Resultado de Perícia do INSS: Emissão 2024
Um dos grandes transtornos narrados por aqueles que já solicitaram algum benefício junto ao Instituto Nacional de Seguro Social, é a realização da famosa Perícia Médica do INSS. Este procedimento é realizado de modo a comprovar a existência real da doença ou do acidente que incapacite o segurado que prosseguir com suas atividades remuneradas. O Resultado de Perícia do INSS, entretanto, não precisa mais ser tão complicado para emitir.
O que é a perícia do INSS?
Para adquirir benefícios do tipo auxílio doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria da pessoa com deficiência, ou mesmo auxílio acidente junto ao INSS, é necessário que o contribuinte seja examinado pela Perícia Médica do INSS.
A Perícia do INSS consiste em um procedimento realizado para verificar se, de fato, o segurado está doente ou sofreu algum acidente que o incapacite para o trabalho, seja total ou parcialmente.
As perícias médicas são realizadas nas próprias agências da Previdência Social. Contudo, para ser atendido é de suma importância comparecer na data e no horário anteriormente agendados com a documentação médica atualizada.
Em outras palavras, o INSS é o responsável por liberar os benefícios e auxílios aos seus contribuintes, seja por doença, incapacidade física, mental, intelectual, ou mesmo porquê sofreu algum acidente.
Via de regra, quem examina o requerente e avalia se, de fato, ele necessita de algum benefício do Instituto é o médico perito ou o do trabalho. Dentre outros fatores, ele avaliará os laudos, estado de saúde e demais documentos.
Documentos exigidos para a Perícia do INSS
Antes de tudo, é importante que o cidadão que passou pela Perícia Médica não deixe de solicitar o comprovante de comparecimento. Como o próprio nome sugere, esse documento tem objetivo de comprovar que a pessoa compareceu a Previdência Social do dia, data e horário marcados. Ter o comprovante em mãos facilita, inclusive, no momento de pegar o Resultado de Perícia do INSS.
Vale ressaltar que, por se tratar de um procedimento bastante burocrático, é muito importante que todos os documentos apresentados sejam legíveis, atualizados, com as datas corretas, sem o CID, com a assinatura, CRM e com o carimbo do médico. Dito isso, os documentos geralmente solicitados são:
- Exames e laudos laboratoriais, de imagem ou similares
- Atestados médicos
- Receituários
- Atestado de Saúde Ocupacional
- Carta da própria empresa, que declare o último dia de trabalho.
Após ser examinado, o contribuinte precisa esperar pelo resultado da perícia do INSS. O resultado não é informado na hora da avaliação pelo médico perito pois, a decisão precisa ser minuciosamente analisada pelo Instituto. Além do mais, somente dessa forma é possível evitar conflitos e constrangimento nos casos onde o benefício é indeferido, isto é, negado.
Resultado de Perícia do INSS: como emitir
O segurado pode realizar a emissão do resultado de sua perícia no mesmo dia em que foi submetido a avaliação.
Para facilitar ainda mais a vida do cidadão que está tentando adquirir o benefício junto ao Instituto Nacional de Seguro Social, ele pode entrar no site do INSS e emitir o resultado da perícia médica sem filas, sem transtornos, sem burocracia e sem sair do conforto do seu lar.
Contudo, o trabalhador que foi avaliado na perícia médica pode consultar o resultado da Perícia do INSS via internet, por ligação ou ainda, na própria agência onde foi feito o procedimento.
Para acessar resultado da Perícia do INSS no site ou no aplicativo, basta que o trabalhador:
Site ou aplicativo
- Acesse o aplicativo Meu INSS, que está disponível para Android e IOS, ou o próprio site
- Informe o CPF e seguir corretamente todas as orientações da plataforma
- Com o login realizado, procure por “Resultado do Benefício por Incapacidade
- Confirme o número, o tipo do benefício solicitado e a situação do requerimento
- Faça download dos arquivos, onde estará o resultado da perícia, em PDF
Telefone
Para consultar o resultado da perícia do INSS pelo telefone do INSS, basta que o segurado entre em contato com o número 135. Este é o número da central de atendimento do Instituto. Na ligação serão solicitadas informações como o número do CFP, o número do benefício, o nome completo e a data de nascimento do trabalhador.
Agência
O cidadão também consegue acessar o resultado da Perícia do INSS na própria agência onde realizou a avaliação. Contudo, para não perder tempo em filas desnecessárias, é sempre bom ligar para o número 135 e agendar o melhor dia e horário para se deslocar.
Caso o resultado da Perícia seja positiva para o trabalhador, ele começará a receber o valor em até 45 dias corridos, isto é, a partir da data de decisão da concessão.
Caso o resultado não seja o esperado, o contribuinte pode aceitar a decisão, preparar um recurso administrativo em até 30 dias ou mesmo, entrar com uma ação judicial, embora seja a decisão mais demorada e burocrática.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).