Prova de Vida INSS – Prazo

INSS Prova de Vida

Grande parte dos aposentados e também pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social que recebem através de poupança ou mesmo conta corrente, já podem fazer  a
prova de vida do INSS nos bancos. O recadastramento é obrigatório para todos os 28 milhões de segurados como uma forma de se evitar fraudes, e quem não quiser realizar o processo poderá ainda correr os riscos de perder o benefício. Confira a seguir como funciona a solicitação para fazer a prova de vida INSS.

prova de vida inss Prova de Vida INSS   Prazo

De acordo com as diversas agendas da Previdência Social o início da
prova de vida do INSS foi em janeiro porém algumas instituições financeiras bancárias já deram início aos procedimentos.

O Bradesco por exemplo, foi uma das instituições que já se adiantaram para o recadastramento atendendo há mais de cinco milhões de segurados através de sistema de biometria, nos caixas eletrônicos.

Já o HSBC, que realiza o pagamento de mais de 900 mil beneficiários mensalmente, adiantou o atendimento apenas para todos os segurados que tivessem recebido por meio de cartões magnéticos. Os correntistas do banco deverão esperar até março para que aconteça a comprovação de vida.

A instituição afirma ainda que os beneficiários estão sendo avisados em até 60 dias de antecedência sobre as datas que deverão comparecer á agência através de mensagens nos caixas automáticos. O banco ainda não poderá fazer a comprovação de vida em caixas eletrônicos.

Para todos os efeitos e instituições bancárias o usuário e beneficiário deverá se identificar com documentos com fotos em qualquer uma das agências desde que este seja o seu banco pagador.

Além disto outros bancos como por exemplo o Santander, Banco do Brasil, Itaú, entre outras instituições bancárias deverão seguir os prazos para prova de Vida do INSS dados pela Previdência social que será até maio, e prometem ainda iniciar o atendimento aos segurados apenas em março. Veja os detalhes de algumas instituições bancárias.

Para quem recebe no Santander

O Santander em Janeiro já começou a comunicar os aposentados e pensionistas sobre as datas de comparecimento nas agências bancárias, e por este motivo o atendimento mesmo deverá acontecer entre março e abril. O processo de prova de vida é feito principalmente por quem recebe o benefício por meio de conta corrente ou poupança.



PUBLICIDADE

8 Comentários em “Prova de Vida INSS – Prazo”

  1. ivan
    16/01/2014 at 12:16 #

    estão corretas estas datas??? li que o prazo termina em 28/02/2014 ????? porquê alguns bancos vão fazer a partir de março?!!!!!! não entendi!!!!!!

  2. hugo rodrigues da rocha
    21/01/2014 at 15:39 #

    Quem deve fazer prova de vida? No meu caso, que recebo por meio de conta corrente e não saco no dia do pagamento do benefício, só vendo na minha conta na internet, serei avisado se necessário? Por favor, respondam por meio do meu e-mail

  3. Roberto Lopes
    22/01/2014 at 16:40 #

    Fiz a prova de vida na Caixa Econômica Federal no começo deste mês de janeiro e ainda continua aparecendo a solicitação em qualquer movimentação financeira que efetuo. Hoje levei o meu pai no Banco do Brasil e fizeram a comprovação sem nenhum problema. Causa estranheza essas datas mencionadas.

  4. Edwirges Ruiz Cruz
    01/02/2014 at 21:04 #

    Quem vive fora do Brasil e é aposentado pelo INSS será avisado pela entidade pagadora do país? E qual o prazo ?

  5. 14/02/2014 at 15:54 #

    fui faser o recadastramento no BNB, e me falaram que so na data do meu aniversário, agora não intendi nada,

  6. 05/03/2014 at 13:09 #

    Bom, não entendi as informações, pois não recadastrei e não sei até quando será o prazo do Itaú, enfatizando que não fui informada já que recebo direito na poupança. Sendo que minha pensão por morte. Obrigado

  7. JOSÉ JÚLIO CARNEIRO
    08/04/2014 at 8:30 #

    Minha irmã , pensionista do INSS, faleceu. Como faço para cancelar o beneficio?
    José Júlio

  8. Leia Oura
    08/05/2014 at 10:44 #

    De quanto em quanto tempo é obrigatório fazer a Prova de Vida ?

Comente