Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Empregada Doméstica INSS Atrasado 2021

Como pagar o INSS atrasado de Empregada Doméstica

Coloque em dia os pagamentos atrasados do INSS de sua Empregada Doméstica a través da internet. Saiba como calcular o INSS atrasado de sua empregada domestica.

São considerados empregados domésticos, de acordo com a Lei, e contemplam este regime: Faxineira, cozinheira, jardineiro, mordomo, copeira, arrumadeira, governanta. Estes são os principais. Mas vamos considerar aqui a Empregada Doméstica que é a mais comum no caso de dúvidas quanto ao INSS atrasado. Confira mais sobre Empregada Doméstica com INSS Atrasado e como fazer a quitação.

Empregada-Domestica-INSS-Atrasado

Muitas pessoas hoje em dia utilizam os serviços da Empregada Doméstica. Mesmo com as reformas trabalhistas colocadas nesta profissão nos últimos 5 anos, a função de Empregada Doméstica continua sendo bastante requisitado, sendo pagos bons salários, os quais alguns ultrapassam os dois salários mínimos.

Vale mencionar que, segundo o pagamento do INSS, existem várias outras funções dentro dos profissionais que atuam como empregados domésticos, tais como: as faxineiras, arrumadeiras, os cozinheiros/as, os copeiros/as, a governanta, dentre outros. Neste post será melhor abordado sobre o INSS atrasado da Empregada Doméstica, mas segundo a lei existem várias funções dentro desta profissão.

Antes de verificar se a sua empregada se encontra com o pagamento do INSS atrasado, precisa verificar primeiro se a mesma está registrada em regime correto.

Depois que o empregador assinar a CTPS, sigla para Carteira de Trabalho e Previdência Social, da empregada doméstica, a inscrição da empregada na Previdência Social deve ser realizada através da Internet ou pessoalmente dirigindo-se a uma agência física. O link para inscrição no PIS/PASEP é esse: www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html.

Lembrando que se o empregador optar por registrar pessoalmente é preciso que se apresentem, além dos seus documentos pessoais, cópias dos documentos da empregada doméstica e, claro, CARTEIRA DE TRABALHO.

Confira:  Como pagar INSS Empregada Doméstica

Além de pagar o INSS atrasado de sua empregada domestica, é preciso verificar os juros que foram gerados por este. Estes juros podem ser pagos junto com o valor do INSS atrasado. Não é recomendável que o INSS esteja com o pagamento muito atrasado, pois o valor dos juros costumam ser maiores.

Empregada Doméstica com INSS Atrasado – Calcular juros

Para realizar o cálculo do INSS atrasado da Empregada Doméstica, é preciso acessar o site da Dataprev preenchendo os campos necessários no Cálculo de Contribuições, através do endereço eletrônico: www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html. Lá você poderá calcular on-line os juros de INSS atrasado de empregada doméstica. O que você deverá fazer é:

Selecionar a categoria a qual pertence; informar o NIT – Número de Identificação do Trabalhador – ou número do PIS/PASEP e clicar em OBTER DADOS CADASTRAIS para que assim possa emitir a GPS – Guia de Previdência Social – com os seus dados cadastrais.

inss-empregada-domestica

Selecionar a categoria a qual pertence e clicar em CALCULAR CONTRIBUIÇÃO para emitir a GPS. Após a emissão e impressão da mesma, preencher manualmente com os seus dados cadastrais.  Só assim será possível saber sobre o INSS Atrasado da Empregada Doméstica e os juros.

Além de fazer o calculo do INSS, também poderá fazer o calculo do valor de juros gerados até o momento. Após fazer todas as consultas e obter o valor total do calculo, poderá imprimir a via para pagamento do INSS na agencia mais próxima, e dentro do prazo do vencimento da mesma.

No momento de emissão dessa via do INSS, quem coloca a data de vencimento do pagamento é o próprio empregador. Caso esta data de vencimento chegue a tingir o limite e o mesmo não tenha sido pago, será preciso realizar uma nova solicitação no site mencionado, gerando uma nova data, e colocando o pagamento em dia.

Confira:  Dataprev - GPS

É importante lembrar que, o pagamento do INSS passou a ser obrigatório após o registro em carteira assinada de todos os empregados, não somente domésticos, como qualquer empregado registrado via CLT. Este pagamento corresponde a uma porcentagem do salario bruto do colaborador, e deve ser colocado mensalmente no formulário de pagamento do empregado.

Não deixe de pagar o INSS de sua empregada domestica através da Guia de Previdência Social. Caso o pagamento de sua empregada domestica esteja com o INSS atrasado, é preciso fazer o pagamento a traves do Sistema de Acréscimos Legais, uma guia diferenciada somente para realizar pagamentos de INSS atrasado e utilizado exclusivamente para os casos de empregados domésticos.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: