Contribuinte Individual – Recolhimento 2024
Recolhimento Contribuinte Individual INSS – Pagar Mensal, Retroativo e em Atraso
Existem três tipos de contribuintes da Previdência Social: o Contribuinte Individual, o contribuinte Facultativo e o Doméstico. Estaremos falando aqui em especial do Contribuinte Individual, que é aquele que tem renda pelo trabalho, sem estar na qualidade de empregado. Confira mais informações sobre como funciona o Recolhimento para o Contribuinte Individual.
Sobre o Recolhimento, caso o Contribuinte Individual preste serviço apenas para empresas, sofrerá este o desconto devido ocasião do recebimento pelo serviço que foi prestado, sendo assim a empresa obrigada a repassar ao INSS o devido desconto, e neste caso, portanto, o contribuinte individual não será o responsável pelo recolhimento da sua contribuição do INSS.
O Contribuinte Individual do INSS no caso daquele tipo de que presta seus serviços a essas duas categorias: empresas e pessoas físicas, ao mesmo tempo, então deverá ser observado uma coisa – se nas contribuições, que sofrem desconto por parte das empresas, o limite máximo permitido por mês já foi atingido, porque caso esse limite não tenha sido atingido ainda, o contribuinte individual deve, por conta própria, fazer o recolhimento sobre os serviços prestados também a pessoas físicas até que se atinja o tal limite.
Se o contribuinte individual prestar serviços exclusivamente apenas para pessoas físicas, será ele que, por conta própria, deverá fazer o recolhimento de toda a sua contribuição, que deve ser calculada sobre o efetivamente recebido. Lembrando que nesse devem ser observados também os limites legais, que são representados pela base de cálculo da contribuição que no total não poderá ser inferior ao salário-mínimo, que atualmente está em R$- 622,00 desde 01/01/2024, assim como também não pode ser superior ao limite-máximo que é de R$- 3.916,20.
Para mais informações sobre todas as alterações que ocorreram no sistema de Recolhimento do Contribuinte Individual que pode ser pago mensal e retroativo acesse a página a seguir e saiba como pagar mesmo em atraso o recolhimento que já se encontra em vigor desde 01 de abril de 2003, confira: http://contabilizando.com/perguntaoci.htm.
Contribuinte Individual e Contribuinte Facultativo – Entenda as diferenças
Primeiramente é possível entender a situação do Contribuinte Individual, que é aquele considerado como autônomo, gera a sua própria renda e na maioria dos casos possui a sua própria empresa, a traves do regime MEI – Micro Empreendedor Individual. Estas pessoas trabalham para si mesmas, e geralmente prestam seus serviços de forma terceirizada para outras empresas.
Já o Contribuinte Facultativo é aquele que não possui sua empresa própria, não é um empregado com carteira assinada, mas ainda assim recebe uma renda mensal. Geralmente são aqueles jovens que possuem menos de 16 anos, os quais não podem trabalhar em regime CLT e também não podem ter empresas no seu próprio nome. Neste caso é possível mencionar como Contribuinte Facultativo aquela pessoa que recebe uma bolsa de uma instituição educadora, como estudante, ou trabalha como dona de casa, aquelas pessoas que prestam serviços sem vinculo, dentre outras.
Nestes casos, existe um padrão de contribuição para oINSS, que é de 20% do salario recebido pelos contribuintes facultativos. Já para o caso anterior, as pessoas podem fazer compensação de contribuição, em meses que recebem um rendimento maior em diferença de outros anteriores.
Com isso, saiba que se você não está trabalhando em regime de carteira assinada, ainda pode contribuir com o INSS e garantir sua aposentadoria junto à Previdência Social. Não deixe de conferir com estas entidades em qual dos casos se encaixa melhor a sua situação e comesse a contribuir com quem estará com você no futuro.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
COMO FAÇO PARA SABER POR QUANTO TEMPO JA CONTRIBUÍ , E SE O MEU CONTADOR ESTA REPASSANDO O VALOR NA QUAL DEIXO O VALOR EM SUAS MÃOS PARA EFETUAR MINHA CONTRIBUIÇÃO AO INSS
Boa noite. Meu irmão trabalhou cono médico e contribuinte individual desde 1982 para um hospital. Porém quando solicitamos seu extrato previdenciário aparece recolhimento apenas a partir de 2003. De 1982 até 2003 a obrigação de recolhimento seria dele ou do hospital ?? Muito obrigado
oi boa noite meu Ivaldete: gostaria de saber como faz para tirar boleto de pagamento atrasado do jnss
Ivaldete, boa tarde.
