Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Marcação de Consultas DATAPREV 2021

DATAPREV Consultas – Marcar

Antes de irmos ao foco deste artigo, que tal um pouco de informação? É necessário sabermos o que é o INSS e qual a razão de sua existência, então desfrute desta leitura que te trará muitas informações úteis!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um órgão do Ministério da Previdência Social, onde sua função é o pagamento das aposentadorias e outros benefícios para quem é contribuinte da Previdência Social. Esta, por sua vez, garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele parar de trabalhar, excedendo-se os servidores públicos.

Já o Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, é uma empresa pública também vinculada ao Ministério da Previdência Social. Esta, por sua vez, faz a gestão da Base de Dados, principalmente a do INSS. Sendo assim, o INSS Dataprev é uma gestão do Banco de Dados do INSS feito pela Dataprev.

Veja como fazer a marcação de consultas no Dataprev e saiba a situação de seus benefícios do INSS.

dataprev-marcacao-de-consultas

Marcação de Perícia INSS

Os órgãos públicos têm cada vez mais facilitando a vida do cidadão disponibilizando serviços e informações mais fáceis via internet.

Exemplo da Previdência e Assistência Social do governo federal, através da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social (DATAPREV) que disponibiliza diversos serviços ligados a Previdência Social, como marcação de consulta e outros serviços.

A Dataprev originou-se dos Centros de Processamento de dados dos Institutos de Previdência existentes na década de 1970. A empresa foi instituída pela Lei n° 6125 de 4 de novembro de 1974 é vinculada ao Ministério da Previdência Social (MPS).

Para atender o seu principal cliente o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu sofisticados sistemas e infraestruturas específicas de armazenar, processar e atualizar em tempo real as informações de milhões de contribuintes brasileiros. Além do INSS, o DATAPREV presta serviços para a Receita Federal do Brasil para os Ministérios da Previdência Social do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento.

Confira:  Comunicar morte de segurado do INSS

O DATAPREV também mantém convênio com 81 instituições financeiras para processamento de informações relacionadas à concessão de empréstimos consignados a aposentados e pensionistas. Entre elas Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Itaú-Unibanco, HSBC, Citibank e Banco da Amazônia.

Seu quadro funcional conta com mais de 3.400 empregados espalhados pelos três centros de processamento (Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal) e nas cinco Unidades de desenvolvimento de Software (Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina) e 27 unidades regionais (nas capitais dos Estados).

Quanto aos serviços que o DATAPREV dispõe são possíveis acessando o site da Previdência Social, que está vinculada a primeira. É possível a marcação de consultas, através do site www2.dataprev.gov.br/prevagenda, como também outros serviços, extrato de pagamentos, consulta de dados básicos do cadastro de contribuintes, consulta de certidão negativa de Débito, Situação do Benefício, Solicitação de Certidão PIS/PASEP/FGTS, Extrato de Imposto de Renda, Requerimento de Auxílio-Doença, Requerimento de Salário Maternidade, entre outros serviços.

Atendimento DATAPREV

Caso o contribuinte deseje outros tipos de atendimento DATAPREV (salvo se for realizar algum tipo de periciamento), poderá comparecer a qualquer das unidades do DATAPREV mais próximas da sua casa, sempre munido de documento de identificação oficial com foto e número do benefício do INSS.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: