Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Farmácia de Alto Custo – Doenças, Endereços, Telefone, Dispensação 2021

Farmácia de Dispensação

O Ministério da Saúde e governo federal fornecem a pacientes de diversas regiões do Brasil, juntamente com Estados e Municípios, o recebimento de remédios de alto custo, ou seja, aqueles que são tão caros que muitas pessoas não teriam condições de custeá-los.

É possível encontrar remédios de alto custo oferecidos pelo SUS gratuitamente em farmácias especiais.

farmacia-de-medicamentos-de-alto-custo

Doenças farmácia de alto custo

As doenças que tratam dos medicamentos de alto custo podem ser:

  • Alzeheimer
  • Esquizofrenia
  • Epilepsia
  • Outras doenças crônicas, como osteoporose
  • Artrite
  • Gaucher
  • AIDS etc.

Lista de medicamentos farmácia de alto custo

A lista de medicamentos da farmácia de alto custo pode ser encontrada no site do Ministério da Saúde, onde todos os dias são incluídos mais medicamentos de alto custo para doenças variadas.

Saiba mais acessando: www.farmaciapopular.net

Cadastro receber medicamentos de alto custo de graça

Para receber medicamentos de alto custo de graça, é preciso fazer cadastro no SUS. É preciso ter o Cartão SUS, o qual pode ser feito em qualquer unidade de saúde ou posto de saúde, por qualquer pessoa que precise, sem qualquer restrição.

Cidades farmácia de alto custo

Não são todas as cidades que têm farmácia de alto custo. Assim, caso você more no interior, tente buscar informações sobre farmácia de alto custo existentes nas capitais.

Receita particular medicamento de alto custo

Se você tem plano de saúde e tem uma receita de médico particular, não há problemas. Você poderá obter medicamentos de alto custo de qualquer forma. Mas, antes, terá que fazer sua ficha no SUS e pegar o cartão SUS. Depois disso, é preciso que você se consulte com médico do SUS, o qual vai verificar a sua condição médica.

Confira:  Bolsa Família 2021 - Cadastro, Quem Tem Direito

Depois, é preciso ver se o medicamento indicado para sua condição está no Rename – Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, que é feita pelo Ministério da Saúde.

Se o remédio de alto custo não está no Rename, você precisará que o médico faça um laudo do SUS para justificar o uso desse tipo de medicamento.  Depois, é preciso procurar a farmácia especial ou a secretaria estadual de saúde para verificar quem faz a distribuição do remédio de alto custo.

farmacia-de-alto-custo-doencas-como-funciona

Caso o órgão não tenha aceitado a justificativa para uso de medicamento de alto custo que não esteja na lista do governo, você terá algumas opções, como ir ao Ministério Público, à defensoria pública para ver a possibilidade de entrar com ação judicial pedindo medicamento ou, ainda, poderá contratar um advogado.

Receita SUS medicamento de alto custo

Se você tem receita do SUS para uso de medicamento de alto custo a situação é bem menos complicada. É só você solicitar a receita do medicamento por médico do SUS e ir a um dos órgãos indicados para pegá-lo.

Se o medicamento não estiver no Rename e o órgão também não aceitar a justificativa do médico do SUS, você deverá proceder da mesma maneira de quem tem receita particular, como indicamos acima.

Para saber telefones e endereços das farmácias de alto custo, contate a Secretaria de Saúde Estadual ou acesse: www.farmaciapopular.net

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: