizada nos últimos dias, agora os beneficiados estão esperando essa ação ocorrer.
Os pedidos de revisão teto INSS deverão ser solicitados nos postos de atendimento e, por enquanto, ainda não tem uma ordem para que isso possa ocorrer, o que significa que os pedidos deverão ser analisados conforme eles vão sendo abertos pelo público interessado.
O indivíduo pode consultar também o benefício em revisão do INSS em inss.gov.br, acessando a página desejada e colocando o número de benefício e sua data de nascimento.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
boa noite,meu nome e patriciasou sobrinha da beneficiaria,ela quer saber
como saber se a chefe dela ta pagando o inss dela,ela trabalha em uma casa de repouso.
boa noite aguardo ctto.
sou viúva desde 2009, gostaria de saber se tenho direito na revisão do inss espero resposta obrigado.
sou aposenado desde maio de 1993 tenho direti revisao de salario com 0 anos de serviço?
sou aposentado desde maio de 1993 com 30 anos de serviço tenho direio a revisao?
Aposentei 1997 , continuo trabalhando e pagando inss ,gostaria de saber se tenho direito a revisão e como fazer .
aposentei com quatro salario , recebo menos de tres tenho direitoa revisao
Minha mãe ganha um salario era trabalhava numa prefeitura começou trabalhar em 1983 carteira assinada em 1997 ela adoeceu com escrisofrenia …ganha um salario o inss na revisão de beneficio diz …beneficio em revisao aguarde correspondência em casa …O que significa
sou aposentado desde 29/12/2006 tenho direito a revisão de salario.
Aposentei em 1993 com o teto maximo e hoje recebo
menos de 2.000,00 será q tenho direito a correcao de
Salário?
Olá qual cidade a Sra. reside?
Estou aposentado desde junho de 2003,com revisar minha aposentadoria,visto que a mesma já está defazada.
Boa noite, eu sou pensionista por morte, desde 2024. Tenho direito a revisão beneficio INSS?
Sou aposentado desde março/1998, como não tinha conhecimento do cálculo usado pelo INSS para aposentadoria, não dei entrada na Justiça para revisão de Aposentadoria; como tenho contribuições maiores antes de 1994, acredito que o cálculo feito na carta de Aposentadoria que recebi do mesmo deveria ser pelas maiores contribuições. Gostaria de saber se tenho direito a revisão de benefício?
ME APOSENTEI EM 14/05/1998. TENHO DIREITO A REVISÃO
Aposentei-me em maio de 2008 com cálculos baseados nos salários de 1991 a 2001. Agora pedir revisão da aposentadoria no dia 11/novembro/2024 e até agora não obtive resposta. Pedi revisão por achar que o valore de concessão está inferior ao salário que eu contribuía.
gostaria de saber se realmente o pagamento das diferenca encontrado sai na data prevista naquela carta que recebemos em casa e se aquele valor ainda tem correçao mim ajudem quem souber
saber como esta minha situasao sobre pedido de aposentadoria
FUI INFORMADO DE QUE O STF ACATOU REVISÃO DE APOSENTADORIAS DE QUEM SE APOSENTOU TAMBÉM ANTES DE 1988. ME APOSENTEI EM 1987 COM 10,32 SALÁRIOS MÍNIMOS NA OCASIÃO. HOJE RECEBO 4,2 SALÁRIOS MÍNIMOS. À CADA ANO DIMINUI O PODER AQUISITIVO. HÁ RAZÕES JURÍDICAS PARA EU PEDIR REVISÃO DE MINHA APOSENTADORIA?
gostaria de receber uma resposta. grato,
quero fazer tratamentos dos dentes e não posso pagar os implantes como fazer pois nao tenho mastigação por falta de varios dentes
aposentei em 2009 tenho direito em revisao
Me aposentei em 2024 quero saber se tenho direito a revisão,por contribuição e como funciona
agendei uma pericia para 2024,não consigo lembrar a data
eu recebi uma garta do inns de janeiro de 2024 mi avisando que em 05 eu ia receber a diferença dos atrasados do artigo 29 da revisão na época o valor era de 5.700 é fui receber agora mi pagaram 2.982 reais pq isso será?
oi bom dia meu esposo é aposentado por tempo de trabalho ele se aposentou em 2000 ele trabalhava na companhia de agua e esgoto CEDAE gostaria de saber se ele pode pedir a revisão do seu beneficio,hoje ele se encontra muito doente com cirose hepatica e diabete com amputação dos menbros superiores,como devo fazer pra entrar com este pedido.
Bom dia,passei oito anos em benefícios,recebendo aux.doença,me aposentei em 2006,será que tenho algo a receber? Pois não recebi quase nada,so uma mereca que tinha la do FGTS,que a firma não depositou nada,nem o pis eu recebi,porque a firme não levou a rais para caixa,ai fico sempre pensando que tenho algo ainda,pra receber,será que podiam me responder por favor?
Trabalhei entre Setembro de 1969 a Setembro de 1996, Dez salário mínimo, pude ganhar dez salário mínimo como Agente de Estação na Rede Ferroviária que em 1985 passou a se chamar CBTU, depois mudou para Flumitrens, quando me aposentei, com o nível 222 e através da justiça conquistei quatro níveis, 223 / 224 / 225 / 226 que NÃO recebi até o momento os atrasados devido ganho através da ASPEFER, que deixou de existir, Sem me pagar os atrasados, ficando fora, Sem receber o ganho elevado após me aposentar, assim como a revisão solicitado na justica em Setembro de 2003, quando o meu ganho real foi reduzido de seis salários mínimos, para menos de três salários mínimos, em dez anos me vi prejudicado pelo governo de Fernando Henrique, assim como no governo do Lula e Dilma, que nada fez para o meu ganho real aprovar, quando o Senado e Deputado Federal aprovou o meu direito adquirido, fui pelo governo lesado, que em dez anos me prejudicou, estando vinte anos aposentado, tendo de pagar as contas do mês, que se elevou em dez anos, após meu ganho real se reduzir, que me deixou endividado, Compras, Casa, Condomínio, Energia, Água, Gás de rua, Passagens, Crediário, Empréstimo, Obras, TV por assinatura, Telefone residencial, Celular, Seguro, Plano de saúde, Funeral, Bombeiro, IPTU, IPVA, Assinatura Jornal Globo, Como eu poderia pagar as minhas contas em dia, estando o meu benefício do INSS reduzido em dez anos, Sem ter o meu ganho real aprovado pelo governo que mudou a lei para nós prejudicar. Revoltado por essa política quero aqui despertar a atenção, dos políticos, que usam o poder contra os trabalhadores e aposentados, que buscou trabalhar mais de trinta anos de serviços, enquanto os políticos em oito anos se aposentar com autos ganhos, pra mais ricos poder ficar, aponto de se unir a corrupção, a cada ano reduzem nosso ganho quando o custo de vida se elevam ainda mais. PAULO DE ANDRADE
a minha aposentadoria e por invalidez decorrente de acidente de trabalho gostaria de saber a revisao do meu salario os 5 anos conta da data que comesei receber a aposentadoria ou da data do acordo que fiz com o inss fiz pericia judial com perito da escolha do inss
Antes da Emenda Constitucional 20, de 1998, e da Lei 9.876, de 1999, que instituiu o fator previdenciário, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), administrado pelo INSS, calculava o valor dos benefícios a serem concedidos com base na média dos últimos 36 salários-de-contribuição do segurado, corrigidos monetariamente.
O Índice usado para fazer a correção dessas remunerações variou ao longo dos anos 90, tendo sido aplicados o INPC, IPC-r, IGP-DI dentre outros.
No período compreendido entre janeiro de 1993 a julho de 1994, vigorou o Índice de Reajuste do Salário Mínimo (IRSM), de acordo com a Lei 8.542 de 1992.
No caso dos benefícios concedidos no período compreendido entre fevereiro de 1994 e março de 1997, o INSS utilizou a variação do IRSM para atualização dos salários de contribuição apenas até janeiro de 1994 e converteu, em seguida, os valores então atualizados, para a Unidade de Referência de Valor (URV), instituída em 28 de fevereiro daquele ano.
No entendimento da Justiça, o procedimento adotado pelo INSS teria reduzido a renda mensal destes benefícios, em razão de não ter sido utilizado o IRSM de fevereiro de 1994, cujo índice é de 39,67%, na composição do cálculo. A Lei nº 10.999 teve por objetivo reparar esse erro.
sou aposentado desde 1997 a correção que recebi foi só a correção da inflação gostaria de saber se eu tenho algum dereito
BOA TARDE. Me aposentei em 2024 e continuo trabalhando queria saber se tenho direito a revisão de aposentadoria pois continuo contribuindo com o INSS.CARGO TÉCNICO DE ENFERMAGEM.Grata
Gostaria de saber se tenho
Direito a revisão, pos me aposentei em 1994
E minha aposentadoria está muito defesa da
. Obrigado
Dei entrada em minha aposentadoria por idade em 2024 ,quando completei 60 anos ,e ao assessar o Sistema Data Prev descobrir que já havia aposentadoria com meu NIT. Porém não recebi comunicação, nem o benefício.Gostaria que me informassem como proceder para que possa receber a aposentadoria pois sofro de depressão profunda e não tenho renda para me manter ,nem comprar os emédoi que nessecito tomar. Atenciosamente, Marília Rosa.
Eu, josue bezerra da silva aposentei em 2010.por tempo de contribuição e fiquei com um salario minimo, e não foi revisado e já vai fazer sete anos que eu me aposentei eu estou pedindo que veja essa revisão que a qual tenho por dereito ciente,trabalhei 35 anos com salubridade que eu recebia 40% do meu salario que quando estava trabalhando e hoje me vejo com esse salario defassado, perante o que recebia quando estava trabalhando. espero que me der uma decisão………
Aposentei -me em Agosto de 2024 , e achei o valor da minha aposentadoria baixo, gostaria de saber se posso pedir revisão do meu beneficio.
Recebo uma aposentadoria por tempo de contribuição , porem trabalho e continuo em regime de salubre ( especial ) é possível fazer uma mudança ? trabalho ha 35 em situação de ruidos acima de 100 DCb …
Meu Benefício estava vindo mais ficou acumulando no inss depois desapareceu do sistema previdenciário
Fui aposentado em 05/11 1991 com o valor máximo a aposentadoria da época desde então que não não ganho o valor máximo da aposentadoria só foi recebido o mes de novembro de 1991 com valor máximo os outros meses não foi recebido, e hoje recebo pouco mais de dois sálarios mínimos,já entrei na justiça por uma reposição a que tenho direito mas está demorando muito, foi para justiça e, Brasilia. Para ver outras coisas Brasilia tempo e disposição para ver aposentados não. Vejo que vou morrer sem ter visto o meu beneficio corrigido assim como os de outros.pois naõ tem tempo defenido em Brasilia para desfecho desta contenda.
BOA TARDE !
PRECISO SABER O TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PAR RECEBER O SEGURO ?
(FIQUE ENCOSTADA 6 MESSES EM CASA COM UM ABCESSO NO MSD, TENHO SÓ 11 MESSES DE EMPRESA . TENHO DIREITO DE RECEBER ESSES MESSES?
Me aposentei em 2007 e trabalhei até 2024. Tenho direito a revisão, uma vez que contribui por mais 5 anos, estando meu salário totalmente defasado…??
Sou pensionista desde 2001.e esse mês tive uma surpresa desagradável…vi que meu pagamento caiu pela metade.fui no INSS e me falaram que tinha sido revisado é que eu estava devendo ao inss.e por isso agora teria que pagar. Isso é possível? Por favor me respondam. Agradecida.
Meu pai é aposentado desde 1997 sofreu um acidente de trabalho e recebia 2 salários
Mínimo mais só se aposentou com 1 já tem mais de vinte.anos e nunca foi realizado