Pedido de Reconsideração de Benefício 2021
INSS Pedido de Reconsideração de Benefício
Você é trabalhador e deseja fazer uma reconsideração de benefício do INSS? Saiba como fazer isso e todo o procedimento para fazer o pedido de reconsideração.
O pedido de reconsideração de benefício do INSS pode ser solicitado para diversos serviços, como por exemplo, em relação aos procedimentos de perícia médica e também em várias ocasiões. Por exemplo, no caso de pedido de reconsideração no caso de interposição pode ser interposto nos seguintes casos: na conclusão médico-pericial contrária à existência de incapacidade laborativa de segurados que são beneficiários da previdência social; e no caso da conclusão pericial favorável, com data de cessação do benefício, que seja menor e igual à data da realização do exame (DRE). Nestes casos, deve-se lembrar que cabe apenas um pedido de reconsideração.Lembrando que para fazer o pedido de reconsideração há um prazo para fazer isso que é de 30 dias contados: da ciência da conclusão contrária, nos casos de perícia médica; do dia seguinte da data da Cessação do Benefício que seja menor ou igual à data da realização do exame.
Há ainda o pedido de reconsideração por incapacidade, neste caso, através deste pedido o beneficiário solicita uma nova avaliação médica por não concordar com o indeferimento ou diante da obtenção de novos elementos e neste caso será feita uma avaliação médica por perito que é o responsável pela avaliação. Pode ser que seja negada a solicitação de auxílio-doença e neste caso pode pedir novamente o pedido de reconsideração do INSS ou pedido de recurso no prazo de até 30 dias, outra forma é dar entrada a novo requerimento respeitando os prazos que é partir do 1° dia depois de decorridos os 30 dias do requerimento anterior. No caso do beneficiário não ir à avaliação médica, o beneficiário pode solicitar remarcação da perícia uma única vez no prazo de até três dias antes da data que estava agendado o atendimento. Para remarcação o beneficiário deve entrar em contato pelo telefone 135 e de segunda a sábado das 7h às 22h horário de Brasília.
No caso do pedido de prorrogação ou reconsideração de benefício do INSS, este pode ser feito pelo site da DataPrev pelo link www.dataprev.gov.br, acessando esse link basta preencher o número do benefício ou requerimento, data de nascimento, nome do requerente, número do CPF e sequência de letras geradas pelo site e depois clica em confirmar. O que facilita o pedido de reconsideração é fazer ele o mais rápido possível, o que aumenta a possibilidade de em um período menor de tempo ter seu pedido atendido
Confira também
Mais Informações e Noções de Segurança Social
Informações e Noções de Segurança Social
Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.
Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.
Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7
O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).
Tive uma neurotoxplasmose e tive meu lado esquerdo paralisado, ainda tenho dificuldade em me locomover, tenho também incontinência urinária, perda da audição severa, e problemas de nervos, entre outros problemas, tive o meu auxílio doença negado, porém não tenho condições de cuidar de 20 crianças de 0 a 17 anos e 11 meses, e o local em que trabalho também é de difícil acesso, o que devo fazer, desde que recebemos a notícia da negativa do perito, tenho me sentido muito mau. Por favor alguém me ajude, concordo plenamente com a reforma na previdência, porém sem injustiça.
Gostaria de saber sobre Reconsideracao de Beneficio.
Meu marido faleceu faz 10 anos, na epoca ja estava divorciada e estava morando com meu filho com 14 anos de idade aqui nos USA.Ele so pagou pensao alguns meses eu sustentei e dei suporte para meus filhos todo esse tempo. Fiquei sabendo por intermedio de um advogado que teria dereitos de pensao apos sua morte mesmo sendo divorciada.
Gostaria de saber se poderia recorrer neste caso.
Favor enviarem uma resposta
Atenciosamente,
Lizia
Olá! Se o pai de seus filhos contribuía no INSS você tem direito de receber a pensão por morte em nome de seus filhos sim, inclusive os atrasados se houver filhos menores de idade. Um advogado pode te ajudar nisso. Se precisar estou à disposição!
Bom dia, gostaria de obter informações referente a licença/afastamento do trabalho para mulheres após termino da licença maternidade que teve parto pré maturo( criança ficou muito tempo hospitalizada e necessita acompanhamento da saúde).
Atenciosamente,
Adriana Almeida Pereira
quero receber meu cartao de aposentada emcasa
BOM DIA ! FIZ O PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO E FOI MARCADO PARA O DIA 20/10,EU LI AQUI QUE TEM QUE SER FEITO NO PRAZO DE 30 DIAS E 30 VAI DAR NO DIA 17/10 ISSO PODE VIR ME PREJUDICAR?
Não ! 30 dias e o prazo pra você fazer o pedido de reconsideração ou prorrogação. A pericia pode acontecer depois dos 30 dias mas o sistema ja tem seu pedido no prazo.
Boa Noite dia 22/08 realizei minha pericia onde já estava finalizado meu auxilio doença e a médica perita me liberou para volta ao meu trabalho sendo que nessa mesma função eu não poderei mais exercer devido ao esforço físico onde realizei 3 cirurgias de hernia umbilical com tela e meu medico falou que eu teria que mudar de função ou de trabalho,eu pedi uma reconsideração para mostrar ao medico perito se tem como ele me encaminhar para uma reabilitação profissional,gostaria de saber se eu teria esse direito? pois eu não tenho mais condições físicas de exercer minha função no trabalho devido ao peso.
Estou com um processo de aposentadoria no INSS,para análise , até hoje não obtive exito e olha que o mesmo esta todo certinho,e não sai de um determinado setor de pericia médica. Processo nº 174 aposentadoria por tempo de contribuição. Espero que alguém possa me orientar,pois até na ouvidoria ja reclamei e a situação é a mesma.não acho justo voce trabalhar durante 35 anos e na hora que vc mais
precisa, vc é renegado. Como é que uma pessoa pode sobreviver numa situação dessa, se não tiver alguém que possa te JUDAR.
Pedido de reconsideração de beneficio de auxilio doença,
negado no dia 8/9
quem aposentou por tempo de serviço e nao e especial pode trabalhar ate que idade,brigado,aguardo resposta.
Meu pai fez a pericia q foi contraria porque junto com o laudo atual do médico. Ele apresentou tambem um de dois anos atras do qual ele nao deu entrada no INSS.isso pode?e agora?o q nós. Podemos fazee?
Tive minha minha segunda pericia ( de prorrogacao) na sexta feira dia 26, onde a perita me liberou para o trabalho, mas voltando no medici do trabalho juntamente com o traumatologista ( por que tive uma lesao na coluna em um acidente de trabalho)e mantiveram afastado do trabalho , liguei para o 135 e foi marcado somente pro dia 2 de dezembro e ate la fico sem receber, qual seria a melhor opcao para que o beneficio não demore tanto a ser pago ?
solução rápida para um não reconhecimento de beneficio já a mais de cinquenta dias
ESTOU HOJE HÁ MAIS DE CINQUENTA DIAS SEM RECEBER POIS OS PERITOS NEGAM A EMPRESA NÃO PERMITE QUE VOLTE A FUNÇÃO DE MOTORISTA CARRETEIRO POIS TENHO LABIRINTITE E ESTOU EM TRATAMENTO NEUROLOGICO VISTO LAUDOS A PERITO ACHOU APTO PARA A FUNÇÃO DIA 18/08 ENTREI EM RECONSIDERAÇÃO MAS SOMENTE PARA DIA 30/09 ESTOU FICANDO AINDA PIOR POIS SOU CHEFE DE FAMÍLIA COM RESPONSABILIDADES QUERO DIZER CONTAS MINHA MORAL AONDE FICA, E MEU PAGAMENTO VIRÁ ATÉ ENTÃO PERDI QUANTO EM SAÚDE ESTRESS ALIMENTO MEDICAMENTOS ESTOU DESESPERADO SEM NENHUMA ATITUDE POSITIVA DO INSS SOU UM TRABALHADOR QUE ATÉ MESMO JÁ ENTROU COM PEDIDO DE APOSENTADORIA QUE FOI NEGADO TAMBÉM ,SEMPRE TRABALHEI DE CARTEIRA ASSINADA PARA AGORA ME NEGAREM O DIREITO DE ME TRATAR OU MESMO DE ESTAR DOENTE SEMPRE FUI UM TRABALHADOR ATIVO E AGORA QUEM RESOLVE E MINHAS DÍVIDAS QUEM PAGA E MINHA MORAL
oi me chamo maria Edileuza bandeira gostaria de sabe se eu podeira da entrada em uma posentadoria trabalho de domestica carteira assinada de 13 anos tenho canse de pele a mas de vinte anos que faço trata mento cada dia fica pior a maioria melanoma todos os mes fazendo retirada fico sem poder trabalhar as vez tenho q trabalhar cheia de pontos hoje estou com duas cirurgia seis cetimetro cada nao consigo nem ir ai banheiro gostaria de uma reposta o que devo fazer
Não esta sendo concedido meu auxilio maternidade por causa de datas, eu estava afastada por auxilio doença quando meu filho nasceu, agora não consigo meus benefícios como auxilio maternidade, como devo preceder em relação ha esse problema
Tenho tendinopatia difusa no manguito rotadornos 2 ombros
bursite subacromial/subdeltoidea 2 ombros
proecesso degenerativoda articulaçao acromioclavicular.alteraçao na morfologia dos quadris,condropatia,impacto femoroacetabular, do tipo pincer
espondilose lombo sacra,zigoartrose bilateral l3 a s1,
discopatia degenerativa d11-,d12,l3-l4,l4-l5, ,
Olá! Em caso de negativa da prorrogação do benefício, é melhor entrar com pedido de reconsideração ou o recurso? A perita me liberou, porém não possuo condições alguma de exercer minhas atividades ainda. Estou em tratamento fisioterapêutico, por uma lesão no joelho, no trabalho. A empresa disse ter aberto o CAT. Trabalho em pé o dia todo. Mesmo o gerente me disse para voltar com capacidade melhor do que estou agora. O RH me orientou a reconsideração.
Estou recebendo beneficio pelo INSS, a principio recebi o B31, entrei com a CAT e solicitei a conversão para B91, já fiz 3 pericias e todas saem com espécie 91, enviei todos os documentos para o RH da minha empresa empregadora para que voltem e atualizem os depósitos do FGTS, minha empresa alega que em consulta no sistema do INSS (carta de concessão) meu beneficio continua B31, já faz mais de 9 meses que solicitei esta conversão e no sistema do INSS quando consulto meu extrato de pgto, também consta o código B31.
O que devo fazer para atualizar no sistema do INSS (carta de concessão e extrato de pgto), já que minha empresa se nega a fazer e atualizar meus depósitos do FGTS, sem que esteja atualizado no site.
Desde já agradeço,
Sandro
gostaria de saber se uma pessoa pode receber dois beneficios ao mesmo tempo. conheço um senhor que recebe pensao pela morte da esposa (mas vive com outra a 10 anos) e por ter sofrido um acidente de trabalho. ele recebe ate hoje pelo acidente, trabalha como autonomo pra não perder o beneficio e se gava que recebe dois salarios do governo. minha tia, trabalhadora rural não conseguiu o beneficio de aposentadoria e morreu dependendo dos outros. porque os preguiçosos tem direito e quem morre com mãos calejadas não tem????????????????
sou da PASTORAL PESSOA IDOSA – acompanho idosas necessitados ao INSS- hj acompanhei Sr.José 75a .trabalhou p/20 a. na lavoura, INSS de posse de comprovantes,, negou a aposentadoria, alegando que ele só recolheu 82 cont. Foi solicitado e comprovado
aposentadoria RURAL -recurso 373
É doloroso, um brasileiro trabalhou a vida toda, hoje vive de doações,
Solicitei o LOAS – negado – sua esposa é aposentada p/invalidez c/01 SM.- ela tem DA-Doença Alzheimer – seu salário e a única renda familiar – e gasto c/sua sub existência.
Quando entro com solicitações demora em média 60 dias, e como aliviar a decepção desses idosos?
MUDA BRASIL – todo idoso com mais de 70 anos, deve, independente de qualquer motivo ter direito a um salário minimo.-
por que as pesoas que te epilepisia nao tem direito de aposentadoria
preciso saber sobre o andamento do processo em protocolo 442
Preciso saber onde encontro o número do beneficio, urgente .No cartão , agencia ou outro lugar e possível encontrar ?
Tenho transtorno bipolar , desde 2010 quando tive a primeira crise , de la pra ca passei por auxilio doença . Voltei ao trabalho , enfim estava no auxilio doença desde abril , terminando 9 de junho de, hj 17/6 fiz a pericia com pedido de prorrogação , foi indeferido , agendei a pericia com o pedido de consideração para 6/07 é possível que eu consiga prorrogar o auxilio doença , pois não estou bem ainda pra voltar segundo meu psiquiatra . Caso nao de certo procuro advogado ? Me ajudem . Momento estou desempregada , ja contribui com a previdência por 28 anos . Obrigada aguardo resposta
O pedido de consideração pode receber o benefício
me aposentei em 2003 com 48 anos por tempo de serviço (INSALUBRIDADE)NOS CALCULOS FORAM 31ANOS MAS O INSS SO ME CONCEDEU 70 POR CENTO DO BENEFICIO NÃO TERIA DIREITO A MAIS NADA?