Nao saia pagando periodos atrasados sem antes consultar o INSS. Caso tenha uma resposta positiva com base no seu cadastro, a propria agencia do INSS poderá retirar suas GPS’s
No site da Receita Federal/serviços para cidadão/pagamentos e parcelamentos/emissão de GPS-Guia da Previdência Social/acesso direto ou com senha especifica, aí vc escolhe contribuinte antes ou depois de 1999 e clica/coloca o tipo de contribuição o número do pis , na outra página coloca, o mês, o valor e data pra pagamento.
sai do emprego dia 09/09 engravidei no mesmo mês estou recebendo seguro-desemprego, soube que por eu ter engravidado assim que saí tenho direito ao auxílio maternidade, mas quando acabar o seguro quero pagar inss de autonoma(ou microempreendedora) mas aí teria carência de 10 meses eu perderia o benefício?
Fui conselheira tutelar de 1999 a 2003, a prefeitura não recolheu o inss, acredito por na época não ser obrigatório, como deveo proceder sendo que trabalhei neste período?
Queria saber trabalho num lugar onde nao regitra e queria pagar o inss por fora mais nao entendi mt bem queria saber como faço para poder fazer isso por onde começar?
Bom dia, por gentileza, gostaria de saber como faço pra imprimir em casa o boleto do INSS contribuinte individual, pois nao estou sabendo os passos de como entrar no site.
Agradeço a gentileza,
Um abrasço, Zenilda
Como posso fazer para saber meu tempo de contribuição.
paguei valores indevidos, ou seja, á mais . Como faço para restituir ou compensar, eu sou MEI.
Solicite seu Extrato CNIS detalhado com as contribuições, junte com as guias de pagamento indevido e procure a Receita Federal do Brasil para requerer a restituição.
Fui inscrita á muitos anos no MPAS/INPS sob n. 11192926832 como contribuinte individual. Paguei algum tempo e por dificuldades parei de efetuar os pagamentos mensais.Gostaria de saber se posso pagar atrasados e continuar, ou, se já não existem mais registros sobre o assunto.
Meu nome: FRANCISCA DOS SANTOS BATISTA
Data de nascimento: 07.04.1955
Documento: 47799-020
Como faço para imprimir o boleto de recolhimento mensal do INSS, já que faço parte do M.E.I.
gostaria de saber como proceder no caso de uma patroa que assinou carteira de uma domestica e não recolheu durante mais de um ano. Ja fomos a previdencia, defensoria publica e outors lugares . Gostaria de denuncia la pois esta atrasando a aposentadoria da domestisca e em debito com o fisco.
euzelir
como fazer cálculo e identificar os valores devidos para o pagamento de atrazados de um empregado doméstico que ganha um salario minimo?
Quero saber como me cadastrar para contribuir como autonamo,e quanto posso pagar mensalmente…
Trabalhei durante 10 anos como prestadora de serviço sem carteira assinada gostaria de pagar INSS atrasado tem como?
Trabalhei a partir de 1976 na Câmara Municipal de Miranda, Mato Grosso do Sul. Quero saber se o órgão repassou minhas contribuições ao INSS. Quero saber também, o tempo de minha contribuição
Quero saber o meu tempo de contribuição
Quero saber saber sobre o meu tempo de contribuição
QUERO SABER QUANTO CONTRIBUI NA INSCRIÇÃO: Nº 11177787215 E NA INSCRIÇÃO Nº 11015104406, POIS DEXEI DE CONTRIBUI POR APROXIMADAMENTO 05 CINCO ANOS. PRECISO DESSES DADOS, E DE ORIENTAÇÃO PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO.
cboa tarde,contribuo como dona de casa e vou assar por uma cirurgia de esterecthomia preciso saber se tenho direito a um benefício.
Ola eu estou querendo me formalizar no MEI, porém ja pago a mais de um ano a Guia do GPS gostaria de saber se tem problema de continuar pagando os dois e se caso eu pago os dois eu tenho direito de beneficio por dois salarios minimos?
Mayara, vai depender do Codigo da GPS que voce recolhe, como o MEI é no valor de 5% do salario minimo, eh melhor voce não efetuar os pagamentos antes de analisar os codigos no INSS. Para que voce receba um valor maior que o minimo (mesmo pagando os 2) é melhor ir ao INSS antes de efetuar o pagamento. Pois pode acarretar prejuizo pra voce. Lembrando que para quem paga o MEI e queira receber mais que 1 salario deverá pagar o valor complementar em GPS.