Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Dicas para passar na Perícia Médica do INSS 2024

Passar na perícia médica do INSS pode ser uma tarefa bastante árdua. Durante o exame, o médico responsável por realizar a avaliação faz uma série de perguntas e analisa criteriosamente todos os documentos. Pensando nisso, esse artigo foi elaborado de forma a dar dicas para passar na Perícia Médica do INSS. Ficou interessado no tema? Então, continue a leitura desse artigo.

dicas-para-passar-na-pericia-medica-do-INSS

Perícia Médica do INSS: o que é?

Primeiramente, a perícia médica é um procedimento obrigatório para conceder alguns benefícios para os segurados do INSS. Um médico habilitado pelo INSS é o responsável por verificar se existe ou não alguma doença que incapacite o trabalhador de realizar suas atividades.

veja-dicas-para-passar-na-pericia-medica

Frequentemente, a perícia médica do INSS é feita quando o segurado deseja solicitar o auxílio-doença ou prorrogá-lo. Para conseguir o auxílio-acidente ou a aposentadoria por invalidez, o segurado também precisa ser aprovado pela perícia médica. Existem alguns casos específicos para realizar a perícia quando o segurado não dispõe de condições para se dirigir até a agência. Por exemplo:

Perícia Hospitalar

Como o próprio nome sugere, a perícia hospitalar é realizada dentro de um hospital. Nesses casos, responsável pelo segurado que se encontra internado, vai até uma agência do INSS.

Essa visita, geralmente deve acontecer dois dias antes da perícia marcada. O responsável precisa apresentar toda a documentação que comprova a internação do contribuinte.

Perícia Domiciliar

A princípio, a perícia domiciliar acontece somente quando o segurado tem sua locomoção restrita. Bem como, na perícia hospitalar, necessário que o responsável pelo segurado compareça até uma agência do INSS. No decorrer da visita, o responsável deve apresentar todos os documentos médicos que comprove a condição do contribuinte.

Confira:  Certificado de Dívida Pública

Perícia em outra localidade

Frequentemente acontece de um segurado do INSS ter que fazer um tratamento hospitalar em outro município. Nesses casos, ainda que o segurado não consiga realizar as atividades remuneradas, ele consegue se locomover. Para conseguir essa perícia, o próprio segurado deve ir até uma agência do INSS.

Contudo, pode ser no município onde realiza o tratamento. Na visita, ele deve apresentar documentos pessoais de identificação, laudos médicos e comprovantes de agendamento da perícia na localidade natal.

Perícia Médica do INSS: dicas para ser aprovado

Dentre as dicas mais valiosas para ser aprovado na perícia médica do INSS, estão:

algumas-dicas-para-passar-na-pericia-do-INSS

  1. Apresente todos os documentos pertinentes

Lembre-se que a perícia médica do INSS é uma avaliação. Nesse sentido, é muito válido apresentar os documentos pessoais como carteira de trabalho, RG, CPF, e comprovante de endereço. É importantíssimo levar no dia da perícia o ASO atestando a condição de saúde do trabalhador, uma carta da empresa declarando o último dia de trabalho, atestados médicos constando os diagnósticos, bem como, os tratamentos, os dados do médico, os exames comprovando a doença ou lesão e as receitas. Não deixe de organizar tudo antes de ir para a agência.

  1. Cause uma boa impressão

O segurado precisa ter em mente que ele só terá uma chance para mostrar a real necessidade do benefício. Nesse sentido, a recomendação é que ele chegue com, no mínimo, 15 minutos de antecedência, para não perder o direito a avaliação. Se mostrar simpático e educado também pode auxiliar na avaliação do médico perito.

Portanto, mesmo que o perito não te atenda com a devida atenção, não analise os atestados, nem ouça suas respostas, não discuta com ele. Posto que, se trata de um exame médico, evite usar maquiagens pesadas, brincos e acessórios em geral.

  1. Seja prático
Confira:  Detalhamento de Crédito - Previdência Social

Às vezes, o menos é mais. Ou seja, evite conversas desnecessárias. Responda somente o que o perito perguntar. Não minta, não invente e nem aumente nada relacionado à enfermidade ou aos seus sintomas. Responda de forma clara e objetiva. Durante a avaliação tente ficar tranquilo e responder com calma.

Sempre comece falando sobre o pior dos problemas, isto é, aquele que mais incomoda e te impede de exercer suas atividades remuneradas. Talvez o mais importante é dizer como a doença afeta o trabalho.

  1. O perito é um médico experiente

Ainda que você pense que, se aumentar o problema, o perito vai acreditar com mais facilidade, não é bem assim. O perito do INSS é um profissional bastante experiente. Portanto, não finja ou simule uma situação. Não tente, de forma alguma, aumentar as demonstrações de dor ou de dificuldade de movimentos. Com essa simples mentira, o benefício pode ser inviabilizado. Geralmente, as atitudes exageradas provocam um efeito contrário, por serem fáceis de serem identificadas.

Por fim, não saia da avaliação sem ter em mãos o comprovante de comparecimento. Somente com esse documento é possível atestar que o segurado estava presente na agência na data e no horário marcados.

Vale ressaltar que, após a perícia médica, o segurado que foi desrespeitado deve fazer uma reclamação na agência do INSS imediatamente. Preferencialmente escrito por seu próprio punho. Caso não se sinta seguro, ele pode e deve acessar o site do INSS e fazer uma reclamação junto a ouvidoria.

Confira:  INSS São Vicente - Telefone, Endereço, Postos de Atendimento

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: