Como se inscrever no Bolsa Família em 2024: Faça o cadastro 2024
O Bolsa Família está de volta. Assim como o programa que surgiu e 2024, o novo bolsa família consiste nas transferências condicionadas de renda, saúde e educação. Quer saber como se inscrever no Bolsa Família em 2024? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como fazer o cadastro para esse programa social.
Novo Bolsa Família em 2024
O programa que foi criado em 2003 pelo então presidente Lula, perdeu espaço e foi substituído pelo auxílio Brasil em meados de 2021, pelo então presidente Jair Bolsonaro. O Auxílio Brasil também foi um programa de transferência de renda. Com a volta do presidente Lula, o Bolsa Família também está de volta em 2024.
O principal objetivo desse programa de transferência de renda criado pelo governo Federal consiste em quebrar o ciclo da pobreza. Tanto a curto quando a longo prazo. A princípio, só é possível alcançar esse objetivo, se o governo utilizar os meios de transferências condicionadas de renda, de saúde, de emprego e também de educação.
Nesse sentido, para se participar do bolsa família em 2024 é necessário cumprir uma série de requisitos. Por exemplo:
Requisitos para participar do bolsa família 2024
- Se encontrar em situação de pobreza e extrema pobreza
- Ter todos os membros da família inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais
- Ter gestantes e mães que amamentam no núcleo familiar
- Ser criança, adolescente ou jovem com idade máxima de 21 anos que estejam matriculados e frequentando as escolas
- Fazer o acompanhamento regular da saúde de todos os integrantes da família
- Ter sem a caderneta de vacinação atualizada
- Participar de ações do Ministério do Desenvolvimento Social, do Combate à Fome e da saúde da mulher
Além disso, é necessário ser selecionado pelo Ministério da Cidadania. Para que o ministério escolha as pessoas que realmente se encontram em situação de vulnerabilidade econômica e social, ele analisa as informações encontradas no CadÚnico. Sendo assim, é imprescindível que o chefe da família vá ao CRAS mais próximo de sua residência com os documentos pessoais de todos os integrantes da família.
De modo a garantir uma renda básica para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica, o novo bolsa família terá um pequeno aumento. Além disso, as famílias vão receber um adicional de R$ 150 para cada criança com até 6 anos de idade.
Espera-se que, com o novo valor, cada pessoa da família alcance a autonomia e saia da situação de vulnerabilidade.
Afinal, como se inscrever no Bolsa Família em 2024?
Ter o cadastro de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um fator decisivo no momento de se inscrever no Bolsa Família 2024. Isso porque, o Ministério da Cidadania vai analisar o perfil da família por esse cadastro antes de disponibilizar o auxílio.
Dessa forma, é preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social ou à prefeitura da cidade com os seguintes documentos:
- CPF, RG e certidão de nascimento de todos os membros da família
- Título de eleitor
- Comprovante de endereço atualizado
- Carteira de trabalho dos moradores com mais de 18 anos
Após realizar e/ou atualizar esse cadastro, basta que o chefe da família aguarde. Isso porque, o Ministério da Cidadania precisa selecionar o nome do interessado na lista.
Vale ressaltar que o Ministério da Cidadania avalia, com base nas informações do CadÚnico Único, a composição familiar e a renda de cada componente desse núcleo.
Assim que a avaliação e a seleção forem feitas, o benefício financeiro será aprovado e concedido mensalmente à família. As datas de recebimento tendem a sofrer variações de acordo com o calendário de pagamento.
Por fim, o cidadão precisa saber que a continuidade do pagamento só é garantida se a família manter o CadÚnico atualizado. Além disso, é imprescindível que:
- As gestantes ficam todas as consultas do pré-natal
- A família acompanhe o calendário nacional de vacinação
- Os adultos façam acompanhamento do estado nutricional das crianças e adolescentes
- Que os jovens frequentem as escolas
No descumprimento dessas regras, o benefício pode ser transferido para outro núcleo familiar que também se encontrem em situação de vulnerabilidade social.
Bolsa Família 2024: como sacar o benefício?
Logo após fazer a inscrição junto ao CRAS e ser selecionado pelo Ministério da Cidadania, o cidadão já estará inscrito no Bolsa Família 2024. E, consequentemente, já estará apto para receber o auxílio financeiro para garantir sua subsistência.
Para saber mais sobre o saldo e sobre a data de recebimento do benefício, o cidadão pode ligar gratuitamente para o número 121.
Normalmente, o saque do benefício é feito com o cartão do Bolsa Família. Dessa forma, é preciso que o cidadão vá ate uma agência da Caixa Econômica Federal ou casa lotérica. É necessário ter o cartão e o documento de identificação oficial com foto em mãos.
O saque também pode ser feito diretamente pelo terminal de atendimento da Caixa Econômica Federal. No entanto, é necessário que o cidadão tenha uma senha cadastrada.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).