Bom dia….gostaria de saber minha cituaçao…pois liguei um dia a moça falou q chegaria em casa um papel dia 27/5 para eu ir ao banco mas até agora nada
Meu recurso SAIU RESULTADO EU não sei o que significa
Fundamentação técnica e conclusão:
Da análise dos registros médicos constantes do SABI, e de todos dos elementos constantes dos autos do processo
eletrônico, concluo que cabe RATIFICAR a decisão Médico-Pericial pela cessação do B31, diante da ausência de
comprovação de INCAPACIDADE TOTAL documentada no conjunto probatório
Prezada,
Aparentemente seu beneficio foi negado, caso precise de um auxilio jurídico
boa noite gostaria de saber se uma pessoa que e pensionista pode pagar inss por fora ; para ter sua aposentadoria por idade ou nao
O RX do SUS pode ser negado pelo médico do INSS….
Olá.
Estou afastada do trabalho devido a hérnia de disco a minha primeira pericia foi Deferida porém até 15/04 apenas sendo que o laudo do meu médico era até 15/05, quando aproximou a data 15/04 eu ainda não estava apta ao retorno ao trabalho e sendo assim fiz um pedido de prorrogação a qual foi agendada uma nova perícia para 27/04. Meu médico fez um novo laudo atestando que estava com cirurgia agendada para 11/05 pois o tratamento não deu o resultado esperado, no mesmo dia eu peguei o resultado que foi INDEFERIDO. E agora eu solicito uma reconsideração de pericia ou entro com processo administrativo junto ao INSS?
A Reconsideração pode ser solicitada mesmo eu já ter solicitado a prorrogação?
Qual o melhor e mais rápido caminho?
Obrigada
gostaria de saber se tenho direito a me aposentar pago autonomo e não tenho condições de trabalhar devido os problemas de saúde
Fiz uma perícia dia 13/04, fui atendido por um perito super mal humorado, me fez a seguinte pergunta, por que o senhor está pedindo benefício do inss? Falei,estou com problemas de relacionamentos no meu serviço, fui afastado com problemas de depressão,pois bem, esse perito não perguntou nada, pegou o laudo,e simplesmente escreveu no computador, não questionou o que eu tinha, me deu alta no mesmo dia antes do período que meu médico deu! Outro problema o perito tem que ser psiquiatra, ele estava atendendo ortopedia e tudo que fosse pra ele! E muito ignorante por sinal!
Meu pedido de prorrogação foi negado oque eu posso fazer agora pedi reconsideração. E si for negado posso entra com recurso ??? Preciso muito da sua ajuda. O médico da perícia nem olhou meus enxames já foi falando que eu ia volta a trabalhar nem leu o laudo médico
Boa tarde, para calcular os retroativos do INSS por auxílio doença, eu conto a partir da data de reconsideração do benefício ou pelo último requerimento DER.
Minha mãe tem deficiência renal crônica, ela está a seis meses esperando pra concluir o resultado da perícia, fomos la varias vezes pra entregar os documentos , pois o atendente que pediu os docomentos, estava de ferias, e o atende falou que poderia entregar a qualquer atendente enquanto ele estava de ferias, mas fomos la, e sempre falaram que so podia ser com o oque atendeu ela(mae). Isso é desumano, quase todo mês minha mãe fica internada, e até hoje não temos dinheiro pra nada. Todos recebem e menos ela, sendo que está operada também. Aí por faltar os documentos, foi indeferido, e agora marcou pra Junho, e estamos desde setembro tentando. E quando isso tudo se resolver já vai estar fazendo 1 ano.
O INSS de Campos infelizmente não é tão bom quando imagiva.
Se alguém pode me ajudar a adiantar isso, entre em contato comigo.
gostaria de saber porque perícia significa benefício cortado.
tenho sequela cognitiva pela neurosifilis sera que eu posso aponsetado por invalides
tive meu beneficio negado pois tenho miocárdia com ejeção de 35% tive alta e entrei com reconsideracao o que posso fazer
Bom dia! Gostaria de informar e pedir ajuda fiz o pedido de prorrogação do auxílio doença e o perito nem olhou meus exames deu uma olhada por cima no meus atentados médicos e sorriu diz que estava tudo certo me desejou Boa sorte e quando cheguei lá no balcão estava cortado o meu benefício pedi pra falar com o médico e não me autorizaram tenho Lúpus,artrose cromo e calcificação e rotura total do tendão do supraespinhal no braço direito, artrose na coluna cervical e lombo sacro. Tudo comprovado com exames médicosOs remedios São caros o sus nao fornece não sei como vai ser sem meus medicamentos contínuos dependo do braço da mão direita para escrever no quadro e não consigo erguer o braço sou professora à mais de quinze anos e só parei por causa das dores e limitações do braço e do Lúpus que está muito alterado. Atenciosamente Lucia Maria da Silva