Auxílio reclusão Requisitos – Valor por dependente

Requisitos do benefício Auxílio reclusão INSS

O Auxílio Reclusão é um benefício da Previdência Social bastante polêmico, pois beneficia a família do detento. Muitos acham um absurdo que alguém que cometeu um crime, muitas vezes bárbaros, possa receber esse benefício. Mas, a Previdência Social vê o lado humano e preconceitos à parte, muito vai da falta de conhecimento sobre esse benefício.  Confira qual é o valor do Auxílio reclusão pagos pelo INSS.

auxilio reclusao inss valor Auxílio reclusão Requisitos   Valor por dependente

O benefício do auxílio reclusão do INSS é pago não ao presidiário, mas aos seus familiares ou dependentes. Daí a principal razão de preconceito, já que se acredita que o presidiário é quem ganha o benefício. O benefício é pago ao preso do regime fechado e semiaberto e somente durante o período de sua pena. Não é pago o auxílio reclusão quando os presos estiverem em livramento condicional ou cumprindo pena em regime aberto.

Para receber o benefício de auxílio reclusão da Previdência Social, o preso precisa cumprir alguns requisitos: o preso deve não receber salário da empresa em que trabalhava não estar em gozo de auxílio doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço; a reclusão deve ter ocorrido durante o período em que o preso estivesse em gozo da qualidade de segurado da Previdência Social; além disso, só recebe esse benefício quem contribuiu para a previdência à data da reclusão ou da data do afastamento do trabalho.

Esse último requisito, no link www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22 é possível ver uma tabela de valores da contribuição do presidiário e as datas do recolhimento que tem direito ao auxílio reclusão.

Também se incluem na mesma condição para o auxílio reclusão o jovem entre 16 e 18 anos que tenha sido internado em estabelecimento educacional ou semelhante.

A condição para os beneficiários que recebem o auxílio-reclusão é que, assim que recebido o benefício, os dependentes do recluso é que vá a previdência social de 3 em 3 meses comprovando que o trabalhador está recluso.

Lembrando que o auxílio-reclusão deixará de ser pago quando o segurando morrer, em caso de fuga da prisão, liberdade condicional, se o recluso passar a receber aposentadoria ou auxílio-doença (que não podem ser pagos conjuntamente com o auxílio reclusão); os dependentes, no caso de filhos e irmãos que completarem 21 anos de idade. Mais informações acesse o site da Previdência Social, inclusive sobre valores por dependentes do auxílio reclusão para se informar e acabar com alguns preconceitos.



PUBLICIDADE

30 Comentários em “Auxílio reclusão Requisitos – Valor por dependente”

  1. Andrea
    03/01/2013 at 15:37 #

    O pai da minha filha está preso, no entanto no site ta o valor de 862,00 que ela teria que receber por ele estar la mas não recebe isso é bem menos como faço pra rever isso?

  2. salete pitol
    16/01/2013 at 17:44 #

    por mim podem pagar para a familia dos detentos ,nao me prejudicando .acho que o salario minimo e que e uma porcaria,

  3. JOSIAS
    24/01/2013 at 10:27 #

    Na matéria, o INSS faz propaganda humanística dizendo que pensa na família do preso. Então, por que não pensa humanamente na família do cidadão trabalhador que sustenta sua família com um salário muito inferior ao auxilio exclusão. Há ai, uma inversão de valores: enquanto a família do trabalhador o vê “ralando” o mês inteiro para receber esse salário miserável chamado de mínimo, a família do preso simplesmente espera o fim do mês para receber muito mais. E pior, quando o trabalhador se acidenta no trabalho, a dificuldade para conseguir receber o seu salário é enorme. Concedendo auxilio reclusão para a família do preso o governo estar valorizando a desonstidade e desvalorizando o cidadão de bem. E o que penso.

    • 08/02/2013 at 16:43 #

      obs. o recebimento não é do povo e nem seu simplesmente auxilio reclusão só recebe se o preso trabalhou de carteira assinada. então entenda é direito dele pois ele trabalhou para a familia poder receber. obrigado

      • Roger
        24/11/2013 at 11:58 #

        Voce deve ter um parente bandido vagabundo preso para defender! E provavelmente e uma eleitora daquele bando de ladroes que estao em Brasilia.
        Ve se, se enxerga!!!

    • Humberto
      07/04/2014 at 10:24 #

      CONCORDO PLENAMENTE COM VC. O “AUXÍLIO” RECLUSÃO ALÉM DE INJUSTO, INCENTIVA A PRATICA DE DELITOS, POIS DESSA FORMA A FAMILIA DO CONDENADO E O PRÓPRIO CONDENADO (QUE NÃO TERÁ QUE TRABALHAR PARA COMER E RECEBER UM SALÁRIO MÍSERO) FICARÃO EM MELHOR SITUAÇÃO.

  4. 31/01/2013 at 22:55 #

    O salario minimo do trabalhador é 672,00 reais o auxilio reclusão é 978,00 reais eu entendi errado ou sei la, acho que vou matar, roubar fazer qualquer merda para ser preso, tenho 3 filhos menores, é minha mulher vai ficar bem amparada melhor que se eu estivesse em casa, ora bolas preso tem mais é que tomar porrada comer pão com agua, dormir no chão duro e se possivel ser fuzilado, Brasil pais de bandido e senvergonhas, estou enojado e com vergonha de ser brasileiro!!!!!

    • 04/02/2013 at 13:36 #

      Mentira isso o auxilio reclusão não é de 978,00 reais , é um salario como qualquer um

    • o seu tal de socrate quem tem que passar tudo isso e vc maldido vagabundo do caralho

      • Roger
        24/11/2013 at 12:01 #

        Outra parente de bandido!!! Esta com medo de perder as visitas intimas que ela faz aos presos.
        PORQUE VOCE NAO VAI ARRUMAR UM EMPREGO AO INVES DE ESPERAR O DINHEIRO DO GOVERNO

    • zepires
      25/02/2013 at 7:48 #

      Taí, Sócrates…
      Principalmente, em relação a determinados marginais, vou concordar de pleno que tem mesmo que tomar paorrada,comer pão com água, dormir no chão duro e se possível, levear chum na cara. O problema é que essa classe de bandido raramente vai para a cadeia.
      Sua vontade de ir para o “Xadrez” faz sentido. Comecei a trabalhar com 16 anos, após 40 anos me aposentei, arranjaram um tempo de contribuição com fator previdenciário que me ferrou. Penso também em cometer uns crimes ( acho que estraçalhar a cara de alguns parlamentares é uma boa idéia) e ir para a cadeia. o Salário Reclusão, pelo menos, iria ser uma razoável complementação de renda. Talvez assim esses morcegos miseráveis começassem a ver o lado dos trabalhadores que pagaram caro por um direito marginal e aviltado.

    • sandra eduardo
      03/11/2013 at 17:35 #

      vai la e cometa o seu crime …se acha q sua familia vai receber facilmente esse beneficio…pois ja faz 2 anos que o pai do meus filhos foi preso e ate hj eu nao consegui…e ele trabalhava com carteira assinada…esse beneficio ajudaria e muito meus filhos e nao á ele que está preso…obs:sou separada á 12 anos…mas ele sempre pagou a pensao certo…e agora que meus filhos precisa do beneficio dizem q eles nao tem o direito…ja mais vou desistir…

  5. João Batista Guido Gomes
    01/02/2013 at 11:54 #

    Que grande piada colocar que a gloriosa Previdência vê o lado HUMANO de marginais, quando na realidade deveria ver o lado HUMANO DOS APOSENTADOS QUE ganham uma miséria. Parabéns ao JOSIAS falou tudo.

  6. 06/02/2013 at 2:55 #

    jaá qe o socrates e o josias,acham injusto..
    eles deveriam virar ladrão,l.. lá meus qeridos, voccs vão morar de graça,comer di graça, e sua família irá ganhar o dinheiro qeu ganho todo mês,, sem precisar fazer nada.. já qe nem eu nem meu filho temos culpa du qe meu esposo fez,..Mas se voocs não quiserem continuem reclamado ..enquanto isso nós desfrutamos dos teus e dos meus impostos,
    Aliás eu nem trabalho pq o estado me sustenta,já qe nós sustentamos muito bem alguns parlamentares..ou seja ladrão qe rouba ladrão..

    • Roger
      24/11/2013 at 12:05 #

      PARA VOCE DEVE SER MUITO FACIL! REVEBER SALARIO DE LADRAO POR CAUSA DE UM BANDIDO NA PRISAO ENQUANTO ELE ESTA PRESO VOCE FAZ DELE UM CORNAO.

    • Humberto
      07/04/2014 at 10:27 #

      TATIANE VOCÊ MERECE E DEVERIA ESTAR COM O SEU MARIDO

  7. eu ja recebi 4 parcela do meu auxilio maternidade quero saber se tenho mais alguma parcela

  8. Ana
    17/02/2013 at 0:06 #

    No Brasil o salário minimo e uma vergonha mesmo, so quem recebe ,o auxilio reclusão e quem sabe o quanto ele ajuda, hoje eu estou recebendo, amanha, pode ser voces, ai vamos ver se voces vao continuar pensando assiim, n tenho culpa por meu marido estar la, por isso eu e meus 3 filhos menores tem q pagar por isso tambem’

    • Humberto
      07/04/2014 at 10:29 #

      SEU MARIDO É QUEM DEVERIA TER PENSADO NISSO ANTES DE COMETER O DELITO QUE O LEVOU A PRISÃO, NÃO ACHA?

  9. 25/02/2013 at 8:15 #

    acho um grande incentivo aos marginais, analise o que compensa mais:
    -eu trabalhar honestamente, obedecer as regras de meu país e ganhar um misero salário de R$ 678,00 para sustentar minha família…ou…
    - eu assaltar alguém, ser preso, aí vem os recursos humanos me proteger, terei direito a estadia e comida boa, sim porque a comida dos presidios é melhor que a comida servida na escola e ainda vou estar auxiliando a minha família com o auxilio-reclusao de mais de R$ 900,00 o que é melhor?

  10. lirica
    13/09/2013 at 10:52 #

    Entao sai matando ou roubando e vai preso,quando estiver acontecendo com vc tudo qur vc achaque o preso merece quem save vc nao muda de ideia depois que tu for fuzilado quem sabe tu nao vira orgulho p5a tua familia

  11. 20/09/2013 at 19:28 #

    axo muito estupidez da parte de quem trata ospresidiarios como marginais, e ainda reclamam do que a previdencia tenta fazer pela familha… quem recebe este dinheiro e a familha q esta aqui fora q depende ou dependia do presidiario e n o preso…………… assim como se vc for atropelado na faixa vc recebe o triplo do salario pelo pazep, o gosverno so pensa em todo mundo e n em sim proprio
    entao meça suas palavras pois familhas precisam

  12. Lizandra
    12/11/2013 at 14:22 #

    Olá Eu Gostaria de saber que tenho direito ao auxilio reclusão do meu marido maiis não somos casado no paple mas estou gravida de 8 meses e vai fazer 7 meses que ele esta preso foi condenado a 2 anos e 2 meses no fechado e trabalhou registrado quando era de menor m ajudem gostaria de saber eu dependia dele “

  13. 04/12/2013 at 19:12 #

    Muito bem SRA. EMANUELA. Estupidez tratar presidiários como marginais….tem toda razão. Marginais somos nós pessoas que acordam cedo sob frio, chuva tomamos onibus, trem, metrô ou os três cheios, trabalhamos o dia todo e ainda ficamos a mercê dos srs, do bem, que nos roubam, nos matam, matam nossos filhos, nossos pais, nossos maridos, esposas entes queridos. Se aqui fosse um país sério, um abala certeira em cada um com a mulherzinha que os defende pagando por elas. E coloque-as para trabalhar, passando por tudo isso que passamos, para serem gente de verdade.

  14. lua
    17/12/2013 at 8:29 #

    Deveriam pagar esse salário tbm para as vitimas e ou seus dependentes teria mais lógica, o cara vai querer ser preso pq la ele vale mais que fora, é um incentivo ao crime. Acho que o preso deveria ganhar por horas de trabalho!!

  15. AMAILZA VIANA DA SILVA
    30/12/2013 at 14:05 #

    Bem comecei a trabalhar com 15 anos, vindo do interior tive necessidade de lutar pelo meu sustento e ajudar, mandando algum para meus pais terminarem de criar irmãos menores. Minha rotina era trabalhar de segunda a sábado, horário 7.as 17.hs e estudar a noite. Sempre contribui com o INSS, paguei complementação para aposentadoria e hoje recebo 1.500,00..tive a sorte de conseguir continuar no mercado de trabalho onde complemento minha renda. Fico indignada por ver hoje mordomias neste sistemas, os presidiários, precisam é de trabalhar para sustentar seus dependentes e em casos do crime cometido tenha tirado a vida de um trabalhador que deixou desamparado filho,(menor)mãe que seria sustentada pelo falecido. O presidiário ou seus dependentes pagassem no mínimo um salario para esta pessoa prejudicado pelo bandido. Espero que um dia alguém pense que não é justo BANDIDO receber por fazer o errado.

  16. kelly
    27/02/2014 at 10:59 #

    vao trabalhar vcs tem eh mt tempo kkkkk ,ficam ai julgando a vida das pessoas cuide cada um da sua ..nao vai mudar nada essas conversas fiadas ai !

  17. 02/04/2014 at 14:38 #

    estupidos sao esses racistas,vcs q merecem um tiro no meio da testa…egoistas,a familia dos prezidiaros nao tem culpa d nada,taca a primeira pedra quem numca pecou…vcs sao piores q todos os presos juntosss,qro ver se fossem seus filhos q estivesem aqui sem vcs pra arrumar oque comer…..cuidado cm oque vcs falam em,o mundo dar voltasss….deus e justo e muito fiel……

    • Humberto
      07/04/2014 at 10:35 #

      DAIANNA, VAI FAZER VIDA NA RUA JA QUE SEU MARIDO NÃO PENSOU NA FAMILIA. A CULPA É DELE.

Comente