Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Perícia Médica Eletrônica INSS pela internet 2021

Marcar Perícia Médica Eletrônica INSS Online

Muitos servidores do INSS precisam passar por perícias médicas para que seu benefício seja validado periodicamente. No caso, sempre é um transtorno para esses servidores terem que se deslocar para uma agencia do INSS mais próxima. Ainda mais que esses beneficiários do INSS tiveram se afastar do serviço por motivos de saúde. Veja mais informações sobre a perícia médica eletrônica do INSS que pode ser feita pela internet.

pericia-medica-eletronica-inss

A Previdência Social anunciou recentemente que abriu sistema de atendimento eletrônico para a perícia médica do INSS que já está disponível em algumas localidades no Brasil.

A perícia médica eletrônica do INSS é um novo serviço do instituto Nacional do Seguro Social que está implantando um sistema para facilitar os atendimentos aos beneficiários do INSS de alguns tipos de benefícios que precisam passar por perícia médica. O mesmo serviço disponibilizará de atestado médico de até 60 dias para aqueles trabalhadores impossibilitados de voltarem aos seus trabalhos.

Essa nova ferramenta eletrônica do INSS permite agilizar e também desafogar a demanda pela avaliação médico-pericial no qual alguns servidores tem que se submeter periodicamente. Esta avaliação é obrigatória para alguns beneficiários com finalidade de atestar sua incapacidade para o trabalho e que permite assim a concessão do auxílio-doença ou auxílio-acidente e verificar também a invalidez para o caso da aposentadoria por invalidez.

Então, para desafogar esse sistema, o INSS implantou este meio eletrônico de atestar seu afastamento do trabalho. Funciona da seguinte maneira: funciona para aqueles que estão afastados o trabalho por até 60 dias e no caso, o beneficiário poderá escolher o médico de sua preferência, desde que este tenha certificação digital fornecida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). Nesse caso, o médico credenciado deverá enviar o laudo de forma eletrônica para o INSS e o segurado terá que ir a uma agência do INSS para assinar o termo do benefício.

Confira:  Aposentados INSS - Isenção de IPTU

A intenção dessa forma eletrônica de perícia medica do INSS online é desafogar em até 15% das perícias realizadas em todo o país, sendo que os pontos mais delicados no número de perícias são os Estados de São Paulo, Pará e a região Sul. Hoje em dia, o INSS realiza cerca de 30 mil perícias diárias no país e esse sistema vem para facilitar também todo o processo, tanto para a autarquia como para os segurados.

agendamento-pericia-medica-previdencia-social

Agendamento de Perícia Médica Previdência Social

No dia da realização da pericia, é necessário que leve seus documentos pessoais e sua documentação que possui referente ao processo de obtenção do auxílio. Toda esta avaliação será feita referente à sua documentação e referente à sua situação física ou emocional que esteja impedindo você de voltar ao seu emprego do qual está atualmente afastado.

Para agendar acesse: Marcar Perícia INSS

Não é somente nesse auxilio doença que será necessário realizar pericias da Previdência Social, para este órgão, existem inúmeros outros benefícios que podem precisar deste agendamento. Basta consultar no site mencionado que poderá verificar uma lista de outros possíveis afastamentos. Somente no caso da aposentadoria é necessário apenas um agendamento para avaliação da documentação, o restante precisa ser avaliado pelo órgão como uma espécie de auditoria, para verificar se o beneficiado está mesmo precisando do auxilio doença e do recebimento do valor dos benefícios.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: