Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

INPS – Aposentadoria 2021

INPS INSS Aposentadoria

Entre um dos benefícios mais procurados pelos contribuintes brasileiros, com certeza a aposentadoria é um caso a parte, e justamente por oferecer uma maior segurança aos trabalhadores durante o restante de sua terceira idade, fazendo assim com que ambos possam descansar e possam curtir um pouco mais a sua vida. Apesar disto muitas pessoas acabam não correndo atrás destes benefícios durante boa parte da sua vida, e isto gera um problema muito grande na hora de se ter a idade correta para se aposentar. Saiba o que é o INPS e veja como você pode requerer a aposentadoria.

A diferença entre INSS e INPS é que a antiga nomenclatura para Instituto Nacional de Previdência Social e que hoje o correto é INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.

inps-aposentadoria
Como funciona a aposentadoria no Brasil? – A aposentadoria no Brasil atualmente é oferecida de duas formas, a pessoa poderá ainda aposentar por tempo de contribuição, como no caso de um trabalhador que conta com 35 anos de carteira assinada, este poderá se aposentar através de contribuição. A segunda forma de se aposentar será por idade, a pessoa deverá ter que atingir uma idade específica de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, atingindo esta idade a pessoa deverá conseguir se aposentar, porém deverá ter feito pelo menos 15 anos de contribuição para o INSS para que consiga fazer toda a sua aposentadoria.

Nos dois casos a pessoa deverá ficar muito atenta durante o longo de sua vida para que possa depois conseguir se aposentar na terceira idade. Das duas formas que foram citadas acima a mais difícil certamente é a por tempo de trabalho, esta que é adquirida normalmente por pessoas que atuam como servidoras públicas, pois essas contam com uma maior facilidade para se conseguir esta aposentadoria, devendo ficar em um cargo durante muitos anos.

Confira:  Aposentadoria do Professor Novas Regras

Confira também: Agendamento Aposentadoria INSS

Os benefícios de aposentadoria fazem parte do INSS, porém anos atrás as contribuições eram realizadas para o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social, o responsável pelo recebimento do benefício e também é responsável por toda a liberação que depois era repassado para os contribuintes através da Caixa Econômica federal.

A aposentadoria poderá ser feita de forma pessoal, como no caso de trabalhadores autônomos, empregadas domésticas e também de outras formas para quem trabalha com carteira assinada para que dessa forma suas contribuições fiquem por conta do empresário.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: