Dataprev – Cnis, Nit e GPS

GPS, Cnis, Nit – Dataprev

dataprev cnis gps nit 300x230 Dataprev   Cnis, Nit e GPS

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, mais conhecida pelo seu nome popular, Dataprev, é uma empresa pública nacional que é responsável por cuidar do banco de dados da Previdência Social do Brasil. Tendo visto a quantidade de registros nessa base de dados, a gente pode ter uma idéia de como deve ser difícil e importante esse trabalho, tanto para a política quanto para a sociedade. Sua sede fica no Distrito Federal, mas tem unidades em todos os estados brasileiros, entre unidades regionais e unidades de atendimento.

Dois motivos para o DATAPREV ser uma empresa muito bem conceituada e servir de referência, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, são que o órgão nunca atrasou a folha de pagamento dos benefícios devidos aos cidadãos e o fato de possuir o maior banco de dados da América Latina. Além disso, a Dataprev trabalha duro para facilitar sempre mais a vida do contribuinte, dando, por exemplo, a possibilidade de fazer suas consultas online, sobre as mais diversas finalidades, em sistemas criados e administrados pelo próprio DATAPREV.

As principais consultas do Dataprev feitas no site são a Consulta do Extrato de Pagamento Dataprev, Consulta da Situação do Benefício Dataprev, Consulta da Memória de Cálculo do Benefício Dataprev, Simulação do Cálculo da Renda Mensal Dataprev e a Consulta do Tempo de Contribuição Dataprev. Para fazer estas consultas bastar ter em mãos alguns dados pessoais, como seu Nome, CPF, Data de Nascimento e o Número do Benefício. Em alguns casos, são pedidos outros dados do contribuinte, mas a maioria das consultas citadas acima, são feitas apenas com estes documentos. Vale lembrar que, como de praxe, haverá um campo para inserir o código da imagem, para de evitar consultas de sistemas automáticos.

Nessas consultas, as informações que podem ser adquiridas são as de identificar o tempo de contribuição já oferecido, uma estimativa da renda mensal do cidadão e, ainda, por quanto tempo ocorreu a devida contribuição. Não há dúvida de que a principal consulta feita pelos usuários do site da Dataprev, é a consulta do benefício INSS, benefício que garante ao cidadão o direito de aposentadoria remunerada todo mês depois de determinada data ou de acordo com certo tempo de contribuição. Este benefício é dado pelo Governo Federal em parceria com a Previdência Social que permite aos cidadãos contribuintes, realizarem consultas online da situação do seu benefício. Mas hoje viemos falar do NIT, do CNIS e do GPS.

O NIT é o número de inscrição do trabalhador, que é dado ao cidadão que se cadastra no Regime Geral de Previdência Social, orgão que faz o cadastro para o cidadão que deseje se matricular na Previdência Social, mas não tenha em mãos o número do seu PIS/PASEP ou NIT, para criar este número e realizar sua inscrição. Tendo em mãos o RG, ou Certidão de Nascimento/Casamento, a Carteira de Trabalho e Previdência Social e o CPF, o cidadão faz sua inscrição, inclui seu nome no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Para consultar  o NIT no Dataprev acesse:  www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/censonit/index.html e informe o número do NIT, os caracteres da imagem de segurança e clique em Confirmar.

Já o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) registra o nome de todos os cidadãos contribuintes brasileiros. Para consultar o seu CNIS no Dataprev, você deve acessar o site: www1.dataprev.gov.br/conweb/sp2cgi.exe?sp2application=conweb informar o NIT, a Senha, e quais informações procura, se são os Benefícios, as Contribuições, as Remunerações ou todos. Depois, é só clicar em confirmar.

Para consultar seu GPS, suas Guias da Previdência Social, o Dataprev disponibilizou duas páginas na Internet para pagar débitos previdenciários inscritos em Dívida Ativa da União (DAU). Além de emitir o GPS, a página permite consultar alguns dados básicos dos débitos previdenciários dos cidadãos, como o número e o valor do débito, o percentual de encargo legal ou de honorários advocatícios, dependendo do caso, e a informação relacionada ao ajuizamento ou não-ajuizamento do débito.

Uma dessas páginas é destinada à Justiça Federal e pode ser acessada no menu Emissão de GPS para créditos ajuizados, que fica no portal do e-CAC, disponível no site da PGFN com o nome de “Acesso Justiça”, no menu de “Serviços mais procurados”. Nessa página, os juízes podem emitir guias para pagamento de todos os créditos previdenciários ajuizados dos cidadãos. Os Procuradores da Fazenda Nacional também tem acesso a essa página.

A segunda página é para o público e os cidadãos em geral, disponível através do link Emissão de GPS, também do e-CAC. O cidadão poderá emitir guias para pagamento de seus créditos previdenciários ajuizados e não-ajuizados. A senha para utilizar essa segunda página deve ser a mesma usada nos serviços previdenciários da Receita Federal, que pode ser obtida através do site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/).



PUBLICIDADE

41 Comentários em “Dataprev – Cnis, Nit e GPS”

  1. Ismael Paschoalim
    26/03/2012 at 13:52 #

    Boa Tarde
    Como fazer para saber o tempo que falta para aposentadoria
    CP 12946 serie 00057
    cpf 06558530813

    • marcelo ribeiro silverio
      31/03/2012 at 5:19 #

      oi ismael vc pode consultar seu tempo de serviço .pela internete va uma agencia da previdencia grava uma senha eles chaman de cadsenha com essa senha vc pode entrar no sistema e consultar seus recolhimento da previdencia quaquer duvida vc pode me enviar um mail eu te responderei ;marcelosilverio15@yahoo.com.br

  2. Pedro T. Lucena
    17/04/2012 at 12:24 #

    Por favor, preciso saber o NIT de minha empregada doméstica.
    Como proceder para localizá-lo?
    O nº de inscrição dela é 00011661596678

  3. MARINEUSA APARECIDA VIEIRA
    04/05/2012 at 11:48 #

    Frequentemente acompanho via internet os depositos de recolhimento.
    Esqueci minha senha. Como faço para solicitar uma nova senha? procurei no site e não encontrei o tão popular Esqueci minha senha. Clique aqui.

  4. José Lázaro Martins Luna
    02/06/2012 at 11:38 #

    Perdi minha Carteira Profissional. Preciso me aposentar, mas o CNIS não apresentou meu tempo de trabalho da Galeria Paulista Ltda do período de 01/1968 a 02/1969 e do Jaú Indústria e Comercio Ltda, primeiro período de 03/1969 a 11/1971 em Belém-Pará e segundo período no mesmo Jaú Indústria e Comércio Ltda no período de 12/1971 a 07/1972 em Santarém-Pará. Preciso que este tempo de serviço seja reconhecido para que o tempo de contribuição seja contabilizado para que eu possa me aposentar..Meu número de Inscrição é 1.112.412.088-7. Aguardo resposta urgente.Como faço para solicitar uma senha para consulta do CNIS?

    • Andrea Cardoso
      30/10/2012 at 16:53 #

      É mais comum do que se imagina o fato de não constar no CNIS vínculos empregatícios. Normalmente acontece quando os vínculos são anteriores a 1976, ano em que o CNIS foi criado. A saída é provar por outros meios, como CTPS devidamente anotada, contratos de trabalho, rescisão contratual, etc. O Senhor também pode ir no Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e pedir um documento com todos os seus vínculos lá registrados. No entanto, se os vínculos forem anteriores a 1976, é possível que também não constem no MTE porque o sistema também foi criado nessa data. Também é possível provar por meio de extrato analítico do FGTS (Caixa Economica Federal).

      Então, o Senhor deve juntar toda essa documentação e requerer a aposentadoria no INSS, e no caso de não conseguir, ingressar com uma ação judicial.

  5. José Lázaro Martins Luna
    02/06/2012 at 11:40 #

    Obrigado pela atenção

  6. 04/07/2012 at 22:08 #

    gostaria de saber o cnis do meu marido, ele paga o inss a muito tempo,porém não liga

    para isso.sou uma pessoa leiga nas leis do inss.por favor me ensine como fazer para

    saber se ele já pagou otempo necessário onúmero do beneficio ou identificador dele

    é 11151212088 e o nome dele é manoel natividade fernandes.

    muito obrigado

    loreliria rosa marçal-esposa

  7. Maisa
    16/07/2012 at 14:36 #

    gostaria de saber como está minha situação quanto ao meu salário maternidade, a quantas anda o processo e não sei como fazer, pela internet. sabem me explicar como faço para saber isso pela internet?

  8. Solange Cordeiro Rabel
    23/07/2012 at 12:35 #

    Entrei com meu pedido de aposentadoria e segundo o funcionário do INSS falta tempo de serviço, porém possuo junto ao CNIS uma inscrição principal 1702107760-0 e outra inscrição informada1128082314-8 , sendo que esá última não aparece contado o tempo de serviço. Que devo fazer para organizar isso?

  9. Junior Santos
    24/07/2012 at 23:37 #

    Ola !

    Como eu faço para tirar uma Certidão de Regime de Previdência. Não sei o que é isto!

    É para minha mãe (no caso, ele terá que tirar). Preciso desse documento para colocá-la como beneficiaria do meu plano de saúde, IASEP (Estado do Pará). Sou funcionário público.

    att.

  10. maria cristina
    16/08/2012 at 8:48 #

    gostaria de saber como faço para provar 10 anos de trabalho em uma escola particular , onde fui professora e diretora. tenho varios documentos assinados por mim., tambem possuo testemunhas

  11. cinthia
    21/08/2012 at 22:55 #

    oi,gostaria q vcs me dessem uma informaçao importante.é pq meu pai vai se aposentar e no cnis dele consta como se ele tivesse trabalhado na prefeitura de limoeiro no pernambuco e como se o ultimo pagamento tivesse sido no ano de 1985, só q ele nem sabe onde fica essa cidade e ele nunca foi lá, como faço para resolver esse problema, pq moro no interior do rn e fica mt distante tb somos pobres para irmos ate lá.responda por favor .obg

  12. 27/08/2012 at 16:22 #

    Olá!

    Gostaria de atualizar alguns dados da ficha de inscrição do NIT, no entanto, quando entro no link acima informado, só dá erro na página. Alguém poderia me ajudar? preciso atualizar meu endereço residencial e eletrônico.

    Att

  13. GILSON
    05/09/2012 at 16:16 #

    BOA TARDE. COMO FAÇO PARA CONSUTA MEU ESTORICO DE TODAS INPRESA EM QUE JÁ TRABALHE!!

    • KLEBER
      22/01/2013 at 11:55 #

      NA POLICIA

    • Bruna
      02/10/2013 at 7:47 #

      Vá até o INSS e requeira seu CNIS (cadastro Nacional de Informações Social), lá consta todas as empresas que trabalhou e as remunerações em cada um delas, é gratis e é um dever deles informarem.

  14. 21/09/2012 at 8:57 #

    GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO CONTAR COM O TEMPO QUE ESTIVER EM BENEFICIO SER CONTA PARA MINHA APOSENTADORIA,INCLUSIVE FALTA POUCO TEMPO PARA ISSO ACONTECER.

  15. 21/09/2012 at 9:07 #

    VALEU POR ESSA PÁGINA,SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA AS PESSOAS QUE ESTIVEREM COM MUITAS DUVIDAS..

    OBRIGADO……

  16. EDUARDO ANTONIO DA SILVA
    16/10/2012 at 21:31 #

    EU ERA SÓCIO DE UMA EMPRESA EM QUE PAGAVAMOS O NOSSO INSS JUNTOS ,GOSTARIA DE VER UM EXTRATO DOS MESES QUE FORAM PAGOS ,COMO CONSEGUIR ISTO .

    OBRIGADO

  17. Mauro Soares Dabés
    17/10/2012 at 10:45 #

    gostaria de saber uma coisa, trabalhei um ano como boy do escritorio do meu pai, tenho testemunhas, mas como filho nao assinava carteira, so começei a assinar carteira em 1979, queria saber se tem como provar somente com testemunhas que trabalhei la este periodo do ano de 1978,para efeito de contagem de contribuiçao? grato Mauro

  18. Giovanna Araujo
    26/10/2012 at 10:51 #

    Bom dia! Necessito acessar o CNIS de minha irmã, para que ela consiga verificar o tempo de trabalho em uma empresa, pois teve sua carteira de trabalho furtada, como devo proceder?
    Atenciosamente,
    Giovanna Araujo

  19. Marilda
    05/11/2012 at 21:01 #

    Pedido de Informação: Se uma pessoa é contribuinte do INSS numa determinada categoria e por algum motivo passa para outra categoria.Por engano recolhe contribuição em atraso com o codigo errado . Existe alguma forma de mudar este codigo?

  20. Nivaldo Pereira Vasconcelos
    14/11/2012 at 12:00 #

    Gostaria de saber se poderia utilizar o NIT 001139119336 Roseane dos Santos Silva, que está recolhendo como facultativa, agora na nova modalidade de doméstica.

    • JAMAIS
      22/01/2013 at 16:01 #

      JAMAIS TEM Q SER REFERIDO EM VALOR DE AUTENTICIDADE VERIDICA URBANA NA QUAL SE APLICAM AS LEIS MONETARIAS EM RELAÇAO AO OURO NACIONAL DO PARQUE DO RIO VERDE AMARELO

  21. 15/11/2012 at 13:39 #

    Se um contribuinte individual (cód 1163 – 11%) recolheu suas contrib. de jan. a maio/2012, com base no salário mímimo anterior, ou seja 540,00, mas o certo seria 622,00, pergunto: Ele vai ter que pagar os complementos mensais, ou seja 82,00 por mes? . Só que no site da Receita Federal, não está aceitando colocar como base da contribuição o valor inferior a 622,00/mes; como fará ele para calcular estas GPS complementares?
    Mesmo juntando os 5 meses de 82,00 cada , somariam 410,00 que ainda fica inferior a 622,00. Ele não sabe o que fazer para calcular estas GPS complementares.

  22. LEANDRO
    10/12/2012 at 18:03 #

    Boa tarde, não estou conseguindo verificar o CNIS do meu amigo. Com faço? No site aperece um erro toda vez que confirmo as informações.

  23. Victor
    17/01/2013 at 13:50 #

    Menor de 18 anos pode pegar CNIS no inss? Grato.

    • Victor
      18/01/2013 at 16:23 #

      nao sei cara

  24. Victor
    18/01/2013 at 16:24 #

    opa esqueci virgula, obrigado, por nada.

  25. Victor
    21/01/2013 at 10:10 #

    EAI MANOS BLZ

    • KLEBER
      22/01/2013 at 11:52 #

      ISTO E UM CHAT SERIO NAO BOBEIRA!!!!!!!!!!!

  26. VALDINHA (APELIDO)
    22/01/2013 at 14:12 #

    ISSO POE ORDEM NESA COISA

  27. Adalberto Soares
    30/01/2013 at 12:25 #

    Como faço para tirar o CNIS pela internet

    Obrigada pela atenção

    Aguardando rsposta……..

    • JAMAIS
      06/02/2013 at 9:24 #

      jamais sera possivel uma atrocidade dessas

  28. 19/02/2013 at 9:28 #

    como faço para pagar meu inss eu sou dona de casa

  29. Vilmar Schuersd
    19/02/2013 at 15:26 #

    como pode um monte de comentarios ridiculos como os de cima num site tao serio quanto este e uma vergonha nacional para o pais

  30. Valdemar
    03/03/2014 at 10:21 #

    Bom dia, queria saber se o cnis da previdencia serve como documento para aposentadoria
    por tempo de serviço, porque minha ultima carteira de trabalho se extraviou , não consiguo acha-la, só o cnis serve ou tem que ter a carteira tambem?

  31. LUIS SERGIO FERNANDES MARTINS
    26/03/2014 at 19:36 #

    GOSTARIA DE SABER COMO ESTA MINHA SITUACAO COMMINHA APOSENTADORIA POIS JA TEM ALGUNS MESES E NAO TENHO RESPOSTA O NUMERO DO MEU BENEFICIO EU NAO SEI ONDE ESTA OBRIGADO

Comente