Justificação Administrativa INSS

Pedido de justificação administrativa do INSS

justificacao administrativa inss Justificação Administrativa INSS

Muitos segurados precisam fazer justificação administrativa INSS por motivos diversos, mas normalmente ela é necessária em casos de insuficiência ou falta de algum documento junto ao INSS. O certo é que a justificação funciona para produzir provas que beneficiam o segurado, e pode ser feita com documentos ou testemunhas, ou os dois.

Para simplificar o entendimento referente a justificação administrativa do INSS vamos dar um exemplo simples, para que você entenda com mais facilidade:

O trabalhador contribuinte do INSS trabalhou por um determinado período em uma empresa, mas por algum motivo ele não tem como comprovar em carteira que trabalhou este tempo para a empresa. Ou a empresa por vontade própria resolveu por não assinar a carteira do empregado em questão. Neste caso o trabalhador, se já for segurado do INSS pode por vontade e iniciativa própria, ou através de representante legal, solicitar uma justificação administrativa ao INSS. E através desta justificação o trabalhador poderá provar através de testemunhas e documentos diversos, como recibo de pagamento ou até mesmo contrato de prestação de serviço, fotos e filmagens, caso hajam. O certo é que quanto mais informações o trabalhador possa juntar para anexar a sua justificação, melhor será.

Todo pedido de justificação ao INSS deverá ser feito formalmente, não poderá ser realizado avulso diretamente nas agências. Trata-se de um pedido formal de benefício, que também poderá ser emitida uma certidão de tempo de serviço (tempo de contribuição). Este pedido sempre é primeiramente avaliado pelo INSS, que decide se aprova ou nega a solicitação. Mas mesmo em caso de pedido negado, ainda cabe ao contribuinte recorrer a Junta de Recursos do INSS, através de um pedido de recurso.

A Justificação Administrativa INSS é um direito do trabalhador, e deve ser assegurado a todo o segurado do INSS. Não é necessário a contratação de advogado neste caso, mas muitos segurados preferem usar os serviços deste profissional, para deixar as coisas mais simples.



PUBLICIDADE

2 Comentários em “Justificação Administrativa INSS”

  1. gilmar guerreiro
    04/02/2013 at 10:07 #

    Existe um formulário para Justificativa Administrativa fornecido pelo INSS ou confecção de carta pelo contribuinte.

  2. erika
    29/03/2014 at 9:27 #

    SENDO O PEDIDO DE JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA ACEITO PELO INSS, O TEMPO QUE NÃO FOI ASSINADO NA CARTEIRA DE TRABALHO IRÁ ACARRETAR ALGUM ÔNUS?
    PARA O EMPREGADO( REQUERENTE DA JUSTIFICAÇÃO) TEM ALGUM ENCARGO ?
    E PARA O EMPREGADO ?

    OBRIGADA

    ERIKA

Comente