Pensão por morte 2021
Pensão por Morte ISNS
A pensão por morte é um beneficio que a família do contribuinte recebe, através da previdência social, e é cedida ao conjunto dos dependentes do segurado que faleceu, aposentado ou exercendo sua função.
Para fazer o requerimento da pensão por morte o beneficiário tem que provar o óbito do contribuinte até 30 dias, ou caso a pessoa tenha sumido por mais de trinta dias o juiz pode presumir o falecimento do individuo por ordem judicial.
A pensão indenizatória por morte é mais um benefício do INSS, que é paga aos familiares e dependentes dos segurados que venham a falecer por motivo de doença ou acidente. Desta maneira a Previdência Social garante que os dependentes diretos do segurado não ficarão desprotegidos financeiramente com a perda do ente querido.
O benefício de pensão por morte é garantido a todas as classes de trabalhadores, e não é preciso ter período de carência para receber a pensão. Mas é necessário estar devidamente registrado como contribuinte da Previdência Social. O trabalhador que é empregado privado ou público tem direito a receber o benefício já no primeiro dia de trabalho. Já os trabalhadores autônomos, é obrigatório ter qualidade de contribuinte, ou seja, ter contribuído para o INSS por no mínimo 1 mês no ano anterior ao pedido de pensão por morte.
O que muito acontece no dia a dia, é que a maioria dos trabalhadores informais não contribuem para a Previdência Social, e ao falecerem, os seus familiares ficam totalmente desamparados, já que o benefício de pensão por morte é só para contribuintes ativos. Lembrando sempre que os segurados especiais, não precisam estar contribuindo para dar entrada no pedido do benefício.
O benefício da pensão por morte não é automático, por isso é necessário comprovar que há o vinculo de dependência do segurado em questão, para que só a partir de aí o benefício seja pago pelo INSS. No caso de filhos e esposas ou companheiras, a comprovação pode ser feita simplesmente com documento de identidade ou certidão de casamento, ou contrato de união estável. Já os país do segurado, precisam provar que são totalmente dependentes do mesmo, para ter direito a receber o benefício. O que vale também para irmãos ou outros dependentes.
A pensão por morte é paga aos filhos até completar maior idade de 21 anos, com a ressalva de casos de incapacidade de trabalho ou invalidez.
Quem tem direito de receber a pensão por morte?
Existem três classificações para dependentes:
- Cônjuge, companheiro que prove sua união estável, filhos e enteados até 21 anos, que não tenha sido emancipados ou seja inválidos ou que comprove algum tipo de deficiência mental e intelectual ou que seja declarado pela justiça incapaz.
- Mãe e pai do contribuinte.
- Irmãos até 21 anos, que não sejam emancipados, ou seja inválidos ou que comprove algum tipo de deficiência mental e intelectual ou que seja declarado pela justiça incapaz.
Em 2010 foi criada uma lei que protege os companheiros homossexuais, essa nova classe terá os mesmos direito que os cônjuges, desde que comprove união estável.
Documentos para Pedir Pensão por Morte
Documentos necessários do segurado para entrar com o pedido de pensão por morte
Para o segurado que não exerce mais suas funções, ou seja, estava aposentado, o beneficiário tem que ter certidão de óbito, carteira de identidade, CPF E PIS/PASEP.
O segurado que exercia suas funções, o beneficiário tem que ter certidão de óbito, carteira de trabalho, caso o segurado tenha mais de uma carteira de trabalho será necessário que todas sejam entregues, caso se for um contribuinte individual é preciso os carnes de contribuição.
Documentos necessários para os beneficiários
Cônjuge ou companheiro – certidão de casamento, carteira de identidade, CPF, não sendo casado, apresentar documentos que comprove união estável e sua dependência econômica.
Filhos – certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, e se o filho apresentar algum tipo de deficiência seja mental ou física levar laudo da pericia médica.
Ex-esposa – apresentar documento que comprove pensão alimentícia
Pais e irmãos – carteira de identidade, CPF e documentos que comprovem dependência econômica, os mesmos só terão direito ao beneficio se o segurado não tiver dependentes preferencias tais como cônjuge, companheiro e filhos.
Caso o beneficiário não tenha em mãos todos os documentos necessários, para requerer sua pensão por morte do INSS, terá um prazo de até 30 dias para completar a documentação. O agendamento pode ser feito pelo telefone 135, esse serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília), o atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários, ou pelo site da Previdência Social, solicitado o agendamento o beneficiário já garante o direito da data para inicio do pagamento.
Após mudança na lei, proposta pelo governo, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente, altera o beneficio para os cônjuges, só poderá dar entrada na pensão por morte, o cônjuge ou companheiro que esteja junto pelo menos há dois anos e o segurado tiver contribuído para o INSS, por no mínimo um ano e meio.
