Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Reclamações Previdência Social atendimento INSS 2021

Previdência Social Reclamações

Você é trabalhador e de alguma forma precisa recorrer ao INSS para receber algum beneficio ou serviço? Se tiver algum problema, saiba que pode fazer sua reclamação da Previdência Social e os canais que podem fazer isso junto a ouvidoria do INSS. Também verifique como recorrer aos principais benefícios.

previdencia-social-reclamacoes

Existe um canal que foi criado para prestar um pós-atendimento, ou seja, atuando dentro daqueles que já tenham entrado em contato com os órgãos da Previdência Social, que no caso é a ouvidoria da Previdência Social.  Através deste canal é possível também fazer sugestões, denúncias, reclamações e também realizar outras solicitações.

Entre as ações que este canal permite estão: por auto-atendimento fazer denúncias sobre intermediação abusiva através de um manual explica tudo e que está disponível para quem interessa pelo link www.previdencia.gov.br/arquivos/office/1_130529-100917-046.pdf. Este manual retrata inclusive sobre como lidar no caso de ter acesso a um atravessador no âmbito da previdência social que é aquele indivíduo que obtém algum lucro junto a previdência social utilizando serviços gratuitos oferecido pela Previdência Social. Neste caso, o cidadão tem direito a denunciar através de delação anônima através do disque-denúncia, por exemplo. Esta denúncia é ainda averiguada para que o poder publique adote medidas sumárias.  Além deste manual, existe campo online para manifestar a reclamação na Previdência Social como no link http://ouvidoria.previdencia.gov.br/souweb/preparePesquisaInternauta.do que pode também ser feita pelo telefone 135 ou no site mesmo da Previdência Social  na opção fale com a ouvidoria. Tem ainda a opção de reclamações assim como sugestões, elogios, etc., o Prevcartas, através de cartas enviadas para Caixa Postal 09714 CEP: 70040-976 Brasília-DF. Quem tem como ir até Brasília pode fazer sua reclamação pessoalmente pelo endereço: Ouvidoria-geral da Previdência Social, na Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Edifício Anexo, Ala “A”, 1° andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Confira:  INSS Pinheiros - Endereço, Telefone, Agendamento

Para quem quer se aprofundar em seus direitos e saber mais sobre as leis e normas relacionadas a Ouvidoria-geral da Previdência Social pode consultar em www.previdencia.gov.br/ouvidoria-geral-da-previdencia-social/leis-e-normas-relacionadas-a-ougps/. Além de quem quer saber mais sobre a ouvidoria pode consultar em www.previdencia.gov.br/ouvidoria-geral-da-previdencia-social/ no ponto Informações Institucionais.

Confira também: INSS Reclamações

Além do canal de reclamações sugestões e elogios a Previdência Social tem ainda a central de atendimento da Previdência Social que funciona pelo número 135 de segunda a sábado das 7h às 22h (exceto os feriados e não funciona aos domingos). O serviço do telefone pode não ser eficiente devido à demanda, por isso o ideal é fazer sua reclamação na Previdência Social na ouvidoria ou indo a uma agência física para fazer sua reclamação ou buscar por determinado atendimento.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: