Prova de Vida do INSS Foi Suspensa? Veja as Novas Regras 2024
A princípio, até o dia 31 de dezembro de 2024 não existe a necessidade de fazer a prova de vida do INSS. Com essa suspensão, do decorrer desse ano não haverá bloqueio de pagamentos. Ficou interessado em saber mais sobre prova de vida do INSS e as novas regras? Então, continue a leitura desse artigo.
Afinal, o que é a prova de vida do INSS?
Em suma, a prova de vida INSS consiste em um procedimento para comprovar se o beneficiário ainda está vivo. Somente com o titular vivo, é possível continuar a receber benefícios mensais.
De modo geral, a prova de vida é solicitada uma vez por ano. O principal objetivo desse procedimento é impedir fraudes e, consequentemente garantir o pagamento correto dos benefícios.
De antemão, este era um procedimento obrigatório para o segurado do Instituto Nacional de Seguro Social. O titular do benefício precisava ir até uma agência da previdência ou ao banco responsável pelo pagamento do seu benefício. Nessa visita, ele realizava a prova de vida por meio de biometria ou da apresentação de um documento com foto. Contudo, de acordo com as novas realidades, o procedimento foi suspenso por um tempo.
A prova de vida do INSS foi suspensa?
Antes de tudo, ainda que não seja mais obrigatório, é possível que os interessados continuem fazendo a prova de vida.
Eles podem fazê-la por meio do site ou aplicativo Meu INSS ou por meio dos terminais de autoatendimento dos bancos.
Com o fim da obrigatoriedade, o INSS será o novo responsável por fazer a prova de vida dos segurados. De acordo com as novas informações, a instituição irá realizar a prova de vida a partir do cruzamento de dados. Ou seja, vai cruzar informações tanto de empresas e de órgãos governamentais.
Veja as Novas Regras para Prova de Vida do INSS
Uma vez que o segurado não precisa mais fazer a prova de vida presencialmente, o INSS vai utilizar algumas informações, particulares e públicas, para saber se o segurado continua vivo.
Em outras palavras, o Instituto Nacional de Seguro Social saberá que um segurado está vivo quando este:
- Acessar o site ou aplicativo Meu INSS
- Realizar empréstimos consignados que exigem o reconhecimento biométrico
- Acessar outros aplicativos que possuam certificação e controle de acesso
- Realizar atendimento presencial nas agências do INSS
- Ser avaliado em perícia médica
- Acessar sistemas de órgãos e entidades públicas
- Fazer o reconhecimento biométrico nas instituições parceiras
- Usufruir dos serviços da telemedicina
- Utilizar o sistema público de saúde ou alguma rede conveniada
- Registrar as vacinas
- Emitir o passaporte
- Fazer a declaração de imposto de renda
- Votar nas eleições
- Renovar o passaporte e similares.
Vale ressaltar que quando o segurado não possui essas movimentações nos dados federais, ele precisa fazer a prova de vida do modo antigo.
Como fazer a prova de vida do INSS?
Em outras palavras, o segurado receberá uma notificação, no mês anterior ao de seu aniversário. Em seguida, ele precisa providenciar a prova de vida, o mais rápido possível. Somente dessa forma, ele continuará a receber o benefício.
Como dito anteriormente, a prova de vida INSS pode ser realizada pessoalmente e por meio eletrônico.
Pessoalmente
Para isso, basta que o segurado compareça a uma unidade do banco que faz o pagamento do benefício.
Nessa visita, o beneficiário pode fazer a comprovação que está vivo com o reconhecimento facial, biométrico ou apresentando um documento oficial com foto.
Por meio eletrônico
Para realizar a prova de vida INSS por meio digital, é necessário que o cidadão tenha carteira de habilitação ou biometria cadastrada junto ao TSE.
Isso porque, com a biometria e a foto do reconhecimento facial, o INSS consegue provar a vida do cidadão, tendo como base as informações do SENATRAN e da Justiça Eleitoral.
Em suma, para realizar a prova de vida digital, o cidadão vai precisar:
- Acessar o aplicativo gov.br ou clicar aqui para ser direcionado automaticamente
- Em seguida, é necessário criar uma conta ou inserir o CPF e a senha de uma conta já ativa
- Logo após, o interessado precisa procurar por “Serviços” na página principal da plataforma
- Ao encontrar a opção, o cidadão precisa clicar na opção “Prova de vida”
- Em seguida, é preciso selecionar a opção “Histórico de Prova de vida”
- Em seguida, basta clicar na opção “Prova de vida pendente”
- Por fim, basta clicar em “Autorizar” e seguir as orientações da página para fazer o reconhecimento facial corretamente
- Em seguida, basta clicar em “OK”
Caso o beneficiário tenha mais alguma dúvida, ele pode ligar para a central de atendimento. O número disponível para atender a população é o 135. Essa central de atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Em síntese, a prova de vida INSS foi suspensa até o dia 31 de dezembro de 2024. No entanto, esse prazo pode ser ampliado. Nesse sentido, a recomendação é para que os segurados fiquem atentos as novas notícias. E, caso não seja nenhum transtorno, que realize a prova de vida, frequentemente solicitada a cada ano, sempre que puder.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).