Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Melhor idade para se aposentar 2021

Qual a melhor idade para se aposentar no INSS

Após uma vida inteira de lutas e superações, nada melhor para um idoso do que se aposentar e ter a tranquilidade de saber que todo mês você terá em sua conta um valor garantido para seu sustento. Mas, saiba que para tanto, é preciso saber qual é a melhor idade para se aposentar. Saiba agora mesmo quais os requisitos necessários e qual é a melhor idade para se aposentar.

melhor-idade-para-se-aposentar

Para um homem conseguir se aposentar, ele deverá ter 65 anos de idade e 35 anos de contribuição ao INSS, ou seja, ele deverá ter sido empregado durante 35 anos, já para uma mulher conseguir tirar a sua aposentadoria, ela deverá ter 60 anos de idade completos e 35 anos de contribuição para o INSS. Apenas para trabalhadores rurais, as regras para conseguir se aposentar diferem das normas gerais, ou seja, para o trabalhador rural, a idade mínima é de 60 anos de idade e para a trabalhadora rural, a idade é de 55 anos, isso por ser um trabalho mais pesado que pessoas idosas têm muita dificuldade em executar devido às limitações que os anos trazem.

Essa idade mínima exigida, é para que o aposentado consiga obter sua aposentadoria com o seu fator acima de 1 que dará à ele o direito de obter o benefício integral ou ganhar algum tipo de bônus em relação à média salarial de todas as suas contribuições. Caso o seu fator fique abaixo de 1, o seu benefício provavelmente será reduzido.

Para os trabalhadores de iniciativa privada, embora a possibilidade de conseguir uma aposentadoria melhor com o máximo vigente, seja muito tentadora, para obtê-la você terá ficar alguns anos a mais na ativa para conseguir um fator acima de 1 e ganhar a tão sonhada aposentadoria máxima do INSS. Nesse caso, a melhor idade para se aposentar, é quando você atinge mais de 40 anos de contribuição ao INSS e acima de 60 anos de idade.

Confira:  AIDS tem Direito a Aposentadoria do INSS

Existem quatro tipos de aposentadorias, que tal conhecermos um pouco sobre cada?

A mais conhecida por nós é a aposentadoria por idade, sendo 65 anos para o homem e 60 para a mulher em âmbito urbano, e 60 anos para o homem e 55 para a mulher em âmbito rural, além disso, é necessário comprovar no mínimo 180 meses (15 anos) de trabalho.

Outra bem conhecida também é a aposentadoria por contribuição, sendo essa sem idade mínima para aposentadoria, porém, é necessário ter contribuído por pelo menos 30 anos para as mulheres e 35 para os homens.

Já a aposentadoria por invalidez, refere-se ao trabalhador que é incapaz de exercer quaisquer que sejam as atividades em prol do trabalho permanentemente. Esta pessoa pode ser reavaliada a cada dois anos pela perícia médica do INSS para verificação. Não se pode aposentar por invalidez quem começar a contribuir para a Previdência quando já portador de alguma doença ou lesão que o incapacite. Se este aposentado conseguir recuperar sua capacidade física ou mental, a aposentadoria deixa de ser paga.

E por fim, a aposentadoria especial. Esta é destinada a pessoas expostas a condições prejudiciais tanto a saúde quanto à integridade física.  Há a necessidade de laudo médico atestando que você esteve exposto a riscos durante o tempo trabalhado. Vale ressaltar que o tempo de contribuição dependerá do quão exposto ao perigo era o trabalhador durante a sua atividade.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: