INSS – Funcionamento e Horário de Atendimento

Horário de Atendimento do INSS – Telefone e Agendamento

inss atendimento 300x224 INSS   Funcionamento e Horário de Atendimento

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) responsável pelos pagamentos das aposentadorias e demais benefícios dos trabalhadores aumentou seu horário de atendimento. Desde 2012, as agências do INSS começaram a funcionar em novo horário. Agora os postos de atendimento da Previdência Social atendem das 8h até as 18h. A mudança faz parte das ações de melhoria do serviço de atendimento do INSS, segundo a assessoria de imprensa do INSS.

Outra mudança implementada é o fim da distribuição de senhas.  Os usuários serão atendidos por ordem de chegada e todos serão atendidos mesmo depois do fim do expediente. O agendamento de perícia médica do INSS também mudou. O novo horário é de 7h às 21h.

As mudanças tem como objetivo reduzir as filas nas agências, já que o horário anterior de 8h às 14h estava se mostrando insuficiente diante da grande demanda.

Muitos servidores ficaram descontentes com as mudanças e ameaçaram entrar em greve contra a ampliação do horário de trabalho. O Ministério da Previdência anunciou a contratação de pelo menos mais mil funcionários para que os horários pudessem ser aumentados.

Entre as vantagens em contribuir para o INSS é garantir a aposentadoria, um benefício mensal calculado através do tempo de serviço do trabalhador e da média dos seus salários mais altos. Outra vantagem é receber o auxílio-doença em caso de afastamento do serviço por motivo de saúde.

Parte das contribuições são feitas através de desconto na folha de pagamento do funcionário. Mas existe um limite máximo para o desconto do INSS. Quando o empregado tiver como salário um valor superior ao limite máximo de contribuição, Não se pode descontar mais do que o estabelecido pelo teto.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IPEA o INSS tem um papel fundamental na redução da pobreza. O instituto veriguou que se todos os benefícios pagos atualmente pela Previdência Social, fossem retirados, o número de pobres no Brasil cresceria em mais de 21 milhões, passando de  29,18% para 40,56%. O número de indigentes praticamente dobraria.

O INSS oferece pensão por morte, aposentadoria por idade e invalidez, auxílios-doença, salário-maternidade, reabilitação profissional entre outros. Para garantir os benefícios aos trabalhadores tanto o empregado como o empregador precisam realizar a contribuição. Para mais informações você pode estar ligando para o telefone de atendimento do INSS pelo seguinte número 135, a ligação é gratuita.



PUBLICIDADE

13 Comentários em “INSS – Funcionamento e Horário de Atendimento”

  1. 07/02/2012 at 11:42 #

    Estou ligando p/ o nr 135 e não estou conseguindo ter acesso ao atendimento. Pois seleciono os nr de opção de atendimento não está completando a ligação e logo encerra. peço mais um pouco de atênção em relação a esse problema. Tel: (75)34837795

  2. Ricardo Tadeu
    08/02/2012 at 11:11 #

    Gostaria de agendar atendimento para averbação de aposentadoria. Como proceder?

    Att,

    Ricardo

  3. Whannda
    28/02/2012 at 17:51 #

    Por gentileza, sou procuradora da minha mae, e gostariamos de saber informações sobre a compra de um veiculo com desconto para as viagens constantes dela, pois ela é renal cronica. Podem me ajudar?

  4. Shirley Fonseca
    01/03/2012 at 8:26 #

    A partir de janeiro de 2004 me foi concedido auxílio doença por motivo de mieloma múltiplo e, em dezembro do mesmo ano fui aposentada por invalidez. Fiquei sabendo há pouco que devido ao tratamento a que fui submetida (quimio, radio, transplante de medula), ficando impossibilitada de me locomover sozinha desde o inicio do tratamento, pagando sempre uma pessoa para me ajudar, as vezes, dependendo do dia até para me ajudar a vestir e enxugar os pés, tenho direito a integração de 25 por cento sobre minha aposentadoria. Estou com 63 anos, não posso sair sozinha, ando com auxílio de bengala pois não tenho firmeza no corpo, sou diabética, tenho pressão alta, síndrome do panico (não posso ficar muito tempo em lugar com muitas pessoas – ex. shopping), sou esquecida, tenho problema com tireoide, enfim, gostaria que me esclarecessem sobre este assunto. Fico agradecida desde já.

  5. MARIA DO CARMO
    26/03/2012 at 12:46 #

    Não recebi extrato Anual para declaração Imposto de Renda comp proceder
    Atenciosamente

  6. 15/05/2012 at 15:43 #

    eu gostaria de saber o hoarrio de funcionamento da agencia da arterial 18 cidade nova

  7. 06/08/2012 at 11:10 #

    Estou tentando contato com 135 e cai a ligação
    como devo proceder para o atendimento?tendo em vista
    que só esse numero é divulgado.

  8. Jayme Vieira Junior
    24/08/2012 at 8:07 #

    Ontem, 23/08/2012, fui à agência Jabaquara do INSS.
    Cheguei às 17:15 e não me atenderam porque disseram que o horário era das 7:00 às 17:00.
    Eu disse que havia visto na internet que o horário tinha sido ampliado para até as 18:00, mas mesmo assim não me atenderam. Vieram vários seguranças que ficaram me olhando com ar de deboche.
    Liguei para 135 e após uns 10 minutos de espera, me disseram a mesma coisa.
    Parece brincadeira.
    Quem está certo? A agência ou este site?

  9. webe joao mansur
    14/01/2013 at 11:01 #

    Necessito esclarecimento sobre a questão abaixo.Pelo telefone não ha atendimento, se puder evitar meu comparecimento ao posto ganho algumas horas:

    Minha esposa assina a carteira de um pessoa que presta serviços domésticos em nossa casa. Minha esposa esta ausente por seis meses, e necessito atualizar a careira desta trabalhadora. Posso assinar no lugar de minha esposa tendo em vista que é um serviço prestado a família?

  10. Gabriela
    29/10/2013 at 9:15 #

    Bom dia, estou tentando ligar no INSS de Capinzal-SC e nos dois telefones que eu ligo nem um atende. Fato esse que não é a primeira vez que acontece. Onde estão os servidores?? Caso eu não precisasse de atendimento não estaria ligando por tantas vezes.

    • carlos
      18/01/2014 at 12:07 #

      boa tarde gabriela voce ja ligou para o numero 135 o atendimento e muito bom

  11. luiz fernando
    01/01/2014 at 23:04 #

    estou esperando a carta de concessão desde agosto 2013 e até agora não chegou, na agencia falam q esta aguardando indice e normal demorar tanto assim.

  12. 19/01/2014 at 19:16 #

    Minha sogra sofre de uma doença nos ossos
    Que não tem cura , até o ano de 2001 ela
    Tem notas rurais de produtor, dali pra frente
    Não foi mais possível ela trabalhar , por isso
    Não tem nota.,
    . desde então ela vem solicitando junto ao
    INSS um auxílio doença mas disseram os peritos que ela deveria ter notas no mínimo até 2012 mas como se ela ficou doente ?????..
    será que ser honesto Vale a pena ??

Comente