Confira também
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Olá,
Meu pai morreu a 8 anos e contribui muitos anos, porém na epoca que ele começou a contribuir não tinha computador era só atraves dos carnês e ele consequentemente ele perdeu varios carnes e como não ficou arquivado em sistema do inss ele conseguiu receber auxilio doença antes de morrer, agora eu gostaria de saber se minha mae tem direito a receber a pensão, Nota ela foi casada só na igreja e não no civil
obrigado
se eu me juntar com um rapas maior de idade eu perco minha pensao?
pq?
nao sou de maior ainda
Oi, Minha mãe morreu faz 10 anos, e eu não tinha sabedoria sobre isso, perdi ela muito nova e fui dar conta só agora, será que teria como eu receber os atrasados? Tenho 20 anos, tenho como recorrer agora? Obrigada!
Olá o meu irmão faleceu e o mesmo morava junto com a sua esposa na casa da minha mãe, assim que ele faleceu a minha cunhada foi embora e passou a receber a pensão. Porém a mesma vai se casar e a minha mãe é viúva e o meu irmão era o homem da casa, a minha mãe tem direito a pensão?
gostaria de saber se tenho direito ao benificio do meu companhero agora que ele faleceu?
gostaria de saber se quando eu me aposentar por idade eu perco a pensao que minha esposa me deixou ?
Boa tarde, Minha mãe recebe duas pensão por morte, uma do meu pai e outra do meu irmão.
Gostaria de saber se ela pode receber mais uma pensão por morte de outro irmão que era separado a 13 anos e morava com ela?
Obrigado
como eu fasço para saber se os dinheiro atrasado de alxilio de morte do meu marido saiu?Vai fazer 5 anos que ele morreu e ate hoje nao saiu.Obrigado pela sua atençao me respnda mas rapido possivel.
boa tarde…..recebo a pensão por morte a dez anos,agora o innss ker k eu prove k morei com meu esposo ,com qm tenho 5 filhos, porque na certidão de obito dele meu filho colocou minha filha que era menos na epoca e dois neto e ñ colocou meu nome , como posso provar agora. meu beneficio já tá cortado a uma semana….agradeço se me responderam rapido
Olá, gostaria de tirar uma duvida. eu sempre fui deficiente físico, tetraplégico (tenho 36 anos) e recebia o LOAS, o salario minimo, com o falecimento do meu pai, comecei a receber a pensão dele, mas perdi o loas, gostaria de saber se posso continuar a receber meu beneficio e a pensão do meu pai, ou teria q abrir mão de um beneficio? pq conheço algumas pessoas q recebem os dois.
desde já, eu agradeço.
Bom quando eu tinha 6 més de idade meu pai matou minha mãe,ela trabalhava de carteira assinada e Contribuía para INSS esto com 20 anos falta 3 més para eu completa 21 anos eu ainda esto estudando esse dinheiro que é um salario minimo me ajuda muito …eu perdendo era me fazer muita falta tem como eu continuar ganhando apos 21 anos ?
Minha companheira faleceu,quando fui morar com ela, já tinha uma filha.Depois tivemos o nosso.Os dois receberam pensão por morte até 21 anos, até 11/12.
Porém meu filho ainda é dependete de mim para estudo e demais.
Não casei e nem tenho cetidão de união estável.Só tenho a certidão de nascimento dele, comprovante de residência, e testemunhas.
mim oriente por favor!
eu tenho uma amiga, ela é casada no civil, ela trabalha de carteira assinada, o marido dela faleceu, mas ele não estava trabalhando ,estava desempregado ela tem direito a receber pensão por morte?
Olá, Tenho um sobrinho que recebe uma pensão por morte da mãe, gostaria de saber se ele perde a pensão quando adquirir a maioridade sendo que é deficiente físico e portador de doença cronica (SIDA).Peço que me oriente neste sentido como devo proceder para ele não perde esse beneficio.
Tenho 19 anos e recebo pensao do meu pai que ja faleceu porque estou estudando. Queria saber se eu começar a trabalhar fixado eu perco esse direito da pensao. obg
Meu marido foi vitima de assalto e faleceu, tem 3 filhas, 1 comigo.
