Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

SEFAZ Consulta – NFE – Certidão Negativa 2021

Consulta SEFAZ

A Sefaz é a sigla dada para a Secretaria de Estado da Fazenda Estadual. No entanto, cada Estado da federação tem uma SEFAZ.

sefaz

Muitas vezes o contribuinte precisa de informações sobre a regularidade de pagamento de impostos, boletos, informações e outros para poder praticar atos relacionados ao seu dia a dia.

Tudo isso ficou muito mais fácil com a consulta SEFAZ. Com a tecnologia, ficou muito mais fácil ter informações e resolver problemas com o Estado.

Quer saber como consultar o site da SEFAZ do seu Estado? Acompanhe o artigo.

O que é a SEFAZ?

A Sefaz, como já dissemos, é a Secretaria de Estado da Fazenda. É um órgão administrativo que trata dos assuntos pertinentes aos recursos financeiros dos Estados.

Atualmente muitos Estados já se modernizaram. Assim, as consultas sobre pagamento de impostos e outros pedidos podem ser formuladas pela internet. É muito mais fácil e cômodo. Antigamente caso alguém precisasse de um boleto de segunda via, por exemplo, era bem dificultoso consegui-lo. Mas hoje em dia tudo isso ficou mais fácil por meio da consulta online SEFAZ.

Abaixo separamos alguns Estados e suas respectivas Secretarias da Fazenda para que você possa fazer consulta da Nofa Fiscal Eletrônica SEFAZ.

Serviços da SEFAZ

Por meio do site da SEFAZ do seu Estado você pode fazer diversas solicitações, como boletos, ver a sua situação de regularidade ou não perante os tributos estaduais e outros.

À Secretaria da Fazenda é atribuída a competência de formular o orçamento do Estado, fazer a fiscalização e arrecadação de tributos, fazer a repartição dos valores arrecadados pelo Estado para as demais Secretarias, informar o governo a respeito das possibilidades de gastos com pessoal, com contratos, convênios etc.

Confira:  INSS Pedido de Prorrogação de Benefício

Além disso, em grande parte dos Estados é possível pagar boleto do IPVA SEFAZ, ICMS SEFAZ e muito mais. Acessar o site da SEFAZ certamente vai economizar tempo e trazer mais comodidade tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas.

Mas se você só quer fiscalizar a atuação das contas do seu Estado, pode fazer isso tanto pela Secretaria da Fazenda, como pelo Portal Transparência, que é obrigatório ´por lei. O Estado atua em nome de toda a população e, por isso, todos os seus gastos devem estar de fácil acesso para quem desejar ver.

sefaz-consulta

Como consultar SEFAZ

É possível consultar as SEFAZ dos Estados pela internet. Veja os sites a seguir.

  • Consultar SEFAZ PR: http://www.fazenda.pr.gov.br/
  • Consultar SEFAZ MS: http://www.sefaz.ms.gov.br/
  • Consultar SEFAZ MT: http://www5.sefaz.mt.gov.br/-/pague-seu-ipva
  • Consultar SEFAZ SC: http://www.sef.sc.gov.br/
  • Consultar SEFAZ SE: http://www.sefaz.se.gov.br/conteudo/63
  • Consultar SEFAZ SP: https://portal.fazenda.sp.gov.br/Paginas/default.aspx
  • Consultar SEFAZ RJ: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/faces/menu_structure/servicos
  • Consultar SEFAZ MG: http://www.fazenda.mg.gov.br/

Há outros vários Estados da federação em que você pode realizar consulta à SEFAZ pela internet.

Tirou todas as suas dúvidas a respeito da consulta à SEFAZ? Se não, acesse o site da SEFAZ do seu Estado e tire todas as suas dúvidas. Se for o caso, você pode até comparecer em algum dos postos físicos da SEFAZ mais perto da sua casa, a fim de resolver questões, fazer solicitações, dentre outros.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: