Você está no site Informações e Noções de Segurança Social que deixa você informado sobre seguridade social. Esse não é o site da Previdência Social!

Aposentadoria por Invalidez – Depressão e síndrome do pânico 2021

Aposentadoria por invalidez síndrome do pânico

Você sabia que aposentadoria por invalidez por síndrome do pânico e depressão é possível?

sindrome-do-panico-aposentadoria-invalidez-inss

Doenças como depressão deixam as pessoas tristes, com oscilação de humor, transtornos, dentre outras questões, podem trazer incapacidade de as pessoas trabalharem.

Segundo especialistas da área da saúde depressão e outros problemas com a mente, como a síndrome do pânico afetam a qualidade de vida e o potencial do colaborador.

A depressão é um dos maiores males do século, sendo um problema relacionado à saúde pública.

Para algumas pessoas, tem sido cada vez maior o número de trabalhadores afastados no Brasil e no mundo por conta de depressão no ambiente do trabalho, como causa direta – por conta de chefe, pressão etc. – ou indireta – como família, relacionamentos amorosos etc.

Assim, é dever do médico do trabalho fazer o acompanhamento do trabalhador, a fim de que ele possa se afastar no INSS por depressão, por exemplo. O acompanhamento com médico psiquiatra deve ser indicado para afastamento ou aposentadoria por invalidez INSS.

depressao-aposentadoria-invalidez-inss

Pericia INSS aposentadoria por invalidez

Caso a depressão esteja ligada ao trabalho, é preciso que o empregado se afaste pelo INSS e faça perícia para aposentadoria por invalidez por depressão e síndrome do pânico. É preciso que haja incapacidade total para continuar a trabalhar, para ser aposentado por depressão pelo INSS.

Invalidez por depressão INSS

A perícia INSS verá se é o caso de afastamento por doença ou aposentadoria por invalidez por depressão. As doenças da mente precisam do mesmo procedimento no INSS para que a pessoa possa se afastar ou se aposentar. Mais de 200 mil pessoas foram afastadas por depressão atualmente.

Confira:  Renovação de Senha Bancária Previdência Social

Auxílio doença INSS depressão

Como é muito difícil demonstrar incapacidade total e permanente na depressão, geralmente o INSS concede auxilio doença.

auxilio-doenca-sindrome-do-panico-depressao-inss

Perícia judicial INSS invalidez síndrome do pânico

E, infelizmente, como se precisado aval do INSS para aposentar por síndrome do pânico, como por depressão, muitas vezes o pedido é negado pela autarquia federal e vai parar nas mãos de um juiz.

Por isso é importante guardar laudos, exames e documentos que comprovem a gravidade da doença. Caso você não esteja satisfeito com isso, deve entrar com pedido administrativo ou com ação judicial.

A perícia judicial nos casos de invalidez geralmente modifica a decisão do INSS e acaba concedendo o beneficio, mas tudo vai depender do caso.

Tirou suas dúvidas sobre aposentadoria invalidez depressão e síndrome do pânico? Como vimos, possivelmente o doente recebera auxílio-doença antes. Caso o problema se mostre permanente, há chances de que este se converta em aposentadoria por invalidez.

Há pessoas com nível e grau de depressão tão alto que até por conta de medicamentos não conseguem continuar trabalhando. São casos graves e que devem ser comprovados.

Equipe Informações e Noções de Segurança SocialInformações e Noções de Segurança Social

Informações simplificadas e de fácil compreensão sobre Aposentadoria e Benefícios da Previdência. Agora a informação de qualidade está mais acessível.

Equipe de redação qualificada, formada por redatores formados na área e um Contador pós-graduado com CRC com vasta experiência em Previdência, responsável pela edição e revisão dos artigos publicados.

Roni Pereira Moreira
CRC SP175.296/0-7

Sobre / Contato / Facebook

Informação Social

O site Informações e Noções de Segurança Social não tem vínculo com a Previdência Social (INSS).

Se gostou, curta e compartilhe: