Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Novas Regras Empréstimo Consignado 2024

Empréstimo Consignado INSS 2024

As novas regras dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS 2024 já se encontram em vigor. A ideia é tornar o empréstimo mais acessível às pessoas, proporcionando melhores taxas e formas de pagamento.

Desta forma, os aposentados e pensionistas do INSS podem usufruir deste dinheiro para realizarem seus sonhos, como uma viagem ou troca do carro, por exemplo. A seguir confira mais informações sobre os melhores empréstimos de 2024.

novas-regras-emprestimo-consignado

O que é o empréstimo consignado?

Primeiramente, nos cabe descrever o que é um empréstimo consignado. Nesta forma de o valor é descontado diretamente no contracheque ou benefício previdenciário da pessoa. Por isso, os juros cobrados pelo banco são menores em relação a outros tipos de empréstimos, pois o risco em não conseguir pagar a parcela do empréstimo é menor.

Mas é preciso ficar atento para a margem consignável, a qual consiste na limitação do valor que pode ser descontado automaticamente do contracheque ou benefício previdenciário. Ademais, existem dois tipos de empréstimos consignados, sendo eles: o empréstimo pessoal e o cartão de crédito consignado.

No primeiro caso, a pessoas recebe o valor cheio solicitado no banco e vai realizando o pagamento aos poucos, através de parcelas mensais. Sobre os juros, o máximo que pode ser cobrado em um empréstimo pessoal consignado é de 1,8% ao mês.

Pagamento do Empréstimo Consignado de forma Parcelada

Ainda, o valor poderá ser parcelado em até 84 vezes, sendo que a pessoa pode ter até 9 contratos de empréstimo consignados ativos.

Em se tratando do cartão de crédito consignado, a diferença é que os valores são descontados diretamente do benefício previdenciário, bem como os juros podem ser fixados em até 2,7% ao mês.

Confira:  BNDES Simulador de Crédito

inss-emprestimo-consignado-regras

Quem pode requerer o empréstimo consignado?

Podem requerer o empréstimo consignado pessoas que trabalham com carteira assinada (CTPS), aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e militares, ou seja, todas as pessoas que possuem uma renda mensal fixa e que consigam comprová-la.

Requerimento Empréstimo Consignado

Outra mudança foi à redução no tempo para se conseguir um empréstimo consignado. Antes das novas mudanças, a pessoa precisava esperar em torno de 90 dias para pedir o empréstimo consignado, agora o tempo de espera é de aproximadamente 30 dias.

Este desbloqueio do valor no prazo de até 30 dias é feito por meio de uma pré-autorização, a qual deverá ser realizada pela internet. Para isso, a pessoa precisa enviar um documento de identificação e um termo de autorização digitalizado pelo site, além de informar seus dados pessoais.

Tempo de Carência Empréstimo INSS

Ainda o tempo de carência foi estendido, agora após o segurado contratar um novo empréstimo consignado, ele poderá ter até 3 meses de carência para começar a pagar a primeira parcela, contado da Data de Despacho do Benefício (DDB). Este prazo estendido para pagamento é válido apenas para a primeira parcela de pagamento do empréstimo consignado. Este período de carência não é obrigatório, ou seja, é facultado a instituição bancária fornecer ou não, visto que, trata-se de uma relação de consumo.

novas-regras-emprestimo-inss

Empréstimo Consignado INSS Novas Regras 2024

Quanto à margem consignável, cabe mencionar que no dia 02 de novembro de 20 entrou em vigor a Medida Provisória (MP) 1.006/20, a qual estabeleceu um aumento da margem consignável do empréstimo pessoal. Com isso, a margem consignável do empréstimo pessoal subiu para 35%, continuando os mesmos 5% para o cartão de crédito consignado. A ideia é favorecer as pessoas que recebem uma boa renda e queira quitar o empréstimo consignado o mais rápido possível.

Confira:  BNDES Empréstimo - Simular, Regras

Portanto, com as novas mudanças os empréstimos consignados poderão comprometer até 40% do valor do benefício previdenciário dos aposentados e pensionistas do INSS, diferentemente da do que vem sendo adotado até agora, onde os empréstimos comprometiam até 35% do valor do benefício no mês, mais 5% para uso de cartão de crédito na modalidade saque.

Mas estas mudanças possuem prazo para terminar, a saber, dia 31 de dezembro de 20, pois foram criadas em face do atual cenário mundial. Mas, uma boa notícia é que tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei a PL 2.017/20, a qual visa aumentar a margem consignável do empréstimo pessoal de 30% para 35%.

regras-emprestimo-consignado

Como pode ser visto, as mudanças são temporárias e visam facilitar o acesso e o pagamento dos empréstimos consignados por parte dos aposentados e pensionistas do INSS, em face das crises econômicas enfrentadas nos últimos meses. Deste modo, além do período de carência estendido de até 3 meses para pagamento da primeira parcela do empréstimo consignado, os beneficiários desta modalidade de empréstimo podem contar ainda com o parcelamento do débito em até 84 parcelas mensais, iguais e consecutivas.

Se você está precisando de dinheiro e preenche os requisitos para a concessão do empréstimo consignado, vale a pena dar uma olhada nas formas de parcelamento do empréstimo e aproveitar as baixas taxas de juros que este possibilita.

Confira:  Empréstimo para Negativado

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: