Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Como conseguir psicólogo gratuito 2024

A saúde mental do brasileiro médio está cada vez mais comprometida. E, devido aos altos preços das consultas particulares, muita gente não dispõe de recursos financeiros para fazer um tratamento. Contudo, esse é um assunto que não pode mais ser postergado. Pensando nisso, esse artigo irá propor algumas sugestões para que os mais necessitados descubram como conseguir psicólogo gratuito. Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura desse artigo e saiba mais.

como-conseguir-psicologo-gratuito

Psicólogo: o que é e o que faz?

Acima de tudo, um psicólogo é um profissional que cuida da mente das pessoas. O profissional da psicologia que cuida da saúde mental é tão importante quanto os demais médicos que cuidam da saúde do corpo.

psicologo-gratuito

A princípio, um psicólogo estuda e analisa como cada indivíduo projeta suas questões internas em seu comportamento.

Em outras palavras, um psicólogo é capaz de ajudar uma pessoa a superar as situações mais difíceis de sua vida. Isso porque, com o profissional, a pessoa será capaz de identificar todos os sentimentos que podem prejudica-la, como traumas, frustrações, medos e receios.

Psicólogo Gratuito: como conseguir?

A rede pública de saúde oferece tratamento psicológico gratuito há algum tempo. De modo a ampliar ainda mais esse serviço, foi criada a RAPS, isto é, a Rede de Atenção Psicossocial do SUS.

onde-conseguir-psicologo-gratuito

Com a RAPS, uma pessoa que sofre com transtornos mentais, recebe um tratamento humanizado e em seguida pode ser reinserida na sociedade de forma segura.

A Rede de Atenção Psicossocial do SUS é composta de seis eixos principais. São eles:

Confira:  Meu inss.gov.br Código de Acesso

1. Atenção Primária à Saúde

Na unidade Básica de Saúde (UBS), frequentemente, é onde acontece o primeiro contato para conseguir o atendimento de saúde mental gratuito. No entanto, ele também pode acontecer nos consultórios de rua e em centros de convivência e cultura.

Uma pessoa que deseja cuidar da sua saúde mental precisa fazer uma visita a UBS mais próxima de sua residência. No decorrer da primeira consulta com o clínico geral, é importante deixar bem claro para o médico as aflições e pedir um encaminhamento para o psicólogo.

Apenas com o encaminhamento em mãos é possível agendar uma consulta com o psicólogo. O agendamento é feito diretamente na sua UBS, contudo, devido à grande demanda, talvez demore um pouco.

O profissional da psicologia irá verificar se o indivíduo se encontra em um nível mental moderado ou severo. Nos casos mais graves, o paciente é encaminhado para uma unidade do CAPS.

2. Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

O paciente que é encaminhado para a atenção especializada, encontra uma rede multidisciplinar de profissionais. Essa equipe é composta por psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, terapeutas e assistentes sociais.

Todos esses profissionais são habilitados para cuidar da saúde mental de cada cidadão de forma integral. Dentro do CAPS também existem subdivisões. Por exemplo:

I e II:  onde o atendimento diurno é voltado para transtornos mentais graves e persistentes

III: geralmente tem até 5 vagas de acolhimento noturno e observação para pacientes que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes

CAPS i:  onde o atendimento e voltado para crianças e adolescentes,

Álcool e Drogas: onde o atendimento é especializado em transtornos causados pelo uso de álcool e drogas

CAPS ad III Álcool e Drogas: também tem o atendimento especializado em transtornos causados pelo uso de álcool e drogas, contudo, o funcionamento é de 24h

Confira:  Atestado Médico Eletrônico INSS

Vale ressaltar que a decisão sobre qual a subdivisão que o paciente será encaminhado, cabe ao médico.

3. Urgências e Emergências

Em caso de crise psicológica, o SAMU pode ser acionado no número 192. O paciente também pode ser levado para o pronto-socorro mais próximo.

4. Atenção Residencial de Caráter Transitório

Como o próprio nome sugere, nesta fase o paciente será atendido em uma unidade de acolhimento, que prestará o serviço de atenção em regime residencial.

5. Atenção Hospitalar

Dependendo do quadro do paciente, ele pode ser imediatamente direcionado para uma enfermaria especializada de um hospital geral. Existe um Serviço Hospitalar de Referência para assistir às pessoas com sofrimento psíquico.

6. Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação

Esse eixo do RAPs oferece serviços residenciais terapêuticos e também incentiva o programa de volta para casa.

Psicólogo Gratuito: além do SUS

Devido à alta demanda, o sistema único de saúde, às vezes, não consegue atender a todos. Sendo assim, existem algumas iniciativas privadas que também ajudam a oferecer tratamento psicológico gratuito. Por exemplo:

Clínicas escolas: onde as faculdades que ofertam o curso de psicologia disponibilizam uma agenda para oferecer atendimento psicológico gratuito à sociedade.

ONGs, coletivos e demais instituições: a casa 1, o projeto GENI, o IPEFEM e a Prematuridade.com são grandes exemplo de organizações que oferecem psicólogo gratuito.

Centro de Valorização da Vida: o CVV também está disponível em chat e no número 188 durante 24 horas por dia. Ainda que a equipe da iniciativa seja composta por voluntários, ela é uma grande aliada na prevenção do suicídio.

Confira:  Portal do Servidor Benefícios

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: