Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Portal do Servidor – Contracheque, Consulta 2021

Consulta Contracheque Portal do Servidor

O Portal do Servidor foi pensado justamente para facilitar a vida dos servidores públicos que precisam de consultas rápidas e práticas dos seus vencimentos e contracheques.

portal-do-servidor

Antigamente, quando ainda não havia o portal do servidor para consultas, os servidores públicos precisavam pedir essas informações diretamente nas Secretarias da Previdência da União, do Estado ou do Município.

No entanto, quando precisam de informações rápidas, a demora era inevitável. Logo, a fim de facilitar a vida do servidor público, diversos entes da federação criaram o portal do servidor.

O portal do servidor público muitas vezes está unido ou à página da Secretaria da Previdência ou ao site da Secretaria da Fazenda dos Estados. Não se pode esquecer que a União e os municípios também têm portais do servidor público que podem ser acessados facilmente com o uso de login e senha a ser realizada pelo servidor ou pelo departamento da área de Recursos Humanos do órgão em que ele for vinculado.

Benefícios do portal do servidor

O portal do servidor tem muitos benefícios para os servidores público. Como já mencionamos, além da rapidez das informações, os dados do servidor público ficam armazenados na internet. Precisa de um contracheque de um ano atrás para resolver alguma pendência? É só acessar o portal do servidor e você terá essa informação.

Outros benefícios do portal do servidor são verificar descontos relativos a empréstimos consignados de servidores públicos, por exemplo, ou eventuais descontos da previdência do servidor público, de contribuições sindicais descontadas do contracheque do servidor público, dentre outros vários fatores que impactam na vida financeira do servidor.

Portal do servidor: Estados

Diversos Estados têm seus próprios portais do servidor. Agora, veremos alguns Estados e como acessar os portais dos servidores.

  • Portal do servidor pr: Para acessar o portal do servidor Paraná é só acessar esse link: http://www.portaldoservidor.pr.gov.br/.
  • Portal do servidor sp: Para acessar o portal do servidor São Paulo, clique em https://www.fazenda.sp.gov.br/folha/nova_folha/como_utilizar.asp?opcao_ajuda=servidor
  • Portal do servidor rs: Para acessar o portal do servidor Rio Grande do Sul, vá em https://secweb.procergs.com.br/rheportal/logon.xhtml
  • Portal do servidor rj: Para o portal do servidor do Rio de Janeiro, acesse http://www.servidor.rj.gov.br/portal-web/index
  • Portal do servidor mg: Se você é servidor de Minas Gerais, para acessar o portal do servidor, navegue na seguinte página: https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/index.php/servicos/emissao-de-contracheque
  • Portal do servidor ba: Para Portal do servidor Bahia, acesse http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/.
  • Portal do servidor am: Para portal do servidor Amazonas, acesse: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/
  • E muitos outros Estados brasileiros.
Confira:  e-Recursos Consulta

Portal do servidor Consulta

Para acessar o portal do servidor estadual, é só clicar nos endereços acima, correspondente ao seu Estado e fazer a consulta no Portal do Servidor.

portal-do-servidor-consulta

Além de emitir contracheques no Portal do Servidor, muitos Estados fazem comunicados, realizam reportagens para incentivo e ciência dos servidores a respeito de temas importantes, bem como promovem a valorização destes.

Login portal do servidor

Para fazer login no portal do servidor, antes de qualquer coisa, procure o setor de recursos humanos da sua entidade ou órgão governamental. Em regra, para acessar o portal do servidor você precisará de um login e senha. O login pode ser o número do RG ou do CPF, a depender as regras internas do seu Estado.

Já a senha, é comum ou que seja repassada pela sua unidade de RH, para que você troque depois ou, em alguns lugares, que você precise fazer sua senha diretamente no RH.

Nunca passe a sua senha do portal do servidor para ninguém. A razão disso é que informações e transações importantes podem ser feitas pelo portal do servidor público, o que é bem perigoso, como no caso de empréstimos para desconto em folha de pagamento do servidor.

Já houve casos da ocorrência de fraude envolvendo o portal do servidor e o acesso aos dados individuais dos servidores públicos.

portal-do-servidor-contracheque

Portal do servidor contracheque

O acesso aos contracheques pode ser feito pelo portal do servidor de forma bem fácil. Em muitos Estados, há o armazenamento de informações dos anos anteriores.

Assim, caso você queira dar entrada em um financiamento de imóvel, por exemplo, terá à sua disposição o extrato da média salarial do ano anterior de servidor público, bem como toda a folha de pagamento de servidor público de que precisar.

Confira:  Aprovação de Beneficio do INSS - Consulta

Outro exemplo é o extrato servidor público para declaração de imposto de renda. Antes, muitas pessoas perdiam os seus contracheques e eram prejudicadas. No entanto, depois do portal do servidor público, caso haja a perda ou o extravio do contracheque, você poderá emitir segunda via de contracheque pelo portal do servidor.

Se ficou alguma dúvida sobre o portal do servidor público, não deixe de contatar a área de recursos humanos do seu Estado para verificar como funciona o portal do servidor público.

É rápido, simples e descomplicado acessar contracheque no portal do servidor público, além de outras inúmeras facilidades. Para fazer a consulta acesse: portalservidor.net

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: