Síndico paga INSS e Condomínio? 2024
Veja se Síndico deve pagar INSS
Todos (ou quase todos) os prédios e condomínios possuem um síndico. Trata-se de um morador escolhido por meio de uma votação para cuidar dos assuntos relacionados ao prédio ou ao condomínio. Assuntos como manutenção, restauração, falta de água, luz ou gás e tudo o que diz respeito ao conjunto de apartamento em questão são deixados nas mãos do síndico. Esse morador também é responsável por garantir que as regras do condomínio estejam sendo devidamente cumpridas pelos moradores.
Uma dúvida comum entre as pessoas que residem em apartamento é a seguinte: O síndico paga condomínio como qualquer outro morador? E o INSS? O síndico paga INSS como qualquer trabalhador brasileiro?
Existem várias respostas para essas perguntas, pois existem várias medidas tomadas e acordos feitos ao eleger um Síndico. Essa questão é bastante variável e tudo depende do condomínio em questão.
Se o síndico em questão não recebe pela função, mas é isento da taxa do condomínio, ele é obrigado a pagar o INSS. Em casos como esse, o próprio desconto da taxa condominial é considerado uma espécie de pagamento pelo trabalho do síndico. Sendo assim, ele deve contribuir com o INSS.
Se o síndico receber ajuda de custo, deve recolher ao INSS sobre a mesma. A ajuda de custo é considerada um tipo de remuneração, exatamente como a isenção do valor cobrado pela taxa do condomínio. Nesses casos, o condomínio em questão recolhe um valor que equivale a 20% dos benefícios, à medida que o síndico contribui individualmente com uma alíquota mínima que equivale a 11%.
E isso são apenas dois casos mais comuns. Também existem casos em que o síndico é um morador que atua nessa função com a finalidade de colaborar e contribuir. Alguns condomínios sequer possuem um síndico e, na maioria desses casos, há um grupo de moradores que tomam decisões e avaliam problemas juntos.
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Olá boa tarde. A empresa administrativa do meu condomínio passou a cobrar inss do sindico + o salario, + mais desconto de 100%do valor do condominio +um valor referido a encargos e impostos fiscais do serviço de portaria.serviço ao qual é prestado por empresa terceirizada .agradecemos se puder nos esclarecer
Desejo que me informem como devo agir para obter seguro para uma viagem a Argentina, uma vez que me disseram que o INSS fornece esse Seguro. A quem devo me dirigir para solicitar esse benefício?
Desejo saber se o INSS, fornece seguro para aposentados que viajam para o exterior. Como deve a pessoa requerer esse seguro de viagem?
Aqui no meu prédio, eu não entendo o síndico recebe prolabore e além disso o condomínio
paga INSS em seu próprio nome. è um valor de 395,00 reais eu acho uma dispesa muito grande para o condomínio, isso é obrigatótio? E eu fico na duvida para quem vai ficar esse dinheiro.
aguardo uma resposta obrigado.
Boa tarde. INSS do síndico é taxa ou rateio, para que o condomínio possa negativar o ex síndico?
Fizemos um acordo pra dar uma ajuda de custo de 2 salários mas esse mês li nas dispesa que foi descontádo 2 mil reais da ajuda
do nss mas de 600 e certo? aguardo resposta bom dia obrigada
Aqui no condomínio onde moro o síndico recebe salário e o condomínio paga INSS de 505,00. Está certo este valor do INSS? Aguardo resposta obrigado