Tinha firma aberta,mas o contador dele nunca recolheu o inss. Só fui saber depois que ele faleceu, Como posso correr atrás desse beneficio? Afinal tenho todos os papés que pagava-mos da firma que ele tinha. sem mais obrigada
Faça um acordo com a firma para pagar as contribuições, caso eles não queiram pagar, procure um advogado e coloque na Justiça que resolve
fiquei viuv a 3 anos meu marido contribuiu ao inss por 17 anos nao trabalho tenho um filho de 12 anos meu marido ficou sem contribuir com o inss algum tempo sera que tenho algum direito a pensao , o pelo menos o garoto
meu marido faleceu a 1 ano e recebo a pensão por morte,gostaria de saber se tenho direito a revisão e qnto.obrigada marcia
o meu tio faleceu e a minha tia não deu entrada des de 2008 será que ela ainda tem direito
terá direito sim, e ainda receberá o acumulado !!
Ola Sr(a)
Minha mulher(aliança estável 4 anos)recebi pensão por morte do ex marido dela,e no momento possuímos uma criança de síndrome de down,(da qual não recebe nenhum valor) do governo(INSS),depois de lutar pelo direito da criança desistir do seu salario, minha pergunta é se minha esposa vim a falecer essa pensão e passado a criança com down? sendo que ambos estão desempregado(sendo que ela tem dois filhos casamento passado 14 e 18 anos)…. desde ja agradeço a compreensão!
No Aguardo
meu pai teve um acidente e veio a falecer e sou de menor .Queria saber como faço e se tenho direitos em algum beneficio do inss , quais são.e se tenho como transferir os beneficio para o local do qual me resido.
boa tarde
Tenho uma pergunta
Meu pai faleceu ja algum tempo a 12 anos, e ele quanto aposentou ganhava 1.3 do salario minimo, depois q ele faleceu minha mãe q tem 64 anos hoje não conseguiu aposentar devido falta de contribuição ela ficou coma penssão, só que estão pagando um salário minimo, a diferencia não estão pagando desde daquela época, gostaria de saber c é normal ou temos este direito de receber integral oque meu pai ganhava.
desde ja ficou no aguardo e agradeço
edmundo
Peça uma revisão, porém vale lembrar que a revisão se concedida, só recebe os 5 últimos anos. Mas poderá tentar administrativamente e posteriormente em juízo caso não tenha êxito.
Com relação a sua mãe se ela for contribuinte antes de 24/07/1991, ela poderá se beneficiar da tabela progressiva, assim talvez não necessite das 180 contribuições exigidas pelo INSS.
Mais informações,
renornavarrocontabilidade@hotmail.com
21 3619-4529
ola bom dia recebo pensão por morte do meu companheiro e tenho um filho quando ele tive 21 anos vamos perde ou ficaram pra mim
Bom Dia,
quando meu pai faleceu eu tinha 12 anos de idade e minha mãe recebia a pensão, sendo que eramos e 02 filhos , e logo fiquei sabendo que ela recebia 50% para ele e os outros divido entre os filhos, Sendo que nunca me deu em mão ou depositou em c/p para nos, mais ela recebi os 100%, gostaria de verificar com você se ela recebe ainda os 25% meu ou ja parou de receber, pois ouvi falar que a filha mulher recebe ate se casar no civil. hoje estou com 28 anos.
Bom dia, Minha madastra morou com meu pai durante 12 anos e ele vaio a falecer.Ele não era divirciado de minha mãe, que teve quatro filhos com ele sendo que dois ainda são solteiros. Só que a pensão por morte quem esta recebendo é minha madastra, que hoje já é amasiada com outra pessoa.Gostaria de saber se minha mãe e meus irmãos solteiros tem direito á essa pensão ou somente a minha madastra?
Obrigado
olá gostaria de pergunta , por que a pensão não foi depositada ? o numero do beneficio é “1574244709” . espero que possam responder ! obrigada
oiii eu tenho 20 anos e recebo pensao por morte do meu pai ,gostaria de saber se eu começar trabalhar fichada eu perco minha pensao?em que casos eu perco//
Meu companheiro faleceu, vivia com ele desde 1979, ele estava lutando para se aposentar, pois não havia completado o período exigido.Como ele adoeceu ficou muitos anos sem registro formal e sem contribuição.Tenho direito a pensão? Como fazer para requerer? Obrigada.
Infelizmente, ele perde os direitos de segurado a parti do momento que ele deixou de contribuir.
Olá,tenho uma dúvida,a 14 anos meu marido faleceu na época recebia um salário e meio,essa pensão era divida entre eu como esposa,dois filhos de outro casamento anterior e tenho um filho dele hoje ta com 14 anos,os outros já completaram 21 e não veio o valor integral pra nós com a saida deles,gostaria de entender o que houve já que a lei de reduzir o valor seria apartir deste ano,ele faleceu em 2003, obrigado
Meu pai faleceu a 4anos gostaria de sabe se minha mãe tem direito a receber auxilio por morte. obrigado
Boa noite! Sua mãe só poderá se beneficiar da pensão, se conseguir comprovar que no momento do óbito, ele tinha qualidade se segurado, ou seja contribuições em dia, ou vínculo com alguma empresa em até um ano antes do óbito dele.
Mais informações,
renornavarrocontabilidade@hotmail.com
21 3619-4529
oi boa tarde. meu pai faliceu ta cm + de 12 anos na epoca eu era menor ai eu recebir os direitos e ainda recebi uma aposentadoria ate completar 22 e pois foi encerrado. hoje estou cm 32 eu ainda tenho direito a alguma coisa.
Minha Mãe faleceu a 6 meses e eramos só nós 2.
Tenho 29 anos porém dependia dela pois não trabalho registrado…
Gostaria de saber se tenho como receber um auxilio por parte da minha mãe que era aposentada do inss.
Você não pode se beneficiar da pensão de sua mãe, uma vez que já possui mais de 21 anos, e não possui incapacidade para o trabalho.
eu cuidava do meu irmao eu era a tutora dele agora ele veio a falecer e ja recebia pensao devido ele te poblemas depressivo sera que eu consigo passar para minha filha que é afilhada dele
Gostaria de saber, o pai era autônomo e contribinte ativo do inss. Contribuía com o mínimo. Ele faleceu. Tem seis filhos com mães diferentes. Cada filho recebe um salario, ou a pensão de um salario sera repartida entre os seis. Obrigado.
meu filho recebe pensão por morte do pai.hoje sou casada e gostaria de coloca-lo como dependente economico do meu atual marido.mas gostaria de saber se meu filho perde o beneficio?
eu quero saber se fotos e carteirinha de plano de saúde serve como provas de q morava com uma pessoa falecida?
Primeiro precisa comprovar que era companheira do falecido, depois comprovar dependência do mesmo, através de DEPENDÊNCIA DE PLANOS DE SAÚDE, CONTA CONJUNTA, DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA, DEPENDENTE EM CLUBES, CARTÕES DE CRÉDITO, FILHO EM COMUM, MESMO QUE COMPANHEIRA, CONTAS DE ÁGUA, LUZ OU TELEFONES NO MESMO ENDEREÇO, ATÉ MESMO EM ÚLTIMO CASO PROVAS TESTEMUNHAIS.
Mais informações,
renornavarrocontabilidade@hotmail.com
21 3619-4529
o pai de minha filha faleceu recentemente gostaria de saber como ele tinha outra pessoa é possivel a minha filha receber algum beneficio do INSS, pois ela recebia pensão dele?Como ele morava em são paulo como faço para dar entrada?
minha esposa faleceu e meu pedido de pensao foi indeferido porque nao tive como provar nossa convivencia de 19 anos,logo que nao tinhamos filhos ecompravamos tudo em cartoes de terceiros sendo unico comprovante de convivencia o endereço residencial.o que devo fazer para ter direitos sobre a pensao por morte se testemunhas nos tinha-mos diverssas e era-mos semi-alfabetizados.?
Olá, Preciso tirar uma dúvida. Meu marido faleceu em 2005 e não eramos casados no papel. Meus filhos receberam a pensão até 21 anos. Minha filha está cursando faculdade e este dinheiro era para pagar os seus estudos. Recebia um salário mínimo e estou bastante preocupada e não quero que ela pare os seus estudos. Vou recorrer a pensão como a viúva e preciso saber quais documentos eu preciso. Já não moro mais onde morávamos e tenho apenas um documento de gaveta (amarelado pelo tempo) em nome dele da compra desta casa. Todos os documentos dele estão guardados comigo, porém não tenho nenhum documento que prova a nossa união. tenho testemunhas. Será que vou ter que recorrer a justiça para receber?
Gostaria de saber recebia duas pensões do meu pai e minha mãe. Completei 21 anos. se eu fizer faculdade terei ainda direito ao beneficio. Me respondam por favor ficarei muito agradecido.
O beneficio previdenciário nao se confunde com pensão de alimentos, neste caso, o beneficio se encerrará com os 21 anos.
Infelizmente a pensão por morte acaba ao completar 21 anos independente de fazer faculdade.
sou aposentada a 15 anos,em 2008 meu filho de 19 anos cometeu suicidio em casa,ele estava a 3 meses no exercito tenho direito a uma pensão?
olá, por favor me ajuda! minha irmã era casada com um cara,só não era em papel passado bem digamos juntou os panos né,viveu com ele mais de 10 anos construiu uma casa tinha 2 carros mas ele veio a falecer,quias os direitos dela,a mãe dele já pediu um dos carros e agora que a metade da casa o que minha irmã deve fazer…